5.11.11

ESCADA

A marca ESCADA é um ícone da moda de luxo, ao lado de nomes como Louis Vuitton, Hermès e Prada. Elegância, sofisticação, charme, luxo e sensualidade estão sempre presentes nos produtos de alta qualidade da marca alemã, que durante sua história conquistou clientes famosas como Kim Basinger, Demi Moore, Angelica Houston, Brooke Shields e duas ex-mulheres do roqueiro inglês Mick Jagger - Jerry Hall e Bianca Jagger.

A história
Tudo começou na cidade de Munique em 1976 quando o empreendedor alemão Wolfgang Ley e sua bela mulher, Margaretha, uma ex-modelo sueca, apresentaram a primeira coleção feminina de sua nova empresa, que ainda não possuía um nome. O casal passou então a procurar um nome de grande impacto, já que sua coleção sofreu grande resistência por não ter uma marca representativa. Somente em 1978, quando foi apresentada uma nova coleção, que o nome ESCADA foi adotado, alusão a uma raça nobre de cavalos irlandeses de corrida. Essa coleção foi batizada oficialmente de ESCADA SPORTLICHE ELEGANZ. A nova grife começou a ganhar reconhecimento em 1980, principalmente devido as suas roupas esportivas, que tinham ótimo design, eram confortáveis, com caimento perfeito e utilizavam materiais de alta qualidade e grande combinação de cores. Além disso, durante décadas a cor rosa se tornou um símbolo da marca ESCADA, que visava mulheres extremamente femininas que procuravam produtos diferenciados.


No ano seguinte iniciou a fabricação dos suéteres especiais, com um design nada comum, passando uma elegância muito atrativa. Em 1982 a ESCADA abriu sua primeira subsidiária internacional em Nova York, ingressando no enorme mercado americano. Já em 1983, depois de abrir mais uma filial em Londres, a marca inaugurou sua primeira butique em Hong Kong. Para conquistar de vez as clientes americanas, a empresa desenvolveu em 1984 um plano de vinculação maciça de propagandas nas páginas da conceituada revista Vogue. A partir deste momento a marca alemã começava a ganhar destaque no segmento de luxo. No ano seguinte, a coleção cresce para que cada país pudesse ser atendido conforme sua necessidade. Afinal, nesta época a ESCADA já tinha fama internacional, conquistada em virtude de clientes famosas como a princesa Diana e as atrizes Kim Basinger e Demi Moore. Esse enorme sucesso fez com que a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores em 1986. Ao final desta década a marca já possuía subsidiárias na França, Itália, Espanha, Japão, Canadá e alguns países asiáticos.


Os anos 90 começaram com a criação de uma subsidiária de perfumes e cosméticos (ESCADA BEAUTÉ), com sede em Paris. O primeiro perfume da marca continha um senso feminino elevado com toques florais e um charme oriental. Era apenas o primeiro de uma série de fragrâncias de sucesso que a marca lançaria nas décadas seguintes, todos com nomes divertidos como Ibiza Hippie, Rockin’ Rio, Casual Friday, Magnetism, Magnetic Beat e Lily Chic, que também chamavam a atenção pelo design criativo de seus frascos. Em 1992 Margaretha, que além de sócia era a designer-chefe da grife, faleceu precocemente aos 59 anos, e coube a Brian Rennie assumir o posto de diretor criativo da marca, iniciando um processo de rejuvenescimento da ESCADA.


Pouco depois, em 1993, a marca que até então desenvolvia produtos femininos, lançou no mercado o ESCADA pour Homme, sua primeira fragrância masculina. Além disso, a marca alemã se tornou a primeira a lançar no mercado perfumes de edição limitada (primavera-verão). Outro importante fato ocorrido nesta década foi o lançamento em 1994 da ESCADA SPORT, uma linha de roupas que representa o chique mais casual, um estilo urbano e sempre muito feminino. A primeira coleção dos cobiçados óculos de sol da marca alemã estreou no mercado em 1998. No início do novo milênio, após firmar aliança com uma grande companhia de diamantes, a marca lançou sua primeira coleção de jóias, batizada de “Escada Diamond Collection”, com o tema “o coração Escada”. Nos próximos anos a diversificação de produtos continuou com o lançamento de uma linha de acessórios, como bolsas e calçados (2000); de uma coleção de lingerie contendo algumas peças com cristais Swarovski (2001); e até modelos personalizados de celulares, em parceria com a Siemens, que foram lançados em 2005 e se transformaram em um enorme sucesso de vendas na Europa.


Apesar de ser um ícone do segmento de luxo, nos últimos anos, no entanto, as vendas vinham despencando e a crise mundial acabou por consolidar o destino da marca alemã, que sobrevivia principalmente graças ao brilho de sua época áurea. Logo após pedir falência, resultado de enormes problemas de gestão e design (suas coleções deixaram de agradar aos clientes), que foram acentuados pela crise econômica mundial, em novembro de 2009 a tradicional marca alemã foi adquirida por Megha Mittal, nora do magnata indiano Lakshimi Mittal, depois de vencer uma disputa que envolvia, entre outros, Sven Ley, o filho do fundador da ESCADA. Nos anos seguintes a competente indiana investiu muito dinheiro para trazer de volta o glamour da marca ESCADA, que parece estar voltando aos seus dias de glória.


A evolução visual
A identidade visual da marca alemão mudou bastante durante os anos. O primeiro logotipo possuía dois cavalos, uma clara alusão à origem de seu nome. Mas o logotipo que tornou a ESCADA famosa mundialmente possuía cor rosa e um duplo E. Recentemente, querendo dar um visual mais sofisticado para a marca, a empresa adotou um logotipo dourado.


Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1976
● Fundador:
Margaretha e Wolfgang Ley
● Sede mundial:
Munique, Alemanha
● Proprietário da marca:
Escada Group
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Megha Mittal
● CEO:
Bruno Sälzer
● Diretor criativo:
Bettina Hammerl
● Faturamento: €160 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 380
● Presença global:
80 países
● Presença no Brasil:
Não
● Funcionários:
1.700
● Segmento:
Moda de luxo
● Principais produtos:
Roupas, bolsas, perfumes e acessórios
● Principais concorrentes:
Louis Vuitton, Hermès e Prada
● Ícones:
A cor rosa e o duplo “E”
● Website: www.escada.com

A marca no mundo
Hoje em dia a marca ESCADA oferece uma ampla linha de produtos de luxo, que engloba desde roupas, bolsas, calçados, perfumes até acessórios como objetos de couro, óculos, jóias, além de uma refinada linha para casa, disponível em mais de 1.000 lojas pontos de vendas, que incluem 380 próprias e sofisticadas lojas de departamento espalhadas por mais de 80 países ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Você sabia?
Entre as décadas de 80 e 90, top-models como Yasmin Le Bon, Naomi Campbell, Claudia Schiffer e Cindy Crawford estrelaram as campanhas publicitárias de roupas, perfumes e acessórios da marca alemã.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/11/2011

Nenhum comentário: