12.12.11

ALASKA AIRLINES


Se você nunca ouviu falar da ALASKA AIRLINES, fique sabendo que esta companhia aérea é considerada uma das melhores dos Estados Unidos. Oferecendo serviços excelentes, pontualidade e agilidade, hoje em dia os jatos com um simpático esquimó na cauda, que se transformou em ícone da marca, são vistos cortando os céus desde o Canadá até o México, unidos por uma linha de serviços que abrange toda a costa oeste americana. 

A história 
A empresa hoje conhecida como ALASKA AIRLINES começou sua rica história em 1932 quando Linious “Mac” McGee fundou a sua própria empresa aérea, a McGee Airways, realizando voos a partir de Anchorage para Bristol Bay, utilizando para isso um Stinson, avião que possuía apenas três assentos. Inicialmente ele transportava mineiros, caçadores e aventureiros pelo gélido estado americano. Em 1934 ele associou-se à Star Air Service, que naquele momento, com uma frota de 22 aeronaves, era a maior empresa aérea do Alasca. Outra expansão ocorreria em 1937 com a compra da Alaska Interior Airlines. A empresa passou a ser conhecida então como Star Air Lines. Depois de outras fusões com pequenas empresas aéreas locais, como Lavery Air Service, Mirow Air Service e Pollack Flying Service, finalmente no dia 2 de maio de 1944 a companhia aérea realizou seu primeiro voo com o nome de ALASKA AIRLINES. No ano seguinte a companhia aérea contratou suas primeiras aeromoças.


Os anos do pós-guerra assistiram uma incrível quantidade de operadores pequenos e médios competindo nas rotas do gélido estado americano. Apesar desta situação, a ALASKA AIRLINES foi crescendo, absorvendo algumas empresas e expandindo assim suas rotas e serviços. No início dos anos de 1950 começou a oferecer serviços para as cidades de Seattle e Portland, no continente americano. Os Convair 880 foram adicionados a sua frota em agosto de 1961 e deram novo impulso aos serviços da empresa. Foi nesta década, que além de mudar sua sede para a cidade de Seattle, no estado de Washington, a empresa começou a promover o turismo para o estado do Alasca, conseguindo com isso atrair milhares de novos passageiros. A empresa continuou crescendo e, em 1972, Ron Cosgrave e Bruce Kennedy ingressaram na companhia e mudaram a mentalidade da ALASKA AIRLINES, priorizando a qualidade dos serviços acima de tudo. Afinal, nesta época a companhia aérea precisava lidar com inúmeros problemas como desvios de bagagens, atrasos e cancelamento de voos, péssima reputação e um enorme problema de fluxo de caixa.


Em 1986, a empresa adquiriu o controle da Horizon Air, uma pequena companhia aérea regional fundada em 1981, e da Jet America. A Horizon foi então transformada em subsidiária da ALASKA AIRLINES, e logo em seguida adotou a nova padronização de imagem da empresa-mãe. Os horários foram coordenados para permitir conexões ainda mais curtas, e a empresa experimentou uma enorme expansão de seus serviços, iniciando voos para cidades como Oakland, Phoenix e Boise. A ALASKA AIRLINES foi então diversas vezes agraciada com o título de melhor serviço entre todas as empresas aéreas domésticas norte-americanas. Em 1988 começou a oferecer voos para deslumbrantes resorts mexicanos nas cidades de Mazatlan e Puerto Vallarta. No final desta década a ALASKA AIRLINES oferecia voos para 30 cidades em seis estados fora do Alasca.


Após o colapso da União Soviética, a companhia aérea operou também ligações regulares para o extremo oriente russo, mas estas foram suspensas em 1998 devido à crise financeira na Rússia. Nesta época, com a compra de aeronaves modernas, como por exemplo, uma nova geração de Boeing 737, o número e a variedade de conexões oferecidas pela empresa cresceram significativamente. Isto permitiu que a empresa realizasse os primeiros serviços transcontinentais, inaugurados em 2001, ligando Seattle à Washington e logo depois, à Miami, assim como para Orlando, Newark, Boston e Dallas. Ainda em 2001, a companhia aérea foi a primeira a voar com os modernos Boeing 737-900. No mês de outubro de 2007, a ALASKA AIRLINES introduziu uma nova oferta de voos para o Havaí, com destino para as paradisíacas Honolulu, Lihue, Kahului e Kona.


Pouco depois, em 2009, iniciou serviços de Seattle para as cidades de Houston e Atlanta. Em 2011, a ALASKA AIRLINES foi a primeira companhia aérea a anunciar a substituição dos manuais de voo em papel por tablets. Além de mais amigáveis ao meio-ambiente, os tablets aumentam a segurança e eficiência dos voos. Ainda neste ano, pelo quarto ano consecutivo, a J.D. Power and Associates reconheceu a ALASKA AIRLINES como a companhia aérea com melhor avaliação na satisfação dos consumidores (fato que se repetiria consecutivamente até 2016). Um dos fatores é que a companhia aérea tem uma rígida regra interna de entregar as bagagens em no máximo 20 minutos. Nos anos seguintes a ALASKA AIRLINES continuou aprimorando seus serviços e expandindo seus destinos. Em 2015 foram 20 novas rotas adicionadas a sua malha aérea. Além disso, a companhia aérea iniciou seus voos para a Costa Rica, destino turístico bem procurado pelos americanos.


A frota 
A ALASKA AIRLINES possui uma das frotas mais modernas da aviação comercial americana, operando vários tamanhos e tipos de aeronaves, todos da família Boeing 737 (400/700/800/900/900ER). Apesar de sua frota de 151 aeronaves (com média de idade de 9.6 anos) possuir uma pintura padronizada, totalmente identificada pelo esquimó na cauda de suas aeronaves, a companhia aérea utiliza pinturas especiais em alguns de seus aviões para chamar atenção para sua imagem corporativa por meio de cores e formas inusitadas. Três deles representam os personagens de desenhos animados da Disney, e sua principal tarefa é promover as férias no Disneyland Resort na Califórnia, da qual a ALASKA AIRLINES é parceira estratégica há vários anos. Outros se referem a temas comumente associados com o estado do Alasca, como por exemplo, um Boeing 737-400 pintado com um salmão gigante (batizado de “Salmon Thirty Salmon”); ou o The Spirit of Alaska Statehood, cuja pintura extremamente colorida é composta por esquimós, trenós sendo puxados por cachorros e belugas, que representam o espírito do Alasca.


A imagem abaixo mostra a evolução das pinturas dos aviões da companhia aérea ao longo dos anos. O novo design foi apresentado no início de 2016.


Os serviços 
Para passageiros da primeira classe que usam os serviços da ALASKA AIRLINES são oferecidos uma refeição (em algumas ocasiões com o tradicional salmão do Alasca), um lanche rápido e excelentes vinhos californianos. Já os passageiros da classe econômica podem fazer uso da oferta Northern Bites, introduzida em 2006 e na qual é possível comprar refeições ou os chamados “kits de piquenique” (seleção de deliciosos petiscos) a um preço acessível. Na maioria de suas aeronaves está instalado o sistema digEplayer, o que significa que praticamente todos os passageiros têm à sua disposição um dispositivo parecido com um leitor de DVD, em cuja memória há filmes, desenhos animados e música. A ALASKA AIRLINES foi a primeira companhia aérea a apresentar este tipo de solução em seus aviões. A partir de 2009, passou a oferecer internet sem fio de alta velocidade à bordo de seus aviões. A companhia aérea mantém lounges (batizados de Board Room) nos aeroportos de Anchorage, Los Angeles, Portland, San Francisco e Seattle.


A evolução visual 
A identidade visual da ALASKA AIRLINES passou por algumas modificações ao longo dos anos. Desde então a identidade corporativa da marca passou por modernizações acentuadas, incluindo tipografia de letra e formatos.


Depois de passar por mais uma remodelação em 2014, no início de 2016 a ALASKA AIRLINES apresentou uma nova e moderna identidade visual. O logotipo, com novas cores, pode ser aplicado com ou sem a palavra “airlines”.


O tradicional esquimó passou a fazer parte da identidade visual da marca em 1972, representando o povo e a região do Alasca. Ele estreou com destaque nas caudas dos aviões junto com mais três personagens: um totem, para representar a cultura nativa do sudeste do Alasca; um mineiro, para representar a época da corrida do ouro no Alasca; e um russo, para representar a herança russa no início do estado de Alasca. A partir de 1976 o tradicional esquimó sorrindo e vestido com um casaco típico da região passou a ser o único símbolo nas caudas dos aviões. Desde então, o principal símbolo da marca passou por remodelações. A mais recente ocorreu em 2016 (como mostra a imagem à direita), quando o esquimó ganhou uma fisionomia moderna e cores vibrantes, como o verde tropical e o azul breeze.


Os slogans 
North of Expected. (2009) 
Fly with a Happy Face. (década de 1970) 
For the same price, you just get more. (década de 1990) 
Sky High Airlines, saving you money, as far as you know.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1932 
● Fundador: Linious “Mac” McGee 
● Sede mundial: Seattle, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Alaska Air Group, Inc. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Brad Tilden 
● Faturamento: US$ 5.59 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 848 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 10.28 bilhões (março/2016) 
● Frota: 151 aviões 
● Destinos: 104 
● Hubs principais: Seattle, Anchorage, Los Angeles e Portland 
● Programa de milhagem: Mileage Plan 
● Passageiros transportados: 31.883.000 (2015) 
● Presença global: 4 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 11.600 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Ícones: O esquimó na cauda de seus aviões 
● Slogan: North of Expected. 
● Website: www.alaskaair.com 

A marca no mundo 
Atualmente a ALASKA AIRLINES oferece voos para mais de 100 destinos entre os Estados Unidos, Canadá (5 cidades), Costa Rica (2 cidades) e México (9 cidades), especialmente na costa ocidental americana, sendo mais de 25 deles no estado do Alasca. Uma das melhores e mais conceituadas companhias áreas americana possui uma moderna frota de 151 aviões e emprega 11.600 funcionários, dos quais 1.550 pilotos. A ALASKA AIRLINES tem forte presença e voos nas cidades de Anchorage, Seattle, Portland, San Francisco e Los Angeles. Considerada a sétima maior companhia aérea do mercado americano, transportou em 2015 mais de 31.8 milhões de passageiros. A empresa tem uma ocupação por voo de aproximadamente 85% e realiza mais de 1.000 pousos e decolagens por dia. A empresa ainda é proprietária da Horizon Air, que opera principalmente voos curtos na costa oeste americana com uma frota superior a 50 aeronaves. 

Você sabia? 
A ALASKA AIRLINES possui uma história de pioneirismo em tecnologia para melhorar a experiência de seus passageiros. Foi a primeira companhia aérea americana a emitir bilhetes online em 1995 e, quatro anos depois, pioneira em oferecer check-in e cartão de embarque pela internet. Hoje, mais de dois terços de seus clientes efetuam o check-in online ou em um dos 460 quiosques em 100 aeroportos. 
A empresa também presta serviço de transporte de carga, especialmente na costa oeste americana, mas que abrange 48 estados americanos. 
Segundo a consultoria FlightStats, em 2016, pelo sexto ano consecutivo, a ALASKA AIRLINES foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo. A empresa tem um rígido controlador estatístico que monitora e analisa todos os números apresentados. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/3/2016

Um comentário:

radioelos disse...

excelente artigo!!!!