29.8.11

EBICEN

Experimente perguntar para quem tem mais de trintas anos qual salgadinho é crocante e tem o sabor inconfundível de camarão. A resposta será, na maioria das vezes, EBICEN, um dos mais tradicionais e conhecidos salgadinhos do mercado brasileiro, que conquistou uma verdadeira legião de fãs pelo paladar.

A história
Não dá para falar sobre a marca EBICEN sem contar um pouco da história de um imigrante taiwanês, que chegou ao Brasil na década de 60: Huang Chin Piao. Desde que desembarcou em São Paulo, ele iniciou uma carreira empresarial marcada pela visão de mercado e características de empreendedor. Foi o responsável pela introdução no mercado brasileiro da marca Miojo Lámen, que faria enorme sucesso entre os brasileiros. Logo após introduzir o conceito do macarrão instantâneo no país, Huang em uma de suas visitas à Ásia, percebeu que havia outro tipo de alimento que tinha tudo para ser um enorme sucesso entre os brasileiros, uma vez que não havia nada similar no segmento: o salgadinho sabor camarão. Assim, em 1976, ele se uniu a alguns sócios e começou a construção de um galpão no município de Osasco, em São Paulo, que deu origem a Glico Alimentos, produtora dos salgadinhos EBICEN, lançados no mercado em 1978.


O nome do novo produto tem uma explicação: “ebi” em japonês significa camarão, enquanto o sufixo “cen” vem de sembei, que quer dizer biscoito. Rapidamente o novo salgadinho conquistou, não somente os descendentes de japoneses que viviam no país, como também milhões de brasileiros sem nenhuma ascendência oriental. E um dos fatores para esse sucesso consistia em uma característica saudável do produto: ao invés de serem fritos, como os produtos similares da época, EBICEN era assado, o que eliminava a gordura trans de sua formulação. Em 1983, a construção de um novo prédio permitiu a ampliação da linha de produtos, especialmente com o lançamento do Glico Snack, um salgadinho feito à base de milho, que se tornou bastante apreciado pelas crianças, principalmente o sabor tomate, pois trazia um toque de pipoca temperado com sabor doce picante. Ainda nesta década, EBICEN ganhou o novo sabor de cebola e através de campanhas publicitárias que destacavam os benefícios do produto, divulgado com o slogan “O salgadinho que faz bem”, se tornou ainda mais popular.


Em 2000, uma nova linha de produto foi introduzida no mercado: o Croc-Cen, um salgadinho também de origem nipônica, feito à base de amendoim extremamente crocante coberto por diversos sabores. Pouco depois, em 2003, mais dois novos produtos juntaram-se à linha de produtos: o EBICEN MINI (voltado ao público infantil) nas versões camarão e requeijão, e a Batata Frita Ondulada. O enorme sucesso de seu principal produto foi tanto, que em 2008, a empresa resolveu adotar EBICEN como nome corporativo, deixando Glico Alimentos apenas como razão social. No final deste ano, em novembro, são lançados os sabores camarão e queijo do Pega-Pega, um salgadinho voltado ao público infantil, com menor teor de gordura e sódio que outros similares disponíveis no mercado; e que traz os personagens Tom & Jerry, facilitando assim o reconhecimento da marca junto às crianças. Em 2010, atendendo a muitos pedidos, as embalagens do Glico Snack com os personagens clássicos retornaram ao mercado, agora em uma versão mais moderna das espigas de milho mexicanas ambientadas no Velho Oeste.


A evolução visual
Em 25 de janeiro de 2008, a empresa estreou sua nova logomarca corporativa, assumindo oficialmente o nome EBICEN. A estrela modernizada manteve a relação simbólica com o logotipo original do produto, que continua a ser utilizado, e conhecido há mais de 30 anos no Brasil. Aproveitando a força da marca, as outras linhas de produto passaram a serem reconhecidas como parte da empresa EBICEN.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação: 1976
● fundador: Huang Chin Piao
● Sede mundial:
Guarulhos, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Glico Alimentos Ltda.
● Capital aberto: Não
● Diretor de marketing: Chen Wei Chow
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 120
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Salgadinhos
● Principais concorrentes: Elma Chips e Torcida
● Ícones: O sabor de camarão
● Slogan: Diferente de tudo igual a você.
● Website: http://www.ebicen.com.br/

A marca no Brasil
Os produtos da empresa estão presentes nos principais mercados consumidores do país, com forte presença na capital paulista e interior. Na parte de distribuição, o mercado da Grande São Paulo é atendido por uma frota própria formada por 15 veículos. Atualmente a capacidade produtiva da empresa é superior a 100 toneladas por mês.

Você sabia?
A utilização de camarão natural na composição do EBICEN, de tal modo que muitos alérgicos ao crustáceo precisam manter distância do consumo, também é tida como um segredo do sucesso do produto há mais de três décadas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 29/8/2011

2 comentários:

reconquistar disse...

parabens pelo post

Anônimo disse...

Também sou de Taiwan e esse salgadinho é muito popular lá. E o nome tem o som muito semelhante a ebicen. Agora não sei se são a mesma empresa ou como funciona essa relação. Vou pesquisar e volto a comentar com as novidades. Abs a todos