31.3.10

TAZO TEA


A marca americana TAZO expôs os consumidores às antigas tradições do chá, mas apresentando-o em uma ousada, interessante e intrigante forma. Não por acaso, se tornou uma das marcas mais inovadoras do mundo neste segmento, oferecendo misturas e infusões de ervas que conquistaram até mesmo o paladar dos mais exigentes ingleses. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1990 quando Steven Dean Smith, um comerciante com 27 anos de experiência no mercado de chás, e dois sócios, Stephen Lee e Tom Mesher, que entediam bastante do negócio, resolveu mudar a visão, o conceito, posicionamento e hábito dos americanos na hora de consumir a tradicional bebida, tão divulgada pelos ingleses, mas com origens asiáticas. Foi então, que em 1994, depois de viagens ao continente asiático, ele iniciou a mistura e infusão de novos chás, fundando na cidade de Portland, estado americano do Oregon, a empresa TAZO TEA COMPANY. Smith utilizou toda sua experiência, criatividade e vasto conhecimento no segmento de chás e ervas para criar um novo nível de qualidade superior quando o assunto fosse chás. Segundo a mística criada em torno da marca, Smith desenvolveu suas misturas de chá usando uma receita antiga encontrada sobre o Tazo Stone, que foi descoberto dentro de uma caverna perto do mar vermelho, em 1987. A marca TAZO foi criada para reinventar a experiência do chá, como dizia seu slogan de lançamento “The Reincarnation of Tea” (“A Reencarnação do Chá”, em português), utilizando ingredientes frescos e de qualidade para produzir uma matriz de imaginativos sabores exóticos. A visão da nova marca era promover o chá como uma mistura de história e magia, ressaltando sua origem misteriosa e antiga, enfatizando o poder relaxante e energético de seus ingredientes.


O nome TAZO tem raízes em muitas civilizações: conhecido por significar “fresco” em vários dialetos Hindi; utilizado como um brinde à vida pelos gregos antigos; e para os ciganos romanos tinha como significado “rio da vida”. Inicialmente Smith utilizou seus conhecimentos corporativos com a indústria de alimentos para convencer muitos restaurantes, lojas de alimentos e especializadas em chás a possuírem a nova marca em seus estabelecimentos. No mês de janeiro de 1999, a rede de cafés Starbucks adquiriu por US$ 8.1 milhões a então pequena empresa de chá; e a marca TAZO passou a ser comercializada dentro de suas lojas em substituição a marca Infusia, ganhando, a partir deste momento, uma presença global. Rapidamente a marca passou a ser o chá oficial da Starbucks, e aumentou seu mercado com a comercialização de seus produtos em outros restaurantes, supermercados e varejistas especializados na tradicional bebida.


Nos anos seguintes a linha de produtos foi ampliada, oferecendo, além dos tradicionais saquinhos (especialmente chás preto e verde), infusões de ervas em folhas e novos sabores, além de misturas de chás gelados em garrafas, incluindo a versão orgânica, encontrados nos mais variados e inovadores sabores. Neste período, somente a linha de chás em saquinhos passou de 10 versões e sabores para mais de 23. Além disso, a marca lançou no mercado em 2001 o Joy, uma mistura de chás raros comercializado somente na época da festas de finais de ano. Nos anos seguintes, além de remodelar todas as embalagens de sua linha de produtos, que ganharam um ar ainda mais místico, como a origem que cerca a história do chá, a TAZO lançou novos produtos, como por exemplo, chá pronto para o consumo e até cápsulas para serem utilizadas nas máquinas automáticas da Keuring. Mas também acumulou fracassos, como por exemplo, no final de 2012, quando inaugurou sua primeira loja própria na cidade de Seattle, que fechou um ano depois, em uma tentativa frustrada de ingressar no varejo tradicional.


Atualmente a marca TAZO oferece muitas combinações e infusões da bebida milenar como o Refresh™ (infusão herbal de peppermint e spearmint que deixa um doce sabor de estragão), Earl Grey (mistura dos mais finos chás pretos da Índia e Ceilão, aromatizada com a essência da mais pura bergamota italiana), Awake™ (robusta mistura de chás pretos da Índia e fragrância de Ceilão que fazem deste chá uma excelente opção para o café da manhã e o campeão de vendas da marca), Tazo® Chai (tradicional chá preto com especiarias, mesclado com cardamomo, canela, pimenta preta e anis) e Zen™ (chás verdes da China mesclados com menta e folha de limão para acalmar a mente).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação em toda sua história. Isto aconteceu em 2013, quando um logotipo mais limpo e moderno foi adotado, apresentando uma nova topografia de letra em substituição a gótica utilizada anteriormente.


Com a nova identidade visual adotada em 2013, as embalagens foram completamente reformuladas, ganhando um design extremamente moderno.


Os slogans 
The Reincarnation of Tea. 
Tazo. Artfully blended. 
It begins with tea.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1994 
● Fundador: Steven Smith, Stephen Lee e Tom Mesher 
● Sede mundial: Kent, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Tazo Tea Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Starbucks Corporation
● Chairman & CEO: Howard Schultz 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 100 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Chás e bebidas derivadas 
● Concorrentes diretos: Arizona Tea, Lipton, Nestea, Twinings, Tetley, Celestial Seasonings e Snapple 
● Slogan: The Reincarnation of Tea. 
● Website: www.tazo.com 

A marca no mundo 
Atualmente a vasta linha de chás da marca TAZO é comercializada dentro de todas as lojas da rede Starbucks em aproximadamente 50 países. Além disso, os produtos da marca podem ser encontrados em grandes supermercados e varejistas especializados nos Estados Unidos, incluindo versões saquinhos, prontas para o consumo e cápsulas. 

Você sabia? 
A TAZO já desenvolveu mais de 100 variedades de chás e infusões durante sua história, oferecendo hoje em dia aproximadamente 50 opções em sua linha de produtos. 
A TAZO beneficia comunidades que produzem os ingredientes de seus chás através do projeto CHAI (Community Health and Advancement Initiative), em parceria com a Mercy Corps. Esse projeto está direcionado às necessidades das comunidades produtoras de chá e ervas com serviços de saúde e desenvolvimento econômico. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/10/2016

2 comentários:

Wellington Mafra disse...

Olá, Boa Tarde.

Você sabe onde compro as latinhas da TAZO no Brasil? ou na internet que entregue aqui no Brrasil?

Grato

Daniel Novais disse...

Olá Wellington,
Sou Daniel barista da Starbucks em São Paulo.
Bom Wellington aqui no Brasil náo há comercialização desse tipo de chá no mercado, talvez seja possível sim encontrar por internet, mas não tenha tantas esperanças.
A Melhor solução para você encontrar os chás da TAZO é nas cafeterias da STARBUCKS, aqui no Brasil temos os Chás chai, preto e verde.