30.6.10

TECNISA

Com o slogan “Mais construtora por m²”, a TECNISA em mais de três décadas uniu qualidade e tecnologia para erguer uma história de sucesso no mercado imobiliário brasileiro. Empreendimentos inovadores e milhões de clientes totalmente satisfeitos fizeram da TECNISA muito mais que uma construtora e incorporadora, a transformaram em uma grife do setor.
-
A história
Tudo começou no dia 22 de setembro de 1977, quando o então estudante de engenharia civil da Politécnica da USP, Meyer Joseph Nigri, criou a TECNISA ENGENHARIA com o sonho de se transformar em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial brasileira. Neste mesmo ano lançou seu primeiro empreendimento: um edifício residencial em São Paulo. Na década de 80, a empresa iniciou a adoção de inovações que marcariam a construção civil brasileira como o programa de redução e otimização de insumos em obras, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e impactando na redução de custos em relação à média do mercado das demais empresas do setor imobiliário. Além disso, a empresa sempre foi especializada em gestão financeira, o que lhe garantiu uma vantagem competitiva, produzindo resultados que a tornou uma empresa sólida e de credibilidade reconhecida junto a clientes. Nesta década a TECNISA lançou no mercado 17 empreendimentos, incluindo seu primeiro condomínio de casas na praia de Juquehy, litoral norte de São Paulo.
-
-
A partir de 1990, a TECNISA começou a ofertar ao mercado não apenas imóveis residenciais, mas também flats, apartamentos de quatro dormitórios e edifícios comerciais. Nesta década a TECNISA apresentou ao mercado, o conceito de grand space, onde edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a idéia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado. Também nesta década, pioneiramente, a empresa criou o conceito de roof top, que é o lazer na cobertura dos edifícios e não no térreo, como a maioria dos empreendimentos. Foi também a primeira empresa a entregar os empreendimentos com as áreas comuns equipadas e decoradas. Nos últimos anos a TECNISA deu um grande salto em inovação, compreendendo as áreas de marketing, relacionamento com cliente, internet e responsabilidade social.
-
-
Em 2000, foi a primeira empresa a realizar a venda de um empreendimento pela internet e hoje, é uma referência nacional na internet para venda de apartamentos, desenvolvendo grandes estratégias inovadoras de reconhecimento nacional e internacional: primeira a possuir uma equipe de corretores online, exclusiva para venda de apartamentos pela internet; primeira empresa brasileira a ter um Blog Corporativo, uma atitude corajosa e inovadora em termos de governança corporativa; primeira a proporcionar vídeo-atendimento na internet para seus futuros compradores; e primeira empresa no segmento a operar 24 horas ininterruptas para o atendimento a possíveis compradores. Exatos 30 anos após a sua fundação, em 1º de fevereiro de 2007, a TECNISA passou a ser listada na BOVESPA como empresa de capital aberto e se inserindo entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil.
-
-
Uma das mais recentes novidades da empresa ocorreu em 2010, quando iniciou a comercialização de sua linha de imóveis econômicos, batizada de TECNISA FLEX, com lançamentos nas cidades de Cotia e Carapicuíba. A TECNISA possui um departamento de projetos que acumula mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos imobiliários residenciais e comerciais. Estes projetos sempre estão em parceria com renomados arquitetos, paisagistas e decoradores, como Itamar Berezin, Marta Gavião e Andréia Marques.
-
-
A linha do tempo
1998
Foi a primeira construtora a utilizar a internet para fazer o lançamento de um edifício.
2001
Implantação do Departamento de Relacionamento com o Cliente.
Compra de um terreno em Moema, zona sul de São Paulo, com mais de 7mil m² para o ambicioso projeto Le Quartier Moema, com 4 torres residenciais.
2002
Início de sua estratégia de vendas de imóveis pela internet, pioneiro no mercado imobiliário.
Entrega da obra do primeiro condomínio de casas da empresa na cidade de São Paulo, na Chácara Santo Antônio.
2003
A TECNISA se torna uma empresa gay friendly, uma das pioneiras do país.
2004
Entregue o Le Quartier Moema, seu maior empreendimento de apartamentos residenciais até então, com 368 unidades e quase 60mil m² construídos.
2005
Em dezembro é lançado o Well, no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo. É o primeiro condomínio do Brasil com o conceito “wellness” de viver (composto por sauna com duchas, sala de descanso com ofurô e salas destinadas a yôga e massagem, que complementam os exercícios na sala de ginástica e um inédito clube de experiência), pet care e rock center para atender às novas necessidades de moradia. O empreendimento seria entregue em 2008.
2006
Aquisição do maior terreno em sua história na cidade de São Paulo, com 250 mil m², localizado na Barra Funda, zona oeste da cidade, a região que mais se valoriza.
2007
A cidade de Goiânia é a primeira fora do estado de São Paulo a receber um lançamento da empresa.
Lançamento de empreendimentos na cidade de Manaus (AM).
2008
Lançamento de empreendimentos nas cidades de Águas Claras (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
Lançamento do maior empreendimento do ano da cidade de Santos, com 25.200m² de terreno.
2009
Realiza venda do 1º apartamento pelo Twitter.
Lançamento de empreendimento na cidade de Curitiba (PR).
2010
Venda do 1º apartamento com contato originado pelo iPhone.
Fecha parceria com a Redecard para aceitar cartões de crédito Mastercard no pagamento da entrada na compra de imóveis.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
22 de setembro de 1977
● Fundador: Meyer Joseph Nigri
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Tecnisa S.A.
● Capital aberto: Sim (2007)
● Presidente:
Meyer Joseph Nigri
● Faturamento: R$ 737.2 milhões (2009)
● Lucro: R$ 110.5 milhões (2009)
● Valor de mercado: R$ 1.3 bilhões (junho/2010)
● Unidades entregues:
+ 20.500
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 600
● Segmento: Construção
● Principais produtos:
Apartamentos, unidades comerciais, flats e casas
● Slogan:
Mais construtora por m².
● Website:
http://www.tecnisa.com.br/
-
A marca no Brasil
Atualmente a TECNISA está presente na construção e incorporação de imóveis (apartamentos, casas, flats e unidades comerciais) principalmente nas cidades de São Paulo, Curitiba, Salvador e Fortaleza. A empresa é especializada em empreendimentos residenciais com foco orientado para clientes de alta e médio-alta rendas da região metropolitana de São Paulo. A TECNISA participa de todas as fases de uma incorporação imobiliária, incluindo a aquisição do terreno, o desenvolvimento do projeto, a realização das obras, as vendas das unidades e o atendimento aos seus clientes. Em 2009, a TECNISA colocou no mercado aproximadamente R$ 500 milhões em novos imóveis. Ao longo de mais de três décadas, os números expressam a grandeza da TECNISA: 144 lançamentos; mais de 20.200 unidades; mais de 3 milhões de metros quadrados lançados; e mais de 10.000 clientes felizes, residindo e investindo em imóveis com a marca da empresa. Somente de apartamentos a empresa já entregou 17.500 unidades, além de 1.180 unidades comerciais, 869 casas, 436 flats e 227 lotes.
-
Você sabia?
Em toda a sua história, apenas dois empreendimentos ultrapassaram o prazo de carência previsto em contrato. A pontualidade dá a medida exata do respeito da TECNISA em relação aos seus clientes, sempre ansiosos para receber as chaves do seu imóvel.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 30/6/2010

Nenhum comentário: