16.2.09

VIKING


Ela conquistou o cinema americano e tem uma verdadeira legião de fãs ao redor do mundo. A lista é extensa e cresce a cada aparição na mídia eletrônica. O roqueiro Ozzy Osbourne, por exemplo, a venera. Jack Nicholson também. Todo mundo na Casa Branca, a residência oficial do presidente americano, não vive sem ela. Bonita e famosa, a sua maior virtude é cozinhar bem. Estrela de filmes e seriados famosos, a cozinha das estrelas atende pelo nome de VIKING RANGE, fabricante dos fogões e das geladeiras mais sofisticadas do mundo.

A história
Tudo começou no início da década de 80 quando a mulher de Fred Carl Jr., Margaret, reclamou com o marido ao não encontrar no mercado fogões resistentes e práticos, como aquele que sua mãe possuíra. Ao ouvir as queixas da mulher Fred se fez uma pergunta: o que mais chamava atenção nos eletrodomésticos de antigamente? Sem dúvida, a durabilidade. Foi então que o engenheiro, que comandava uma empreiteira na região do delta do rio Mississippi, começou a desenvolver um fogão deste tipo, aliando durabilidade à mais avançada tecnologia disponível na época. Logo ele percebeu a possibilidade de ter em casa um fogão com desempenho profissional que tivesse uma qualidade indiscutível, alto desempenho e design impecável, que durasse por toda a vida.


Em 1981, os desenhos de concepção do primeiro fogão já estavam prontos; pouco depois, em 1983, o nome VIKING e o logotipo (que passava robustez e durabilidade) da marca surgiram; e no ano seguinte a empresa foi finalmente fundada. Em 1986, o primeiro protótipo do fogão VIKING RANGE foi produzido e aprovado pela A.G.A (American Gas Association). A VIKING RANGE apresentou a cozinha profissional aos lares americanos quando o primeiro fogão foi vendido, em janeiro de 1987. Estava criado um novo conceito no mercado de eletrodomésticos: equipar uma cozinha doméstica com equipamentos de alta qualidade e rendimento, mas com um conceito profissional.


Poucos meses depois, as coifas foram adicionadas à linha de produtos da marca, e, em 1989, os chamados fogões de mesa (conhecidos em inglês como Placa RangeTop). No início da década de 90, com a alta demanda por seus produtos, a empresa inaugurou uma moderna fábrica na cidade de Greenwood, estado americano do Mississippi, e terra natal do fundador da VIKING RANGE. Ainda neste ano, um grupo de investidores do estado de Arkansas, injetou capital na empresa propiciando assim um rápido crescimento, não somente em produção, como também em inovações na linha de produtos.


Com o passar do tempo, o mix de produtos da marca foi crescendo e hoje, aos famosos fogões, juntaram-se geladeiras (que chegam a custar US$ 14.5 mil), adegas climatizadas para vinho, lava-louças, gavetas de aquecimento, facas para todas as necessidades, panelas e eletrodomésticos portáteis, como por exemplo, batedeiras, torradeiras, liquidificadores, enfim, tudo o que é preciso para transformar qualquer cozinheiro em um verdadeiro chef. Em 1997, a linha de produtos da VIKING RANGE recebeu aprovação de órgãos europeus e começou a ser comercializada no velho continente. Os produtos para exterior foi outra inovação que a VIKING desenvolveu. Especialmente desenhadas e desenvolvidas para o uso externo, as churrasqueiras portáteis apresentam inúmeras soluções para quem quer usufruir daqueles dias de sol no quintal ou na piscina.


No Brasil, a VIKING RANGE chegou apenas há anos atrás, instalando um moderno showroom na badalada Alameda Gabriel Monteiro da Silva, parada obrigatória da elite paulistana. Ao longo de sua trajetória no Brasil, a marca americana se consolidou como o que há de melhor em equipamentos para cozinha e está presente nos projetos dos melhores arquitetos e decoradores do país e nas casas dos consumidores mais exigentes. Mais recentemente a marca apresentou ao mercado a linha “Commercial”, composta por equipamentos para restaurantes e cozinhas industriais.


A linha do tempo
1992
Lançamento de uma linha de lava-louça.
1993
Fogões de 30’’ de largura e 24’’ de profundidade são acrescentados à linha de produtos.
1996
Refrigeradores, fogões de dupla alimentação e cooktops casuais são acrescentados à linha de produtos.
1997
Lançamento de churrasqueiras a gás de exterior, fogões e rangetops elétricos.
1998
Fornos de convecção térmica elétricos, unitários e duplos, de 30’’ de largura e de embutir; exaustores e gavetas de aquecimento são lançados no mercado.
Lançamento da variação de cor Graphite Gray (Cinza Grafite) na linha de produtos e acabamentos.
1999
Lançamento do primeiro fogão a gás autolimpante e de uma linha de fornos micro-ondas.
2000
Lançamento das adegas climatizadas.
Introdução de outras opções de cores (verde, roxo, amarelo e azul) no acabamento dos produtos.
2001
Lançamento de uma linha de frigobares, máquinas de fazer gelo, torradeiras, batedeiras, processadores e mixers.
Lançamento de uma linha de produtos de utilidades domésticas (panelas e caçarolas) e de cutelaria (facas, afiadores e garfos para churrasco).
2002
Introdução do compactador de lixo na linha de produtos.
2003
Lançamento de liquidificadores e refrigeradores/freezers side by side de embutir.
2004
Lançamento de uma moderna linha de armários em aço inox e do carrinho churrasqueira de 53”L com forno a gás.
2010
Lançamento de uma moderna linha de refrigeradores/freezers com dispensador de gelo e água na porta.
2012
Lançamento da linha VIKING D3, uma nova linha Premium de geladeiras, fogões, fornos, fornos micro-ondas, coifas, gavetas aquecidas e lava-louças, desenvolvida após pesquisas com consumidores, designers e grandes chefs. A linha é versátil devido ao seu design arrojado e possibilidade de customização.


Conceito integrado
A VIKING RANGE é hoje - muito mais que apenas uma marca - um conceito; um estilo de vida que virou objeto de desejo para quem gosta de cozinha e a considera como um dos lugares mais importantes da casa. Além da linha Professional, a marca oferece ainda a linha Designer (introduzida em 2000), para aqueles que não abrem mão do que há de mais moderno em termos de design. Para a VIKING, a cozinha não deve ser uma coleção de produtos, de marcas e designs diferentes, mas um ambiente completo e integrado. Tanto a linha Professional quanto a Designer oferecem máximo desempenho com visual coordenado. Cada linha oferece uma gama completa de produtos para que não haja a necessidade de misturar marcas e estilos. Para a VIKING, cozinhar não deve ser um trabalho entediante, mas um tipo de arte, onde forma e função devem andar sempre juntas.


As escolas culinárias
Os primeiros Centros de Artes Culinárias Viking (Viking Cooking Schools) foram inaugurados em 1999 nas cidades de Memphis e Nashville, no estado do Tennessee. Esses centros oferecem aulas e cursos onde novas técnicas culinárias de diversas regiões do mundo podem ser conhecidas e experimentadas utilizando a linha de equipamentos da marca VIKING. Existem cursos para a família inteira, inclusive crianças. Atualmente são 18 Centros estão espalhados pelos Estados Unidos, que formam mais de 77 mil alunos em 300 classes todos os anos.


Desde 2007, a operadora italiana de cruzeiros de luxo Silversea navega com um extenso calendário de viagens gastronômicas pilotadas pela Viking Cooking School. Os aromas exóticos das especiarias do Oriente Médio e Leste Asiático, o gosto picante do México e os vinhos inspirados nos molhos de Bordeaux foram somente alguns dos temas que os passageiros puderam encontrar durante as demonstrações gastronômicas e os tours ao ar livre, sempre coordenados por renomados Chefs internacionais, à bordo de 12 viagens selecionadas entre os quatro cantos do mundo.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 22 de março de 1984
● Fundador: Fred Carl Jr.
● Sede mundial: Greenwood, Mississippi
● Proprietário da marca: Viking Range Corporation
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Fred Carl Jr.
● Faturamento: US$ 850 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.500
● Segmento: Eletrodomésticos e utensílios de cozinha
● Principais produtos: Fogões, geladeiras, fornos, panelas e eletrodomésticos
● Concorrentes diretos: Electrolux, Maytag, Sub-Zero, Miele e Bosch
● Ícones: A durabilidade e design dos produtos
● Slogan: Professional Performance For The Home.
● Website: www.vikingrange.com.br

A marca no mundo
Hoje em dia a VIKING, marca líder no mercado de eletrodomésticos de luxo nos Estados Unidos, vende seus produtos em mais de 90 países ao redor do mundo, oferecendo três linhas básicas, doméstica, externa (para ambientes abertos) e comercial (restaurantes, hotéis e cozinhas comerciais).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 16/5/2012

Um comentário:

Erica G. Araújo disse...

Gostei muito do seu blog, super completo e um conteúdo 100%.
Parabéns.
Erica Araújo