4.12.10

NEWSPAPERDIRECT

Imagine oferecer o jornal preferido de um hóspede, cliente ou viajante, na porta de seu quarto no hotel, durante uma viagem de avião, na cabine de um transatlântico e na mesa de uma sofisticada cafeteria. Ou até mesmo disponibilizar o jornal diário de sua preferência em tempo real, antes que ele seja impresso em seu país de origem. Isto claramente agrada e surpreende, ainda mais se ele for estrangeiro e o título pertencer ao seu país de origem e se tratar da edição do dia. É este o “segredo do sucesso” da NewspaperDirect.
-
A história
Tudo começou quando Miljenko Horvat, um investidor financeiro; Anatoly Karachinsky, um empreendedor russo; e Esther Dyson, uma espécie de “guru” econômico; baseado em suas terríveis dificuldades de ter acesso às edições diárias dos jornais de seus países de origem durante suas constantes viagens pelo mundo, resolveram iniciar um projeto em conjunto para acabar com esse problema. Eles também perceberam que não eram os únicos a enfrentarem essas dificuldades. Mas, a questão era: como reduzir os exorbitantes custos de envio das edições diárias de jornais para outros países. Foi então, que eles recorreram a Internet. Primeiro o trio desenvolveu um software que pudesse formatar e imprimir as edições de jornais e disponibilizá-las para serem acessadas de forma rápida e prática. O segundo passo foi fechar acordos com editores de vários jornais mundiais, desde o tradicional The Wall Street Journal ao espanhol El Pais, para que enviassem suas edições diárias para um centro de operações, que otimizava e disponibilizava os arquivos para seus clientes e leitores.
-
-
Com o plano de negócios totalmente montado e desenvolvido, eles fundaram em 1999 no Canadá a NewspaperDirect, uma empresa que venderia o serviço de acesso e impressão as edições diárias dos principais jornais do mundo, eliminando assim o alto custo de transporte e entrega em outros países, que, dependendo da localização, poderiam chegar somente no dia seguinte. Inicialmente a nova empresa vendeu seus serviços para renomadas redes de hotéis de luxo como Four Seasons, assim como para empresas de cruzeiros marítimos e corporações interessadas em disponibilizar notícias internacionais. Esses clientes compravam o software da NewspaperDirect e instalavam em computadores com impressoras a laser para imprimir qualquer edição diária dos 80 jornais iniciais que a empresa oferecia. Os jornais eram apresentados em seu formato original incluindo layout, editorial gráfico e publicidade. Com isso, os primeiros clientes da empresa podiam oferecer, gratuitamente ou mediante à pagamento, edições diárias de vários jornais a seus hóspedes, viajantes e clientes. A NewspaperDirect pagava royalty para os editores dos jornais a cada cópia impressa.
-
-
Nos anos seguintes a empresa aumentou o número de títulos de jornais, incluindo os tradicionais Washington Post, USA Today, The New York Times, Daily Telegraph, Corriere della Sera, The Guardian, Le Figaro, e até revistas, e com isso assistiu a um enorme aumento em sua base de clientes pelo mundo. Além disso, investindo constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias e melhorias nas operações, ampliou seus serviços com a introdução do Hotel PressDisplay, o maior banco de jornais online do planeta utilizado pelos hotéis mais bem conceituados do mundo; PressReader, um aplicativo exclusivo desenvolvido pela NewspaperDirect que permite ler o jornal favorito sem precisar estar conectado na internet; Newspaper Radio, onde os jornais podem ser “lidos” usando o Windows Media Player; e serviços especiais sob medida para bibliotecas e empresas. A empresa canadense também passou a oferecer aos seus clientes o Jornal Verde (conhecido internacionalmente como “Green Paper”), uma solução ecologicamente correta do Hotel PressDisplay. Com baixíssimo custo, é possível disponibilizar aos hóspedes mais de 1.700 títulos de jornais e revistas no formato digital, que podem ser lidos através de laptop, tablet, net book ou iPad, bastando para isso fazer o download da edição desejada utilizando o próprio serviço de Internet do estabelecimento.
-

-
Dados corporativos
● Origem: Canadá
● Fundação: 1999
● Fundador: Miljenko Horvat, Anatoly Karachinsky e Esther Dyson
● Sede mundial: Vancouver, Canadá
● Proprietário da marca:
NewspaperDirect Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Alexander Kroogman
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
105 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Serviço de impressão e distribuição de jornais
● Slogan: Worldwide newspaper same day delivery.
-
A marca no mundo
Atualmente a NewspaperDirect, líder mundial em distribuição de jornais e revistas no formato impresso e digital, oferece a distribuição física de 1.740 jornais e revistas de 93 países em 49 idiomas na forma de assinatura tradicional para uso pessoal ou corporativo. Atuando em mais de 100 países ao redor do mundo, sua matriz se localiza em Vancouver, no Canadá, com escritórios em Nova York, Viena, Londres e Düsseldorf.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 4/12/2010

Nenhum comentário: