20.10.09

PRÉSIDENT


Você acha possível existir uma verdadeira grife na produção de queijos? Se a resposta for negativa, você provavelmente ainda não experimentou os sofisticados e saborosos Camembert, Brie, ou até mesmo a manteiga da marca francesa PRÉSIDENT, que há décadas se dedica a arte de confeccionar os melhores e mais saborosos queijos e derivados. 

A história 
Tudo começou no dia 19 de outubro de 1933 quando André Besnier, um ex-vendedor de batedeiras, se instalou na região de Laval, em Mayenne no Vale de Loire, e coletou os primeiros 34 litros de leite para a fabricação de 17 queijos tipo Camembert. Era apenas o início de uma das mais renomadas e tradicionais produtoras de queijo do mercado francês. Em 1947, já instalado em uma fábrica maior, ele produzia, além do tradicional Camembert, queijos brancos, petits suisses (queijos brancos e frescos) e manteigas. Rapidamente André se tornou um verdadeiro especialista na arte e produção de manteigas de qualidade superior. Em 1955, ele morreu tragicamente, e seu filho, Michel Besnier, que trabalhava com o pai desde a adolescência como entregador, assumiu o comando dos negócios, que na época processava 7 milhões de litros de leite por ano e tinha 50 funcionários. Michel, além de ser um excelente artesão na arte de confeccionar queijos, possuía grande talento para gestão e comunicação, fazendo com que nos anos seguintes seus queijos, especialmente o Camembert “Le Voyageur”, conquistassem inúmeros prêmios e grande reputação em festivais internacionais.


Sempre inovador, na década de 1960, Michel consegue desenvolver uma técnica confiável de pasteurização para a produção dos tradicionais queijos Camembert. Além disso, foi o primeiro a introduzir no mercado francês a embalagem de leite UHT com o sugestivo nome de “lait 2000” (leite 2000). Em 1968, a empresa finalmente lançou no mercado o queijo Camembert pasteurizado com a marca PRÉSIDENT. A origem do nome e do logotipo da marca tem uma história curiosa. Michel havia recebido alguns dirigentes para troca de cumprimentos e conversavam sobre o novo Camembert pasteurizado criado pela empresa. A certa altura, ele pegou uma garrafa de uísque e disse aos seus convidados: Isto é o que é necessário. Um logotipo importante, que reforce a marca, com um significado forte, usando as cores dourado e preto, já que a empresa produzia queijos de acordo com os métodos da Normandia e da Bretanha. Em virtude disso, o logotipo deveria conter o brasão destas regiões. No que diz respeito ao nome da marca, a França era conhecida na época como o país dos presidentes. Afinal, todos eram presidentes de alguma coisa.


Dois anos depois, a sua produção já atingia 18 milhões de unidades. O enorme sucesso do Camembert, que vinha em uma inconfundível caixinha redonda de madeira, permitiu que a empresa crescesse e ganhasse mercado. A década de 1970 tem início com grandes novidades como a introdução do Camembert na embalagem de 145 gramas e o Camembert redondo com 8 porções (pequenos pedaços), este último introduzido em 1972, além da inauguração de uma fábrica em Domfront na região da Normandia, pioneira na fabricação do Camembert. Foi também nesta época que teve início a diversificação de produtos da marca com o lançamento no mercado da manteiga em barra e também no formato redondo. Rapidamente a manteiga PRÉSIDENT se tornou popular e um dos produtos mais importantes da marca.


Pouco depois, em 1975, outro grande sucesso da marca estreou no mercado: o famoso queijo tipo Brie. A década seguinte começou com a mudança de formato da manteiga, que passou a ser oval em 1981. Dois anos depois, os autênticos Camembert, elaborados na Normandia, recuperaram o prestígio com a criação da Appellation d’origine contrôlée (AOC). A classificação segue algumas regras estabelecidas em 1909, que caracteriza o produto: o queijo deve possuir textura macia, de massa mole, e ser curado, não podendo ser cozido, nem prensado e nem moldado. A partir deste momento os Camembert da marca PRÉSIDENT passaram a contar com a classificação e o selo de Origem Controlada.


No restante desta década, os queijos Camembert e Brie, além da manteiga da marca PRÉSIDENT se tornam ainda mais populares, posicionados como produtos de alta qualidade e tradição. Nesta época os produtos da marca eram divulgados com o tradicional slogan “Président, le bon goût français” (algo como “Président, o bom gosto francês”). Em 1991 a marca introduziu no mercado sua gama de queijos emmental, que em apenas seis anos se tornou líder de mercado. Dois anos depois, confirmando o enorme sucesso da PRÉSIDENT, a empresa atingiu uma marca histórica: a produção de um bilhão de Camembert.


As exportações começaram em 1995, quando os queijos e derivados da marca foram introduzidos no mercado alemão e americano. Neste mesmo ano a PRÉSIDENT introduziu a nova embalagem do queijo Brie com 500 gramas. Até o final da década a marca lançou no mercado novos tipos de queijo, novas embalagens (como o Camembert e o Emmental cremosos em bisnagas) e a manteiga Motte (com os grãos de sal marinho), além de introduzir seus produtos em muitos outros países ao redor do mundo. Com a chegada do novo milênio, a PRÉSIDENT ingressou em novas categorias de produtos com a introdução, em 2003, do queijo de cabra e da mussarela de búfala. Nesta época a marca PRÉSIDENT era líder absoluta no mercado francês e distribuída em mais de 120 países ao redor do mundo. Em 2006, a maior novidade da marca foi o lançamento da manteiga desenvolvida especialmente para cozinhar. Outra recente novidade da marca francesa é o queijo Brie em formato longo e redondo, perfeito para combinar com a tradicional forma oval das bolachas de canapés.


Um cuidado extremo é tomado na fabricação dos produtos da marca PRÉSIDENT, como o rigoroso controle de qualidade à fatores como solo e alimentação dos animais. A equipe de profissionais é altamente qualificada e comprometida, o que contribui muito para que os produtos possuam características perfeitas e de alta qualidade.


A fazenda Président 
Localizada em Place du Camembert, bem ao centro da pequena vila onde o Camembert foi inventado pela senhora Marie Harel em 1791, a Maison du Camembert (também conhecida como The Président Farm) é uma espécie de museu que proporciona aos turistas presenciarem todo o processo de produção do tradicional queijo, além de contar a história da marca PRÉSIDENT e alguns segredo na arte de se fabricar o melhor Camembert do mundo.


Os slogans 
Life Well Paired. (Estados Unidos) 
Perfectly paired with life. (Estados Unidos) 
Avec Plaisir. 
Avec Président, Bien manger c’est le début du Bonheur. (2002) 
Tous les jours Président se souvient que manger est un plaisir. (1991) 
Président, le bon goût français. (1989) 
Président, la crème des beurres. (1980) 
Président le roi des Camemberts. (1980) 
Président, de vrais fromages signés Besnier. (1970)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1968 
● Criador: Michel Besnier 
● Sede mundial: Laval, Mayenne, França 
● Proprietário da marca: Le Groupe Lactalis 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Emmanuel Besnier 
● Faturamento: €1.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 145 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Laticínios 
● Principais produtos: Queijos, manteigas, leites e derivados 
● Concorrentes diretos: The Laughing Cow, BabyBel, Supreme e Saint Albray 
● Ícones: O queijo Camembert na tradicional caixinha redonda 
● Slogan: Life Well Paired. 
● Website: www.presidentcheese.com 

A marca no mundo 
Os queijos e derivados da marca PRÉSIDENT estão presente em 145 países ao redor do mundo, com forte presença na França, Reino Unido e nos Estados Unidos. Pertencente ao Groupe Lactalis, maior grupo de laticínios do mundo e dona de marcas como Batavo, Balkis e Elegê no Brasil, PRÉSIDENT é a marca número de queijo Brie do exigente mercado francês, com produção anual superior 800.000 toneladas. A cada segundo são vendidos 20 produtos da marca francesa em algum lugar do mundo. A marca tem faturamento anual estimado em mais de €1.8 bilhões. 

Você sabia? 
O queijo Camembert, ao lado do pão e do vinho, é um símbolo da gastronomia francesa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/3/2016

2 comentários:

Raquel disse...

Olá,

Existe um site ou qualquer outro canal digital da marca no Brasil?

Obrigada.
Raquel

Ana disse...

Também gostaria de saber se existe algum representante no Brasil pois comprei Président falsificado.
Como reclamar?