26.6.09

CASA SUÍÇA


Bolos que parecem feitos na hora, como se fossem uma obra-prima que qualquer vovó prepara com carinho para seus netinhos. Receitas com excelência da confeitaria europeia preparadas com ingredientes de primeiríssima qualidade, que adoçam a mesa de milhões de brasileiros através de bolos e panettones com textura e sabor incomparáveis. Os deliciosos produtos da Casa Suíça são sinônimos de sabor e qualidade, uma verdadeira história de amor pela confeitaria. 

A história 
Tudo começou em meados dos anos de 1960 quando o suíço Emile Otto Eichenberger desembarcou em terras brasileiras trazendo na bagagem a experiência de trabalhar em renomadas confeitarias e o certificado de “Confiseur-pâtissier” na famosa confeitaria do Monsieur Paul Stettler, em Genebra. Emile também trazia o sonho de produzir aqui as receitas maravilhosas de sua terra natal, onde se encantava em ver sua mãe preparar saborosos bolos. Ele trabalhou por décadas criando produtos para grandes e renomadas empresas do ramo alimentício até transformar seu sonho em realidade, levar a confeitaria suíça para a mesa dos brasileiros. Com isso, em 1996 ele fundou na cidade de Itapevi, região da Grande São Paulo, a Casa Suíça, que oferecia ao mercado brasileiro suas primeiras receitas de bolos. Uma confeitaria artesanal, fabricando produtos de qualidade e sabor inigualável, em escala industrial, era a filosofia de trabalho da empresa recém-fundada. Como sonhava Chef Emile, a empresa cresceria e daria frutos.
  

O sabor, o requinte e o recheio dos primeiros bolos lançados agradaram ao paladar dos brasileiros. Esses diferenciais, somados às receitas exclusivas, à nobreza e qualidade dos ingredientes adquiridos de conceituados fornecedores, conquistaram rapidamente a preferência de milhares de consumidores. Os tradicionais bolos suíços de nozes, limão, frutas cristalizadas, coco e chocolate faziam um sucesso tremendo nas mesas brasileiras em qualquer ocasião. Emile faleceu pouco depois, em 1998, mas suas receitas levam até hoje para a mesa de milhões de brasileiros sua excelência em confeitaria, através de produtos sempre deliciosos e com qualidade incomparável.
   

Nos anos seguintes a marca ampliou sua linha de produtos com bolos especiais para o final de ano, como por exemplo, o Bolo Suíço Ronde (redondo e nos sabores nozes e chocolate com nozes), o tradicional Bolo de Nozes em latas comemorativas e o Bolo Suíço Frutas (frutas cristalizadas e uvas passas), acompanhado de um sachê de açúcar de confeiteiro para ser utilizado como cobertura; além da linha Bolo Suíço Gold (introduzida em 2003) nas versões Nozes (nozes da Califórnia, dando um sabor único e crocante à massa), Avelãs (avelãs selecionadas, torradas e moídas), Amaretto (amêndoas com um “suave toque” de licor aroma Amaretto) e Tirolês (avelãs torradas e moídas combinadas com o melhor chocolate, que se transforma em uma massa úmida, delicada e macia como a dos melhores bolos dos Alpes Suíços).
  

Em 2006, a Casa Suíça comemorou o seu décimo aniversário, conjuntamente com a inauguração oficial de sua nova unidade industrial localizada no município de Jandira, no estado de São Paulo. Construída em um terreno de aproximadamente 30.000 m², a nova fábrica ainda possuía uma típica “casinha suíça” em sua fachada. A moderna fábrica, totalmente automatizada, tinha seus principais equipamentos importados da Europa e da América do Norte, além de máquinas produzidas no Brasil. O investimento em uma nova unidade industrial visava elevar a venda no mercado local e iniciar exportações, elevando a capacidade de produção para 80 mil bolos por dia, o dobro do que a empresa processava anteriormente.
   

