20.6.09

SILIT


Suas panelas com design moderno, coloridas e feitas de materiais extremamente avançados, livres de níquel e antibactéria, fazem com que o ato de cozinhar deixe de ser uma necessidade e passe a ser um grande prazer cheio de saúde. As panelas SILIT foram projetadas não apenas para prepararem os alimentos de uma forma mais saudável, mas também para servi-los e armazená-los com total conforto e segurança. Os produtos SILIT significam inovação e a melhor qualidade “Made in Germany”, bem como sustentabilidade e funcionalidade com eficiência energética. 

A história 
A história da marca tem início em 1920 na Alemanha quando a tradicional empresa de cutelaria WMF (complicada abreviação de Württembergische Metallwarenfabrik), fundada em 1853 por Daniel Straub, resolveu ingressar no segmento de panelas e introduziu no mercado uma linha feita com aço da melhor qualidade chamada Silitstahl (SILIT STEEL). Já em 1927 a marca introduziu a primeira de muitas novidades: a panela de pressão SIKO, primeira a ser fabricada e vendida para uso doméstico com total segurança, e que possuía três níveis de cozimento. Com o passar dos anos essa panela seria conhecida como Sicomatic® (que apesar de ser marca registrada, se tornaria um termo genérico para qualquer panela de pressão, especialmente no continente europeu), e com a evolução da tecnologia se tornou a primeira panela de pressão do mundo com regulador de cozimento e o sistema de segurança no cabo, tornando-se assim líder de mercado na Alemanha e no continente asiático. Outro diferencial da Sicomatic® é o tempo de cozimento em relação a uma panela convencional, três vezes mais rápido, consumindo assim muito menos energia.


Quase no final da década de 1950, em 1959, a SILIT introduziu no mercado outra grande novidade: uma panela de aço sem emenda e cromada nas bordas. Em 1964 a WMF vendeu a marca SILIT, para se arrepender mais de 30 anos depois, e recomprá-la, tornando-a seu braço tecnológico, com administração e atuação independente. As novidades desta década foram: a primeira panela esmaltada do mundo com uma capa antiaderente (1962) e a primeira panela esmaltada colorida, introduzida em 1969. Na década seguinte a marca alemã introduziu no mercado produtos pioneiros como a Sicomatic®-S, primeira panela de pressão do mundo com regulador de temperatura, que estreou em 1975. A década de 1980 começou com o lançamento, em 1983, da Profi Gourmet, primeira linha de panelas profissionais para uso doméstico. Dois anos mais tarde, introduziu no mercado a Sicomatic®-L, primeira panela de pressão com válvula de segurança, tornando assim o produto ainda mais seguro.


Em 1988, a SILIT revolucionou o mercado mais uma vez ao desenvolver um material único: o Silargan®, que preserva todo o sabor e o aroma natural de cada ingrediente. Desenvolvido por especialistas, até hoje nenhuma empresa conseguiu reproduzir algo parecido, pois o material é feito de aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia, formando um composto inseparável à prova de cortes e arranhões. A superfície é extremamente lisa, sem porosidade alguma. Com isso, apresenta alto brilho e garante facilidade na hora de limpar. Além disso, a superfície escura interna é excelente para armazenar e distribuir o calor. A SILIT, portanto, causou uma pequena revolução no mundo da culinária. E isso é o que a torna uma especialista em culinária: uma mistura de conhecimento, experiência e inovações.


Em 1995, a marca lançou a Sicomatic®-E, primeira panela de pressão a ser produzida com o novo material Silargan®. No início do novo milênio, a SILIT introduziu no mercado, em 2001, a Sicomatic®-T, uma panela de pressão com cabo de fácil manuseio. Este ano foi marcado também pelo lançamento de uma completa linha de utensílios domésticos com design moderno. Os produtos da marca alemã chegaram ao Brasil em 2002 através de um importador exclusivo. Em apenas quatros anos no mercado brasileiro, a SILIT havia vendido mais de 7 mil unidades de suas panelas de luxo, encontradas nas mais sofisticadas lojas do segmento. Em 2004 a marca lançou no mercado a linha Elements (panelas, caçarolas, bowls, cestas e tampas) que utilizava o Silargan®, uma liga de cerâmica mais dura que o aço, que possui robustez e durabilidade, com uma superfície indestrutível e resistente a arranhões, além de possuir um sistema inteligente de cozimento, permitindo o uso múltiplo das tampas e empilhamento de todas as peças em apenas 32 cm. Em 2009, mais uma inovação: Sicomatic® T-Plus, a primeira panela de pressão com três níveis de cozimento pré-definidos.


Nos últimos anos a marca alemã inundou o mercado com novidades como a frigideira que mostra a temperatura corrente e a temperatura pré-ajustada de acordo com a tabela de tempo para cozimento; termômetro culinário digital (possui mostrador de temperatura digital, sendo ideal para medir a temperatura de sólidos e líquidos); colher medidora que oferece duas funções em um só item, além de medir pode pesar, sendo ideal para pesar trufas, açafrão, balsâmico, ervas secas, temperos e condimentos; a primeira linha de panela de pressão do mundo com regulador de cozimento e sistema de segurança no cabo; uma linha de panelas com garantia de 30 anos; a linha PASSION COLOURS, panelas com design inovador e colorido, que possuem acabamento externo de cerâmica de alta resistência e interior feito com o revolucionário material Silargan®, além de cabos metálicos que permitem o uso (sem a tampa) no forno; a linha VITALIANO, panelas inspiradas no estilo de vida do mediterrâneo, combinando design excepcional e durabilidade, caracterizadas pela robustez e formas cônicas; e a linha FRESH COLOURS, que com cores fortes e vibrantes é a tradução perfeita da ousadia germânica, representando um novo conceito de preparar, servir e armazenar alimentos.


Além disso, nos últimos anos, a SILIT diversificou sua linha de produtos, introduzindo uma enorme gama de acessórios e utensílios de cozinha como chaleiras, talheres, tesouras, espátulas, raladores, moedores, termômetros culinários, saca-rolhas, fogões de indução, paliteiros, pegadores, saleiros, tábuas antibactérias, açucareiros, abridores de latas, luvas térmicas, pratos de bolo, mantegueiras, peneiras, entre outros itens. Resumindo, uma linha completa para quem procura tecnologia, sofisticação e praticidade na hora de manusear e preparar alimentos. Essa enorme linha de produtos e acessórios da SILIT possui a mesma qualidade presente nas panelas e frigideiras: design funcional, facilidade de limpeza, resistência a máquinas lava-louças, alta tecnologia e praticidade.


A melhor do mundo 
A SILIT é considerada uma excelência em utensílios para cozinha, especialmente em panelas. E o melhor exemplo para confirmar esta afirmação atende pelo nome de SILIT SICOMATIC® ECONTROL, simplesmente a melhor panela de pressão do mundo, desenvolvida para uma geração que se preocupa com uma alimentação mais saudável, bem como, com o preparo e a qualidade dos alimentos consumidos diariamente. Essa verdadeira “Ferrari” das cozinhas alia tecnologia e design, resultando em menor gasto de energia e muito mais sabor nos alimentos. Mas afinal o que esta panela tem de especial? Eis aqui alguns argumentos: 
Possui um regulador rotativo que pode ser acionado com uma só mão; três níveis de cozimento reguláveis de forma fixa e totalmente desenvolvida para preparar alimentos mais saudáveis; poupa até 70% de tempo no preparo dos alimentos, o que resulta em menor consumo de gás (o meio-ambiente agradece); e design revolucionário, que além de moderno (oferece várias opções de cores, como por exemplo, branca, amarela, verde, laranja, vermelha e preta) é prático, pois o pegador, assim como as válvulas de segurança são removíveis para facilitarem a limpeza. Mas talvez o argumento mais importante seja o revolucionário sistema Sicomatic® Econtrol, que faz com que vitaminas e minerais, além do aroma, permanecem no alimento depois do preparo. Portanto, com esta panela as receitas ficarão com ainda mais sabor.


Tecnologias em prol da saúde 
Além da extrema qualidade e design arrojado a SILIT preocupa-se também com o bem-estar dos seus consumidores desenvolvendo tecnologias exclusivas. Somente a SILIT, que tem a qualidade como marca registrada, oferece inovações como Silargan®, Sillitan®, CeraProtect® e E30®, materiais que levam praticidade, sabor e saúde na preparação de alimentos e pratos. A estreita colaboração com especialistas em design, função e produção garantem a força inovadora da marca.


