26.5.11

BUCHANAN'S


Uma inconfundível garrafa verde bojuda, cujos dois selos vermelhos em sua lateral garantem a alta qualidade e tradição do uísque que carrega, foram os principais responsáveis por transformar a marca BUCHANAN’S como símbolo de status em vários países do mundo, em especial na América Latina. 

A história 
Tudo começou em 1879 na cidade de Londres com um homem chamado James Buchanan, um canadense filho de pais escoceses que trabalhava como representante de vendas da Charles MacKinlat & Co., uma tradicional destilaria de uísque. Ele vislumbrou o enorme potencial e crescimento deste mercado e rapidamente começou a comercializar uísques por conta própria depois de pegar um empréstimo com um amigo próximo. Vendedor nato ele pagou o tal empréstimo em apenas um ano e começou a buscar por uma mistura de uísque que tivesse tanto qualidade quanto um sabor inconfundível para oferecer aos seus melhores amigos. James era um empresário com talento natural e rapidamente percebeu que a maioria dos uísques vendidos tinha sabores muito fortes e pesados. Ele decidiu então criar um uísque mais leve, mais suave e mais sofisticado. Em 1884 fundou a James Buchanan & Co. e depois de muitos experimentos conseguiu criar um blend que ia ao encontro de seu desejo e como garantia da excepcional qualidade desse produto, colocou seu próprio nome nele e fez questão de assinar o rótulo como atestado à qualidade do que estava oferecendo. Nascia assim o tradicional BUCHANAN’S SPECIAL (que se tornaria marca registrada em 1904), um uísque de personalidade marcante.


Rapidamente seu novo uísque conquistou uma legião de fãs e foi adotado pela Câmara dos Comuns (Parlamento), iniciando assim sua caminhada rumo ao sucesso. Seu talento nato para a publicidade também o levou a ser pioneiro dos anúncios em jornais já no ano de 1887. Quase uma década mais tarde, em 1895, foi concedida a James Buchanan a Royal Warrant (Garantia Real), que lhe dava o direito de ser fornecedor de uísque para a Casa Real. Neste mesmo ano James construiu sua própria destilaria para preservar a qualidade de seu uísque. Ele também inovou para diferenciar seu uísque e criou o Red Seal (um selo vermelho afixado nas laterais das garrafas) para garantir qualidade e integridade. Era o selo de confiança de um homem que valorizava a tradição, integridade, generosidade e acima de tudo, a amizade. Em apenas três anos ele vendeu uísque o suficiente para permitir-lhe começar a expandir o seu negócio. Já em 1902, a empresa continuou a abrir escritórios ao redor do mundo, incluindo Paris, Nova York, Hamburgo e Buenos Aires.


Seu maior rival na época era Tommy Dewar e isso se estendeu além do comércio de uísque. Eles eram concorrentes nas corridas de cavalos. Os cavalos de James Buchanan venceram por duas vezes a grande e famosa corrida anual de cavalos (Derby), em Epsom na Inglaterra, derrotando os animais de seu maior rival. Apesar da enorme rivalidade criada, Buchanan se uniu a Dewar nos negócios criando uma empresa única em 1915. Uma década mais tarde eles passaram a fazer parte da Distillers Company Limited (DCL). No ano de 1926, foi lançado no mercado o Buchanan’s Finest Old Liqueur com uma garrafa inspirada nos cantis dos soldados da Primeira Guerra Mundial. Esta forma foi escolhida como um símbolo de amizade a todos aqueles que bebem e se tornou um ícone da marca.


Nas décadas seguintes o uísque BUCHANAN’S foi introduzido em vários mercados ao redor do mundo, como os Estados Unidos, ganhando excepcional popularidade entre a comunidade latina e na América do Sul, que se tornou seu maior e mais importante mercado. Em 1986 a Distillers Company foi adquirida pela Cervejaria Guinness, que se fundiu com Grand Metropolitan para formar a Diageo, no ano de 1997. Durante a década de 1990 os uísques da BUCHANAN’S se tornaram ainda mais populares nos países da América Latina. Uma década depois, em 2007, a marca criou o BUCHANAN’S FOREVER, uma série de eventos musicais que visam arrecadar dinheiro para causas sociais na América Latina e Caribe, contando com a participação de embaixadores e artistas de peso como a apresentadora mexicana Rebecca De Alba e os cantores Sting e Elton John.


Hoje em dia, além do Buchanan’s DeLuxe™ (cujos maltes e grãos utilizados na fabricação descansam por no mínimo 12 anos), a marca oferece o Buchanan’s Special Reserve™ (introduzido em 1992 é um uísque envelhecido por no mínimo 18 anos), o Buchanan’s Red Seal™ (um uísque envelhecido por no mínimo 21 anos, que possui o Dalwhinnie como o principal single malt usado em sua composição) e o Buchanan’s Master™ (introduzido em 2010 é um uísque com produção artesanal, que resulta em uma mistura complexa e vigorosa que vai desde o aroma frutado e refrescante até o sabor cremoso e suave).


A icônica garrafa 
O formato da garrafa do uísque BUCHANAN’S, inspirado em um cantil militar e uma homenagem à esposa de James Buchanan que trabalhava em um hospital de guerra, foi introduzido em 1926. Depois de adquirir a cor verde, o design da tradicional garrafa, que se tornou um ícone de reconhecimento da marca, passou recentemente, em 2015, por uma atualização. A garrafa ganhou curvas mais arredondadas.


Os slogans 
Share Yourself. (2012) 
Mark your difference. 
A Lo Grande. (espanhol) 
O essencial permanece. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Reino Unido 
● Lançamento: 1884 
● Criador: James Buchanan 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Diageo plc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Franz Humer 
● CEO: Ivan Menezes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Principais mercados: Venezuela, Estados Unidos e México 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques 
● Concorrentes diretos: Ballantine’s, Chivas Regal, Grand Old Parr, Cutty Sark e Johnnie Walker Black Label 
● Slogan: Share Yourself. 
● Website: www.buchananswhisky.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia o BUCHANAN’S é comercializado em mais de 80 países ao redor do mundo, tendo como principais mercados a Venezuela, Estados Unidos, México, Brasil, Colômbia e Argentina. 

Você sabia? 
BUCHANAN’S é um dos poucos uísques que tem como Master Blend uma mulher: Maureen Robinson. 
James Buchanan também foi responsável pela criação de outra popular marca de uísque: o Black & White. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/1/2016

4 comentários:

184Knots disse...

Gostei muito do seu blog, meus parabens! Blog limpo, e com cada detalhes da empresa!

Anônimo disse...

Só para agradecer ao seu maravilhoso blog, que vem ajudando MUITO mesmo a minha turma de publicidade! ;D
Adoro esse lugar!

Anônimo disse...

1º Realmente, seu blog é o melhor naquilo que se propõe. Parabéns
2º Este whisky é muito bom mesmo...

Anônimo disse...

este whisky é muito bom, eu possuo uma garrafa de um lançamento da marca em 1970, é um whisky de 30 anos, em garrafa de porcelana, levei para avaliação na aguadoce cachaçaria e o pessoal la me disse que é uma raridade e talvez unica no Brasil, salvo colecionadores, eles avaliaram em 15 mil reais ela, mas eu negocio para quem se interessa, aceito uma proposta, envia email para silasluiz@gmail.com, mando as fotos ok, parabéns pelo blog!!!!