26.11.09

GEORGE FOREMAN GRILL


Você não precisará mais cozinhar ou assar carnes, frangos ou peixes em uma poça de gordura. Além de prático, de fácil manuseio e limpeza, o GEORGE FOREMAN GRILL garante uma alimentação saudável livre de gordura. Com esses argumentos a marca que leva o nome do boxeador campeão mundial conseguiu tornar os pequenos grills portáteis em equipamentos indispensáveis em qualquer cozinha moderna. Por isso hoje, quando se pensa grill, o nome GEORGE FOREMAN é o primeiro que vem a cabeça. 

A história 
George Edward Foreman é reconhecido como medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968 e pelos grandes feitos no boxe profissional, como a histórica vitória sobre Joe Frazier em 1973, que o fez campeão mundial dos pesos-pesados. A história da marca começou quando ele, uma lenda viva do boxe profissional, voltou aos ringues no início da década de 1990. O lutador estava 11 quilos acima do peso ideal e ninguém acreditaria que ele pudesse recuperar sua antiga forma. Como precisava fazer uma dieta rigorosa ingerindo muita proteína no período da manhã, Leon Dreimann, então presidente da Salton, uma pequena produtora de eletrodomésticos portáteis do estado da Flórida, que em 1983 havia lançado um grill para assar carnes em casa, criado por Michael Boehm e que não fazia sucesso, lhe mandou um deles de presente. Como a grelha eliminava a gordura das carnes, George espalhava à imprensa que “podia comer 5 hambúrgueres sem engordar”, e por isso ficou conhecido nos Estados Unidos como “cheeseburger guy”. Vale ressaltar de hambúrguer era seu alimento favorito. Em 1994, aos 45, George conquistou um novo título de campeão do mundo, desta vez contra Michael Moore, nocauteando o pugilista de 26 anos no 10º round.


Um ano depois de propaganda gratuita, a Salton propôs um contrato milionário, para que o nome do lutador fosse utilizado na linha de grils, como sinal de sua aprovação. Nesta época, George Foreman, na esteira de seu espetacular retorno ao boxe, ganhava a vida como garoto-propaganda de marcas consagradas como McDonald’s, Pepsi-Cola e Doritos, topou o desafio por um simples motivo: seria também sócio da empresa. Finalmente em 1995, tendo o boxeador como garoto-propaganda de sua principal linha de produto, foi lançado no mercado americano o George Foreman Lean Mean Fat-Reducing Grilling Machine, grills portáteis para assar carnes dentro de casa.


Os grills elétricos tinham visual moderno, eram simples de operar e possuíam revestimento antiaderente, dispensando o uso de óleo ou manteiga. Carnes, frangos, peixes e legumes eram grelhados dos dois lados simultaneamente em poucos minutos graças às suas duas placas aquecidas com ajuste para diferentes espessuras de alimentos. A superfície das grelhas era levemente inclinada com canais especialmente desenhados para escoar a gordura do alimento enquanto este era grelhado. A gordura era coletada em uma bandeja removível. Com uma comunicação baseada em “infomerciais” (nada mais que comerciais de televisão informativos, com demonstração do funcionamento do produto, incluindo a presença do boxeador), somada ao carisma e à visão empreendedora de George Foreman e um posicionamento centrado em uma alimentação saudável, o resultado não poderia ser outro: um sucesso estrondoso.


Quatro anos mais tarde, George, uma montanha de músculos mal encarada cuja missão era conversar de igual para igual com as donas de casa, foi popularmente chamado de “Rei das grelhas” após serem vendidas mais de 10 milhões de unidades do GEORGE FOREMAN GRILL somente nos Estados Unidos. Até o ano de 2002, George recebia os royalties dos produtos com o seu nome. A Salton então comprou os direitos da marca por um valor de US$ 50 milhões e também o uso vitalício do nome por um valor de US$ 137.5 milhões. Nos anos seguintes novos modelos foram lançados no mercado: vários formatos; novas cores; diversos tamanhos, como pequenos, médios e grandes; com estufa de pães na parte de cima; com seletor de temperatura; e até um com chapa externa. O sucesso em território americano despertou o desejo de milhões de consumidores em outros países do mundo, e os produtos com a marca GEORGE FOREMAN GRILL começaram a serem exportados. No início do novo milênio o produto foi lançado no mercado brasileiro, com sete modelos, preços que variavam entre R$ 100 e R$ 200, e design e cores que lembravam os descolados computadores Macintosh. O resultado, novamente, não poderia ser outro: um enorme sucesso de vendas.


Nos últimos anos a marca continuou lançando novidades, como por exemplo, o The Next Grilleration (2006), um grill que incorpora não somente o conceito de saúde já característicos da marca, mas garante também uma limpeza rápida, pois suas grelhas (superior e inferior) são facilmente removidas e podem ser lavadas na torneira ou na lavadora de louça; o iGrill, com capacidade para 14 hambúrgueres e um sistema de tripla camada antiaderente, denominado “George Touch”, e que ainda permitia o acoplamento de aparelhos tocadores de MP3, por meio de caixas de som integradas, além de oferecer o controle de temperatura com diversos tipos de cozimento; e a Fritadeira Lean Mean George Foreman, que utiliza a tecnologia “Smart Spin”, onde 55% da gordura absorvida durante a fritura é descartada utilizando a força centrífuga.


Em 2010, a Spectrum Brands finalizou a fusão com a Russell Hobbs Inc. (então proprietária da marca GEORGE FOREMAN). Um dos mais recentes sucessos da marca é o revolucionário GEORGE FOREMAN EVOLVE GRILL SYSTEM, cuja flexibilidade e a conveniência do sistema de placas removíveis permitem criar uma infinidade de deliciosas refeições, assadas, cozidas ou grelhadas como churrasco lasanha, sanduíches, tortas, bolos e até crepes. A marca GEORGE FOREMAN entende melhor do que ninguém como desenvolver tecnologias inovadoras para que milhões de pessoas ao redor do mundo possam cozinhar de forma prática e saudável comidas deliciosas. E com isso em mente, nos últimos anos, em alguns mercados, a marca foi estendida para outros eletrodomésticos portáteis, como panelas elétricas, mixers, liquidificadores, batedeiras, extratores de suco e fornos elétricos.


O ex-atleta é um caso raro de celebridade esportiva que conseguiu colocar seu nome em uma série de produtos não esportivos. Outros atletas também lançaram suas linhas de grill, como por exemplo, Evander Hollyfield Real Deal Grill, Carl Lewis Health Grill e Jackie Chan Grill. Mas nenhum deles fez tanto sucesso como o GEORGE FOREMAN GRILL. Atualmente, George Foreman, chamado carinhosamente de “Big George” por ser um peso-pesado do empreendedorismo, tem um contrato vitalício para rodar o mundo divulgando o produto com seu famoso bordão: “Nocauteie a gordura com George” (em inglês, “Knock out the fat with George”).


A evolução visual 
Há poucos anos atrás a palavra “grill” foi removida do logotipo da marca GEORGE FOREMAN, que em alguns mercados passou a comercializar outros eletrodomésticos portáteis além de grills.


Os slogans 
Knock Out the Fat with George. 
Lean Mean Fat-Reducing Grilling Machine. 
It’s so good I put my name on it!


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1995 
● Criador: George Foreman e Leon Dreimann 
● Sede mundial: Middleton, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Spectrum Brands Holdings, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Andreas Rouvé 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Eletrodomésticos portáteis 
● Principais produtos: Grills, chapas, fritadeiras e panelas elétricas 
● Concorrentes diretos: Tefal, Hamilton Beach, West Bend, De’Longhi e Cuisinart 
● Ícones: O boxeador George Foreman 
● Slogan: Knock Out the Fat with George. 
● Website: www.georgeforeman.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a extensa linha de grills, fritadeiras e panelas elétricas que levam a assinatura GEORGE FOREMAN é comercializada em mais de 100 países ao redor do mundo, com faturamento estimado em US$ 500 milhões anuais. Desde o lançamento da linha GEORGE FOREMAN GRILL, foram vendidos 130 milhões de grills de mais de 250 modelos diferentes disponíveis em todo o mundo. 

Você sabia? 
George Foreman ganhou mais dinheiro vendendo grill do que com sua carreira no boxe profissional: estimados US$ 220 milhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/7/2016

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