17.2.10

DPASCHOAL


O nome DPASCHOAL representa pioneirismo, inovação e serviços qualificados quando o assunto é cuidado e manutenção automotiva, oferecendo aos seus clientes uma prestação de serviços especializados com excelência de atendimento e altos padrões de qualidade.

A história
Tudo começou na cidade de Campinas, interior de São Paulo, quando Donato Paschoal passou a vender pneus em um posto de gasolina, do qual era proprietário. Percebendo que a venda de pneus era um bom negócio, no dia 1 de junho de 1949 ele decidiu, juntamente com sua mulher, Marcelina, inaugurar uma acanhada loja com o nome Casa de Pneus, que logo depois passou a se chamar DPaschoal & Cia. A letra D (do nome da marca) vinha de Donato. A loja tinha um ambiente de oficina que surpreendia pela limpeza, organização e pelo atendimento, afinal, não foi à toa que ganhou o apelido de “boate dos pneus”, por sua iluminação e decoração considerada sofisticada para um estabelecimento que vendia pneus. A proposta era única e inédita no mercado. Aquele local em nada era parecido com um espaço onde, até então, o serviço executado era sinônimo de muita graxa e sujeira. Era o início de um novo conceito na prestação de serviços automotivos. Alguns meses depois, Donato convida os irmãos Orlando e Waldemar para entrar na sociedade.


O resultado do trabalho duro e da postura pioneira foi a confiança que a clientela passou a depositar nos irmãos Paschoal, possibilitando a abertura de uma nova loja em 1954. Donato queria algo impactante, que servisse como referência, e de fato conseguiu. Dia 20 de julho lançou um novo conceito em oficina mecânica. A criação da escultura “O Homem e o Pneu” se tornou o símbolo do perfil de modernidade da DPASCHOAL. Em 1963 a empresa investiu na exportação de pneus para a Argentina, o que lhe rendeu um bom dinheiro. Com o passar do tempo a DPASCHOAL continuou evoluindo para o que ela determinou como objetivo: um crescimento organizado, pautado pela ética e honestidade e com os olhos voltados à inovação. Assim, em 1967, a rede já se expandia para outras cidades do interior do estado de São Paulo, com a inauguração de sua primeira unidade em Ribeirão Preto. Foi o início de uma expansão que continuou nas décadas seguintes levando a qualidade para novos mercados. Em 1977 foi criado o CTT (Centro Técnico de Treinamento). A equipe, que já oferecia um serviço diferenciado, passou a ter mais valor pela constante atualização e aperfeiçoamento adquiridos em cursos com o foco direcionado para o cliente e para a busca de soluções eficientes e inovadoras. No final desta década, a DPASCHOAL contava com 40 lojas em pleno funcionamento e uma experiência acumulada que permitiu ampliar seu negócio para os estados do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.


Em 1985, novamente a vocação da DPASCHOAL para iniciativas que revolucionam o mercado, se manifestou na abertura de um novo negócio: a Recaltec (hoje RECAPAGEM DPASCHOAL), que utilizava um sistema próprio de recapagem pré-vulcanizada dos pneus. Com este novo negócio surge também os Centros Caminhoneiros (para veículos pesados) e o primeiro veículo de Assistência a Frotas. Hoje são mais de 20 desses veículos circulando em diferentes cidades para atender clientes com rapidez e segurança. Um ano depois, vêm se juntar ao primeiro símbolo, a escultura do “O Homem e o Pneu”, os personagens Nestor, Gastão e Alemão, que passam a representar a filosofia, a história, a equipe e os valores da empresa. Neste mesmo ano, a DPASCHOAL passou a oferece ao público feminino, de forma inédita, o Curso de Mecânica para Mulheres. No final desta década, em 1989, foi criado o padrão Auto Centro DPaschoal. Em 1990, a inovação mais uma vez ganhou espaço com a chegada dos computadores, que tornaram o trabalho melhor e mais produtivo nas mais de cem lojas da rede.


Pouco tempo depois, em 1994, com uma maior competitividade e exigências dos clientes, a DPASCHOAL reforçou a importância da qualidade com a certificação ISO 9002, se tornando a primeira empresa do setor a obtê-la. Depois, vieram os profissionais certificados tecnicamente pela ASE (Excelência de Serviço Automotivo), que tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de reparo em veículos. Ao final da década as inovações continuaram a reforçar o valor da DPASCHOAL com a implantação dos programas de Inspeção Veicular e a Loja Móvel. O sistema de recapagem passou por atualização com a criação do Rec-O-Matic e do Rodar System.


