3.6.09

DYLAN'S CANDY BAR


É o sonho de toda criança e de muito adulto também: imagine entrar em uma loja deslumbrante, com uma atmosfera aconchegante, decoração lúdica e recheada de irresistíveis guloseimas. Encontrar um bar de sorvetes cujas mesinhas são decoradas com bala, além de uma infinidade de deliciosas guloseimas como balas, pirulitos e chocolates, e também uma linha de sais de banho delirantes e velas de chocolate (é bom avisar que esses últimos não são comestíveis). Pois isso é só o começo de quem visita uma das lojas da DYLAN’S CANDY BAR.

A história
A primeira loja da DYLAN’S CANDY BAR foi inaugurada no mês de outubro de 2001 na cidade de Nova York por Dylan Lauren (filha do famoso estilista Ralph Lauren e da fotógrafa Ricky Lauren), desde criança louca por doces e guloseimas, que contou com uma boa ajuda financeira do papai bilionário, e Jeff Rubin (da tradicional loja de brinquedos FAO Schwarz). Localizada na esquina da 3rd Avenue com a 60th Street, os proprietários foram pioneiros no conceito de unir arte, cultura popular e moda com um prazer universal, os doces, tornando o lugar um verdadeiro paraíso para chocólatras, fãs de doces, guloseimas melosas e todos que apreciam novidades criativas e coloridas. A loja foi inspirada, segundo Dylan, no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, que ela assistiu pela primeira vez aos 5 anos de idade.


Com uma decoração colorida e rica em detalhes que incluía bancos em formato de balas, escada decorada e revestida com doces, onde podia se ler a frase “May each step you take be sweet” (algo como “Talvez cada passo que você dê seja doce”), pirulitos gigantes e um enorme coelho artificial de chocolate, a divertida loja, especializada em delícias de açúcar, tinha dois andares recheados com mais de cinco mil tipos de balas, chocolates, chicletes, pipocas e até uma torre de pirulitos. A loja vendia de uma forma alegre e criativa guloseimas de marcas conhecidas e consagradas do mercado, como por exemplo, Hershey’s, M&M’s, Wonka, Jelly Belly, entre outras, além da sua própria linha de produtos.


O cuidado de Dylan Lauren foi tanto com as embalagens, sempre caprichadas, criativas e coloridas, que elas se tornaram uma marca registrada da empresa. A DYLAN’S CANDY BAR também se tornou famosa por suas cestas de presentes e itens comemorativos para datas especiais como, por exemplo, o Dia dos Namorados, época em que é possível encontrar buquês de rosas de chocolate ou roupas íntimas com aromas das delícias que estão nas prateleiras de suas lojas, ou mais recentemente, em comemoração aos 50 anos da boneca Barbie, sapatinhos de chocolate em uma embalagem especial. A loja mantinha ainda uma espécie de Hall da Fama com os doces preferidos dos famosos e celebridades. Se não bastasse tudo isso, um moderno bar, um aconchegante café e uma sorveteria (dois sabores interessantes de sorvetes para um dia de calor, indicados por uma vendedora da própria loja, são “Birthday Cake” e “Chunky Chocolate Cheesecake Oreo Chip”) ofereciam aos visitantes outras tantas delícias irresistíveis.


Rapidamente a loja se tornou um dos pontos turísticos mais disputados e, doce, de Manhattan, especialmente por suas criativas vitrines temáticas, ganhando destaque, por sua originalidade e design, em publicações tradicionais como as revistas Vogue, Harper’s Bazaar, Elle, Town and Country, e jornais como The New York Times e The Wall Street Journal. Com o sucesso, a partir de 2003, o conceito foi expandido e novas unidades, bem menores que a loja original, foram inauguradas na cidade de Houston no Texas, em Long Island e no descolado shopping The Florida Mall na cidade de Orlando na Flórida (onde em mais de 450m², doces e guloseimas estavam dispostos ao lado de velas, sabonetes, toalhas e acessórios, em um ambiente semelhante ao da enorme loja de Nova York).


Em 2005, a loja de Nova York inovou ao oferecer um novo tipo de serviço: festas a domicílio, no escritório ou no próprio PDV (ponto-de-venda), ou ainda em um divertido e enorme espaço, localizado no fundo do estabelecimento, com muitos doces customizados, bolos e fantasias (com direito a cascata de chocolate, máquinas de pipoca e algodão doce). Claro, que o cliente pagava até por um grão de açúcar que comia. Atualmente, o pacote para seis pessoas custa US$ 250, sem taxa. Foi neste momento que a marca deu início a uma diversificação em sua linha de produtos, passando a comercializar também acessórios como botas, sapatos, bolsas, camisetas, guarda-chuvas, chinelos e utensílios para casa, como almofadas. Tudo muito colorido e divertido como exigia seu público alvo.


Recentemente, em virtude da margem de lucro dos doces e guloseimas ser muito baixa, a rede resolveu expandir ainda mais seu portfólio com o lançamento de uma linha de beleza, tão colorida, cheirosa e gostosa quanto os itens comestíveis da loja. Entre os produtos, estão incluídos loções corporais, cremes, gel para corpo, gel para banho, esfoliantes, entre outros cosméticos com fragrâncias que dão água na boca, como bolo de aniversário, licor de morango, bolinho de chocolate e bombom de coco, além de hidratantes labiais Life Savers (o nome é uma brincadeira com uma bala bastante popular nos Estados Unidos, que tem um furinho no meio). Outro destaque é a Re-Treat, uma linha de banho criada com ingredientes naturais e aromatizada com as fragrâncias incríveis encontradas nas prateleiras de suas lojas.


Em 2008, a loja de Nova York, que já era grande, ficou ainda maior com a adição de mais um andar (agora são três, totalizando quase 1.400m²), conquistando o título de “a maior loja de guloseimas do mundo” (“world’s largest candy store”). Atualmente, essa loja está dividida em departamentos como Novelty (presentes para a criança que existe dentro de todo adulto, onde é possível encontrar telefones em forma de doces e até biquínis comestíveis), Chocolate (enorme quantidade de chocolates provenientes do mundo inteiro, além de deliciosas trufas), Nostalgia (revival de produtos que não estão mais nas lojas, mas são exclusivamente fabricados para a própria DYLAN’S), Dylan’s Candy Bar Re-Treat™ (cosméticos com aromas e cheiros deliciosos), Apparel (camisetas, bonés, chapéus, pijamas, botas, sacolas, bolsas e até guarda-chuvas e almofadas em divertidas estampas e formatos), Café (onde é possível degustar deliciosos sundaes, cupcakes, iogurtes, mais de 100 sabores de sorvetes e bebidas a base de café), Bar (com deliciosos e coloridos drinques) e Private Party Rooms (três ambientes localizados no terceiro andar da loja onde é possível realizar todo tipo de comemorações, desde aniversários até chás de bebê e casamentos).


Apesar do enorme sucesso da DYLAN’S CANDY BAR, a crise americana afetou drasticamente os negócios da rede. Com isso a empresa precisou reestruturar o negócio fechando as lojas de Long Island, Orland e, mais recentemente a unidade de Houston, consideradas pequenas e acanhadas. Em compensação inaugurou duas enormes lojas em Los Angeles (inaugurada em 2012) e Miami Beach (que abriu as portas recentemente em pleno agito da Lincoln Road), localizadas em endereços famosos e badalados. As novas unidades contam com café e bar, dois conceitos que a empresa está investindo muito para alcançar um público mais adulto (principalmente com a possibilidade de realizar Happy Hours) e aumentar os lucros.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2001
● Fundador: Dylan Lauren e Jeff Rubin
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Dylan’s CandyBar, LLC
● Capital aberto: Não
● CEO: Dylan Lauren
● Presidente: Maggy Siegel
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 4
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 150
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Balas, chocolates, doces e acessórios
● Concorrentes diretos: M&M’S World, Sweets From Heaven e Sweet Factory
● Ícones: A loja de Manhattan e as embalagens coloridas
● Website: www.dylanscandybar.com

A marca no mundo
A divertida rede de lojas DYLAN’S CANDY BAR possui atualmente cinco lojas nos Estados Unidos, além da enorme unidade localizada na cidade de Nova York, outras três unidades localizadas na cidade de Miami Beach (Flórida), East Hampton (Nova York) e Los Angeles (Califórnia), garantem diversão e muitas delícias açucaradas para crianças e adultos. Seus produtos também estão disponíveis através da loja virtual da marca. Além disso, os produtos da marca podem ser encontrados dentro de sofisticadas lojas de departamento como Neiman Marcus, Bloomingdale’s, Macy’s, Saks Fifth Avenue, Holt Renfrew (localizada em Vancouver no Canadá), entre outras.

Você sabia?
A rede DYLAN’S CANDY BAR oferece mais de 7.000 itens entre balas, chocolates, pirulitos, bombons, biscoitos, chicletes, além de edições especiais, doces temáticos. E até uma completa linha de snacks para animais de estimação.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 23/5/2013

Nenhum comentário: