25.8.10

HUNT'S


Os produtos a base de tomate da marca HUNT’S, desde suculentos molhos à ketchups, são presença constante há mais de um século em milhões de cozinhas americanas. Símbolos de qualidade e frescor, eles são utilizados não somente em milhões de lares, mas também em restaurantes, escolas, arenas esportivas e parques temáticos para realçar o sabor das refeições de quem procura o melhor sabor quando o assunto é tomate. 

A história 
Tudo começou no fértil Vale de Santa Rosa no estado da Califórnia onde os irmãos Joseph e William Hunt cresceram aprendendo a preservar a qualidade e o fresco sabor de frutas e vegetais ao ajudarem sua mãe na colheita anual em um pequeno rancho da família. Após a morte de sua mãe, em 1888, os irmãos resolveram utilizar toda a experiência nessa área para fundar uma pequena empresa com o intuito de comercializar vegetais e frutas, que eram cultivadas no pequeno rancho de seu pai em Sebastopol e entregues para as comunidades locais através de carroças puxadas a cavalo. Pouco depois, no mês de abril de 1890, a empresa foi incorporada como HUNT BROTHERS FRUIT PACKING COMPANY e se mudou para a cidade de Oakdale, também localizada no estado americano da Califórnia, focando seus negócios no segmento de frutas e vegetais enlatados. Neste ano os irmãos venderam mais de 30 mil caixas de alimentos enlatados.


Rapidamente os irmãos se estabeleceram no mercado pela reputação de produzirem alimentos frescos e de alta qualidade, primando sempre pelo cuidado no cultivo dos alimentos para entregar ao consumidor o melhor sabor que o campo podia oferecer. Em 1895, a empresa se mudou para instalações maiores e mais modernas na cidade californiana de Hayward. Nos anos seguintes a pequena empresa cresceu rapidamente impulsionada pela grande popularidade das indústrias californianas de frutas e vegetais. No ano de 1941, a HUNT’S ultrapassou a marca de 100 milhões de latinhas produzidas, entre sopas, frutas, vegetais e sucos. Em 1943, a empresa se fundiu com uma de suas principais concorrentes, a Val Vita Food Products. A nova empresa, batizada de HUNT FOODS INC., decidiu manter a força da marca HUNT’S e passou a focar seus esforços produtivos em itens enlatados derivados de tomate, especialmente o molho de tomate pronto.


Nos anos seguintes, além de estender sua linha de produtos introduzindo polpa de tomate, suco de tomate, tomate em pedaços, molhos barbecue e, claro, ketchup, a HUNT’S focou seus esforços em promover seus molhos de tomate e sua tradicional lata vermelha em revistas femininas. Os anúncios não somente informavam as donas de casa americanas sobre o sabor dos molhos, mas também divulgava inúmeras receitas, mostrando assim as várias possibilidades de utilização do produto. Com isso, as tradicionais latinhas vermelhas de molhos de tomate HUNT’S se tornaram popular pelo país inteiro e um item indispensável nas cozinhas americanas.


Na década de 1970 a marca expandiu ainda mais seu portfólio de produtos com o lançamento de uma linha de molhos de tomate com sabores, que rapidamente se tornou um sucesso entre as famílias americanas, especialmente pela praticidade de já virem prontos. A partir dos anos de 1980 o ketchup HUNT’S passou a travar uma feroz batalha de mercado com a tradicional marca Heinz. Em 1990, depois de passar por várias aquisições e fusões, a HUNT’S (que pertencia a Beatrice Foods) foi comprada pela ConAgra Foods, um gigante americano no setor de agronegócios que teve suas origens em 1919. Com isso, os produtos da marca ganharam projeção internacional e começaram a serem inseridos em outros mercados ao redor do mundo. Dando continuidade a sua história de inovação no segmento, a marca introduziu em 2005 uma nova linha de produtos feitos à base de tomates orgânicos.


Nos últimos anos a HUNT’S começou a substituir o xarope de milho pelo açúcar como uma alternativa para adoçar sua famosa linha de ketchups, mas rapidamente voltou a utilizar o primeiro ingrediente. Em 2014, através de uma parceria com a Cargill, os ketchups e molhos barbecue da marca foram lançados no mercado brasileiro. Além disso, a marca lançou novos produtos, como por exemplo, mostarda (criada com um blend exclusivo de sementes e especiarias importadas); e novas variações do seu tradicional molho barbecue, como Honey Mustard (um toque agridoce da mistura da mostarda e mel na receita original) e Hickory (levemente defumado).


Atualmente a HUNT’S é uma das maiores e mais experientes produtoras e processadoras de tomates do mundo, utilizando as melhores terras e frutos para produzir uma infinidade de produtos derivados. Utilizando a filosofia “Quality You Can Taste” (algo como “Qualidade que você pode provar”) a marca, através de seus produtores, cultiva aproximadamente 55 variedades de tomates, que são escolhidas por seus experientes técnicos para cada determinado uso, levando-se em conta a textura e o sabor. Esses tomates são colhidos na Califórnia e estão prontos para consumo em apenas 10 horas sem uso de agentes químicos, o que garante o frescor e a qualidade dos produtos. A marca utiliza o sistema FlashSteam® para descascar seus tomates em cubos, inteiros, cozidos ou triturados. Esse sistema utiliza o vapor de água natural para descascar os tomates.


A evolução visual 
A identidade visual da marca HUNT’S passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem totalmente vinculada ao tomate. O atual logotipo foi adotado em 2010 e conta com mais detalhes, uma nova tipografia de letra e figuras dos tradicionais tomates.


Os slogans 
It’s Good to Be Different. 
Only the best tomatoes grow up to be Hunt’s. (corporativo) 
Taste and Believe. 
Better tomatoes make better ketchup. Pick Hunt’s. 
The tastiest toy in the world. 
It’s a better way to say tomatoes. (1985) 
Try today’s Hunt’s, it’s a thicker richer tomato sauce. (1983) 
Try the creative sauces from Hunt’s. (1977) 
You can trust every can of Hunt’s. (1976) 
Hunt - for the Best. (1946)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1890 
● Fundador: Joseph e William Hunt 
● Sede mundial: Omaha, Nebraska, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: ConAgra Foods, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sean Connolly 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Molhos de tomate, ketchups, mostardas e molhos barbecue 
● Concorrentes diretos: Heinz, Hellmann’s, French’s, Del Monte, Red Gold, Prego, Barilla e Buitoni 
● Ícones: As latas vermelhas dos molhos de tomate 
● Slogan: It’s Good to Be Different. 
● Website: www.huntsbrasil.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a HUNT’S, uma das mais importantes marcas da ConAgra Foods, considerada uma das maiores empresas de alimentos prontos para o consumo da América do Norte com produtos encontrados em 99% dos lares americanos, comercializa além de seus tradicionais molhos de tomate (triturados, cozidos, purê, em cubos, pasta e inteiros sem casca, além dos molhos de tomate temperados), ketchup, molhos barbecue, entre outros itens, em mais de 60 países ao redor do mundo, tendo nos Estados Unidos e Canadá seus maiores mercados. 

Você sabia? 
Em recentes testes cegos os ketchups HUNT’S foram apontados pelos consumidores americanos como os de melhor sabor e qualidade, superando a tradicional rival Heinz


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/5/2016

3 comentários:

Eduardo Marculino disse...

É um grande prazer visitar este BLOG e escolher para o Prêmio Especial 25 BLOGS.

endereço http://historianovest.blogspot.com/2010/08/premio-especial-blog-da-semana.html

abraços e Parabéns

blaise2 disse...

E são bons mesmo,o tomate diced é inigualável.Achei umas latas perdidas num supermercado Big aqui em Floripa e comprei o que deu.Nunca mais achei,nem na rede WaltMart ou Carrefour,nem na net acho pra comprar em lugar lagum no Brasil.Uma pena,com dólar tão baixo...

Douglas Otto disse...

O Ketchup Hunts é realmente delicioso. Resolvi pela primeira vez comprar um ketchup importado, o preço estava bastante em conta. O gosto é diferente dos ketchups nacionais, é mais adocicado e mais forte ao mesmo tempo. Simplesmente um "must". Além de tudo é 100% natural. Recomendo!