30.4.09

EDITORA ABRIL


A EDITORA ABRIL sempre esteve empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, através de revistas como Veja, Claudia, Exame, Quatro Rodas, Super Interessante, Elle, e muitas outras. São inúmeros títulos publicados anualmente, que atingem milhões de leitores ávidos por informações e conhecimentos em diversos segmentos e assuntos. 

A história 
Tudo começou em 1950 quando Victor Civita, um descendente de italiano nascido na cidade de Nova York e que resolveu seguir o caminho do irmão César, que já publicava revistas infantis em Buenos Aires, fundou uma editora em um pequeno escritório no centro da cidade de São Paulo, que iniciou suas atividades com a publicação da versão brasileira da revista em quadrinhos O Pato Donald no dia 12 de julho. Com uma tiragem superior a 87 mil exemplares, conquistou todos que liam as histórias do divertido pato e de outros personagens de Walt Disney. A nova empresa, que tinha meia dúzia de funcionários, foi batizada inicialmente com o nome de Editora Primavera, uma referência a Editorial Abril, editora argentina do irmão César, que funcionava desde 1941. Civita tinha, para a empreitada que então se iniciava, apenas US$ 500 mil em recursos próprios. Além dos empréstimos que levantou, ingressaram como sócios no negócio o grupo Smith de Vasconcelos, e, sobretudo, Gordiano Rossi, um mineiro filho de italianos que seria seu parceiro nas primeiras décadas.


Em 1951, inaugurou sua primeira gráfica, na Rua Nova dos Portugueses, bairro de Santana. De vez em quando durante a madrugada Civita ia até a Praça Antônio Prado, onde se reuniam os jornaleiros para apanhar seus repartes dos jornais, ali mesmo, na rua. Falava-lhes das virtudes do gibi O Pato Donald e lhes pedia que o exibissem bem nas bancas. Conhecia-os pelos nomes. Entre todos, ficou mais amigo de Pedro Favalle, que conheceu naqueles primeiros anos e mais tarde seria contratado como fornecedor dos jornais para a ABRIL. Somente em 1952 surgiram as revistas. A primeira foi Capricho que começou com a publicação apenas fotonovelas e, somente em 1981, foi reformulada para falar com as adolescentes. No fim da década de 1950, a ABRIL começou sua grande transformação com a contratação dos profissionais mais talentosos do país e investindo em treinamento e tecnologia, elevando os padrões de qualidade das publicações do país, estabelecendo assim uma cultura jornalística que leva em conta, acima de tudo, o compromisso com o leitor, expresso com o máximo padrão de qualidade do texto, da fotografia, da edição e da produção.


Em 1960, num empreendimento inovador e ousado, Victor Civita resolveu publicar obras de referência em fascículos, levando às bancas de jornal o conhecimento antes restrito às bibliotecas e livrarias. Com a publicação daquela que era chamada “A Bíblia Mais Bela do Mundo”, criou um fenômeno editorial e um novo nicho no mercado editorial brasileiro. No ano seguinte, o crescimento de produtos da família Disney e o lançamento do gibi de Zé Carioca, estimularam a produção de quadrinhos nacionais. A revista Recreio, lançada no final da década, levou mais adiante a proposta de educar divertindo criançcas com suas histórias e atividades. A EDITORA ABRIL esteve presente nas principais transformações da sociedade brasileira. O crescimento do turismo e da indústria automobilística, por exemplo, fez nascer a revista Quatro Rodas, o Guia Quatros Rodas e a Viagem e Turismo. Futebol e sexo ganharam revistas sobre o assunto com publicações como Placar, Playboy, Vip e Men’s Health. E Veja, hoje a maior revista do país e a segunda maior revista semanal de informação do mundo, foi responsável por algumas das melhores reportagens publicadas na imprensa nacional.


A ABRIL também acompanhou de perto a mulher brasileira nas últimas cinco décadas com o lançamento das revistas femininas. Manequim, a primeira revista de moda da editora, se tornou uma das mais vendidas no Brasil. Claudia, que nasceu em 1961, inicialmente se dirigia a dona de casa, posteriormente, evoluiria para acompanhar as mudanças do perfil desse público. Ao longo dos anos, para manter a liderança no setor, Claudia recebeu sucessivas adaptações e tratou de temas polêmicos, como por exemplo, o feminismo. Nas décadas seguintes, surgiriam inúmeros títulos direcionados ao público feminino, entre os quais Nova (atual Cosmopolitan) e a tradicional Elle.


As novas tecnologias permitiram à EDITORA ABRIL expandir sua área atuação, oferecendo conteúdo de qualidade em diversas plataformas. Investiu em televisão e internet. Colocou no ar a TVA, TV digital, internet em banda larga e Voip e o canal MTV, com programação de qualidade dirigida ao jovem. Na internet, a primeira iniciativa foi o BOL (Brasil On-Line), lançado em 1996 e logo incorporado ao UOL. Em 1999 foi lançado o Ajato, provedor de internet em banda-larga. Toda essa diversificação de negócios além do setor editorial levou a constituição do GRUPO ABRIL, que hoje engloba negócios como a EDITORA ABRIL ou a ABRIL DIGITAL, unidade responsável por entender e atender aos desejos dos consumidores digitais, desenvolvendo produtos, conteúdos e serviços nas plataformas e nos formatos que supram às expectativas deste novo público. A educação, cada vez mais importante na era do conhecimento, é também uma das áreas de negócio do Grupo. Com a aquisição em 2004 das Editoras Ática e Scipione, hoje a ABRIL EDUCAÇÃO (uma empresa independente) lidera o mercado brasileiro de livros escolares com 30% de participação, atingindo mais de 130 mil escolas e aproximadamente 30 milhões de alunos em todos os estados do país.


Em maio de 2006 a empresa anunciou a sociedade com o grupo de mídia sul-africano Naspers, que passou a deter 30% do capital da ABRIL. Em 2008 resolveu trazer para o mercado brasileiro grandes títulos internacionais no segmento de saúde e bem-estar com o lançamento das revistas Women’s Health e Runner’s World. A EDITORA ABRIL também estreou no segmento de jornalismo diário com o Jornal Placar, primeiro esportivo distribuído gratuitamente no Brasil. Nos últimos anos, expandiu sua participação na comunicação mobile, passando a disponibilizar conteúdo de qualidade em tablets, smartphones e computadores pessoais. Ao todo, a empresa já lançou 30 títulos nas plataformas iOS, Android e PCs.


A partir de 2013, para se adequar as mudanças radicais do segmento editorial, a constante transformação do mundo da mídia e os novos comportamentos e exigências de consumo dos leitores e anunciantes, a EDITORA ABRIL iniciou uma enorme e profunda reestruturação de seus negócios, cujo objetivo é reafirmar o jornalismo de qualidade e revitalizar suas marcas. Isto culminou em 2013 com o encerramento da publicação das revistas Alfa, Gloss, Lola e Bravo. Em 2014 anunciou a venda das revistas Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais para a Editora Caras (cuja família Civita é uma das acionistas). Além disso, a editora deixou de publicar a revista Runner’s World. Em 2015, a editora vendeu mais sete revistas para a Editora Caras: Ana Maria, Arquitetura & Construção, Contigo, Placar, Tititi, Você RH e Você S/A. A editora também informou o encerramento das edições impressas das revistas Exame PME (a marca será incorporada à Exame, que reforçará seu conteúdo com a presença de negócios do segmento de pequenas e médias empresas, bem como empreendedorismo), Veja BH e Brasília e da Capricho (deixará de figurar em bancas de jornal para aparecer somente em plataformas online). Além disso, o Guia Quatro Rodas completa o trio de publicações que terá a circulação descontinuada (seu conteúdo será absorvido pela revista Viagem e Turismo).


Além do encerramento de algumas revistas, demissões de jornalistas e transferências de títulos para a Editora Caras, a EDITORA ABRIL anunciou uma nova divisão estrutural, passando a atuar em três frentes: unidade de conteúdo, unidade de marketing e unidade de receitas. Em conteúdo, quatro núcleos terão operações: Veja, Exame, “Femininas” (engloba Boa Forma, Capricho.com, Casa Claudia, Claudia, Cosmopolitan, Elle, Estilo e o portal M de Mulher) e “Lifestyle” (engloba Guia do Estudante, Info.com, Men’s Health, Mundo Estranho, National Geographic, Playboy, Quatro Rodas, Saúde, Superinteressante, Veja São Paulo, Veja Rio, Viagem e Turismo, Vip e Women’s Health – além de ficar responsável pela publicação dos “quadrinhos”).


A linha do tempo 
1952 
Lançamento da CAPRICHO, primeira revista feminina da editora e do mercado brasileiro. Cinco meses após sua criação, a revista foi ampliada, por decisão do próprio Victor. Passou a conter, além das fotonovelas, outros tópicos como moda, beleza, comportamento, contos e variedades. Em 1981, a revista parou de publicar fotonovelas, após a mudança de formato. No ano de 1989 mudou de público alvo e, dez anos depois, a ideia que a adolescência não tem idade modificou novamente a revista. 
Lançamento da revista de histórias românticas MEU BEM
Lançamento do gibi do Mickey
1959 
Lançamento em julho da MANEQUIM, primeira revista de moda com moldes do país, que se tornou o guia de moda da mulher brasileira. Traduzia e ensinava a leitora a usá-la a seu favor, de acordo com cada ocasião, estilo e tipo de corpo, levando em conta os diversos climas do Brasil. 
1960 
Lançamento da revista QUATRO RODAS, que iria se converter na fonte de informação confiável, indispensável, e líder absoluta e inconteste de todos os brasileiros apaixonados por automóvel. 
1961 
Lançamento em julho da CLAUDIA, revista que está ao lado da mulher para todos os seus desafios (dia-a-dia, família, carreira, beleza, moda, qualidade de vida), trazendo a maior variedade de assuntos relevantes para a mulher moderna. Por estar tão próxima do cotidiano e das necessidades de suas mais de 1.7 milhões de leitoras, a revista estabelece com elas uma forte conexão emocional, que se traduz em um enorme engajamento dessa comunidade com a marca. 
Lançamento do gibi ZÉ CARIOCA
Fundação da distribuidora Abril, que daria origem à Dinap (Distribuição Nacional de Publicações), em 1982. 
1963 
Lançamento da revista CONTIGO!, na época com fotonovela e matérias voltadas para o público jovem. Com o tempo se tornou a revista de celebridades mais premiada dos últimos anos e a que mais cresceu em participação de mercado. 
Lançamento do almanaque do Tio Patinhas
1965 
Lançamento do GUIA QUATRO RODAS, contendo informações sobre 308 cidades brasileiras. 
1966 
Lançamento da REALIDADE, a primeira revista do país a investir em grandes reportagens. A circulação atingiu 250 mil exemplares em apenas três dias. 
Lançamento da enciclopédia em fascículos CONHECER
1967 
Lançamento da coleção em fascículos GÊNIOS DA PINTURA, contendo as melhores obras de artes de todos os tempos. 
1968 
Lançamento da VEJA, revista jornalística de variedades que viria a ser a de maior circulação no Brasil. Atualmente a revista conta com mais de 12 milhões de leitores (em todas as plataformas), circulação semanal acima de 1.1 milhões de exemplares e aproximadamente 900 mil assinantes. 
1969 
Lançamento da revista RECREIO, especialmente direcionada para crianças em idade pré-escolar. A revista circulou por 12 anos e em 2000 foi relançada com uma proposta editorial atualizada. 
Lançamento da enciclopédia CIÊNCIA ILUSTRADA, especializada na de divulgação científica e tecnológica. Foi publicada até 1972 e relançada no início da década de 1980, mas sem grande sucesso. 
1970 
Lançamento no dia de 20 de março da PLACAR, revista semanal de especializada em futebol. 
Lançamento de MÔNICA E SUA TURMA, a primeira de uma série de títulos de Maurício de Souza publicados pela ABRIL. 
Lançamento da série em fascículos OS BICHOS
1971 
Antes um suplemento das revistas técnicas, EXAME é lançada como uma revista independente para tratar de economia e negócios. 
1972 
Lançamento da revista HORÓSCOPO, que então se chamava CAPRICHO HORÓSCOPO. 
Fundação do CÍRCULO DO LIVRO, primeiro clube de livro implantado em grande escala no Brasil. 
1973 
Lançamento da CARÍCIA, revista voltada para um público de meninas adolescentes. 
Lançamento do GUIA QUATRO RODAS SÃO PAULO
Lançamento em outubro da revista NOVA, em associação com a revista americana Cosmopolitan, cujo conteúdo incentiva e orienta a mulher na busca pela realização pessoal e profissional. Recentemente a revista assumiu definitivamente o nome COSMOPOLITAN
Lançamento da revista MON TRICOT, especializada em tricô e crochê. 
1974 
Lançamento do anuário Os Melhores e os Maiores da revista EXAME. 
Lançamento da primeira edição do ALMANAQUE ABRIL, uma das principais fontes de informação confiável para estudantes, professores, jornalistas, pesquisadores e profissionais brasileiros das mais variadas áreas. 
1975 
Lançamento da HERÓIS DA TV, revista em quadrinhos mensal com personagens da Marvel Comics, publicada até janeiro de 1978. 
Lançamento da revista HOMEM, que em 1978 passaria a se chamar PLAYBOY
1976 
Lançamento da coleção de figurinhas Galeria Walt Disney. 
Lançamento do primeiro guia rodoviário do país chamado GUIA RODOVIÁRIO DO BRASIL QUATRO RODAS
1977 
Lançamento da revista CASA CLAUDIA, especializada em decoração e projetos de ambientes, que estimula o leitor a criar em casa espaços de criação, bem estar, diversão e realização pessoal. A revista lança regularmente inúmeras edições especiais, como Casa Claudia Luxo (que mostra o melhor do universo do design, da arquitetura, da decoração e da arte). 
1982 
Lançamento da revista CLAUDIA MODA, antes uma edição especial da revista CLAUDIA. 
1983 
Lançamento do GUIA DO ESTUDANTE (o primeiro número se chamava Cursos e Profissões). Hoje em dia as publicações da marca Guia do Estudante são úteis e práticas, que ajudam o jovem a entender o mundo, e são ferramentas para aqueles leitores que se preocupam com o seu futuro. 
Lançamento do gibi HOMEM ARANHA
Lançamento da revista SAÚDE, que abria a perspectiva de uma vida mais saudável ao leitor que buscava bem-estar físico e mental para si próprio e para a família, ensinando a cuidar melhor do corpo, dando dicas de prevenção, alimentação e receitas, e revelando descobertas científicas testadas e aprovadas. 
1984 
Lançamento dos gibis do Batman, Conan e Super-homem. 
Lançamento da revista GUIA COZINHA
1985 
Lançamento em agosto da revista BIZZ, que oferecia o mais respeitado conteúdo sobre música e cultura pop do Brasil. A revista teve sua publicação encerrada em 2007. 
Lançamento da revista VEJA SÃO PAULO, suplemento paulistano de VEJA que mostra as melhores atrações da cidade. 
1986 
Lançamento da revista NOVA ESCOLA, tendo como missão contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, prioritariamente das escolas públicas com menos recursos e investir no professor brasileiro como profissional, ser humano e cidadão. Com 588.000 exemplares por mês, chega a 200.000 escolas públicas do ensino fundamental em todo o país e fala com 3.3 milhões de professores, diretores e coordenadores e mais de 25 milhões de alunos. 
1987 
Lançamento da SUPERINTERESSANTE, maior revista jovem do país feita para quem quer entender o mundo além do óbvio. O título inovou nas pautas com abordagens criativas para os temas que todos estão discutindo e antecipa tendências, contando para o leitor, em primeiríssima mão, aquilo que vem por aí. 
Lançamento da revista GUIA RURAL
Lançamento em junho da revista SET, com notícias e reportagens sobre cinema e vídeo. Sua publicação foi encerrada em 2010. 
Lançamento da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, antes uma edição especial da revista CLAUDIA. 
1988 
Lançamento em abril da revista BOA FORMA, antes uma edição especial da revista SAÚDE. A revista aborda assuntos como alimentação saudável, exercícios e qualidade de vida, ajudando a leitora a entrar em forma, emagrecer, cuidar da pele, do cabelo e prevenir doenças, propondo um estilo de vida mais saudável em todos os sentidos. 
Lançamento da edição brasileira da revista de moda ELLE
1991 
Lançamento da revista VEJA RIO, suplemento carioca da revista VEJA. 
1992 
Lançamento da revista OS CAMINHOS DA TERRA
1993 
Lançamento da edição brasileira de CARAS, uma revista que tratava do mundo dos ricos e famosos. 
Lançamento da EXAME INFORMÁTICA, inicialmente um suplemento da revista de negócios EXAME, direcionada para apaixonados por tecnologia, profissionais de TI ou aficionados em eletrônicos. Em 1997 passou a se chamar INFO EXAME
1994 
Lançamento da revista VIP, antes um suplemento especial da revista EXAME (desde 1981). É uma revista com foco em comportamento, lazer e estilo para o público masculino, incluindo reportagens bem-humoradas e irreverentes. 
1995 
Lançamento em novembro da VIAGEM e TURISMO, única revista voltada exclusivamente ao turista da época. Inspira, orienta e defende o viajante, mostrando os principais centros turísticos do Brasil e do mundo através de detalhados roteiros com dicas importantes e curiosas sobre cidades e países. 
1996 
Lançamento da revista semanal ANA MARIA, prestando serviço, informando e divertindo com os mais variados temas: beleza, saúde, educação dos filhos, relação marido e mulher, moda, sexo, culinária, astrologia, decoração, notícias de artistas e resumo de novelas. 
1997 
Lançamento da BRAVO!, revista que tratava de música, cinema, livros, artes plásticas, teatro e dança na mesma publicação, somando crítica, ensaio e debate à apresentação da agenda cultural. A publicação foi encerrada em 2013. 
1998 
Lançamento da revista VOCÊ S/A, revista de gestão de carreira que busca apresentar o ambiente de trabalho real, seus personagens e suas histórias. 
Lançamento da revista TI TI TI, espécie de guia das novelas, fofocas, programação, vida dos artistas dentro e fora da televisão. 
1999 
Lançamento da revista MINHA NOVELA, trazendo tudo que acontece no mundo das novelas e mini-séries, como revelações sobre os bastidores das gravações e até resgatando antigos sucessos que marcaram época na telinha. 
Lançamento da VIVA!, uma revista para a mulher que busca o sucesso em todos os setores de sua vida. 
2000 
Lançamento da revista CLAUDIA COZINHA, antes um suplemento da revista CLAUDIA. A revista busca despertar e alimentar o prazer pela gastronomia, levando sempre em conta as atuais necessidades dos leitores como praticidade e informação. 
Lançamento da BONS FLUÍDOS, revista de auto-conhecimento que fala do relacionamento do seu leitor consigo mesmo, com a casa, a família, o corpo, a mente, o próximo e o mundo. 
Lançamento da edição brasileira da revista NATIONAL GEOGRAPHIC, que trazia na capa a matéria sobre três aventureiros que refizeram o primeiro voo entre o Cairo e a cidade do Cabo a bordo do Silver Queen, réplica do avião biplano da Primeira Guerra Mundial. 
2001 
Lançamento da MUNDO ESTRANHO, revista trazendo curiosidades científicas e culturais. Irreverente, divertida e com uma linguagem visual forte, nasceu como um filhote da Superinteressante, especialmente voltada para aqueles leitores que queriam mais curiosidades. 
2002 
Lançamento da revista ESTILO, referência de consumo para as mulheres que buscam ideias práticas e eficientes de moda, beleza, decoração, entretenimento e se inspiram no estilo de vida das celebridades. 
2003 
Lançamento da AVENTURAS NA HISTÓRIA, maior revista de história do país. Trata o passado de um jeito moderno, com agilidade, linguagem leve e ilustrações arrebatadoras. 
2005 
Lançamento da EXAME PME como edição especial. O sucesso foi tanto que a EXAME PME viraria uma revista bimestral dirigida aos pequenos e médios empresários brasileiros. 
2006 
Lançamento da edição brasileira da MEN’S HEALTH, uma revista de estilo vida que trata, de forma prática e ao mesmo tempo científica, dos temas para o bem estar do homem moderno como saúde, fitness, nutrição, relacionamento, estilo, tecnologia e carreira. 
2007 
Lançamento da revista GLOSS, guia prático e contemporâneo para a jovem que precisa encontrar o seu lugar no mundo, orientando e respondendo dúvidas sobre temas como sexo, amor, moda, beleza, trabalho, dinheiro, consumo e estilo de vida. A publicação da revista foi encerrada em 2013. 
Lançamento da revista LOVETEEN, voltada para jovens garotas que adoram ter assuntos divertidos para conversar com as amigas. 
2008 
Lançamento da edição brasileira da RUNNER’S WORLD, maior revista sobre corrida do mundo. A revista deixou de ser publicada em 2014. 
Lançamento da edição brasileira da WOMEN’S HEALTH, revista especializada em conteúdos de saúde, qualidade de vida e bem-estar das mulheres. 
2012 
Lançamento da revista VEJA BH
2014 
Lançamento da revista CLAUDIA FILHOS, que oferece um apoio prático e emocional à mulher desde o momento em que ela descobre que está grávida até os 8 anos da criança. Tem uma forma simples e direta de falar sobre nutrição, saúde, bem-estar, cuidados com as crianças e os desafios da educação nos novos tempos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original continha uma árvore. Primeiro logo após sua fundação, a empresa foi batizada de Editôra Abril (inicialmente escrita assim mesmo, com acento). O nome Abril foi escolhido porque na Europa (continente de onde a família Civita descende) esse mês marca o início da primavera. Seu logotipo era composto por uma singela árvore, representação da fertilidade e a própria imagem da vida, estampada em branco com o fundo azul. Depois, em 1967, essa árvore foi estilizada e o logotipo ganhou a cor verde, que representava a esperança e o otimismo. Esse tradicional logotipo foi criado pelo diretor de arte Juvenal Ramos. Nos anos seguintes o logotipo foi sendo atualizado, ganhando um visual mais moderno. A última alteração ocorreu em 1998.


O logotipo da ABRIL pode ser aplicado de diferentes maneiras, como mostra a imagem abaixo.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1950 
● Fundador: Victor Civita 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Editora Abril S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Grupo Abril) 
● Chairman: Giancarlo Civita 
● Presidente: Alexandre Caldini 
● Faturamento: R$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 9.000 (Grupo Abril) 
● Segmento: Comunicações e entretenimento 
● Principais produtos: Revistas, gibis e livros 
● Concorrentes diretos: Editora Globo, Editora Três, Editora Caras e Editora Confiança 
● Ícones: A revista Veja e os gibis 
● Slogan: Faz parte da sua vida. 
● Website: www.abril.com.br 

A marca no mundo 
A EDITORA ABRIL é uma unidade de negócios do Grupo Abril, um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina, fornecendo informação, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atuando de forma integrada em várias mídias. Empregando cerca de 9.000 pessoas, o Grupo ABRIL é composto pela Editora Abril (publicações), Abril Digital (composta pela Abril.com e Abril no celular), além da Abril Educação (que engloba Editoras Ática e Scipione). As publicações da editora estão presentes em mais de 22.000 bancas e 10.000 pontos de venda alternativos, alcançando uma média mensal de 4.03 milhões de exemplares. A editora se beneficia da maior gráfica da América Latina, que imprime cerca 350 milhões de revistas, suplementos e edições especiais por ano, e conta com um eficiente serviço de database marketing, assinaturas e distribuição. A EDITORA ABRIL publica aproximadamente 35 títulos, sendo líder em inúmeros segmentos em que atua. Anualmente suas publicações têm circulação superior a 50 milhões de exemplares (impressos), em um universo de 30 milhões de leitores e 4.1 milhões de assinantes. A editora publica revistas que estão entre as mais lidas do país (como Nova Escola, Claudia, Superinteressante, Cosmopolitan, Quatro Rodas e Exame), sendo Veja a segunda maior revista semanal de informação do mundo e a maior fora dos Estados Unidos. A EDITORA ABRIL comercializa alguns de seus títulos também em países de língua portuguesa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/8/2015

8 comentários:

Vini.cius disse...

Uma sugestão pro teu blog seria uma caixa de busca. Abraços.

Julio Yam disse...

Espero que, agora, a estreia seja mesmo feita! Dia 12 de maio estarei por lá. Grande abraço.

Vivian disse...

Kadu!

Cada vez que entro no site me surpreendo sempre! Está excelente, tudo super explicado, atualizado! Esta um verdadeiro show!

Beijos,
Vivian, Rute, Dornelles e Bruno

p4bLu disse...

espero uma postagem sobre a acer

mundoverdeblog disse...

Olá Kadu!
O Blog Mundo Verde já tem um link para o Mundo das Marcas! Agradecemos mais uma vez pelo seu post sobre o Mundo Verde.
Um grande abraço,

Reinaldo Cirilo disse...

Vocês são fantásticos.

Sou um dos maiores fãs do blog e sempre abasteço meu blog com pesquisas aqui.

Vocês vão fazer parte dos meus indicados.

Visite: http://midiandomkt.blogspot.com

Abração

Anônimo disse...

Não vejo a hora, adoro ler sobre estas empresas é facinante.

Anônimo disse...

Oi pessoal Mundo das Marcas,
Adoro o blog e estou esperando ansiosa pelo site.
Sugiro falar sobre as nossas queridas sandálias Havaianas.
Um abraço.
Lais Pimentel