3.1.12

DryWash

Lavar o carro sem água. Já pensou nisso? A DryWash sim, e faz enorme sucesso na era da sustentabilidade. De forma pioneira, a empresa brasileira revolucionou o processo de lavagem e limpeza de automóveis no mundo, economizando assim centenas de milhões de litros de água, um bem tão escasso e valioso em nosso planeta. Com isso, também apostou em conveniência e bem-estar, abrindo lojas em estacionamentos de shoppings, supermercados e condomínios.

A história
Até o início dos anos 90 o setor de limpeza e conservação de veículos sempre foi pouco profissional, não atendendo às obrigações trabalhistas, utilizando produtos sem registro e sem o menor compromisso com o meio ambiente. Tudo começou a mudar em agosto de 1994 quando Lito Rodriguez inaugurou seu primeiro lava-rápido na zona sul da cidade de São Paulo, motivado pela boa oportunidade de crescimento do segmento que carecia de profissionalismo e boas referências de mercado. Desde o início, a DryWash foi pautada pelo desenvolvimento sustentável (o serviço era feito com uma quantidade muito reduzida de água), integrando pessoas, meio ambiente e lucro. Já no ano seguinte, tendo como objetivo levar conveniência aos clientes, prestando serviços em garagens e estacionamentos e não desperdiçar incríveis 300 litros de água para cada carro lavado, ele iniciou suas primeiras experiências para lavar carros sem água. Após realizar algumas experiências, misturando compostos químicos na batedeira de sua sogra, Lito chegou a uma fórmula pioneira em todo o mundo, que dispensava o uso total de água na lavagem de um veículo e com a ajuda de amigos e químicos patenteou o DryWash Neutro, que utilizava um exclusivo processo de cristalização e fragmentação da sujeira, evitando riscos e danos à pintura do veículo. O produto era feito à base de cera vegetal e com apenas 200 ml era possível lavar um carro.


Em 1996 o empreendedor iniciou a montagem e a regularização de uma pequena indústria química na zona norte da capital paulista, com o objetivo de fabricar o produto para a lavagem sem água. E finalmente no ano de 1997 iniciou as operações dos serviços em pequenos condomínios residenciais e comerciais, seguidos de oficinas e concessionárias de caminhões. Com o aval do piloto Wilson Fittipaldi, a pequena empresa introduziu no varejo o DryWash Neutro, produto para lavar carros sem água. Ainda este ano, o produto ganhou destaque na mídia ao ser testado e aprovado pela revista 4 Rodas. A expansão da empresa começou em 1998 quando foram assinados os primeiros contratos de franquia. Com isso, nasceu a primeira DryWash em um estacionamento de shopping center na Barra da Tijuca no Rio de janeiro. Neste ano a empresa deixou de vender produtos no varejo e focou suas energias em serviços e vendas nas lojas de conveniência.


O ano de 1999 foi marcado por grandes novidades: inauguração de uma loja da rede no Shopping Iguatemi, a primeira do estado de São Paulo; padronização e expansão da rede para outros estados; e o início dos serviços em feiras e eventos de automóveis. Além disso, desenvolveu novos produtos voltados para o polimento de pinturas, pneus e tratamento de tecidos e couro. Com a chegada do novo milênio a empresa experimentou um forte crescimento de sua rede, contando com 200 contratos de franquia assinados. Porém, esse rápido crescimento também trouxe inúmeros problemas, entre eles a falta de padronização, item considerado vital para o sucesso de qualquer franquia. Em 2001, a empresa reestruturou sua rede franqueada, padronizou suas lojas, que passaram a ter uma melhor estrutura operacional, utilizando um balcão de atendimento e sistema informatizado. Dois anos mais tarde, a empresa desenvolveu tecnologias e serviços para lavagem sem água de outros segmentos (de orelhão a avião). Em 2004 a empresa se aventurou internacionalmente (Portugal e Austrália), que pouco depois se mostraria um grande erro. No ano seguinte, mais uma vez, a empresa reestruturou sua rede franqueada, fechou muitas unidades e focou suas ações em melhorias, qualidade dos serviços prestados e padronização das lojas. Também investiu no lançamento de uma nova linha de produtos para polimento e complementos. A partir deste momento a DryWash passou a crescer em um ritmo mais consistente.


Em 2009, mais uma vez de forma inovadora, lançou o DryWash Wipes-kit (lenços umedecidos e panos de acabamento) para lavagem de veículos sem água. Em 2010 a empresa inaugurou sua primeira operação em concessionárias, além de abrir sua primeira loja em Hyderabad, na Índia. O grande sucesso da marca nos dias de hoje vai muito além da lavagem a seco e seu apelo a sustentabilidade. O conceito de levar a DryWash para onde estava o cliente foi determinante para uma trajetória de sucesso. Mesmo com mimos como, sala de espera com TV, café e ar-condicionado, não parecia suficiente para minimizar o desconforto da espera pelo carro lavado. Percebendo esse comportamento, a empresa inovou ao abrir lojas dentro de shopping centers e estacionamentos - locais que obrigatoriamente o carro fica parado, enquanto seu proprietário realiza outras tarefas, otimizando o tempo de espera. Hoje em dia, a DryWash atua no mercado de conservação automotiva e presta serviços que ultrapassam a simples lavagem exterior. Polimento, higienização (interior e de ar condicionado), limpeza técnica do motor, restauração de brilho e proteção da pintura e impermeabilização de vidros, são alguns dos serviços complementares oferecidos pela empresa.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação: 1994
● Fundador:
Lito Rodriguez
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
DryWash Indústria e Comércio
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Lito Rodriguez
● Faturamento: R$ 40 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas:
+ 65
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 100 (excluindo franqueados)
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Lavagem, polimento e produtos de limpeza automotivos
● Principais concorrentes:
DryUp e Ecodry
● Slogan:
Por você, pelo planeta.
● Website: www.drywash.com.br

A marca no mundo
Com mais de 65 lojas localizadas em oito estados brasileiros, a empresa atualmente chega a lavar mais de 75 mil veículos por mês, equivalendo a uma economia superior a 22 milhões de litros de água, correspondente ao consumo diário de 185.000 pessoas. Com o conceito de sustentabilidade se expandindo cada vez mais, a idéia da lavagem a seco criada pela DryWash atravessou fronteiras, com duas franquias na Índia. Existem negociações para levar a rede também para outros países da Ásia e América Latina, além dos Emirados Árabes e África do Sul. A linha de produtos da marca DryWash, formada por 40 itens, além de utilizada pelas franquias, é vendida a profissionais do setor, como por exemplo, donos de concessionárias e de oficinas mecânicas.

Você sabia?
A cada veículo lavado na DryWash são economizados 320 litros de água, média gasta em uma única lavagem convencional. Assim, a empresa se tornou pioneira mundial nos serviços de lavagem e detentora da patente de produtos e serviços de lavagem de veículos sem água.
A empresa ainda é proprietária da DryWash Air (produtos de limpeza para aviação) e da DryWash Corporate (produtos para empresas de limpeza de orelhão, fachadas de prédios, máquinas industriais e vagões de trem).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 3/1/2012

4 comentários:

DryWash disse...

Lembrando que agora também temos nossos produtos disponíveis no varejo, através do site walmart.com.br! Para entender melhor sobre cada produto, acesse www.drywash.com.br/produtosdrywash/

Aproveite, também, para curtir nossa página no facebook http://www.facebook.com/pages/DryWash-Limpeza-Automotiva/201536176553059

Anônimo disse...

Matéria muito interessante!! Precisamos divulgar cada vez mais empresas sustentáveis como a DryWash!! Parabéns!!

DryWash disse...

Gostaríamos de agradecer ao blog Mundo das Marcas pelo reconhecimento e divulgação do nosso trabalho. Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas! Obrigado!

DryWash disse...

Atenção!Estamos preparando lojas para Brasília e Rio de Janeiro, além de Nova Délhi e Dubai