22.10.09

MM NEWS

MM NEWS é a nova coluna semanal (publicada toda sexta-feira) do Blog que abordará as novidades relacionadas a marketing, publicidade, design e comunicação. Tudo o que está acontecendo você poderá acompanhar aqui.
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ARTHOME de visual novo
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ARTHOME, empresa que desde 1998 se dedica a trazer para o mercado brasileiro o que há de mais moderno quando o assunto é utensílios de cozinha e eletrodomésticos portáteis, através de marcas consagradas mundialmente como a alemã SILIT, a australiana BREVILLE, a francesa MASTRAD e a americana SIMPLEHUMAN, apresentou recentemente seu novo logotipo, totalmente alinhado com as tendências de mercado. Eu gostei e aprovei.
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Sea World e Busch Gardens sob nova direção
Na semana passada, a empresa de investimentos Blackstone Capital Partners chegou a um acordo com a Anheuser-Busch InBev para a compra da sua divisão de entretenimento (Busch Entertainment), dona dos parques temáticos Busch Gardens, Sea World, Aquatica, Discovery Cove e Adventure Island, por US$ 2.7 bilhões. A Blackstone, que já é proprietária de outras empresas no segmento de turismo e parques temáticos como Travelport, Hilton Worldwide, Legoland e metade da Universal Orlando, anunciou investimentos bilionários nos parques recém-adquiridos. Desde que comprou a Anheuser-Busch no ano passado, a empresa belgo-brasileira sempre deixou claro que seu foco principal era o setor cervejeiro, e que iria se desfazer dos outros negócios da tradicional empresa americana. A Disney que se cuide.
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Absolut Vodka lança mais uma edição limitada
A ABSOLUT VODKA, agora sob propriedade da francesa Pernod Ricard, anunciou esta semana o lançamento de mais uma edição limitada. Batizada de Flavor of the Tropics, a nova vodca que mistura sabores de manga, laranja, lichia, abacaxi e melão, inicialmente estará disponível somente nas lojas do Free Shop no mundo inteiro. O novo produto será lançado na Europa e nos Estados Unidos em janeiro de 2010, e no resto do mundo somente em fevereiro. Agora é esperar para experimentar essa miscelânia de sabores tropicais e por hora curtir o belo design da nova garrafa.
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Billboard chega ao mercado para fazer barulho
Lançada oficialmente no mercado brasileiro no dia 14 de outubro, a revista americana BILLBOARD chega para aumentar os decibéis e afrontar sua principal concorrente mundial, a ROLLING STONE. E chega com uma campanha de lançamento pra lá de sugestiva: “Você só ouvir falar. Agora vai ler”. Considerada a “Bíblia da Música”, a publicação terá a versão nacional de suas famosas paradas e sua primeira capa trás o Rei Roberto Carlos por um motivo óbvio: é campeão de vendas de "disco" no país.
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A hipocrisia do consumidor
Sei que a notícia é do mês passado, mas não posso deixar de comentar a que ponto chega a hipocrisia da raça humana. No mais novo comercial da marca HAVAIANAS, uma adolescente está em um restaurante com a sua avó, quando um famoso ator de novela (Cauã Reymond) chega e as duas começam um diálogo moderninho falando de sexo. Pois bem, a propaganda foi retirada do ar pela própria empresa devido às inúmeras reclamações de pessoas que acharam que o comercial banalizava o casamento. Essas mesmas pessoas deviam reclamar das coisas nebulosas que acontecem em Brasília ou da violência absurda no Rio de Janeiro. Isto é Brasil. Ah, e ainda bem que a Internet é democrática e bem moderninha, basta clicar no ícone abaixo para rever o comercial.
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Nickelodeon de “roupa nova”
