16.3.11

PANDA EXPRESS


A rica e saborosa culinária chinesa ganhou outra interpretação pelas mãos da rede americana PANDA EXPRESS. Mantendo a deliciosa tradição dos pratos chineses a rede oferece um cardápio variado que utiliza somente ingredientes de alta qualidade. Combinado com a decoração moderna e aconchegante de seus restaurantes e um atendimento eficiente e cortês, não é de se estranhar que a rede seja a maior e mais bem avaliada pelos consumidores americanos no segmento de comida chinesa. 

A história 
Tudo começou em 1973 quando o chef de cozinha Ming-Tsai Cherng, um chinês que viveu na pitoresca região de Yangzhou, província de Jiangsu, reconhecida pela deliciosa culinária, com a ajuda de seu filho, resolveu inaugurar um restaurante sofisticado de comida típica chinesa na cidade californiana de Pasadena. O restaurante batizado de Panda Inn, afinal o urso panda além de ser carismático é um símbolo nacional da China, se tornou um grande sucesso, especialmente pela qualidade de seu cardápio, que continha receitas de família feitas com ingredientes frescos e de alta qualidade, conquistando, não somente os imigrantes chineses da região, como também muitos americanos. O restaurante foi um dos primeiros a introduzir os robustos sabores das culinárias de Mandarim e Szechuan para os habitantes do sul da Califórnia. O serviço eficiente e a comida sempre quente e saborosa atraiam cada vez mais clientes.


No início dos anos de 1980, o administrador do shopping center Glendale Galleria, Donahue Schriber, convidou a família Cherng para desenvolver uma versão do restaurante Panda Inn adaptada ao conceito de alimentação rápida para ser inaugurada na praça de alimentação do centro de compras. Sob o comando de seu filho Andrew, e de sua nora, Peggy, a primeira unidade do PANDA EXPRESS foi inaugurada no dia 31 de outubro de 1983 na cidade de Glendale, próxima a Los Angeles. Mantendo o mesmo padrão de qualidade do restaurante original, a versão no conceito fast food rapidamente caiu no gosto dos consumidores por criar pratos tipicamente chineses adaptados ao gosto americano de forma rápida. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas pelo estado californiano.


Em 1987 a rede se expandiu para fora do estado da Califórnia, inaugurando um restaurante em Honolulu no Havaí. No ano seguinte a PANDA EXPRESS se tornou a primeira rede de alimentação rápida a inaugurar uma unidade localizada dentro de um supermercado, na cidade californiana de Arcadia. No início dos anos de 1990 o cardápio da rede já contava com diversas opções, entre as quais o Chicken Orange, pequenos pedaços de frango crocantes com molho especial e suco de laranja, que se tornou o carro-chefe da PANDA EXPRESS. Além disso, pratos a base de carne e camarão do sul da China estavam incluídos no cardápio. Em 1991 a rede inaugurou sua primeira unidade localizada em rua na cidade de Long Beach, estado da Califórnia. Em 1993 a rede comemorou dez anos de vida com a inauguração de sua centésima unidade. Além disso, inaugurou seu primeiro restaurante dentro de um campus universitário, na UCLA. Quatro anos mais tarde a rede abriu sua primeira unidade exclusiva com o conceito Drive-Thru em Hesperia na Califórnia.


Em 2002 a rede comemorou a inauguração de sua unidade de número 500 na cidade de San Diego. Pouco depois, em 2004, a rede iniciou a inauguração de algumas unidades menores especialmente desenvolvidas somente para Drive-Thru, que não possuíam mesas no salão interno, apenas a janela de atendimento. Em 2007 a rede inaugurou sua milésima unidade e rompeu o faturamento de US$ 1 bilhão. Já no ano seguinte, coincidindo com a comemoração de 25 anos da PANDA EXPRESS, a rede introduziu mais um item de sucesso ao seu cardápio: Beijing Beef, pequenos pedaços de carne marinados com pimentões, cebolas e um molho picante. O novo prato do cardápio foi divulgado com uma imensa campanha publicitário que tinha como personagens Eddie e Tom-Tom, dois falantes e carismáticos ursos panda que defendiam seus pratos favoritos da rede.


