26.5.09

GRAND MARNIER


Ele é ideal para ser servido como aperitivo, adicionando ao gelo, tônica, suco ou como ingrediente para dar um toque especial em muitos drinques. É o casamento sutil do conhaque com a laranja. O tradicional e famoso GRAND MARNIER é um licor que se impôs no mercado como uma referência por sua autenticidade, qualidade e estilo, conquistando os paladares mais exigentes do mundo. 

A história 
Tudo começou com a instalação de uma pequena destilaria inaugurada no ano de 1827 em Neauphe-le-Château, uma pequena cidade nos arredores de Paris, por Jean-Baptiste Lapostolle para a produção de licores a base de frutas. Em 1876, sua neta, Julia, se casou com Louis-Alexandre Marnier, filho de um tradicional produtor de vinho da região de Sancerre, nascendo assim a família Marnier Lapostolle. E foi justamente Louis-Alexandre Marnier-Lapostolle, um grande conhecedor de conhaques, que percebendo o aumento de popularidade dos licores, fez experiências com diversos ingredientes, até criar no ano de 1880 um novo licor: uma mistura inovadora e delicada de conhaques perfeitos com um licor de essência destilada de laranjas tropicais (amargas e selvagens) do Haiti e claro “o segredo de Marnier Lapostolle”. Tudo lentamente envelhecido em barris de carvalho francês.
 

Naquela época, as laranjas eram itens de luxo, consumidas em ocasiões especiais, como por exemplo, as festas natalinas. Isto deu um toque especial ao novo licor, que inicialmente seria batizado de CURAÇAO MARNIER, mas depois que seu amigo, César Ritz, que viria a se tornar um famoso hoteleiro (fundador da rede de hotéis Ritz), experimentou sua criação, ficou tão encantado com o sabor e o aroma que sugeriu um novo nome: GRAND MARNIER. E justificou: “um grande nome para um grande licor”. O GRAND MARNIER rapidamente passou a ser consumido nos novos cafés e brasseries, e imediatamente se tornou um produto de sucesso.


Até a virada do século, o GRAND MARNIER conquistou vários prêmios, nacionais e internacionais, como por exemplo, em 1893 na Universal Expositions em Chicago e, em 1900, em Paris. Os prêmios renderam ao licor visibilidade e popularidade internacional. Nesta época o licor era divulgado pelo mundo através de nobres e patronos, estando presente nos ambientes mais requintados. Nos anos seguintes o GRAND MARNIER, até então consumido depois das refeições por seu efeito digestivo, começou a ser utilizado na culinária por grandes chefs de cozinha em virtude de sua versatilidade. Nesta época, o licor também era servido depois de toda refeição na rede de hotéis Ritz, de seu grande amigo César Ritz. Em 1912, o GRAND MARNIER já era presença constante dentro dos luxuosos transatlânticos, onde depois de saborosas e sofisticadas refeições, os passageiros podiam degustar o licor. Isto pode ser comprovado quando foi encontrada uma garrafa de GRAND MARNIER nos restos do naufrágio do Titanic. Em 1927, como comemoração do centenário da fundação da empresa, foi criado o CUVÉE du CENTENAIRE, uma perfeita combinação, ainda mais harmoniosa que o licor original, de exóticas laranjas e os melhores conhaques.


Na década de 1930, o licor passou a ser utilizado constantemente como ingrediente de drinques, contribuindo ainda mais para espalhar a autenticidade e a qualidade de GRAND MARNIER pelo mundo afora. Na década de 1970, a empresa diversificou seu portfólio com o lançamento do GRAND MARNIER CREAM, um produto da família dos licores cremosos, à base de conhaque e natas, com graduação alcoólica de 17º, que ficou no mercado apenas poucos anos. Em 1975, como objetivo atender a alta demanda pelo licor, a empresa inaugurou uma unidade de engarrafamento em Gaillon-Aubevoye, na região da Normandia. Hoje em dia, a destilaria encaminha por semana mais de 200.000 litros do licor para esta unidade, onde além de ser engarrafado, GRAND MARNIER recebe seu toque final: a famosa fita vermelha em sua garrafa. O CUVÉE du CENT CINQUANTENAIRE foi criado em 1977 pelo então presidente da empresa, Jacques Marnier-Lapostolle, em comemoração aos 150 anos da destilaria. Este excepcional licor ficou, durante muitos anos, restrito ao consumo da família e seu círculo de amigos, estando disponível hoje ao público em pequena quantidade limitada. O mais exclusivo licor da família GRAND MARNIER, possui uma garrafa decorada em estilo Art Nouveau por grandes artistas.


Na década de 1980, o licor se tornou extremamente popular nos Estados Unidos devido ao drinque Grand Margarita (30 ml de GRAND MARNIER, 30 ml de tequila Jose Cuervo Gold e 20 ml de suco de limão, servido em uma taça com bordas de sal e uma rodela de limão). Nos últimos anos a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento de novidades, algumas em edições limitadas, como por exemplo, em 2012 com o GRAND MARNIER NATURAL CHERRY, variação do famoso licor feito com uma combinação precisa de conhaque e exclusivamente a partir de uma variedade de cerejas da Turquia, conhecidas pelo seu sabor; ou em 2013 com o GRAND MARNIER RASPBERRY PEACH, uma mistura de framboesas europeias e raros pêssegos vermelhos de Ardeche, no sul da França, com a essência de laranja e o conhaque premium da marca. Em 2016, GRAND MARNIER foi adquirida pelo grupo italiano Camapri, ganhando assim uma enorme distribuição global.


Os licores 
A lenda de GRAND MARNIER nasce no coração da região de Cognac na França, mais precisamente no Château De Bourg-Charente (imagem abaixo), um lindo castelo que começou a ser construído em 1607 e onde envelhecem lentamente os conhaques raros. Depois as cascas de laranja são postas para macerar no álcool neutro antes de uma longa destilação que será objeto de todos os cuidados dos mestres destiladores. Essa preparação é em seguida misturada ao conhaque e ao xarope de açúcar, depois vertida em tonéis de carvalho para uma maturação longa onde, transformada em licor, ela poderá adquirir toda sua complexidade e seu aroma.


Atualmente o GRAND MARNIER apresenta-se em várias versões: 
GRAND MARNIER CORDON ROUGE: licor original, criado em 1880, é obtido a partir de conhaque, apresenta-se em uma cor laranja-escura e é colocado em barris pelo menos dezoito meses antes da sua comercialização. Com graduação alcoólica de 40º, seu buque é delicado, com aromas de frutas e flores. 
GRAND MARNIER CORDON JAUNE: incolor, obtido de aguardente vínica, muito semelhante a um triple-sec, é conhecido como “Yellow Ribbon” (em virtude da fita amarela que adorna a garrafa). Esta versão, mais doce e com menor graduação alcoólica, é comercializada somente em alguns países europeus e através das lojas de Duty Free em aeroportos. 
GRAND MARNIER CUVÉE DU CENTENAIRE: lançado em comemoração ao centenário da House of Grand Marnier, este excepcional licor é uma mistura balanceada entre essência de laranja e raros conhaques, envelhecidos 25 anos, originários de duas áreas de prestígio na região de Cognac: Petite e Grande Champagne. Uma garrafa custa em média US$ 150. 
GRAND MARNIER CUVÉE QUINTESSENCE: introduzido pela primeira vez em 2011, como edição limitada, é a expressão final da Casa de Marnier-Lapostolle. É uma mistura rara de conhaques vintage excepcionalmente antigos, provenientes exclusivamente de Grand Champagne e de reservas familiares antigas especiais em barris de carvalho francês. Esta mistura de conhaque rara é então combinada com uma destilação dupla exigente das laranjas exóticas selvagens após a maceração. Contém 82% de conhaque. 
GRAND MARNIER LOUIS ALEXANDRE: criado em homenagem à Louis-Alexandre Marnier-Lapostolle em 1977, esta receita foi inspirada em um ritual que ele particularmente gostava - adicionando uma gota extra de conhaque ao seu copo de licor GRAND MARNIER para dar um sabor mais intenso. Contém 82% de conhaque em sua composição. Custando em média US$ 250 a garrafa, é conhecido pelo tradicional slogan “Hard to find, impossible to pronounce, and prohibitively expensive” (algo como “Raro de se achar, impossível de se pronunciar, e proibitivamente caro”). 
GRAND MARNIER CUVÉE 1880: este licor foi criado para comemorar o ano em que GRAND MARNIER foi inventado. Lançado em 2013 é um licor distintivo feito exclusivamente de conhaques premium de Grand Champagne em combinação com exótica essência de laranja. Contém 91% de conhaque.


A garrafa 
A tradicional garrafa de GRAND MARNIER, com formato de alambique, brasão da família Marnier em cera vermelha, fita vermelha e rótulo escrito em letras góticas, quase não sofreu alterações desde que foi registrada como marca em 1892. Mas isso não significa que a garrafa não possa assumir um papel de uma poderosa ferramenta de marketing, ganhando através das edições limitadas, roupagens modernas e provocantes. E isto começou em 1927 quando Louis-Alexander resolveu convidar grandes artistas da época para decorar a mão algumas garrafas do tradicional licor (como a garrafa azul com detalhes dourados) com estilo Art Nouveau para comemorar o centenário da destilaria.


A tradição seria retomada somente em 2003 com o lançamento da garrafa PICTOGRAMA (decorada com pictogramas coloridos que simbolizavam as diferentes formas de apreciar o delicioso licor). O sucesso fez com que a marca lançasse uma garrafa de edição limitada por ano: 2004 (ROJO y PLATA - decorada com uma roupagem barroca que mesclava o clássico e o efêmero), 2005 (FRENCH TOUCH - envolta em um tecido que misturava o estilo retro ao moderno recriando o classicismo francês), 2006 (ESPÍRITU DE VERSALLES - que recriava o espírito de Versalhes), 2007 (LOUNGE - a garrafa ganhou uma capa de veludo vermelha com o rótulo em prateado), 2008 (COSY - envolta em uma estola de pele vermelha), 2009 (IRRESISTIBLE - com toda garrafa em vermelho brilhante), 2010 (RUBY - inspirada no período da criação da marca trazia a tradicional garrafa em preto envernizado com destaque para uma pedra vermelha lapidada que ocupava o espaço destinado ao brasão da família Marnier, e que remetia a um pingente de rubi), 2011 (RED RIBBON - toda branca envernizada e estampada com uma fita vermelha que circundava partes da garrafa de maneira não convencional e elegante), 2012 (PARIS - em preto com o horizonte de Paris em dourado), 2004 (garrafa decorada com o famoso “Marinière” listrado em azul e branco - o eterno clássico francês tornado popular por Coco Chanel em 1917) ou 2015 (GLOSSY - uma garrafa vermelha brilhante).


Podendo ser utilizado tanto na elaboração de drinques e sobremesas quanto degustado puro como digestivo ou com gelo, o GRAND MARNIER é a prova de que um grande clássico permanece inabalável mesmo com reinterpretações de suas garrafas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca francesa pouco mudou em sua história. Recentemente foi adotada uma nova tipografia de letra, que manteve a tradicional imagem gótica.


Os slogans 
Live Grand. (2018) 
Live the Grand Life. (2003) 
It changes everything. (2001) 
Spiked with oranges from the French West Indies. (1999) 
Petits moments. Grand Marnier. (1984) 
There Are Still Places on Earth Where Grand Marnier Isn’t Offered After Dinner.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1880 
● Criador: Louis-Alexandre Marnier-Lapostolle 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Société des Produits Marnier-Lapostolle LLP 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Davide Campari-Milano S.p.A.) 
● CEO: Fabio Di Fede 
● Faturamento: €160 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 450 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Licores 
● Concorrentes diretos: Cointreau, Bénédictine, Marie Brizard Grand Orange, 43 Licor e Drambuie 
● Ícones: A fita vermelha em sua garrafa 
● Slogan: Live Grand. 
● Website: www.grand-marnier.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia o licor GRAND MARNIER, cuja empresa produtora é subsidiária do grupo Campari, é comercializado em mais de 150 países ao redor do mundo, vendendo uma garrafa a cada dois segundos. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, Canadá, França e Itália. Nos últimos 25 anos o GRAND MARNIER tem sido o licor mais exportado da França e líder em sua categoria. 

Você sabia? 
GRAND MARNIER tem em sua composição 51% de conhaque e 49% de licor de laranja. 
A essência cítrica de GRAND MARNIER provém da Citrus Bigaradia, uma laranja exótica originária do Caribe, onde a empresa mantém plantação própria. 
Um drinque famoso que leva o licor como ingrediente é GRAND SIDECAR (50 ml do licor, 20 ml de conhaque e 20 ml de suco de limão) 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/8/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

Procuro informação sobre «cuveé» especial lançado para celebrar o casamento de Carlos de Inglaterra com Lady Di. O rótulo é azul com a frase: Royal Celebration, 29th July 1981.
O meu e-mail: zezenic@hotmail.com

Obrigado.