31.5.10

FROOT LOOPS


Eles são coloridos, redondinhos e com sabores de frutas. Possuem um incrível sabor e seu agradável cheiro pode ser sentido a distância. São vistos em abundância, especialmente no café da manhã, dentro de tigelinhas cheias de leite. Os cereais matinais FROOT LOOPS, há décadas, tornam o café da manhã de milhões de crianças ainda mais divertido. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1960 quando a Kellogg’s, tradicional empresa fabricante de cereais matinais, resolveu expandir sua linha de produtos. Foi então, que no mês de setembro de 1962, após alguns anos de pesquisas, a empresa lançou no mercado americano e canadense o FROOT LOOPS, rosquinhas de cereais coloridas à base de milho, aveia e trigo, enriquecidas com onze vitaminas, minerais e sabor de frutas. As cores originais do cereal eram: vermelho (sabor cereja), amarelo (sabor limão) e laranja (sabor laranja). O nome do novo cereal foi inspirado no seu formato (pequenas rodelas, em inglês “loops”) e no sabor de frutas (em inglês “fruits”). Como o cereal era direcionado para um público infantil (inicialmente para crianças com mais de 4 anos), pouco depois, em suas embalagens aparecia uma mascote chamada Sam: um simpático tucano com um bico enorme, listrado e colorido (nas cores rosa, vermelha e amarela, com a ponta preta), que representava os sabores das frutas do novo produto. O colorido tucano aparecia em toda a comunicação da nova marca, inclusive em comerciais de televisão.


O personagem, criado por Manuel R. Veja, era inicialmente dublado por Mel Blanc e falava uma língua própria, referindo-se ao cereal com a frase “OVE-LAY for OOT-FRAY OOPS-LAY!”. Nos comerciais o tucano aparecia com um apurado olfato capaz de sentir os deliciosos aromas do cereais a enormes distâncias na floresta. Ao encontrar a famosa caixinha do cereal, o tucano sempre dizia a frase: “Follow my nose! It always knows!” (algo como “Siga meu nariz! Ele sempre está certo!”). Não demorou muito para que milhares de crianças adorassem a brincadeira de cores, sabores e aromas de FROOT LOOPS, tornando o café da manhã ainda mais divertido. O sucesso do produto fez com que a marca FROOT LOOPS fosse lançada em outros países nas décadas seguintes, incluindo o Brasil.


Na década de 1990, rosquinhas nas cores verdes (introduzidas em 1991), azul (introduzida em 1994) e roxas (sabor uva, que surgiu em 1997) foram adicionadas na mistura dos cereais, tornando a marca ainda mais atrativa para o público infantil. Em 1994 as aventuras e peripécias do tucano Sam se tornaram ainda mais divertida com a companhia de três sobrinhos: Puey, Susey e Louis. O FROOT LOOPS também ganhou nesta década novas opções de embalagens, como por exemplo, para viagem, que permitia o consumo do cereal em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso acrescentar leite; e até uma versão maior das tradicionais rosquinhas coloridas. Outra novidade foi o lançamento em 1997, do FROOT LOOPS com pequenos e deliciosos pedaços de marshmallows.


Em 2002 a cor rosa foi introduzida no cereal. Em 2004, a marca introduziu no mercado americano uma versão do tradicional cereal com um terço menos de açúcar, sem adição de adoçantes, demonstrando a preocupação da marca com a questão da saúde de seus pequenos consumidores. A marca chegou até se aventurar em outras categorias de produtos com o lançamento de barrinhas de cereais e canudinhos de waffles coloridos (batizados de FROOT LOOPS STRAWS). Dois anos depois, em 2006, os coloridos cereais ganharam mais uma cor: a dourada. Mais recentemente, em 2013, a marca introduziu no mercado o FROOT LOOPS TREASURES, uma versão que contém, além dos tradicionais cereais redondos e coloridos, pequenos retângulos crocantes com recheio líquido de morango. Atualmente, dentro das embalagens de FROOT LOOPS é possível encontrar oito diferentes tipos de cores das pequeninas rosquinhas. Além de ser uma deliciosa e saborosa opção para o café da manhã, o cereal é fonte de vitaminas e minerais, sem falar que uma porção de 30 gramas possui apenas 113 calorias.


A famosa mascote 
O TUCANO SAM, colorida ave tropical que surgiu juntamente com o lançamento do FROOT LOOPS para divulgá-lo é o principal responsável pelo enorme sucesso da marca e dos coloridos cereais. Ele se tornou um dos personagens publicitários mais populares e reconhecidos entre os americanos, em muitas ocasiões, acompanhado de seus três sobrinhos sapecas.


O personagem, que também atua como mascote e porta-voz da marca, passou por algumas modificações ao longo dos anos: o bico ficou menor (na década de 1970), ganhou cores mais fortes e brilhantes e perdeu a cesta de fruta na cabeça, uma clara referência e homenagem à atriz Carmem Miranda.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas modificações ao longo dos anos. Somente no final da década de 1960 as duas letras O da palavra FROOT foram substituídas por frutas reais (laranja e limão). Além disso, a perna da letra R era representada por um cabinho com uma cereja na ponta. Em 1978, as duas letras O das palavras FROOT e LOOPS foram substituídas pelos redondos cereais coloridos do produto. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2004.


Os slogans 
Just follow your nose for the fruity taste that shows! (2007) 
A fruity delight in every bite! 
Follow my nose! It always knows! (1963)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1962 
● Criador: Kellogg Company 
● Sede mundial: Battle Creek, Michigan 
● Proprietário da marca: Kellogg Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: John Bryant 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 55 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentação 
● Principais produtos: Cereais matinais 
● Concorrentes diretos: Lucky Charms, Cheerios e Cap’n Crunch 
● Mascote: Tucano Sam 
● Slogan: Just follow your nose for the fruity taste that shows! 
● Website: www.frootloops.com 

A marca no mundo 
Atualmente o famoso e divertido cereal infantil é comercializado em mais de 55 países ao redor do mundo, como por exemplo, Estados unidos, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha, além de boa parte da América Latina, incluindo o Brasil. 

Você sabia? 
Atualmente a voz do famoso tucano Sam é dublada pelo ator canadense Maurice LaMarche. 
Atualmente todas as rosquinhas coloridas tem o mesmo sabor. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/7/2014

4 comentários:

Rodrigo disse...

Bom Dia!
Gostaria de saber do interesse em publicar artigos em outro blog, sem a necessidade de ser tão completo, porém de umas 250 a 300 palavras.

Claro valor a combinar.

grato
Rodrigo
contato: rodteb@gmail.com

CHARLES disse...

Froot Loops I love you , the best matnal cereal :)

Anônimo disse...

alguém sabe pq aqui no brasil não tem a rosquinha azul?
fui num cruzeiro e lá eles tinham aquelas embalagens pequenininhas de diversos cereais, inclusive os inéditos no br, e o frootloops dele tem o azullllll eu quero o azullll!

Anônimo disse...

Claro que tem o azul!!! Vc é cego??