3.1.12

DryWash


Lavar o carro sem utilizar uma gotinha de água sequer. Já pensou nisso? A DryWash sim, e faz enorme sucesso na era da sustentabilidade. De forma pioneira, a empresa brasileira revolucionou o processo de lavagem e limpeza de automóveis no mundo, economizando assim centenas de milhões de litros de água, um bem tão escasso e valioso em nosso planeta. Com isso, também apostou em conveniência e bem-estar, com lojas em estacionamentos de shoppings, supermercados e condomínios comerciais. 

A história 
Até o início dos anos de 1990 o setor de limpeza e conservação de veículos sempre foi pouco profissional, não atendendo às obrigações trabalhistas, utilizando produtos sem registro e sem o menor compromisso com o meio ambiente. Tudo começou a mudar em agosto de 1994 quando Lito Rodriguez (imagem abaixo) inaugurou seu primeiro lava-rápido (inicialmente chamado de DryCar) na zona sul da cidade de São Paulo, motivado pela boa oportunidade de crescimento do segmento que carecia de profissionalismo e boas referências de mercado. Ele também enxergou uma grande oportunidade em uma necessidade cada vez maior dos proprietários de veículos, que buscavam serviços de qualidade, atrelados à conveniência. Desde o início, a empresa foi pautada pelo desenvolvimento sustentável (o serviço era feito com uma quantidade muito reduzida de água), integrando pessoas, meio ambiente e resultados financeiros.
   

Já no ano seguinte, tendo como objetivo levar conveniência aos clientes, prestando serviços em garagens e estacionamentos e não desperdiçar incríveis 300 litros de água para cada carro lavado, ele iniciou suas primeiras experiências para lavar carros sem água. Após realizar algumas experiências, misturando compostos químicos no liquidificador de sua sogra, Lito chegou a uma fórmula pioneira em todo o mundo, que dispensava o uso total de água na lavagem de um veículo e com a ajuda de amigos e químicos patenteou o DryWash Neutro, que utilizava um exclusivo processo de cristalização e fragmentação da sujeira, evitando riscos e danos à pintura do veículo. O produto era feito à base de cera vegetal e com apenas 200 ml era possível lavar um carro. Em 1996 o empreendedor iniciou a montagem e a regularização de uma pequena indústria química na zona norte da capital paulista, com o objetivo de fabricar o produto para a lavagem sem água. E finalmente no ano de 1997 iniciou as operações dos serviços em pequenos condomínios residenciais e comerciais, seguidos de oficinas e concessionárias de caminhões.
   

Com o aval do piloto Wilson Fittipaldi, a pequena empresa introduziu no varejo o DryWash Neutro, produto para lavar carros sem água. Ainda este ano, o produto ganhou destaque na mídia ao ser testado e aprovado pela tradicional revista Quatro Rodas (conheça essa história aqui). Nesta época, a empresa lançou um segundo produto: DryWash Silicone Gel. A expansão da empresa começou em 1998 quando foram assinados os primeiros contratos de franquia. Com isso, nasceu a primeira DryWash em um estacionamento de shopping center na Barra da Tijuca no Rio de janeiro. Neste ano a empresa deixou de vender produtos no varejo e focou suas energias em serviços e vendas nas lojas de conveniência. O ano de 1999 foi marcado por grandes novidades: inauguração de uma loja da rede no Shopping Iguatemi, a primeira do estado de São Paulo; padronização e expansão da rede para outros estados; e o início dos serviços em feiras e eventos de automóveis. Além disso, desenvolveu novos produtos voltados para o polimento de pinturas, pneus e tratamento de tecidos e couro.
   

Com a chegada do novo milênio a empresa experimentou um forte crescimento de sua rede, contando com 200 contratos de franquia assinados. Porém, esse rápido crescimento também trouxe inúmeros problemas, entre os quais a falta de padronização, item considerado vital para o sucesso de qualquer franquia. Em 2001, a empresa reestruturou sua rede franqueada, padronizou suas lojas, que passaram a ter uma melhor estrutura operacional, utilizando um balcão de atendimento e sistema informatizado. Dois anos mais tarde, a empresa desenvolveu tecnologias e serviços para lavagem sem água de outros segmentos (de orelhão a avião). Já em 2004, a empresa se aventurou internacionalmente (Portugal e Austrália), que pouco depois se mostraria um grande erro.
   

No ano seguinte, mais uma vez, a empresa reestruturou sua rede franqueada, fechou muitas unidades e focou suas ações em melhorias, qualidade dos serviços prestados e padronização das lojas. Também investiu no lançamento de uma nova linha de produtos para polimento e complementos. A partir deste momento a DryWash passou a crescer em um ritmo mais consistente. Em 2009, mais uma vez de forma inovadora, lançou o DryWash Wipes-kit (lenços umedecidos e panos de acabamento) para lavagem de veículos sem água. Em 2010, inaugurou sua primeira operação em concessionárias, além de abrir a primeira loja conceito, localizada no Shopping Market Place/SP, e sua primeira unidade em Hyderabad, na Índia. No ano de 2011, a DryWash desenvolveu da Cera Carnaúba Premium, que limpa mais, protege e não risca, sendo indicada para carros, motos, bicicletas, barcos e em qualquer tipo de superfície metálica pintada. No ano seguinte, a empresa desenvolveu e lançou uma linha completa de produtos para atender o consumidor final no varejo. Com o sucesso desse segmento, em 2015 a DryWash lançou sua loja virtual para atender os profissionais do ramo e para uso doméstico.
   

O ano de 2016 foi repleto de novidades: a empresa recomprou algumas franquias e as transformou em loja/escola, cujo propósito era ministrar cursos de capacitação que abrangem da lavagem de carros a seco até funilaria express, passando por desinfecção e higienização veicular, polimentos e proteção de pintura, visando uma futura expansão de mercado; ampliou sua oferta de serviços; e iniciou a operação de reparo rápido de pintura automotiva no Shopping Iguatemi/SP. Em 2017, a empresa inovou ao lançar o primeiro clube de assinatura de lavagem de carros, conhecido como DryWash Club. No ano seguinte, com o intuito de complementar o mix de serviços em suas lojas, foi incluído o serviço de desamassado sem pintura, também conhecido como martelinho de ouro. Em 2019, ocorreu a inauguração de uma nova loja-conceito, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, local de um grande fluxo de veículos.
   

Em 2020, a DryWash sentiu os efeitos da pandemia rapidamente. O isolamento diminuiu drasticamente o número de veículos nas ruas, e por sua vez o uso de automóveis, que estacionados não precisaram de manutenção. Ao mesmo tempo em que as lojas foram fechadas, a adesão de novos franqueados caiu, e a indústria química não tinha demanda para produzir. Porém, o comércio eletrônico da marca cresceu, especialmente pela procura por produtos de serviço de limpeza e higienização. Com esse novo cenário e a maior preocupação em manter os ambientes limpos, a DryWash identificou uma oportunidade para fortalecer os negócios, mesmo em meio à pandemia. Com parte de sua produção parada, decidiu investir em um novo produto, o álcool gel.
   

Além disso, com a priorização da higienização e desinfecção, a DryWash enxergou mais uma oportunidade de negócios e lançou no mercado o detergente de limpeza a seco para interior de veículos. O produto tinha o intuito de remover partículas de gordura de superfícies e ajuda na prevenção de doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. Chamado de Ultra Limpador, o produto chegou ao mercado para complementar a tradicional linha de produtos da marca para uso externo. E fruto de uma joint-venture com a Jan-Pro, a DryWash também passou a oferecer em seu portfólio de serviços o EnviroShield, método de desinfecção eletrostática que elimina vírus e bactérias do ambiente interno dos carros com eficiência e de maneira sustentável. A empresa também fortaleceu o conceito de Delivery, um serviço domiciliar (sob agendamento) de suas ofertas de limpeza e higienização.
  

O grande sucesso da marca nos dias de hoje vai muito além da lavagem a seco e seu apelo à sustentabilidade. O conceito de levar a DryWash para onde estava o cliente foi determinante para uma trajetória de sucesso. Mesmo com mimos como, sala de espera com TV, café e ar-condicionado, não parecia suficiente para minimizar o desconforto da espera pelo carro lavado. Percebendo esse comportamento, a empresa inovou ao abrir lojas dentro de shopping centers e estacionamentos - locais que obrigatoriamente o carro fica parado, enquanto seu proprietário realiza outras tarefas, otimizando o tempo de espera.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas mudanças e modernizações ao longo do tempo, mas sempre manteve as cores amarela e azul como símbolos de identificação. O logotipo atual foi adotado em 2007.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1994 
● Fundador: Lito Rodriguez 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Multieco Tecnologia Industrial Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Lito Rodriguez 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 45 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 150 (excluindo franqueados) 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Higienização e conservação automotiva 
● Concorrentes diretos: DryUp, Ecodry, All-Clean e lava-rápidos tradicionais 
● Slogan: Por você, pelo planeta. 
● Website: www.drywash.com.br 

A marca no mundo 
Com mais de 45 lojas localizadas nos principais shoppings e estacionamentos de dez estados brasileiros, a empresa que chega a lavar mais de 80 mil veículos por mês, equivalendo a uma economia superior a 23 milhões de litros de água, correspondente ao consumo diário de 190.000 pessoas, oferece serviços automotivos que englobam desde lavagem ecológica, passando por polimento profissional, proteção de pintura, limpeza técnica do motor, higienização interna (incluindo ar-condicionado) até martelinho e reparo rápido. Com o conceito de sustentabilidade se expandindo cada vez mais, a ideia da lavagem a seco criada pela DryWash atravessou fronteiras, com franquias na Índia. Atualmente, a empresa é composta por uma indústria de produtos para tratamentos de superfícies e ambientes e uma rede de franquias de limpeza e conservação automotiva. A linha de produtos da marca DryWash, formada por mais de 60 itens, além de utilizada pelas franquias, é vendida a profissionais do setor, como por exemplo, donos de concessionárias e de oficinas mecânicas. 

Você sabia? 
A cada veículo lavado na DryWash são economizados 320 litros de água, média gasta em uma única lavagem convencional. Assim, a empresa se tornou pioneira mundial nos serviços de lavagem e detentora da patente de produtos e serviços de lavagem de veículos sem água. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Estadão, Valor Econômico, Diário do Comércio e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/11/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

4 comentários:

DryWash disse...

Lembrando que agora também temos nossos produtos disponíveis no varejo, através do site walmart.com.br! Para entender melhor sobre cada produto, acesse www.drywash.com.br/produtosdrywash/

Aproveite, também, para curtir nossa página no facebook http://www.facebook.com/pages/DryWash-Limpeza-Automotiva/201536176553059

Anônimo disse...

Matéria muito interessante!! Precisamos divulgar cada vez mais empresas sustentáveis como a DryWash!! Parabéns!!

DryWash disse...

Gostaríamos de agradecer ao blog Mundo das Marcas pelo reconhecimento e divulgação do nosso trabalho. Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas! Obrigado!

DryWash disse...

Atenção!Estamos preparando lojas para Brasília e Rio de Janeiro, além de Nova Délhi e Dubai