No ano seguinte lançou o Wok Smart™, uma espécie de cardápio saudável que oferecia 18 opções de pratos com 250 calorias por porções. Pouco depois, em 2011 inaugurou sua primeira unidade internacional na Cidade do México. Os planos de expansão internacional da rede continuaram em 2013 com a abertura sua primeira unidade no Canadá, localizada em Nepean, província de Ontário, seguidos por novos restaurantes em Dubai e na Coréia do Sul.


Em 2014 a rede inaugurou na cidade de Pasadena, estado da Califórnia, a primeira unidade batizada de PANDA EXPRESS INNOVATION KITCHEN. Essa unidade conceito da rede adota o estilo fast casual, com serviço de mesa e uma decoração mais inimista e aconchegante, composta por mobiliários modernos, paredes brilhantes e painéis de madeira. Há também uma área de bar (que serve chás e outras bebidas) com sofás, cadeiras confortáveis, mesas baixas e televisões. Mas as mudanças não se restringem apenas a decoração e ao conceito de serviço. O que realmente diferencia esta unidade é o seu cardápio (com novos pratos, muitos deles em teste) e a oportunidade dos clientes criarem refeições personalizadas. Essa unidade é uma espécie de laboratório da PANDA EXPRESS para a criação de novos pratos e melhorias de seus serviços, que se bem aceitas serão introduzidas nas unidades da rede.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve sua estrutura original. A primeira remodelação ocorreu em 2009 quando a tipografia da letra do nome da marca e também da frase foram encorpadas, além de adotar um tom mais escuro de vermelho. Em 2014 a marca apresentou seu novo logotipo: a tipografia de letra foi levemente alterada (ficou menor), o urso panda ganhou mais destaque, a frase “Gourmet Chinese Food” foi substituída por “Chinese Kitchen” e foi adotado um tom de vermelho mais claro.


Confira na imagem abaixo a sobreposição do logotipo novo ao antigo para perceber melhor as mudanças.


Os slogans 
Make life delicious. (2013) 
Experience Pandamonium. (2009) 
Panda Express: Chinese for Yummy. 
Taste The Joy.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 31 de outubro de 1983 
● Fundador: Andrew e Peggy Cherng 
● Sede mundial: Rosemead, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Panda Restaurant Group, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Andrew e Peggy Cherng 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 1.700 
● Presença global: 7 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 25.000 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Comida chinesa 
● Concorrentes diretos: Pick Up Stix, Pei Wei Asian e Sarku Japan 
● Ícones: O urso panda 
● Slogan: Make life delicious. 
● Website: www.pandaexpress.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede PANDA EXPRESS, uma das maiores especializadas em comida chinesa, possui mais de 1.700 unidades localizadas em 47 estados americanos, incluindo Porto Rico e Guam, além de México, Canadá, Coréia do Sul e Dubai. O estado da Califórnia concentra o maior número de unidades da rede, aproximadamente 500. O faturamento anual estimado da rede é superior a US$ 2 bilhões. Um dos fatores de sucesso da rede é sua flexibilidade em acompanhar o crescimento dinâmico da economia, já que a PANDA EXPRESS possui restaurantes instalados em centros de compras, supermercados, aeroportos, estações de trens, estádios e arenas esportivas, campus universitários, cassinos, parques temáticos, bases militares e até uma unidade dentro do Pentágono. 

Você sabia? 
Uma das lojas mais rentáveis da rede está localizada na praça de alimentação do Ala Moana Center em Honolulu, Havaí. Esta unidade fatura mais de US$ 4 milhões anualmente. 
Todos os restaurantes da rede são próprios, a PANDA EXPRESS não trabalha com o sistema de franquias. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/12/2014

Nenhum comentário: