17.2.10

DPASCHOAL


O nome DPaschoal representa pioneirismo, inovação e serviços qualificados quando o assunto é cuidado e manutenção automotiva, oferecendo aos seus clientes uma prestação de serviços especializados com excelência de atendimento e altos padrões de qualidade. 

A história 
Tudo começou na cidade de Campinas, interior de São Paulo, quando Donato Paschoal passou a vender pneus em um posto de gasolina, do qual era proprietário. Percebendo que a venda de pneus era um bom negócio, no dia 1 de junho de 1949 ele decidiu, juntamente com sua mulher, Marcelina, inaugurar uma acanhada loja com o nome fantasia Casa dos Pneus, e cuja razão social era DPaschoal & Cia. A letra D (do nome) vinha de Donato. A loja tinha um ambiente de oficina que surpreendia pela limpeza, organização e pelo atendimento, afinal, não foi à toa que ganhou o apelido de “boate dos pneus”, por sua iluminação e decoração considerada sofisticada para um estabelecimento que vendia pneus. A proposta era única e inédita no mercado. Aquele local em nada era parecido com um espaço onde, até então, o serviço executado era sinônimo de muita graxa e sujeira. Era o início de um novo conceito na prestação de serviços automotivos. Alguns meses depois, Donato convida os irmãos Orlando e Waldemar para entrar na sociedade.


O resultado do trabalho duro e da postura pioneira foi a confiança que a clientela passou a depositar nos irmãos Paschoal, possibilitando a abertura de uma nova loja em 1954. Donato queria algo impactante, que servisse como referência, e de fato conseguiu. Dia 20 de julho lançou um novo conceito em oficina mecânica. A criação da escultura “O Homem e o Pneu” se tornou o símbolo do perfil de modernidade da empresa. Em 1963 a empresa investiu na exportação de pneus para a Argentina, o que lhe rendeu um bom dinheiro, US$ 5 milhões até 1965. Com o passar do tempo a DPaschoal continuou evoluindo para o que ela determinou como objetivo: um crescimento organizado, pautado pela ética e honestidade e com os olhos voltados à inovação. Assim, em 1967, a rede já se expandia para outras cidades do interior do estado de São Paulo, com a inauguração de sua primeira unidade em Ribeirão Preto. Foi o início de uma expansão que continuou nas décadas seguintes levando a qualidade para novos mercados. No dia 1° de maio de 1970, a rede sofreu um baque: morreu Donato Paschoal, fundador da empresa. Com seu filho, Luís Norberto, na presidência a empresa continuou inovando, como por exemplo, em 1977, ao criar o CTT (Centro Técnico de Treinamento). A equipe, que já oferecia um serviço diferenciado, passou a ter mais valor pela constante atualização e aperfeiçoamento adquiridos em cursos com o foco direcionado para o cliente e para a busca de soluções eficientes e inovadoras. Também neste ano, a DPaschoal tornou-se a primeira empresa de seu segmento a oferecer participação nos lucros aos funcionários. No final desta década, a empresa contava com 40 lojas em pleno funcionamento e uma experiência acumulada que permitiu ampliar seu negócio para os estados do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.


Em 1985, novamente a vocação da DPaschoal para iniciativas que revolucionam o mercado, se manifestou na abertura de um novo negócio: a Recaltec (hoje Recmaxx), que utilizava um sistema próprio de recapagem pré-vulcanizada dos pneus. Com este novo negócio surgiu também os Centros Caminhoneiros (para veículos pesados) e o primeiro veículo de Assistência a Frotas. Hoje são mais de 20 desses veículos circulando em diferentes cidades para atender clientes com rapidez e segurança. Um ano depois, vêm se juntar ao primeiro símbolo, a escultura do “O Homem e o Pneu”, os personagens Nestor, Gastão e Alemão, que passam a representar a filosofia, a história, a equipe e os valores da empresa. Neste mesmo ano, a DPaschoal passou a oferece ao público feminino, de forma inédita, o Curso de Mecânica para Mulheres. No final desta década, em 1989, foi criado o padrão Auto Centro DPaschoal. Pouco depois, em 1991, a inovação mais uma vez ganhou espaço com a chegada dos computadores, que tornaram o trabalho melhor e mais produtivo nas mais de cem lojas da rede nas regiões sul e sudeste.


Em 1994, com uma maior competitividade e exigências dos clientes, a DPaschoal reforçou a importância da qualidade com a certificação ISO 9002, se tornando a primeira empresa do setor a obtê-la. Depois, vieram os profissionais certificados tecnicamente pela ASE (Excelência de Serviço Automotivo), que tem como objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de reparo em veículos. Ao final da década as inovações continuaram a reforçar o valor da DPaschoal com a implantação dos programas de Inspeção Veicular e a Loja Móvel. O sistema de recapagem passou por atualização com a criação do Rec-O-Matic e do Rodar System.


Com a chegada do novo milênio, a empresa também introduziu novidades no mercado, como o curso de Direção Off-Road 4x4, iniciado em 2000, com mais de três mil alunos em apenas quatro anos; com a implantação do projeto Redes Credenciadas Dpaschoal, oferecendo ao mercado novas opções de negócio, também em 2000; a inauguração, em 2003, dos primeiros Centros de Serviços para Veículos Pesados, conhecidos como DPaschoal Truck Centers, que marcou um novo período de expansão da empresa (o primeiro deles entrou em funcionamento na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, e, atualmente, já existem 21 unidades neste conceito); ou a Universidade DPaschoal, criada em 2004 para o aperfeiçoamento de conhecimentos, tanto dos aprendizes como dos mestres, fundamental para o bom desenvolvimento profissional. No início de 2013 ocorreu o lançamento do TruckCard, um serviço de fidelização para caminhoneiros e frotistas. Em 2017, a rede inaugurou uma loja em São Paulo, com uma cara diferente e bem tecnológica. Segundo a empresa, esta é a primeira smart store de serviços automotivos do país, oferecendo um serviço exclusivo, que permite ao cliente acompanhar em tempo real, por meio de um televisor, os serviços que estão sendo realizados no carro enquanto aguarda na sala de espera.


Hoje em dia a rede prima por alguns diferenciais, além de um atendimento impecável: mede e testa antes de trocar qualquer peça do carro; avisa por email as próximas revisões e garantias do carro; atendimento com Hora Marcada, sendo possível agendar o dia e o horário; equipamentos de alta precisão que informam as reais condições do veículo; e o Cartão AutoCard DPaschoal, que oferece ofertas especiais, conserto grátis de pneus e outras vantagens exclusivas. Atualmente as unidades da rede oferecem pneus, baterias, escapamentos, amortecedores e acessórios para todos os tipos de veículos, desde automóveis de passeio e utilitários até frotas de caminhões e ônibus.


Uma estratégia verde 
Desde 2007, com o início do processo de reestruturação na gestão da empresa, a DPaschoal lançou o projeto Economia Verde, implantado em todas as lojas da rede. Foi uma mudança radical, importante para mostrar a todos que a empresa almejava algo além do lucro: a conscientização dos clientes e a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de produtos (especialmente pneus). Ou seja: a partir deste momento em todas as lojas da rede os clientes são recebidos com a seguinte proposta: antes de trocar qualquer pneu ou peça, é preciso avaliar se realmente é necessário. Em muitos dos casos, os clientes saem das lojas sem trocar uma peça sequer, mas sim com uma avaliação dos produtos. Além disso, quem chega a uma loja da rede recebe dicas de prevenção e utilização que, se cumpridas, permitem uma economia de até 25% na vida útil de pneus, amortecedores, freios, baterias, dentre outros componentes.


Campanhas que fizeram história 
No ano de 1986, a DPaschoal criou três personagens para estrelarem suas campanhas publicitárias: Gastão “o patrão” (gerente da loja), Nestor “a seu dispor” (atendente) e o mecânico Alemão (“a simpatia em pessoa”, na direita da imagem abaixo). Destes personagens, o que ganhou mais destaque foi o Alemão, cuja figura foi usada durante muitos anos em alguns letreiros das lojas. Esses personagens visavam transmitir que a DPaschoal contava com a simpatia do “mecânico de confiança”, ao mesmo tempo em que oferecia a garantia de uma empresa de grande porte.


A evolução visual 
A identidade visual da marca DPaschoal passou por inúmeras e radicais modificações ao longo dos anos. O primeiro logotipo surgiu em 1954 com a criação do símbolo “O Homem e o Pneu”, uma escultura de linhas ousadas que marcou definitivamente o perfil de modernidade da marca DPASCHOAL. A primeira modificação ocorreu na década de 1960. Nos anos de 1970, pela primeira vez a palavra DPaschoal apareceu no logotipo da marca. Após passar por outras duas mudanças, em 2007, o logotipo da marca foi completamente modernizado. Mas pouco tempo depois, a identidade visual da marca foi novamente remodelada, adotando uma aparência semelhante a da década de 1990, porém atualizada.


Os slogans 
Você pode confiar. (2015) 
Cuida do seu carro, cuida de você. 
Dirija feliz. (anos de 1990) 
Atendimento de parar o trânsito. (anos de 1970) 
Boa viagem começa com a DPaschoal. (anos de 1970) 
Certeza de um rodar seguro. (anos de 1960)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1 de junho de 1949 
● Fundador: Donato Paschoal 
● Sede mundial: Campinas, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Comercial Automotiva S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Luís Norberto Pascoal 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 660 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.600 
● Segmento: Varejo (automotivo) 
● Principais produtos: Balanceamento, alinhamento, troca de óleo, filtros e pneus 
● Concorrentes diretos: Caçula de Pneus, Zacharias e Bosch Service 
● Ícones: Os personagens Nestor, Gastão e Alemão 
● Slogan: Você pode confiar. 
● Website: www.dpaschoal.com.br 

A marca no Brasil 
A DPaschoal é uma empresa líder no segmento de pneus e baterias, amortecedores e freios, comercializando produtos e prestando serviços da mais alta qualidade. Hoje a empresa está presente em 7 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás) contando com mais de 650 lojas, incluindo próprias (são mais de 180 unidades) e revendedores credenciados com a marca Top Service. Somente a rede credenciada atende mais de um milhão de clientes e comercializa mais de 500 mil pneus por ano. Para o segmento de linha pesada, a empresa conta com 11 oficinas de recapagem e 21 Truck Centers. A empresa fornece pneus, serviços e acessórios para veículos de passeio, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e industriais. 

Você sabia? 
Em 1989 a empresa criou a Fundação Educar DPaschoal, voltada ao exercício da responsabilidade corporativa por meio de investimentos sociais, em uma época em que esta preocupação não era comum. Seu primeiro projeto foi o PDM - Programa de Desenvolvimento do Menor. 
A receita obtida com a venda de pneus velhos aos recicladores é revertida para projetos ambientais e sociais. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 23/2/2018

Um comentário:

_TaTHa_ disse...

ARRASOU!!!!
Sou fã do blog.

=)