26.6.09

SIGG SWITZERLAND


Pode uma garrafinha de alumínio, criada para matar a sede de esportistas, se transformar em um objeto de desejo e ter sua marca associada aos universos da moda e do marketing? Sim. Pode, desde que leve a assinatura da suíça SIGG e tenha como parceiros equipes de Fórmula 1 e grifes de luxo. 

A história 
A história começou em 1908 quando Ferdinand Sigg, um especialista em processamento de metais, e seu colega Xaver Küng, fundaram uma pequena fábrica (batizada de Küng, Sigg & Cie) para produzir produtos em alumínios em Biel, nas cercanias da cidade de Zurique na Suíça. Ambos acreditavam que o alumínio seria o metal do futuro e começaram fabricando vários produtos, como por exemplo, materiais elétricos, garrafas de água, frigideiras e outros itens domésticos sob a marca SIGG. Suas garrafas foram aos campos de batalha como equipamento essencial para os soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917 a empresa se mudou para o pitoresco vilarejo de Frauenfeld e adotou oficialmente o nome de SIGG AG ALUMINIUMWARENFABRIK. No final dos anos de 1920, para aproveitar a sobra de material, a empresa começou a produzir garrafas para esquentar a cama e ou aliviar a dor (uma espécie de bolsa de água quente). No decorrer das décadas, os produtos da marca SIGG se tornaram presença constante nos lares suíços.


No início dos anos de 1980, o governo suíço proibiu a utilização de garrafas para líquidos nas escolas públicas, por não haver nenhuma que atendesse as necessidades de saúde, higiene e padrões ecológicos. A SIGG então recebeu a difícil tarefa de desenvolver uma garrafa que fosse adequada para satisfazer os rígidos padrões exigidos pelas escolas suíças. Foi então que nasceu, em 1983, a SIGG BOTTLE, uma garrafa prática, higiênica, ecológica e durante anos a única que aceitava qualquer tipo de bebida, não deixando gosto nem cheiro, não criando fungos e totalmente hermética. Devido à sua praticidade, qualidade e design, rapidamente as garrafas da SIGG viraram moda na Europa e posteriormente no mundo inteiro.


As suas primeiras garrafas esportivas foram lançadas no mercado na década de 1990 e, preocupada com os bilhões de resíduos plásticos produzidos anualmente em todo o mundo, a empresa dedicou-se à concepção de uma garrafa apelativa e reutilizável, que as pessoas rapidamente adotariam no lugar das banais garrafas de plástico. A primeira garrafa esportiva (com capacidade de 750 ml e uma distintiva tampa) foi apresentada em 1992 e o sucesso foi tal que, logo no ano seguinte, as divertidas garrafas SIGG ganharam lugar cativo no badalado Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York. Rapidamente as garrafinhas de alumínio da marca se tornaram uma verdadeira mania nas academias de ginástica em muitos países. Em 1995 o processo de produção se tornou totalmente automático, permitindo assim o lançamento de quatro novas cores.


A partir de 1999 a SIGG passou a dedicar-se exclusivamente à produção das garrafas reutilizáveis e “amigas do ambiente”, fabricadas 100% em alumínio, resistentes ao choque e que mantinham a água (refrigerante ou qualquer outro líquido) fresca, livre de sabores e odores. Outro produto de sucesso da marca suíça lançada no mercado foi a METRO MUG (copo térmico), com ampola (interior) de inox, que não quebra, sendo capaz de conservar a temperatura por até 6hs (quente) e 12hs (frio). Além disso, possui tampa de excelente vedação com orifício especial para alívio de pressão de líquidos quentes. A famosa marca desembarcou no Brasil em 2004, tendo como prioridade explorar o rico segmento das academias de ginástica e praticantes de exercícios físicos, sem perder de vista as possibilidades no mercado fashion, comercializando produtos como uma garrafa com cinto de couro Louis Vuitton. No ano seguinte foi fundada a subsidiária americana.


Nos últimos anos, os suíços transformaram sua garrafa em um poderoso veículo de marketing. Edições personalizadas foram usadas como brindes em eventos, como por exemplo, o lançamento mundial da Audi ou um torneio de snowboard da Red Bull nos Alpes. Licenciamento é outro foco, e seus produtos são estampados, por exemplo, com personagens Disney. Também introduziram novidades como uma linha especificamente desenvolvida para crianças com estampas de personagens infantis de sucesso e a tampa Active Bottle Top (introduzida pela primeira vez em 2004), com mecanismo e tecnologia que proporcionam um enorme conforto na hora de beber líquido, à prova de vazamento quando travada e bocal automático que pode ser destravado com apenas uma das mãos. Outra novidade da marca suíça, lançada em 2009, foi a garrafa SIGG WIDE MOUTH, que possuía bocal de 48 mm, especialmente desenvolvido para colocar suplementos alimentares, cubos de gelo e isotônicos. Dentro dos avanços tecnológicos, a marca apresenta também a textura aderente, permitindo o consumo de líquidos mesmo com as mãos molhadas, sem que a garrafa escorregue.


Mais recentemente a marca suíça vem ampliando seu portfólio de produtos. Como por exemplo, em 2013, quando introduziu um novo material: aço inoxidável. Com a linha Hot & Cold a SIGG passou a oferecer uma solução para garrafas térmicas, pois com um duplo isolamento a vácuo permite manter temperaturas, frias ou quentes, durante várias horas. Uma vantagem dessas garrafas é que não precisam de um revestimento interior para proteger os líquidos e são mais resistentes contra riscos do que as de alumínio. Já em 2014, iniciou a fabricação de garrafas feitas de alto grau de polipropileno 100% reciclável (um dos mais seguros, duráveis e eco-friendly plásticos disponíveis hoje). Como parte da filosofia da marca significa manter o “swissness” de seus produtos, as garrafas SIGG VIVA são livres de BPA e produzidas com os mesmos padrões ecológicos das garrafas de alumínio. Estas garrafas esportivas têm a vantagem de serem transparentes permitindo ver o interior e são muito resistentes contra arranhões.


Pouco depois, em 2015, ampliou seu portfólio de materiais com o lançamento de uma nova garrafa de vidro, constituída por duas paredes de vidro de borosilicato resistente ao calor. Mais recentemente, a SIGG adotou um novo material na fabricação de suas tradicionais garrafas. Esse material plástico patenteado como Tritan é absolutamente livre de poluentes nocivos, como substâncias ativas de estrogênio e ftalatos. O material parece vidro, mas é leve como uma pena, inquebrável, insípido e inodoro, bem como suporta temperaturas de lava-louças de até 90° C. Como todos os seus outros materiais, Tritan também é reciclável. No dia 5 de fevereiro de 2016 a empresa chinesa Haers Vacuum Containers adquiriu a SIGG por €14.6 milhões.


Atualmente as famosas e descoladas garrafas estão disponíveis em vários tamanhos (300 ml, 400 ml, 500 ml, 600 ml, 750 ml, 1 litro e 1.5 litros) e com três tipos de tampas para escolher. Além disso, todos os anos são lançados mais de 100 designs diferentes, que com suas tampas intercambiáveis possibilitam mais de mil opções de combinações. Adicionalmente, 1% dos lucros da SIGG é revertido em favor da organização de proteção ambiental 1% For The Planet.


O sucesso 
Evolução do velho cantil militar, a garrafa da suíça SIGG é produzida com sofisticados processos de fabricação em alumínio de alta qualidade. Além disso, é leve, durável e ecológica. A beleza das cores, do design e acabamento é notável. O interior da garrafa é revestido com verniz atóxico à base de água, que tem como principal característica não deixar cheiro e nem gosto nas bebidas. Este verniz especial tem durabilidade infinita até mesmo se a garrafa amassar, pois é maleável. Este tratamento interno também evita a criação de fungos nocivos à saúde, e de resistência aos ácidos, mantendo as características do líquido. Possui ainda uma nova tampa que protege o bico contra sujeira e sistema de vedação que abre e fecha somente com uma das mãos. Fatores como tendências atuais e sustentabilidade desempenham um papel central no desenvolvimento de produtos da marca. Atualmente as garrafas são desenhadas e fabricadas na Suíça em alumínio e polipropileno ou na China em aço inoxidável e vidro.


Mais do que isso, porém, o que faz sua fama é uma abordagem inspirada na Swatch, sua conterrânea fabricante de relógios. Em ambos os casos, a estratégia é replicar um produto simples em um sem número de cores e desenhos para as pessoas colecionarem. Uma garrafa não é tão “apelativa” como um relógio. Mas as imagens de pilotos da McLaren e da Williams circulando pelos boxes da F-1 com uma SIGG na mão ajudam a criar uma mística em volta da marca suíça. Isto sem contar celebridades como Ashton Kutcher, Cindy Crawford, Cameron Diaz e Gisele Bündchen, clicadas carregando as descoladas garrafinhas para matar a sede.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. Na mais recente, a palavra “Switzerland” foi abolida e a bandeira suíça diminuiu de tamanho e ganhou contos arredondados.


Os slogans 
The Art of Hydration. Excellence Since 1908. 
Here’s to the future. (2012) 
Reliably Tough. 
Simply eco logical. (2009) 
The World’s Toughest Water Bottle. (2007) 
Swiss Engineered Water Bottles. 
Swiss Made. Since 1908.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1908 
● Fundador: Ferdinand Sigg e Xaver Küng 
● Sede mundial: Frauenfeld, Suíça 
● Proprietário da marca: SIGG Switzerland AG 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Patric Zingg 
● Faturamento: €100 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 200 
● Segmento: Equipamentos esportivos e utensílios 
● Principais produtos: Garrafas e copos térmicos 
● Concorrentes diretos: Victorinox, Klean Kanteen, Contigo, Hydaway, Aquasana, Thermo Fisher Scientific e Nalgene 
● Ícones: O design de suas garrafas 
● Slogan: The Art of Hydration. Excellence Since 1908. 
● Website: www.sigg.com 

A marca no mundo 
A marca SIGG, reconhecida no mundo inteiro como líder na fabricação de garrafas para praticantes de esportes ao ar livre, fitness, trekking, ciclismo, tem suas icônicas garrafas comercializadas em mais de 70 países ao redor do mundo. A marca oferece mais de 250 tipos diferentes de garrafas, além de dispor de três tipos de tampas, designadas para diferentes tipos de esportes e atividades, com sistema preciso de vazão que não deixa o líquido escorrer ou respingar na hora do uso. Além disso, mais recentemente, a marca passou a oferecer também pequenos compartimentos de alumínios para acondicionar comidas e alimentos (uma espécie de marmita moderna). De acordo com pesquisa de mercado, o nome SIGG é conhecido por 70% das pessoas nos países de língua alemã. 

Você sabia? 
As garrafas SIGG não são térmicas, mas mantém a temperatura dos líquidos quentes ou gelados desde que não sejam expostas diretamente ao sol. Porém, a empresa vende separadamente sacos térmicos (neoprene) para envolver suas garrafas. 
Uma das principais qualidades da garrafa SIGG é a enorme durabilidade. Segundo a empresa, recentemente apareceu uma cliente com uma garrafa de 1975 que queria mudar a tampa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/8/2019

Um comentário:

Ester Kayeri disse...
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