17.7.10

DE CECCO


Autêntica e tradicional massa italiana de qualidade superior. Assim pode ser definida a marca DE CECCO, que há mais de um século, produz massas e molhos que deixam qualquer receita com o sabor único da tradicional culinária italiana. E através de um processo cuidadoso de produção é capaz de fabricar massas que parecem feitas em casa pelas típicas mamas italianas. 

A história 
Tudo começou na época antes da unificação da Itália quando na pequena cidade de Fara San Martino aos pés do maciço da Majella na região de Abruzzo, Don Nicola De Cecco iniciou a produção em moinho de pedra da melhor farinha de trigo da região e em pouco tempo a melhor da Itália. Passou seu conhecimento para seu filho, Filippo Giovanni, o que possibilitou a fundação da DE CECCO em 1886 para a produção de uma massa de altíssima qualidade desenvolvida por ele utilizando a excepcional farinha. A DE CECCO se beneficiou de todos os recursos naturais que disponibilizava a região de Abruzzo, conhecida pela excelência de suas massas, para desenvolver um método único de produzir macarrão, através de um trabalho meticuloso, quase artesanal que resultava em uma massa especial, que permitia uma maior absorção dos molhos. Esse método, sempre utilizando o melhor grânulo duro do trigo, utilizava água puríssima que brotava direto da fonte a uma temperatura de 8° C e secagem à baixa temperatura ambiente, superando assim o limite de que a produção dependeria das condições meteorológicas, já que até aquele momento as massas eram secadas ao sol. Como resultado, a DE CECCO produzia massas alimentícias excelentes e inimitáveis.


Não demorou muito para que as massas DE CECCO estivessem presentes em milhões de pratos de famintas famílias italianas. A alta qualidade de suas massas possibilitou que a DE CECCO iniciasse também a exportação de seus produtos. Em 1893 as massas DE CECCO já eram extremamente populares entre os milhões de imigrantes italianos nos Estados Unidos. Somente no ano de 1908 a empresa adotou a imagem de uma típica camponesa de Abruzzo carregando fardos de trigo como marca registrada. Após o fim da Segunda Guerra Mundial a fábrica teve que ser completamente reconstruída em virtude das destruições causadas pelos bombardeios alemães. Apesar das dificuldades, a DE CECCO retomou a produção de suas massas de qualidade.


A alta demanda gerada pelo período pós-guerra levou a empresa a inaugurar em 1950 uma segunda fábrica na cidade de Pescara. Neste período a empresa deu atenção especial ao mercado exterior, exportando seus produtos para muitos outros países. Com o crescimento da empresa e de seu mercado ocorreu também a diversificação dos tipos de massas, como por exemplo, massas longas em forma de ninhos, massas para sopas e feitas com ovos. No início dos anos de 1980 ocorreu a inauguração de uma segunda e moderna fábrica na cidade de Fara San Martino, fazendo com que a capacidade produtiva da DE CECCO dobrasse de tamanho. Em 1985 a empresa italiana iniciou a criação de sua própria rede de venda e distribuição em resposta a sua enorme evolução no mercado.


No ano seguinte a DE CECCO introduziu no mercado sua primeira linha de azeites Extra Virgem. O sucesso na diversificação de sua linha de produtos fez com que a empresa introduzisse, com grande êxito, nos anos seguintes uma completa linha de vinagres, molhos a base de tomate (Siciliano, Arrabiatta, Napolitano, Bolognesa e Pesto), polpa de tomate e até arroz arbório para risotos. Além disso, a DE CECCO lançou no mercado uma linha de massas orgânicas e a linha Gourmet, composta por massas como o Spaghetti Lunghi, Casereccia e Spagnette Abruzzesi. Mais recentemente a marca italiana lançou no mercado uma linha de produtos panificados como bolachas crackers, grissinis e pães.


Outra linha que a marca italiana oferece é a pasta artesanal De Cecco di Filippo, que possui reputação gourmet internacional. A linha é produzida a partir de sêmola de grano duro com granulometria superior, água de fonte própria e é trefilada em formas de bronze que garantem sua textura inconfundível. Além da matéria prima, passa pelos processos de extrusão e desidratação de forma mais lenta que as demais massas de forma a preservar sua cor amarela clara e garantir uma cocção “al dente” de sabor incrível. Sua embalagem não traz somente o visual retrô e artesanal, mas cada pacote é controlado e fechado à mão a moda antiga.


Atualmente, a DE CECCO com 130 anos de história figura entre as marcas mais conhecidas da Itália e está tão presente na cozinha tradicional do país que é percebida como ícone de qualidade e sabor atribuído a comida italiana no mundo inteiro.


As massas 
A DE CECCO é considerada uma especialista em massas, produzindo delícias especiais e de alta qualidade por quatro principais motivos: 
1. Utiliza apenas o grão grosso, único capaz de fazer com que a massa tenha sempre consistência, não quebrando depois do cozimento. 
2. Utiliza água pura, em uma temperatura constante de 8° C, o que é ideal para se fazer uma boa liga com o trigo, resultando em uma ótima amassadura. 
3. Os cortes são feitos com trefilas de bronze (e não de Teflon como em outras fabricantes), o que deixa certa rugosidade na massa, aumentando assim seu sabor e aumentando a aderência do molho. 
4. A secagem é lenta, a uma temperatura muito semelhante ao ambiente, o que prolonga o tempo de duração da massa.


A evolução visual 
O principal símbolo da marca italiana, adotado oficialmente a partir de 1908, é uma típica camponesa da região de Abruzzo carregando fardos de trigo.


Ao longo dos anos o tradicional logotipo passou por algumas alterações. A camponesa ganhou um visual mais colorido e definido.


Os slogans 
Di De Cecco ce n’è una sola. 
There’s only one De Cecco. 
The one and only. (2008) 
Some pasta just tastes better! (2006)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1886 
● Fundador: Filippo Giovanni De Cecco 
● Sede mundial: Fara San Martino, Itália 
● Proprietário da marca: F.lli De Cecco di Filippo Fara S. Martino S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Filippo Antonio De Cecco 
● Faturamento: €411 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 3 
● Presença global: + 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Itália e Estados Unidos 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Massas, molhos, azeites, farinhas e vinagres 
● Concorrentes diretos: Barilla, Divella, Baronia, Delverde, Buitoni, Bertolli e Colavita 
● Ícones: A camponesa com fardos de trigo 
● Slogan: Di De Cecco ce n’è una sola. 
● Website: www.dececco.it 

A marca no mundo 
Atualmente a DE CECCO, segunda maior produtora de massas da Itália atrás apenas da Barilla, e terceira do mundo, comercializa uma completa linha de produtos, que engloba desde farinha, polenta, molhos, vinagres e azeites até as tradicionais massas (são mais de 160 tipos), em mais de 80 países ao redor do mundo. Aproximadamente 50% do faturamento superior a €400 milhões são oriundos das exportações. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/1/2016

Um comentário:

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