19.12.10

PORTO SEGURO

A principal missão da PORTO SEGURO é assumir riscos e prestar serviços, garantindo agilidade, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas, a custos competitivos. Carros, casas e muitos outros bens são segurados pela empresa para que o proprietário tenha tranqüilidade e não seja surpreendido por um imprevisto, prestando assistência total antes, durante e depois de qualquer ocorrência. Afinal, você nunca sabe o que está por vir.
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A história
Tudo começou no dia 27 de agosto de 1945, quando um grupo de executivos, formado por José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior e José Andrade de Souza, diretores do Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), tendo Amador Aguiar como Diretor Superintendente, fundou a Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, habilitada para atuar em operações de seguro e resseguro nas modalidades Fogo, Transportes, Acidentes Pessoais e Motim, entre outros ramos, na Cidade de São Paulo. Pouco mais de dois anos após sua fundação, em 17 de dezembro de 1947, foi aberta a primeira sucursal no Rio de Janeiro, que passou a operar nos mesmos ramos que a matriz paulista. Em 1949, a empresa adquiriu a Rochedo Cia de Seguros, unificando a administração e formando o Grupo Segurador Porto Seguro. A finalidade destas associações entre as empresas era aumentar o limite técnico ao qual estavam vinculadas as companhias de seguro.
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Entre 1954 e 1956, a empresa viveu uma fase de expansão devido ao aumento de produção da carteira de automóvel, porém com ela cresceu também inadimplência dos segurados. Esta carteira passou a ser considerada de alto risco. Em 1958 aconteceu um episódio marcante: os securitários entraram em greve, reivindicando aumento de salário. O mérito deste movimento foi tornar o seguro e a categoria conhecidos, já que na época o seguro de vida era altamente seletivo e sinônimo de “mau agouro” e a carteira de automóvel apenas começava a ser notada. Neste mesmo ano um grupo de funcionários da PORTO SEGURO ganhou na Loteria Federal, fato que teve cobertura dos jornais da época e indiretamente expôs a marca a milhões de pessoas. Em 1959, enquanto a emissão de apólices era feita em máquinas de escrever e no caso de apólices coletivas, usava-se mimeógrafos e estêncil, a PORTO SEGURO contava com “modernas” máquinas de calcular e escrever, enquanto no mercado muitas seguradoras ainda emitiam apólices manuscritas. Nesta época a cor oficial da empresa era o verde.
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No início dos anos 60, a legislação trabalhista não previa os benefícios que conhecemos hoje, como auxílio para transporte e alimentação. Para melhorar essa condição, em 1962, os funcionários da empresa organizaram (com apoio financeiro integral da PORTO SEGURO) a Caixa de Assistência dos Funcionários do Grupo Segurador Porto Seguro, que tinha por finalidade conceder auxílio e assistência aos seus associados. Ficavam garantidos: auxílio natalidade, auxílio nupcial, auxílio dentário, auxílio enfermidade, auxílio ótico, auxílio laboratório, auxílio cirúrgico-hospitalar, auxílio funeral, bolsa de estudos e empréstimos. Este fundo de reserva recebia depósitos mensais da empresa conforme as normas de um estatuto elaborado pelos próprios funcionários, com aprovação da diretoria. Neste mesmo ano surgiu a carteira de Riscos Diversos, que permitia o enquadramento de outros tipos de coberturas, como equipamentos, maquinários, etc. Em 1968, depois da mudança para a sede da Av. Paulista, as funcionárias adotam um uniforme composto de saia e blaser, com camisa branca, complementado por um broche com a logomarca da empresa. A cor do uniforme seguiu o padrão da empresa, o verde. A seguradora mudou de dono várias vezes, até ser comprada pela família Garfinkel em maio de 1972. Abrahão Garfinkel, ex-diretor do grupo Boa Vista de Seguros, adquiriu o controle da empresa, que naquela época ocupava a 44ª posição no ranking do mercado. Com uma mentalidade diferente tem início uma nova fase na administração da empresa. A cor dos impressos, que até então era verde, passa a ser azul.
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Com o falecimento do Sr. Abrahão, em 1978, Rosa Garfinkel, Presidente de Honra, e Jayme Brasil Garfinkel, Presidente, assumiram o controle da empresa. Dedicaram-se, então, a desenvolver o conceito de Proteção Total a ser seguido pela PORTO SEGURO, que oferece produtos e serviços que ajudam a evitar o sinistro e amparam o segurado antes, durante e depois de qualquer ocorrência. A empresa foi a principal responsável por este tipo de iniciativa, o que acabou se transformando em uma tendência no ramo de seguros. Em junho de 1995 têm início as atividades da subsidiária Porto Seguro Del Uruguay. Com sede em Montevidéu, seguiu a tendência de integração ao Mercosul e iniciou a operação na carteira de automóveis. Em 2003, a empresa assumiu o controle acionário e a operação da subsidiária da seguradora multinacional francesa AXA, renomeada como Azul Seguros, com filiais no Sul e Sudeste do país. Já em 30 de novembro de 2009, a Porto Seguro S.A. e o Itaú Unibanco Holding S.A. unificaram suas operações de seguros residenciais e de automóveis, consolidando a PORTO SEGURO no Brasil como a maior seguradora do ramo de automóveis e, tornando-se também a maior seguradora do ramo de residências do país.
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A linha do tempo
1982
Publicação do primeiro número do jornal Nosso Porto, criado para ser um veículo de divulgação aos funcionários da empresa.
1983
Publicação do 1º número do Boletim Informativo Porto Press, com informações técnicas voltadas para o corretor de seguros como tabelas de referência de custos, tarifas, normas da SUSEP e informações úteis sobre a empresa.
De forma inovadora começou a ser utilizado o serviço de espera telefônica com som FM.
1984
Lançamento da Vacina Anti-Roubo, que consiste na gravação do número do chassi nos vidros dos veículos.
Lançamento do seguro Casatoda, com cobertura que previa todos os tipos de eventos que poderiam ocorrer numa residência, dispensando o segurado da escolha de diversas coberturas.
1985
Início do funcionamento da Central Porto Seguro de Atendimento 24h, com uma equipe de plantonistas formada por 9 funcionários, que revezavam-se no atendimento às ligações sobre ocorrência de roubos, furtos e colisões.
Início da instalação de dispositivos anti-furto nos veículos dos segurados. O dispositivo consistia em um alarme que independia de qualquer ação do usuário para ser ativado, imobilizando o veículo em caso de furto.
1987
Lançamento do “Brake Light”, uma terceira lanterna instalada internamente no vidro traseiro do carro. O dispositivo foi comercializado com exclusividade pela PORTO SEGURO, para a prevenção de acidentes no trânsito. Houve divulgação intensa do produto através dos vários meios de comunicação.
1988
Lançamento da campanha “Carro bem cuidado é carro seguro”, em que se valorizava e incentivava a importância da manutenção do sistema de luzes (lanternas e faróis) e freios dos veículos. O principal objetivo desta campanha era divulgar os serviços de segurança oferecidos gratuitamente aos segurados, além de funcionar como campanha de utilidade pública, para conscientização da população sobre os cuidados com o veículo.
1990
Lançamento para os segurados de mais três serviços voltados para o conceito “Proteção Total”: Teste de Amortecedores, Corta Combustível para picape diesel e Dispositivo anti-furto para motos (sistema de corte de ignição especialmente desenvolvido para motos).
1991
Lançamento do Porto System, primeiro micro portátil para cálculo de seguros, que evitava que o corretor tivesse que consultar tabelas ou recorrer à empresa. Para isto continha as tabelas de prêmios, modelos dos carros, classes tarifárias, categorias, enfim, todas as informações que possibilitavam chegar ao valor de uma apólice ou de um endosso com maior rapidez.
Início da distribuição aos segurados da “Keycard”, uma chave reserva de material plástico
resistente, para ser usada na falta da chave original.
Lançamento de dois novos produtos para o mercado segurador o Porto Empresa e o
Porto
Residência
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Lançamento do Porto Socorro, uma prestação de serviços que consiste em realizar pequenos reparos no local, quando o veículo segurado quebrar ou, se isto não for possível, providenciar a sua remoção.
1992
Lançamento do Porto Saúde, seguro saúde que proporcionava atendimento médico, laboratorial e hospitalar aos segurados.
Lançamento do Porto Fiança Locatícia que garantia ao segurado/locador a indenização caso ocorresse o não pagamento por parte do locatário, além da cobertura adicional de danos ao imóvel.
1993
Lançamento do Cartão Porto Saúde, um cartão de crédito para serviços ligados à saúde.
Lançamento do Seguro Educacional, para garantir os estudos do aluno até o último ano do 2º grau, inclusive os exames pré-vestibulares, na forma de uma apólice coletiva.
1994
Lançamento do Porto Seguro Profissional, um produto voltado para profissionais liberais que garantia ao segurado a reposição de seus rendimentos em caso de doenças ou acidentes que o impossibilitassem de exercer seu trabalho.
Fechado acordo com rede de estacionamentos “Estapar”. O convênio garantia desconto aos segurados que deixassem seus veículos nestes locais.
Lançamento do cartão de crédito Porto Seguro Visa Internacional. Criado para oferecer além dos benefícios de todos os cartões de crédito, uma série de vantagens adicionais, como o Porto Socorro e Central 24h de Atendimento.
1995
Lançamento do seguro Carta Verde para motoristas de carro de passeio em viagens para a Argentina e Uruguai.
Constituição da Porto Seguro Vida e Previdência S.A.
Lançamento do Porto Seguro Previdência Renda Futura.
1996
Lançamento do Seguro Diferenciado por Perfil do Segurado, no qual dependendo do perfil o segurado poderia ter desconto de 15, 20 ou 25% no prêmio líquido do seguro.
Lançamento do Porto Seguro Saúde Básico, voltado para empresas com mais de 1.000 usuários, oferecia livre escolha de médicos e hospitais.
Lançamento do Auto Mais, um programa de manutenção preventiva criado em parceria com a rede Varga Serviços. Nesse programa, o veículo passava por uma completa revisão dos sistemas de freios, direção e suspensão e o segurado recebia um certificado informando os serviços executados, com a data, quilometragem e peças substituídas.
Inauguração do Porto Seguro Online, site que tinha como objetivo ser uma grande fonte de informação para segurados e não segurados.
1997
Lançamento do Porto Seguro Assistência Funeral, serviço comercializado em conjunto com o seguro de vida, que tem por objetivo prestar assistência à família do segurado na organização de funeral na eventualidade de um sinistro.
Lançamento do Porto Seguro Mergulhador, que garantia proteção contra acidentes na prática de mergulho amador.
Lançamento do Porto Seguro Serviços Emergenciais a Residência, que oferecia serviços de hidráulica, desentupimentos, substituição de telhas, mudança de residência, chaveiro, retorno de viagem, limpeza, vigilância e locação de aparelhos eletrodomésticos.
Lançamento do Porto Vida Prêmio, que garantia o resgate de reserva matemática caso o segurado esteja vivo no término do período de cobertura e também a indenização em caso de morte e invalidez total e permanente do segurado.
1998
Lançamento do Porto Seguro Proteção Patrimonial, serviço que controla a segurança de empresas e residências através de alarmes monitorados a distância.
Lançamento do Porto Seguro Imobiliária, produto desenvolvido para garantir exclusivamente imóveis administrados por imobiliárias, com taxas dimensionadas para garantir somente edifícios.
Lançamento do Consórcio de Imóveis para compra de imóvel residencial ou comercial, construção ou reforma.
1999
O serviço Porto Seguro Garantia Mecânica ganhou novos atrativos: redução do preço, possibilidade de contratação do produto por um mês e concessão de um laudo de inspeção.
Lançamento do Fundo de Previdência Porto Seguro Infantil para crianças e jovens de 0 a 17 anos.
Lançamento do Porto Seguro Educacional Individual, que garante ao filho ou dependente uma renda mensal para auxiliar o custeio de sua educação, em caso de morte ou invalidez do pai ou responsável legal.
Passa a oferecer serviço de assistência jurídica ao segurado nas ações judiciais decorrentes de acidentes de trânsito. Nos casos em que o segurado for acionado judicialmente pelo terceiro, a PORTO SEGURO coloca à disposição um advogado independente para elaborar sua defesa e acompanhar o segurado perante as Delegacias e Juizados Especiais Criminais até o final do processo.
2000
Lançamento do Alugue Fácil, que tem por finalidade oferecer a locação garantida com o produto Porto Seguro Aluguel. Esta campanha tem como enfoque o pagamento mensal do seguro, realizado dentro da taxa de administração da locação.
2001
Lançamento do Auto Jovem, um seguro de automóvel para jovens entre 18 a 24 anos que oferece serviços como o curso de direção segura e descontos conforme do perfil do segurado.
2002
Lançamento do Porto Seguro Odontológico Empresarial.
Lançamento do PGBL Infantil, um plano de previdência para financiar estudos, viagens ou a
realização de planos para crianças.
2008
Lançamento do Bike Socorro, um serviço realizado por ciclista que realizam atendimento aos segurados em casos de socorros que possam ser solucionados no local, sem a necessidade de remoção, como troca de pneus, falta de combustível, carga de bateria e pane simples.
Lançamento do Porto Vias, um serviço de monitoramento de trânsito em tempo real que possibilita aos segurados definirem previamente quais rotas utilizar para evitar congestionamentos e chegar mais rápido ao seu destino. Atualmente, o serviço está disponível apenas para a Grande São Paulo e Grande Rio.
2010
Lançamento do desconto Zero Ponto, com o qual os motoristas podem obter desconto de 5% na contratação ou renovação do Porto Seguro Auto, desde que estejam sem pontos registrados na habilitação nos últimos 12 meses e circulem a maior parte do tempo em suas cidades.
Apostando em novos conceitos de mobilidade urbana, passou a vender bicicletas elétricas, para todos os interessados, clientes ou não. A empresa desenvolveu esse modelo de bicicleta recentemente para atendimento de vistoria e socorro aos clientes no seguro de auto. Batizado de Felisa, o modelo foi inspirado nos artigos e apontamentos do engenheiro Felicio Sadalla, que há 30 anos já utilizava uma bicicleta elétrica, montada por ele mesmo, para percorrer os 13 km que separavam sua casa do trabalho. A Felisa é produzia pela ProX Bike, sob encomenda da PORTO SEGURO. O modelo é movido pela corrente gerada por três baterias compactas, de chumbo-ácido, ligadas em série.
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Campanhas que fizeram história
Em dezembro de 2009 a empresa lançou a campanha “Trânsito Mais Gentil” (
www.transitomaisgentil.com.br) para estimular a prática da gentileza no trânsito, incentivando assim uma atitude mais tolerante por parte de motoristas e pedestres. A idéia surgiu com uma preocupação da empresa em relação aos dados estatísticos alimentados pela intolerância no trânsito. Estima-se que diariamente, ocorrem em média 30 brigas envolvendo motoristas na cidade de São Paulo. E nos dias com maiores índices de congestionamento, como as sextas-feiras, o volume de ocorrências é ainda maior. Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve. Caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere. Se outro vier disposto a brigar, não dê brechas para continuar a discussão. Essas são algumas das atitudes gentis que a PORTO SEGURO pretende estimular no dia-a-dia com o lançamento da campanha. Depois de cinco meses de planejamento e estudo, a campanha começou a ganhar as ruas de São Paulo.