SILARGAN® (lançado em 1988) - Aço ferromagnético fundido com uma cerâmica de alta tecnologia (esta cerâmica é composta por mais de 30 elementos). Os maiores diferenciais deste tipo de material são em relação á saúde (possui propriedade antibacteriana que evita a proliferação de bactérias nos alimentos, pois contém na composição íons de prata, elemento utilizado na fabricação de material cirúrgico, sendo ideal para pessoas com baixa imunidade, como por exemplo, idosos, bebês, crianças e convalescentes; além de evitar a transferência de elementos nocivos, pois é neutro e sem porosidade); ser extremamente resistente a cortes e arranhões; permitir qualquer tipo de preparação com altíssimo desempenho (não altera o sabor dos alimentos, e por ser excelente condutor de calor, proporciona cozimento rápido), como por exemplo, cozinhar, grelhar, fritar, refogar, assar e vapor; ser ideal para pessoas alérgicas, pois é livre de níquel; além de aceitar todos os tipos de fogões (a gás, vitrocerâmico, indução e elétrico). 
E30® (lançado em 2002) - Revolucionário material usado nas panelas da linha Vision, que são dotadas de um sistema inovador de cozimento para várias funções como a vapor, ensopados, refogados e pressão culinária asiática. O E30 é a combinação de aço inox com cerâmica de alta tecnologia. Por ser mais “dura” que o aço, a cerâmica é a prova de arranhões e não abrasiva, tornando-se assim mais durável. O E30 não contém nenhuma substância nociva à saúde e é livre de níquel, devido a sua superfície ultra polida. É antibactericida, higiênico e não altera o sabor dos alimentos. Robusto e durável o E30 dá 30 anos de garantia, é compatível com todo tipo de fogão, inclusive de indução, além de poder ser guardada em pilhas (uma em cima da outra), o que economiza espaço na hora de arrumar as panelas no armário. 
CeraProtect® (lançado em 2007) - Revestimento mineral antiaderente, composto de grânulos de minério, completamente atóxico, que suporta até 400º C, e que não permite que as panelas risquem com facilidade, sendo, portanto, mais durável que uma panela antiaderente comum. Além disso, é um excelente condutor de calor, permitindo preparar com maior rapidez alimentos com pouca ou nenhuma gordura. 
SILLITAN® - Revestimento antiaderente a base de titânio, que permite o preparo de alimentos com óleo reduzido e tem 3 anos de garantia. As frigideiras têm três camadas antiaderentes.


Os slogans 
Cooking experts. Since 1920. 
Pure cooking enjoyment. 
Totally enjoy. (2001) 
If good taste is required. (1993) 
Puro prazer em cozinhar. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1920 
● Criador: WMF 
● Sede mundial: Riedlingen, Alemanha 
● Proprietário da marca: Silit-Werke GmbH & Co. KG 
● Capital aberto: Não (subsidiária da WMF Group GmbH) 
● Presidente: Volker Lixfeld 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 900 
● Segmento: Utensílios para cozinha 
● Principais produtos: Panelas, frigideiras e acessórios para cozinha 
● Concorrentes diretos: Le Creuset, Staub, Mauviel, KitchenAid, Tefal, Tramontina e All Clad 
● Ícones: As tecnologias exclusivas utilizadas em suas panelas 
● Slogan: Cooking experts. Since 1920. 
● Website: www.silit.de 

A marca no mundo 
Os produtos da SILIT, que incluem uma completa linha de panela e utensílios para cozinha, são vendidos em mais de 80 países ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde seus produtos podem ser encontrados na rede Tool Box (www.tbox.com.br/). A marca alemã possui forte presença na Europa e no continente asiático. 

Você sabia? 
A SILIT é subsidiária do grupo WMF, só que com algumas diferenças. Enquanto a WMF se especializou em produtos de inox, a SILIT se transformou no braço tecnológico da marca, atuando como uma empresa independente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 18/7/2018

10 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto, parabéns. Bastante informação.

Anônimo disse...

Adorei saber que´tem origem e é propriedadee da WMF. Melhor recomendação não precisa.
Nilza

Kinhoes disse...

Alguem conhece um site seguro para comprar a panela de pressão Silit sicomatic econtrol ?

DriHaime disse...

Olá Kinhoes, as minhas chegaram hoje, a de pressão comprei no mercado livre pela loja Cook & Beyond de Chapecó e o jogo com 4 caçarolas comprei na loja Presentes Rodriguez.
Comprei em locais diferentes por causa da promoção que cada um oferecia mas os dois pedidos chegaram juntos e antes da data prevista que era só pro dia 08/02.

Unknown disse...

Existe peça pra reposição? Onde encontro?

Unknown disse...

Quanto custa a panela?

Unknown disse...

Quanto custa esse kit de panelas???

Unknown disse...

Ela e linda.....

Unknown disse...

A panela de pressão na cor preta também possui revestimento interno em silargan? Nos sites que entrei para comprar é a única que não apresenta esta descrição.

Anônimo disse...

Vcs sabiam que no Brasil tem um grupo vendendo panelas falsificadas dizendo que as panelas são originais da sillit