Com a chegada do novo milênio, a empresa também introduziu novidades no mercado, como o curso de Direção Off-Road 4x4, iniciado em 2000, com mais de três mil alunos em apenas quatro anos; a abertura, em 2003, dos primeiros Centros de Serviços para Veículos Pesados, conhecidos como TRUCK CENTERS, que marcou um novo período de expansão da empresa (o primeiro deles entrou em funcionamento na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, e, atualmente, já existem 17 unidades neste conceito); ou a Universidade DPaschoal, criada em 2004 para o aperfeiçoamento de conhecimentos, tanto dos aprendizes como dos mestres, fundamental para o bom desenvolvimento profissional. Atualmente as unidades da rede oferecem pneus, baterias, escapamentos, amortecedores e acessórios para todos os tipos de veículos, desde automóveis de passeio e utilitários até frotas de caminhões e ônibus, equipamentos agrícolas e fora de estrada.


Uma estratégia verde
Desde 2007, com o início do processo de reestruturação na gestão da empresa, a DPASCHOAL lançou o projeto Economia Verde, implantado em todas as lojas da rede. Foi uma mudança radical, importante para mostrar a todos que a empresa almejava algo além do lucro: a conscientização dos clientes e a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de produtos (especialmente pneus). Ou seja: a partir deste momento em todas as lojas da rede os clientes são recebidos com a seguinte proposta: antes de trocar qualquer pneu ou peça, é preciso avaliar se realmente é necessário. Em muitos dos casos, os clientes saem das lojas sem trocar uma peça sequer, mas sim com uma avaliação dos produtos. Além disso, quem chega a uma loja da rede recebe dicas de prevenção e utilização que, se cumpridas, permitem uma economia de até 25% na vida útil de pneus, amortecedores, freios, baterias, dentre outros componentes.


Campanhas que fizeram história
No ano de 1986, a DPASCHOAL criou três personagens para estrelarem suas campanhas publicitárias: Gastão “o patrão” (gerente da loja), Nestor “a seu dispor” (atendente) e o mecânico Alemão (“a simpatia em pessoa”). Destes personagens, o que ganhou mais destaque foi o Alemão, cuja figura ainda está presente em alguns letreiros das lojas, embora apareça menos nos comerciais veiculados pela DPASCHOAL. Esses personagens visavam transmitir que a DPASCHOAL contava com a simpatia do “mecânico de confiança”, ao mesmo tempo em que oferecia a garantia de uma empresa de grande porte.


A evolução visual
A identidade visual da marca DPASCHOAL passou por inúmeras e radicais modificações ao longo dos anos. O primeiro logotipo surgiu em 1954 com a criação do símbolo “O Homem e o Pneu”, uma escultura de linhas ousadas que marcou definitivamente o perfil de modernidade da marca DPASCHOAL. A primeira modificação ocorreu na década de 60. Nos anos 70, pela primeira vez a palavra DPASCHOAL apareceu no logotipo. Após passar por outras duas mudanças, em 2007, o logotipo da marca foi completamente modernizado ganhando um visual mais atual.


Os slogans
Cuida do seu carro, cuida de você.
Dirija feliz. (anos 90)
Atendimento de parar o trânsito. (anos 70)
Boa viagem começa com a DPaschoal. (anos 70)
Certeza de um rodar seguro. (anos 60)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1 de junho de 1949
● Fundador: Donato Paschoal
● Sede mundial: Campinas, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo DPaschoal
● Capital aberto: Não
● Presidente: Luís Norberto Paschoal
● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 200
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 3.800
● Segmento: Varejo (automotivo)
● Principais produtos: Balanceamento, alinhamento, troca de óleo, filtros e pneus
● Concorrentes diretos: Caçula de Pneus, Zacharias e Bosch Service
● Ícones: Os personagens Nestor, Gastão e Alemão
● Slogan: Cuida do seu carro, cuida de você.
● Website: www.dpaschoal.com.br

A marca no Brasil
A DPASCHOAL é uma empresa líder no segmento de pneus e baterias, amortecedores e freios, comercializando produtos e prestando serviços da mais alta qualidade. Hoje a empresa está presente em 7 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás) contando com mais de 200 lojas próprias e outros 300 Revendedores Credenciados com a marca Top Service. Somente a rede credenciada atende mais de um milhão de clientes e comercializa mais de 500 mil pneus por ano. Para o segmento de linha pesada, a empresa conta com 11 fábricas de recapagem e 17 Truck Centers. A empresa fornece pneus, serviços e acessórios para veículos leves (de passeio) e pesados (caminhões, ônibus, tratores e máquinas agrícolas e industriais).

Você sabia?
A receita obtida com a venda de pneus velhos aos recicladores é revertida para projetos ambientais e sociais.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 31/7/2012

Um comentário:

_TaTHa_ disse...

ARRASOU!!!!
Sou fã do blog.

=)