27.9.11

CAFÉ 3 CORAÇÕES


Para milhões de brasileiros um cafezinho é tudo de bom a qualquer hora do dia. Para a marca 3 CORAÇÕES é oferecer produtos da mais alta qualidade sob um diversificado portfólio capaz de agradar aos mais exigentes paladares, incluindo cafés e cappuccinos que conquistam os consumidores pelo delicioso sabor e irresistível aroma. 

A história 
A empresa foi fundada em 1970 por Mauro Alves, Jan Sérgio de Oliveira e Pedro Basílio como uma modesta torrefadora e distribuidora de café, localizada no pequeno município de Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O nome “3 Corações” foi adotado em homenagem às três filhas de Pedro, sendo que cada coração no logotipo da marca as representa, e o outro maior que os envolve, corresponde ao do próprio pai. Durante os anos seguintes, o café 3 CORAÇÕES, com sua alta qualidade e sabor delicioso, conquistou o paladar dos mineiros. Mas apesar da filosofia da empresa estar baseada na inovação e ousadia, a 3 CORAÇÕES era uma empresa regional e se encontrava em grandes dificuldades financeiras e sem infraestrutura para competir no mercado com grandes marcas. Foi então, que no início da década de 1980, o cafeicultor Aprígio Tavares, e seu filho Ricardo, assumiram a empresa, sanaram as dívidas, investiram em equipamentos e novas tecnologias, e projetaram a marca 3 CORAÇÕES nacionalmente.


Em 1992 a 3 CORAÇÕES lançou no mercado de forma pioneira um produto que faria a marca conhecida no país inteiro e mudaria os rumos da empresa: o cappuccino em pó (uma mistura de café, leite, cacau e canela, este último ingrediente apontado como o grande diferencial para o enorme sucesso do produto). Nos anos seguintes, amparada pela qualidade e reconhecimento de seu cappuccino, cuja textura, sabor e cremosidade conquistaram milhões de consumidores, a empresa lançou no mercado novos tipos de café, novas embalagens (como por exemplo, á vácuo) e o café solúvel. O enorme sucesso da marca 3 CORAÇÕES chamou a atenção de grandes empresas do mercado, e no mês de dezembro de 2000, a marca foi vendida por US$ 41.2 milhões para o grupo israelense Strauss-Elite, que investiu pesado em tecnologia, modernos laboratórios de pesquisas e novos equipamentos.


Exatos cinco anos mais tarde, no final de 2005, a empresa anunciou uma fusão com a São Miguel, fundada em 1959 para comercialização e revenda de porta a porta de grãos de café verde em São Miguel, interior do Rio Grande do Norte, e segunda maior empresa de café no Brasil. No ano de 2011 a marca remodelou as embalagens de sua tradicional linha de cappuccinos, que ganharam traços mais modernos e arredondados, remetendo ao formato de um coração, ícone da marca. Outra inovação na nova embalagem foi o formato do código de barras, agora representado pelo contorno de uma xícara de café. Além disso, a linha contava com um novo integrante: o Cappuccino Shake, uma versão gelada e deliciosa para o verão. Em 2012, para celebrar 20 anos do cappuccino da marca, a empresa lançou uma lata comemorativa, edição limitada, com 16 sachês de dose individual, sendo quatro novos sabores, além dos já existentes: Classic, Chocolate, Canela, Baunilha, Avelã, Conhaque, Laranja e Menta. Ainda este ano, assinou um contrato de parceria com a Grão Espresso e passou a oferecer seus blends de cafés e bebidas para as lojas da rede.


Em 2013, com o objetivo de aliar praticidade e inovação, a 3 CORAÇÕES lançou o Cappuccino Pronto para Beber, uma bebida gelada voltada para o público jovem, disponível nos sabores Classic, Light e Chocolate. E a linha dos tradicionais cappuccinos também cresceu com o lançamento do sabor Chocomenta. Além de todas essas novidades, a marca diversificou e inovou na apresentação de seus produtos, como por exemplo, com a linha de Cappuccinos Sachet, cujas embalagens práticas são perfeitas para preparar a bebida a qualquer hora e lugar; e o refil, para reabastecer o pote de cappuccino de forma mais econômica.


E não parou por aí. Ainda em 2013, a marca se uniu com a especialista de máquinas de café italiana Caffitaly, criando a TRES®, uma máquina de espresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes, como por exemplo, cafés, cappuccino, chocolate quente e chás. A máquina, oferecida em sete modelos, se tornou um verdadeiro sucesso vendendo aproximadamente 900 mil unidades até os dias de hoje. A marca também ingressou em uma nova categoria de produto ao lançar o achocolatado Chocolatto 3 Corações.


Em 2017, a marca investiu alto em marketing e se tornou patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, cujo objetivo era reforçar os laços com os consumidores que são apaixonados pela energia da seleção e pelo café. Mais recentemente, em 2018, a marca lançou a nova linha 3 Corações Rituais, que convida os consumidores para novas experiências com cafés especiais, plantados e colhidos nas regiões cafeeiras mais nobres do Brasil. A linha possui cafés 100% arábica com importantes certificações que garantem alta qualidade com rastreabilidade (BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais e ABIC Gourmet) e processo produtivo responsável (Rainforest Alliance). O portfólio dessa nova linha chegou ao mercado com cinco blends 100% arábica (Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista, Sul de Minas, Orgânico e Florada), disponíveis nas versões torrado & moído, grãos e cápsulas. Por todas essas inovações, a marca 3 CORAÇÕES, que alia tradição, sabor intenso e qualidade comprovada de seus grãos, através de seu café tipicamente mineirinho encantou os paladares mais exigentes do país.


Um portfólio de qualidade 
Hoje em dia a marca 3 CORAÇÕES, reconhecida pela alta qualidade de seus produtos, oferece um amplo e diversificado portfólio, que busca atender a todos os gostos, incluindo sabores mais intensos, sabores atenuados, cafés descafeinados e até orgânico: 
CAFÉ (torrado e moído): Tradicional, Extra Forte (encorpado e intenso), Premium (cujo processo de torra favorece o destaque de sabores de diferentes origens), Orgânico (com café cultivado totalmente livre de agrotóxico), Gourmet (proveniente de colheitas que são verdadeiras joias) e Descafeinado (reduzido teor de cafeína). 
CAFÉ (solúvel): Tradicional e Descafeinado. 
CAFÉ (espresso): Gourmet (especialmente desenvolvido para máquinas de café espresso). 
CAFÉ com Leite: solúvel feito à base de café instantâneo e leite desidratado, enriquecido com cálcio, nas versões Tradicional e Zero (sem adição de açúcar) 
CAPPUCCINO: Classic (produto que projetou a marca nacionalmente), Chocolate (com um toque generoso de cacau baiano), Baunilha (com um delicioso toque de baunilha), Chocomenta (com uma deliciosa combinação de chocolate e menta), Diet (adoçado com aspartame), Descafeinado (reduzido teor de cafeína), Balance (apresenta zero adição de açúcar, zero lactose e extrato de café verde) e Light (0% de gordura e 42% menos de calorias).


Campanhas que fizeram história 
Em 2009 a marca lançou a campanha “O amor está no ar”, onde um filme embalado pela famosa canção americana “Love is in the air”, contava a história do aroma que invadia a cidade e conquistava milhares de corações. A campanha reforçou a presença da marca 3 CORAÇÕES em São Paulo e deu sequência ao fenômeno que foi o lançamento da marca em 2007, com a campanha “Carinhoso”, que tinha como slogan “Café 3 Corações. Sabor que apaixona.”. Em apenas um ano e meio a 3 CORAÇÕES se tornou a segunda marca mais consumida na cidade.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por sutis alterações ao longo dos anos. Apesar de manter os principais símbolos de identificação (remodelados), o logotipo atual adotou uma nova tipografia de letra, muito mais impactante.


Em 2010, o café 3 CORAÇÕES cresceu tanto e ficou tão conhecido que o conglomerado decidiu adotá-lo como marca institucional. Para isso foi criada uma identidade visual corporativa diferente da marca de café 3 CORAÇÕES.


As embalagens de seus principais produtos, cafés e cappuccinos, também evoluíram com o tempo, como mostra a imagem abaixo.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 12 de outubro de 1970 
● Fundador: Mauro Alves, Jan Sérgio de Oliveira e Pedro Basílio 
● Sede mundial: Eusébio, Ceará, Brasil 
● Proprietário da marca: Três Corações Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Diretor presidente: Pedro Lima 
● Faturamento: R$ 1.6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cafés, cappuccinos, máquinas e cápsulas 
● Concorrentes diretos: Pilão, Mellita, Nescafé, Café do Ponto, Café Floresta, Caboclo, Café Seleto, Café Brasileiro, Moka e Dolce Gusto 
● Ícones: O coração 
● Mascote: Carinhoso 
● Slogan: Sabor que apaixona. 
● Website: www.cafe3coracoes.com.br 

A marca no Brasil 
A marca 3 CORAÇÕES é líder em cafés no estado de Minas Gerais, ocupa a segunda posição em São Paulo e detém 60% de participação no Brasil há mais de 20 anos com sua linha de cappuccinos. A marca oferece um portfólio composto por mais de 25 produtos distribuídos por mais de 250 mil pontos-de-venda em todo o país, incluindo também filtros de papel e porta-filtros. A marca 3 CORAÇÕES fatura mais de R$ 1.6 bilhões anualmente. 

Você sabia? 
A marca possui como mascote uma simpática embalagem de café animada chamada de “Carinhoso”. O personagem costuma estampar as embalagens dos cafés nas edições especiais de verão (de óculos-escuro) e inverno (com direito a cachecol, luvas e até esquis). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/9/2018

5 comentários:

Danilo Lima disse...

Muito bom!

tchen disse...

Melhor Empresa de café do Brasil !!
Sou apaixonado pelo que faço por essa Empresa.

Anônimo disse...

Muito bom

Tito José Zilocchi disse...

Excelente marca brasileira.

Unknown disse...

Ótimo café,o melhor mercado,adoro!👏👏👏