O NICKELODEON está de visual novo. Depois de utilizar inúmeros logotipos nos últimos o canal resolveu dar uma identidade mais homogênea e alinhada a todos os seus produtos. Cyma Zarghami, presidente da empresa, disse que “a decisão para a mudança foi tomada depois que todos os logotipos da empresa foram colocados num cartão de visitas. Parecia uma bagunça”. O novo logotipo usa tipografia em caixa-baixa e seu ponto principal é a letra “i” que, segundo a própria empresa, representa a silhueta de uma criança.
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Mas a mudança não se restringiu somente a identidade visual. Como exemplo desse alinhamento, dois canais da rede já sofreram mudanças no seu nome: o canal Noggin mudou para Nick Jr. e o The N mudou para TeenNick. Essa mudança nos nomes é para incluir a “assinatura” Nick em todos os canais, alinhando assim com o novo logotipo e posicionamento da marca.
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Que precisava de um alinhamento ninguém tinha dúvida. Mas, eu particularmente, não gostei.
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Filme “UP” literalmente nas alturas
A DISNEY/PIXAR está rindo à toa. O filme UP: Altas Aventuras, lançado no final de maio, em menos de seis meses já faturou US$ 500 milhões de dólares. E isto, somente em bilheteria. Ao criar o simpático velhinho Carl Fredricksen, encher sua casa de balões e colocar ao seu lado nessa aventura o menino Russell, um escoteiro gordinho de apenas oitos anos de idade, a PIXAR sabia que iria faturar alto. Mas creio que não tanto em tão pouco tempo.
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Lula, a Vale e um alvo chamado Agnelli
É realmente absurdo que o nosso “querido” presidente, que nem sequer sentou direito em uma carteira escolar, queira criticar, e principalmente derrubar, um executivo do calibre de Roger Agnelli, que a frente da VALE, só fez entregar resultados positivos, transformando-a na mineradora mais lucrativa do mundo. O intenso bombardeio orquestrado pelo próprio Palácio do Planalto, pelo menos, neste momento cessou. Mas, é inadmissível essa “intromissão política” em uma empresa de capital aberto. Os acionistas estão de olho. E só um detalhe: Nos 55 anos em que foi estatal, a empresa pagou US$ 3 bilhões em dividendos aos acionistas - o maior era a União. Nos 12 anos pós-privatização, o valor subiu para US$ 11 bilhões, favorecendo sócios que são direta ou indiretamente ligados ao Estado, como o BNDES e os fundos de pensão. Mais uma vez é o nosso “querido” presidente metendo os pés pelas mãos.
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Band-Aid moderninho
Que a bandagem adesiva BAND-AID, da Johnson & Johnson, há tempos virou, digamos, um acessório fashion, não é novidade para ninguém. Depois de estampar personagens Disney, o Homem-aranha, a Hello Kitty e até trabalhos do estilista Alexandre Herchcovitch, é a MTV que assina a nova “coleção” do lúdico curativo. O objetivo da parceria parece ser modernizar o produto e atingir um público formado por jovens interessados em arte, cultura e música. Agora se machucar é mais que fashion, é uma questão cultural.
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Quaretona em plena forma
Ficou simplesmente magnífica a campanha da NATURA em comemoração aos seus 40 anos. Um OBRIGADO a todos e uma homenagem com apelo emocional aos consumidores, colaboradores, fornecedores, consultores e consultoras que viveram esses 40 anos junto com a empresa. A narração é feita pelo próprio Luiz Seabra, fundador da empresa, que a julgar pela voz e emoção colocada na narração, tem uma carreira promissora como locutor. Belo trabalho.
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Kadu Dias
(Publisher e fundador do MM)
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Fontes: Mundo do Marketing e sites de notícias

2 comentários:

Roberta disse...

Muito interessante o comentário da Absolut Vodka.Eles realmente estão usando a estratégia de extensão de linha. Existe alguma outra vodka que faça o mesmo?

Kleber Rodrigues disse...

Muito bom, sem dúvida, estarei aqui todas as sextas-feiras para acompanhá-lo!

Parabéns pela dedicação! ;)