Pouco depois, em 2007, a tradicional marca investiu aproximadamente R$ 3 milhões para ingressar em um novo segmento de mercado com o lançamento de uma linha de panettones, que oferecia apresentações do produto em 80 gramas (minipanetones), 500 gramas, 750 gramas e um quilo - estes dois últimos também em lata, nos sabores frutas cristalizadas e gotas de chocolate. A empresa também deu especial atenção ao segmento infantil com a introdução dos bolinhos Ursinho Disney (hoje chamado apenas de Ursinho de Chocolate), únicos do mercado com massa, recheio e cobertura de chocolate em forma de ursinhos, que também ofereciam vários passatempos e personagens para a criançada colecionar e se divertir.
   

Nos anos seguintes, após o grande sucesso da introdução dos primeiros panettones a base de fermentação natural, a marca lançou uma nova linha de bolos de Páscoa, oferecidos em três sabores (recheio de mousse de chocolate e cobertura de chocolate, frutas cristalizadas e uvas passas com cobertura de castanha de caju e açúcar, e gotas de chocolate ao leite com cobertura de castanha de caju e açúcar). Atualmente a linha de páscoa é chamada de Pascoattones e oferece sabores como Frutas Cristalizadas com Uvas-Passas, Gotas de Chocolate, além dos Recheados como 3 chocolates (Meio amargo, Ao Leite e Branco), Trufado (Chocolate Meio Amargo), e Creme de Avelã com Cacau. Os Pascoattones da Casa Suíça são a oportunidade perfeita para matar a saudade do sabor especial de um clássico do Natal, e celebrar as festividades da Páscoa em grande estilo.
  

Outra novidade lançada pela Casa Suíça foi o Panettone La Veneziana, uma receita inédita no Brasil, onde ingredientes premium como damascos, ameixas e uvas passa foram combinados. Além disso, a marca lançou novas linhas de bolos, como por exemplo, Integral (feito com farinha integral e fibra de soja) e Zero (sem açúcar e com 25% menos calorias que os bolos normais).
   

Em 2012 a marca, como teste de mercado, resolveu ingressar no segmento de varejo ao inaugurar um charmoso café no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O conceito era bem diferente da loja de fábrica, no bairro do Tatuapé, que vendia apenas os bolos embalados. No café os clientes podiam provar deliciosos quitutes em mesinhas redondas vermelhas, decoradas com a cruz branca da bandeira suíça. Todos os dias, dois sabores de bolos ficavam expostos na vitrine. Com o sucesso do café, em pouco tempo novas unidades foram abertas, incluindo um novo formato: loja especial, que apresentava um ambiente charmoso que remetia a Suíça onde o cliente tinha a oportunidade de conferir linhas especiais de produtos em embalagens para presente e ainda consumir salgados, doces, sorvetes e bebidas variadas.
  

No ano de 2015, em parceria com a Turma da Mônica, a marca lançou uma linha de bolinhos infantis, oferecendo praticidade (porções individuais) e diversão (com os personagens que as crianças tanto amam estampados nas embalagens, Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Franjinha). Hoje a linha Casa Suíça Turma da Mônica oferece cinco deliciosos sabores (como chocolate, cenoura com chocolate, baunilha, baunilha com gotas de chocolate e baunilha com recheio de morango). No mês de dezembro de 2020, a Marilan,  segunda maior fabricante de biscoitos do país e fundada em 1957, anunciou a aquisição da Casa Suíça. Com isso, a marca ampliou sua distribuição antes mais concentrada nas regiões Sul e Sudeste.
   

Em 2022, a marca Casa Suíça passou por uma grande modernização com a apresentação de nova identidade visual, posicionamento e com as linhas de produtos ganhando novos nomes, como a linha Regular (antes chamada de “Café da Manhã”), mais tradicional, com os sabores já conhecidos pelo público, como chocolate, laranja, coco, cenoura com chocolate, entre outros; a Bem-estar (antes conhecida como “Zero”), que traz algo a mais ao consumidor que pensa na saúde, mas que não abre mão do sabor, com as opções nozes, chocolate e laranja; e a linha Premium, que apresenta as maiores novidades, com o lançamento dos bolos cobertos, nos sabores pão de mel, chocolate com coco e trufado com recheio de baunilha. Com ingredientes mais sofisticados e com produtos que entregam algo a mais ao consumidor, a Casa Suíça reforçava ainda mais sua presença para diversas ocasiões e momentos.
  