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A campanha, que tinha como slogan “Um trânsito melhor começa com você”, envolvia ações programadas para acontecer durante todo o ano de 2010, com a adesão de diversos artistas e personalidades (Malvino Salvador, Rodrigo Lombardi, Marco Ricca, Alessandra Maestini, Regiane Alves, Marco Luque, entre outros), vídeos para a internet e TV, e uma grande participação em redes sociais, além de iniciativas voltadas aos segurados e ao público em geral.
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A evolução visual
Em 2007 a marca apresentou sua nova identidade visual, que sofreu mudanças radicais em relação à anterior. As principais mudanças foram: retirada da palavra “seguros” (que desde 1985 fazia parte do logotipo), uma nova e moderna tipografia de letra e uma nova interpretação para o principal símbolo da marca, a caravela, agora representada apenas por uma vela.
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Além disso, a nova identidade visual foi aplicada em toda sua frota de veículos, que passaram a contar com uma imagem muito mais moderna.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 27 de agosto de 1945
● Fundador: José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior, José Andrade de Souza e Amador Aguiar
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Porto Seguro S.A.
● Capital aberto: Sim
● Presidente de honra:
Rosa Garfinkel
● Diretor presidente: Jayme Brasil Garfinkel
● Faturamento: R$ 6.79 bilhões (2009)
● Lucro: R$ 328.4 milhões (2009)
● Valor de mercado: R$ 5.2 bilhões (dezembro/2010)
● Valor da marca: R$ 636 milhões (2009)
● Sucursais: 125
● Presença global:
2 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 7.726
● Segmento:
Financeiro
● Principais produtos:
Seguros e previdência
● Ícones: A caravela de seu logotipo
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O valor
Segundo a consultoria BrandAnalytics/Millward Brown, somente a marca PORTO SEGURO está avaliada em R$ 636 milhões, ocupando a posição de número 24 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.
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A marca no mundo
Hoje em dia a PORTO SEGURO, uma das maiores seguradoras do Brasil, emprega diretamente 7.726 funcionários, possui 125 sucursais e escritórios regionais, além de um escritório no Uruguai. A empresa atua em todos os ramos de seguro: Automóvel, Saúde, Patrimonial, Vida e Previdência, Transportes por meio das empresas Porto Seguro, Porto Seguro Saúde, Porto Seguro Vida e Previdência, Porto Seguro Uruguay (segunda maior seguradora de automóveis daquele país) e Azul Seguros. Os produtos da empresa atingem pessoas físicas, famílias, empresas, instituições diversas e entidades governamentais e não governamentais em todo o Brasil. Apesar da forte presença no segmento de seguro de automóveis - é a líder em São Paulo com 32,4% de participação e também no Brasil, com 20% - a PORTO SEGURO tem a mais diversificada linha de produtos do mercado. Além disso, o segurado (Porto Seguro Auto) tem a sua disposição uma rede com mais de 90 Centros Automotivos para cuidar do carro.
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Você sabia?
A PORTO SEGURO encerrou o ano de 2009 com mais de 3.5 milhões de veículos segurados, além de 8.6 milhões de itens cobertos por seus serviços.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 19/12/2010

2 comentários:

Gabriel Storoli Veraldi disse...

Vale adicionar a história do HELP DESK...
O help desk era um serviço de ajuda tanto de hardware quanto de software prestado a pessoas da porto e corretores da porto, porém não era muito usado, e havia muitos técnicos que acabam ganhando pra não fazer nada.
Então expandiu-se o HELP DESK para quem também era segurado porto seguro.

Guilherme Almeida disse...

Hoje em 13/04/14 a empresa quase dobrou o tamanho e ainda continuar crescendo.
E eu tenho o prazer de trabalhar nessa empresa .