26.6.09

SIGG SWITZERLAND

Pode uma garrafinha de alumínio, criada para matar a sede de esportistas, se transformar em objeto de culto e ter sua marca associada aos universos da moda e do marketing? Pode, desde que leve a assinatura da SIGG SWITZERLAND e tenha como parceiros equipes de Fórmula 1 e grifes de luxo.

A história
A história da empresa começou em 1908 quando Ferdinand Sigg, um especialista em processamento de metais, e seu colega Xaver Küng, fundaram uma fábrica para produzir produtos em alumínios em Biel, nas cercanias de Zurique na Suíça. Ambos acreditavam que o alumínio seria o metal do futuro e começaram fabricando vários produtos, como por exemplo, materiais elétricos, garrafas de água, frigideiras e outros itens domésticos sob a marca SIGG. Suas garrafas foram aos campos de batalha como equipamento essencial para os soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917 a empresa se mudou para o vilarejo de Frauenfeld e adotou oficialmente o nome de SIGG AG ALUMINIUMWARENFABRIK. No decorrer das décadas, os produtos da marca SIGG se tornaram presença constante nos lares suíços.


No início dos anos 80, o governo suíço proibiu a utilização de garrafas para líquidos nas escolas públicas, por não haver nenhuma que atendesse as necessidades de saúde, higiene e padrões ecológicos. A SIGG então recebeu a difícil tarefa de desenvolver uma garrafa que fosse adequada para satisfazer os padrões exigidos pelas escolas. Foi então que nasceu, em 1983, a SIGG BOTTLE, uma garrafa prática, higiênica, ecológica e a única até hoje que aceita qualquer tipo de bebida, não deixando gosto nem cheiro, não criando fungos e totalmente hermética. Devido à sua praticidade, qualidade e design, rapidamente as garrafas da SIGG viraram moda na Europa e posteriormente no mundo inteiro.


As suas primeiras garrafas esportivas foram lançadas no mercado na década de 90 e, preocupada com os bilhões de resíduos plásticos produzidos anualmente em todo o mundo, a empresa dedicou-se à concepção de uma garrafa apelativa e reutilizável, que as pessoas rapidamente trocariam em lugar das garrafas de plástico banais. A primeira garrafa esportiva (com capacidade de 750 ml e uma distintiva tampa) foi apresentada em 1992 e o sucesso foi tal que, logo no ano seguinte, as divertidas garrafas SIGG ganharam lugar cativo no badalado Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. Rapidamente as garrafinhas de alumínio da marca se tornaram uma verdadeira mania nas academias de ginástica. Em 1995 o processo de produção se tornou totalmente automático, permitindo assim o lançamento de quatro novas cores.


A partir de 1999 a SIGG passou a dedicar-se exclusivamente à produção das garrafas reutilizáveis e “amigas do ambiente”, fabricadas 100% em alumínio, resistentes ao choque e que mantinham a água (refrigerante ou qualquer outro líquido) fresca, livre de sabores e odores. Outro produto de sucesso da marca suíça é a METRO MUG (copo térmico) original, com ampola (interior) de inox, que não quebra, sendo capaz de conservar a temperatura em até 6h (quente) e 12hs (frio). Além disso, possui tampa de excelente vedação com orifício especial para alívio de pressão de líquidos quentes. A famosa marca desembarcou no Brasil em 2004, tendo como prioridade explorar o rico segmento das academias sem perder de vista as possibilidades no mercado fashion, comercializando produtos como uma garrafa com cinto de couro Louis Vuitton. No ano seguinte foi fundada a subsidiária americana.


Nos últimos anos, os suíços transformaram sua garrafa em um poderoso veículo de marketing. Edições personalizadas foram usadas como brindes em eventos, como por exemplo, o lançamento mundial da Audi ou um torneio de snowboard da Red Bull nos Alpes. Licenciamento é outro foco, e seus produtos são estampados, por exemplo, com personagens Disney. Também introduziram novidades como uma linha especificamente desenvolvida para crianças com estampas de personagens infantis de sucesso e a tampa Active Bottle Top (introduzida pela primeira vez em 2004), com mecanismo e tecnologia que proporcionam um enorme conforto na hora de beber líquido, à prova de vazamento quando travada e bocal automático que pode ser destravado com apenas uma das mãos. Uma das mais recentes novidades da marca, lançada em 2009, é a garrafa SIGG WIDE MOUTH, que possui bocal de 48 mm, especialmente desenvolvido para colocar suplementos alimentares, cubos de gelo e isotônicos. Dentro dos avanços tecnológicos, a marca apresenta também a textura aderente, permitindo o consumo de líquidos mesmo com as mãos molhadas, sem que a garrafa escorregue.


Atualmente as famosas e descoladas garrafas estão disponíveis em vários tamanhos (300 ml, 400 ml, 600 ml, 750 ml, 1 litro e 1.5 litros) e com dois tipos de tampas para escolher. Além disso, todos os anos são lançados mais de 100 designs diferentes, que com suas tampas intercambiáveis possibilitam mais de mil opções de combinações. Adicionalmente, 1% dos lucros da SIGG são revertidos em favor da organização de proteção ambiental 1% For The Planet.


O sucesso
Evolução do velho cantil militar, a garrafa da suíça SIGG é produzida com sofisticados processos de fabricação em alumínio de alta qualidade. Além disso, é leve, durável e ecológica. A beleza das cores, do design e acabamento é notável. O interior da garrafa é revestido com verniz atóxico à base de água, que tem como principal característica não deixar cheiro e nem gosto nas bebidas. Este verniz especial tem durabilidade infinita até mesmo se a garrafa amassar, pois é maleável. Este tratamento interno também evita a criação de fungos nocivos à saúde, e de resistência aos ácidos, mantendo as características do líquido. Possui ainda uma nova tampa que protege o bico contra sujeira e sistema de vedação que abre e fecha somente com uma das mãos.


Mais do que isso, porém, o que faz sua fama é uma abordagem inspirada na Swatch, sua conterrânea fabricante de relógios. Em ambos os casos, a estratégia é replicar um produto simples em um sem número de cores e desenhos para as pessoas colecionarem. Uma garrafa não é tão “apelativa” como um relógio. Mas as imagens de pilotos da McLaren e da Williams circulando pelos boxes da F-1 com uma SIGG na mão ajudam a criar uma mística em volta da marca suíça. Isto sem contar celebridades como Ashton Kutcher, Cindy Crawford, Cameron Diaz e Gisele Bündchen, clicadas carregando as descoladas garrafinhas para matar a sede.


Dados corporativos
● Origem:
Suíça
● Fundação:
1908
● Fundador:
Ferdinand Sigg e Xaver Küng
● Sede mundial:
Frauenfeld, Suíça
● Proprietário da marca:
SIGG Switzerland AG
● Capital aberto: Não
● CEO:
Steven Taylor
● Faturamento: €75 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
+ 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
250
● Segmento:
Equipamentos esportivos e utensílios
● Principais produtos:
Garrafas e copos térmicos de alumínio
● Principais concorrentes: Klean Kanteen e Nalgene
● Ícones: O design de suas garrafas
● Slogan:
The World’s Toughest Water Bottle.
● Website: www.sigg.ch

A marca no mundo
A marca SIGG, reconhecida no mundo inteiro como líder na fabricação de garrafas para praticantes de esportes ao ar livre, fitness, trekking, ciclismo, tem suas icônicas garrafas comercializadas em mais de 50 países ao redor do mundo. A marca oferece mais de 250 tipos diferentes de garrafas, além de dispõem de três tipos de tampas, designadas para diferentes tipos de esportes e atividades, com sistema preciso de vazão que não deixa o líquido escorrer ou respingar na hora do uso.

Você sabia?
As garrafas SIGG não são térmicas, mas mantém a temperatura dos líquidos quentes ou gelados desde que não sejam expostas diretamente ao sol. Porém, a empresa vende separadamente sacos térmicos para envolver suas garrafas.
Uma das principais qualidades da garrafa SIGG é a enorme durabilidade. Segundo a empresa, recentemente apareceu uma cliente com uma garrafa de 1975 que queria mudar a tampa.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 20/11/2011

Um comentário:

Ester Kayeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.