22.7.09

BUITONI


A qualidade e prestígio dos produtos BUITONI fazem com que esta seja uma das maiores e mais conhecidas marcas em todo o mundo, quando o assunto é cozinha italiana. Em outras palavras, BUITONI é a experiência única de saborear a Itália à mesa, oferecendo massas, molhos e produtos práticos e saborosos para qualquer ocasião, concebidos com os melhores ingredientes da região da Toscana. 

A história 
Tudo começou no início do século XIX, em Sansepolcro, na linda região da Toscana, no coração de Itália, quando o talento de Giulia Boninsegni Buitoni para produzir massas caseiras acabaria por torná-la em uma das figuras mais notáveis da sua época. Todas as pessoas que experimentavam as massas de Mamma Giulia, como era carinhosamente conhecida, partilhavam da mesma opinião: “são as melhores!”. A fama de suas deliciosas massas caseiras se espalhou de tal forma, que rapidamente Mamma Giulia deixou de ter capacidade para atender a inúmeras, e cada vez maiores, encomendas que recebia todos os dias. Decidida a levar seu negócio familiar em frente, Giulia Buitoni, senhora de um forte espírito empreendedor, juntamente com a ajuda de seu marido, Giovanni Battista, fundou no dia 12 de novembro de 1827, a Giovani & Fratelli Buitoni, primeira fábrica de massas com capacidade para produção em grande escala, um feito que marcaria para sempre a história da culinária e a indústria da alimentação.


As deliciosas massas eram feitas com farinha de trigo de grano duro, que chegavam a viajar mais de 600 quilômetros, pois vinham da região de Puglia, resultando em macarrões mais saboroso, consistentes e duráveis, em uma época em que a refrigeração não existia. Pelas mãos do filho mais velho de Mamma Giulia – Giovanni Buitoni – o negócio atravessou fronteiras, adquirindo elevado prestígio e reconhecimento internacional: a medalha de ouro, na Exposição Internacional de Paris de 1870 e o Diploma de Excelência na Feira Universal de Chicago, foram apenas os primeiros dos muitos prêmios atribuídos as deliciosas massas e comidas da BUITONI ao longo dos anos seguintes. Em 1884 a empresa lançou sua primeira massa sem glúten, idela para crianças e pessoas que sofriam de algumas doenças. Em 1916, a BUITONI já produzia mais de 3.500 toneladas de massas anualmente.


Na década de 1930, a marca ingressou no mercado francês (1934) e mais tarde no americano, especialmente na cidade de Nova York, onde a colônia de italianos era muito grande. Nas décadas seguintes, a marca sabendo das qualidades de adaptações de molhos e massas em refeições mais contemporâneas, introduziu no mercado novos produtos com combinações de sabores deliciosas. Adquirida pela poderosa Nestlé em 1988 por US$ 1.27 bilhões, rapidamente a BUITONI se tornou uma das marcas mais importantes do grupo suíço. Nos anos seguintes os produtos da marca foram introduzidos em muitos países ao redor do mundo. No início do novo milênio, em 2003, a BUITONI ingressou no segmento de refeições preparadas ultra-congeladas com o lançamento de uma completa linha de produtos, incluindo pizzas (cujo segredo está na qualidade e textura da massa e na frescura e sabor natural dos ingredientes), lasanhas, canelonis, paellas e risotos, que apresentava um conjunto de soluções práticas, fáceis e rápidas, com receitas exclusivas e verdadeiramente saborosas capaz de satisfazerem o apetite dos mais exigentes.


A Nestlé apostava assim na qualidade dos ingredientes e em receitas que iam ao encontro do gosto e das necessidades do consumidor, passando a estar presente não somente na despensa, mas também no congelador de milhões de lares pelo mundo afora. Também foram introduzidos outros produtos como uma completa linha de torradas, misturas para bolos e tortas, além de ingredientes para a preparação de massas caseiras. Atualmente todos os produtos da marca são desenvolvidos em um centro de pesquisas, conhecido como Casa Buitoni, uma vila de estilo neoclássico, encravada nas belas montanhas do vale de Valtiberina na região da Toscana, comprada pela empresa na década de 1980. Símbolo do compromisso contínuo com a qualidade, a criatividade e a tradição, a Casa Buitoni é o local onde as receitas italianas mais tradicionais se tornam produtos inovadores, graças ao conhecimento e criatividade de renomados chefs, nutricionistas e especialistas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca italiana passou por algumas alterações ao longo dos anos. Há poucos anos atrás a marca BUITONI passou por uma pequena reformulação visual, incluindo logotipo (nome da marca em vermelho e fundo verde) e novas embalagens de produtos, que passaram a adotar a cor verde como predominante.


Os slogans 
Buitoni, c’è più gusto. 
Il Gusto della Vita. 
Keep life fresh. 
The Italian art of food. (2009, Estados Unidos) 
Italians simply love it. (2005, Reino Unido) 
All the freshness of Little Italy. (2003) 
Share the Italian love of food. (1992) 
It’s Italian for good food. (1988) 
How it’s done in Italy. (1982)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 12 de novembro de 1827 
● Fundador: Giulia e Giovanni Battista Buitoni 
● Sede mundial: Milão, Itália 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Bulcke 
● Faturamento: €1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Massas e molhos 
● Concorrentes diretos: Barilla, Bertolli, Divella, Baronia, Delverde e De Cecco 
● Slogan: Buitoni, c’è più gusto. 
● Website: www.buitoni.com 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos BUITONI são comercializados em mais de 50 países espalhados por todo o mundo, conservando toda a qualidade original e permitindo a milhões de consumidores desfrutarem do genuíno sabor italiano, quando, onde e como quiserem. Sua linha de produtos, composta por mais de 45 itens, abrange principalmente molhos, massas e queijos ralado, além de torradas, pizzas e massas folhadas. A marca possui forte presença na Europa (especialmente na Itália, Reino Unido, França e Alemanha) e nos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/10/2015

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem duvida produz otimos produtos

Morei na Italia e comprei muitos produtos buitoni no supermercado.

A torrada deles era inigualavel.