11.10.11

LA-Z-BOY

Imagine chegar em casa depois de um exaustivo dia de trabalho e poder relaxar sentado, como se estivesse nas nuvens, em uma confortável cadeira reclinável, com extensões para descansar os pés, para assistir televisão, ler um bom livro ou até mesmo apenas bater um papo com os amigos. É exatamente isso que há mais de 80 anos a empresa americana La-Z-Boy vem fazendo, proporcionando conforto e relaxamento para milhões de pessoas.

A história
Tudo começou quando os primos Edward M. Knabusch, que ganhava a vida trabalhando em uma fazenda, e Edwin J. Shoemaker, que trabalhava como carpinteiro em uma fábrica, resolveram unir a paixão que tinham pela madeira e abrir em 1927 uma modesta carpintaria na pacata cidade de Monroe, estado americano do Michigan. Transformaram uma garagem na sede de sua empresa de móveis, batizada de Kna-Shoe Manufacturing, e iniciaram a produção de móveis e objetos em madeira. As primeiras criações da dupla foram casas de bonecas e armário de madeira. Nessa época as vendas não eram regulares e as vezes os primos ganhavam apenas US$ 5 por semana.


A dupla também criava uma pequena linha de móveis inovadores, que eles mesmos projetavam e fabricavam. Um desses móveis em especial, uma cadeira reclinável feita com sarrafos de madeira para ser usada na varanda, que eles batizaram de “nature’s way of relaxing”, chamou a atenção de um comprador de móveis da cidade de Toledo. Mas ele pediu que eles fizessem apenas uma alteração no produto: que a peça fosse estofada, para que pudesse ser utilizada dentro de casa durante o ano todo. Era o nascimento de um ícone americano, que ficaria conhecida como a “cadeira do papai”. Depois de patentearem o design de sua cadeira reclinável eles contrataram o filho deste comprador da cidade de Toledo para ser o primeiro vendedor da empresa. A cadeira reclinável estofada apareceu no mercado pela primeira vez em 1929.


Pouco depois, observando as altas margens de lucro obtidas pelas lojas de varejo, os primos decidiram inaugurar uma loja própria no centro da cidade de Monroe. Para encontrar um nome que chamasse a atenção, eles patrocinaram um concurso. O nome vencedor foi La-Z-Boy, que em inglês significa “menino preguiçoso”. Rapidamente a La-Z-Boy criou a reputação de ser uma das melhores fabricantes de cadeiras reclináveis dos Estados Unidos, conquistando milhões de americanos pelo enorme conforto. Em 1939 a empresa inovou mais uma vez ao criar e patentear um mecanismo de alavanca para ajustar a posição da cadeira. Este mecanismo foi colocado em uma posição bem cômoda, na lateral da cadeira. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa deixou de lado seu tradicional produto para fabricar assentos para tanques e almofadas anti-choque para o exército americano.


Acabado o conflito, a empresa voltou a produzir suas cadeiras normalmente. Na década de 50 os Estados Unidos vivenciaram uma explosão na construção de novas casas e a empresa assistiu suas vendas dispararem. Afinal, todo homem da casa queria uma confortável cadeira La-Z-Boy, especialmente as que tinham acoplado um descanso para os pés. Nos anos 60, a empresa contratou como garotos-propaganda uma série de celebridades, entre as quais Bing Crosby, Ed McMahon e Johnny Carson. Eles apareciam sentados relaxados na confortável cadeira. Mas foi Jim Backus, com seu alter-ego Mr. Magoo, que cativou o público e tornou a marca extremamente popular. No final desta década, o lançamento da Reclina-Rocker, a cadeira reciclável de balanço, aumentou ainda mais a popularidade da La-Z-Boy. Ainda nesta época, em 1969, depois de décadas produzindo cadeiras reclináveis, a empresa iniciou uma diversificação em sua linha de produtos com a fabricação de sofás reclináveis, sofás com descanso para os pés e móveis modulares.


Pouco depois, em 1970, sob licença, suas cadeiras reclináveis começaram a serem produzidas na Nova Zelândia e Austrália. Foi somente no ano de 1983 que a La-Z-Boy lançou no mercado sua primeira linha de sofás e cadeiras normais, que não possuíam o sistema de reclinação. Nos anos seguintes a linha de produto passou a abranger todos os móveis da casa, incluindo também sofás-camas, aparadores e mesas, que possuíam design sofisticado. Nos anos 90, a empresa iniciou inaugurações de suas primeiras lojas no formato “superstore”, que foram batizadas de La-Z-Boy Furniture Galleries®. Além disso, a empresa lançou linhas especiais para hotéis e restaurantes (La-Z-Boy Hospitality) e infantil (La-Z-Boy Kids), composta por móveis especificamente projetados para crianças, entre os quais berços, camas e escrivaninhas.


Suas tradicionais cadeiras reclináveis também ganharam inovações para acompanhar os novos tempos, como por exemplo, sistemas de massagem, apoios para copos e controles remotos, aquecimento, compartimentos para guardar ou apoiar notebooks e telefones, e até mesmo um compartimento termo-elétrico para manter as bebidas sempre geladas. Com isso, a La-Z-Boy se tornou uma das maiores produtoras de móveis dos Estados Unidos. Recentemente, em uma tentativa de atrair os consumidores mais jovens, além de designs mais modernos de seus produtos, a empresa criou um 0800, telefone com ligação gratuita, chamado “crie um lar”, onde é possível receber orientação de decoração ou ser informado da localização da loja La-Z-Boy mais próxima. Além disso, a empresa inaugurou sua primeira loja fora da América do Norte, localizada na cidade de Madri na Espanha.


A evolução de um ícone
O principal ícone da marca La-Z-Boy, a cadeira reclinável, evoluiu muito ao longo dos anos, como pode ser visto na imagem abaixo.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, em especial ganhou uma nova tipologia de letra, além do destaque para a letra “z”, agora envolta em fundo circular azul.


Os slogans
Live life comfortably.
Comfort. It’s what we do.
The new look of comfort.
And You Thought We Just Made a Great Recliner.
(anos 80)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1927
● Fundador:
Edward M. Knabusch e Edwin J. Shoemaker
● Sede mundial: Monroe, Michigan
● Proprietário da marca:
La-Z-Boy Incorporated
● Capital aberto: Sim
● CEO & Presidente:
Kurt L. Darrow
● Faturamento: US$ 1.18 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 24 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 430.5 milhões (outubro/2011)
● Lojas:
+ 304
● Fábricas: 5
● Presença global:
+ 12 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
7.910
● Segmento:
Móveis
● Principais produtos:
Cadeiras, sofás, mesas e mobiliário infantil
● Principais concorrentes: DFS Furniture e Brown Jordan
● Ícones:
A famosa “cadeira do papai”
● Slogan:
Live life comfortably.
● Website: www.la-z-boy.com

A marca no mundo
Hoje em dia a La-Z-Boy, que detém mais de 70% do mercado americano de cadeiras recicláveis, é uma das maiores e mais renomadas fabricantes de móveis dos Estados Unidos, comercializando seus produtos através de mais de 300 lojas La-Z-Boy Furniture Galleries®, grandes redes especializadas e em 526 unidades da Comfort Studios®. Além de Estados Unidos e Canadá, a empresa fabrica e distribuí sob licença seus móveis em países como Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão, México, África do Sul, entre outros. Empregando mais de 7.900 funcionários a empresa faturou em 2010 mais de US$ 1.1 bilhões.

Você sabia?
A La-Z-Boy está no Livro dos Recordes Guinness porque o garoto-propaganda da marca durante anos, Jim Backus, participou de nada menos que 15.000 comerciais de rádio e televisão da empresa.
A criação mais inusitada na história da empresa foi uma cadeira reclinável erótica, toda forrada de mink, desenhada para imitar um assento de automóvel.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 11/10/2011

Um comentário:

brother drum disse...

Lazy boys are perfect for computers