O ano de 2023 foi marcado por grandes novidades, como por exemplo, o lançamento da linha de cookies, cuja proposta é oferecer chocolate em forma de biscoito em quatro deliciosas opções (Original Pedaços de Chocolate, Original Mega Recheado Sabor Chocolate, Chocolate Mega Recheado Sabor Chocolate e Chocolate Pedaços de Chocolate); do Mini Panettone Bob Esponja, em parceria com a Nickelodeon (conheça essa outra história aqui), trazendo diversão e alegria no Natal para os fãs do desenho animado; além da apresentação de um novo design para as embalagens de seus panettones, que reforça o icônico “paredão  vermelho”, trazendo um ar sofisticado para as prateleiras dos supermercados.
  

A qualidade europeia 
Priorizar a qualidade dos produtos, utilizando somente ingredientes selecionados e tecnologia de ponta, a fim de buscar uma melhoria contínua e a plena satisfação de milhões de consumidores. Essa a missão da marca Casa Suíça. E para isso, a marca utiliza quantidade generosa de ingredientes naturais e selecionados. Usa ingredientes de verdade, que você sente e vê. Faz tudo com atenção aos detalhes e com muito cuidado, da forma mais artesanal possível. Oferece sabores e formatos exclusivos. E suas receitas são inspiradas na tradicional confeitaria europeia. Tudo amparado pelo seu slogan “Detalhes que encantam”.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Durante anos utilizando uma bandeira estilizada na cor vermelha com detalhes em branco, além de uma cruz branca, elementos que remetem à bandeira Suíça, a identidade visual da marca passou por uma modernização em 2022, quando o logotipo foi simplificado, perdendo o símbolo de “+”.
  

Os slogans 
Detalhes que encantam. (2022) 
Se é da Casa é muito mais. (2018) 
Excelência em confeitaria.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1996 
● Fundador: Emile Otto Eichenberger 
● Sede mundial: Jandira, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Casa Suíça Alimentos Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Marilan Alimentos S.A) 
● Presidente: Sérgio Tavares 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Bolos, cookies e panettones 
● Concorrentes diretos: Bauducco, Pullman, Wickbold, Ana Maria, Panco, Seven Boys, Vitarella e Renata 
● Slogan: Detalhes que encantam. 
● Website: www.casasuica.com.br

A marca no Brasil 
A Casa Suíça distribui sua linha de produtos - que engloba mais de 40 tipos de bolos, bolinhos infantis e panettones - através de 130 mil pontos de venda nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo. A marca, que pertence a Marilan, ainda possui uma rede de 16 lojas de fábrica no estado de São Paulo. Somente a operação da Casa Suíça emprega mais de 800 pessoas em duas unidades industriais, localizadas em Jandira e Itapevi, ambas do interior paulista, e que produzem mais de 800 toneladas de bolos por mês. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 15/4/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

9 comentários:

Anônimo disse...

Vai ser comprada pela Nestlé , o que vai ajudar a desenvolver muito mais a marca

Anônimo disse...

A afirmação acima não é verídica.

Unknown disse...

Nunca comi um bolo industrializado maravilhoso como o da Casa Suiça. É o melhor,só compro essa marca!

Unknown disse...

Simplesmente ótimo

Unknown disse...

Adoro, os produtos da casa Suíça.Nao tem igual.

Unknown disse...

Um produto maravilhoso, comprei o bolo de nozes sem adição de açúcar.

Unknown disse...

Panetone maravilhoso! Tem preço bom e muito recheio. Massa maravilhosa. O panetone integral também é muito gostoso. Os bolos também são magníficos.vale a pena!

Unknown disse...

Marilan comprou a casa suíça em 2020

Otto Gama disse...

A partir daí a qualidade caiu muito.
Parei principalmente de comprar os bolos que perderam a qualidade original. Nota zero para Marilan!!!