14.3.12

JOHN VARVATOS

A marca americana JOHN VARVATOS reflete o estilo casual cosmopolita daqueles homens que gostam de estar na moda com discrição. Isso não significa que suas peças sejam simplistas. Ao contrário, com corte e modelagem diferenciada, as roupas não aparentam seguir as tendências de moda, o que deixa o visual masculino, ora com um toque rebelde, reforçado pela influência roqueira do estilista, ora com ares vintage, recém-saído de um túnel do tempo. O resultado é o equilíbrio entre a atitude rock e a perfeição das formas, que encanta milhões de homens no mundo inteiro.

A história
O estilista e designer John Varvatos, cuja família descende do pequeno vilarejo de Poulata na paradisíaca ilha grega de Cefalônia, nasceu em 1955 na cidade de Detroit, estado americano do Michigan. Ralph Lauren foi quem o incentivou a estudar moda e vislumbrou seu grande potencial em 1983, quando passou a trabalhar para a tradicional grife. Na década de 90 ele teve contato e trabalhou também na Calvin Klein, chefiando o departamento de criação de roupas masculinas. Finalmente em 1999, o estilista resolveu utilizar a experiência adquirida com estes mestres da moda para criar uma marca de moda masculina contemporânea com sua própria assinatura, a qual foi lançada oficialmente em 2000 com a apresentação de sua primeira coleção. A partir daí, a história do estilista americano e de sua marca se resume a prêmios, condecorações e muitos elogios por parte da crítica especializada.


Poucos meses depois da apresentação de sua primeira coleção, o estilista inaugurou uma descolada boutique no badalado bairro do Soho, em Nova York. Ainda este ano John recebeu o renomado prêmio Perry Ellis por parte do Council of Fashion Designers of America (CFDA). Ano após ano suas coleções, caracterizadas pela altíssima qualidade das matérias-primas, design especial e o bom gosto e sofisticação em moda urbana, sempre abusando da cor preta e da atmosfera mais sombria e introspectiva, conquistou milhares de fãs, não somente nos Estados Unidos. Aliás, com uma pequena diferença: o vínculo das roupas e acessórios JOHN VARVATOS com o universo rock n’roll. Eram jaquetas de couro, botas, jeans batidos e camisetas, que custavam de US$ 300 até US$ 2.500.


Em 2001 o estilista fechou parceria com a Converse All-Star concebendo modelos bem originais, com um ar vintage, que fizeram um enorme sucesso projetando ainda mais a marca americana, que seria repetida nos anos seguintes. Em 2003 inaugurou uma loja na cidade de Las Vegas. Pouco depois, em 2004, a marca lançou seu primeiro perfume e uma completa linha de produtos masculinos para o cuidado da pele, iniciando assim a diversificação na linha de produtos. No ano seguinte John foi considerado o designer do ano pela CFDA. A diversificação em sua linha de produto continuou em 2006 com o lançamento de uma moderna linha de óculos escuros e do segundo perfume masculino da marca.


No ano de 2008, a marca inaugurou uma loja onde estava localizado o lendário clube de rock CBGB em Nova York. A marca fez questão de conservar intacta a maior parte das paredes do icônico clube, recobertas de pôsteres e pichações, além de recriar um pouco do ambiente escuro com madeira, lustres de cristal em estilo vitoriano, cortinas de veludo e teto negro. Ainda neste mesmo ano a marca JOHN VARVATOS resolveu lançar no mercado seu primeiro perfume feminino, além de uma linha de relógios masculinos.


Recentemente, no início de 2012, a JOHN VARVATOS, que pertencia a VF Corporation foi vendida para o fundo de investimento Lion Capital, que nos últimos anos investiu em marcas como La Senza, All Saints e American Apparel. O principal objetivo dos novos proprietários é quintuplicar o tamanho atual da grife, aumentando sua participação no mercado americano e expansão para Europa e Oriente Médio. A JOHN VARVATOS tem seu foco em sobreposição de peças, uso de tecidos variados, mescla de formas e referencias militares que reforçam o estilo “rocker chic” da marca. Sempre inovando a cada coleção, seu catálogo mostra que os produtos criados pela marca americana podem ser usados em diversas ocasiões, mantendo sua identidade fortemente na mente de seu público.


O marketing
O estilista americano nasceu na cidade de Detroit, onde importantes influências musicais se desenvolveram, desde o rock do MC5 ao soul do Motown e o punk dos Stooges. Essa influência está bastante evidente nas campanhas publicitárias da grife, na verdade obras-primas da fotografia, cujas estrelas são astros e bandas de rock, como por exemplo, Iggy Pop, Alice Cooper, Perry Farrel (Jane’s Addiction), Chris Cornell (Audioslave), Dave Matthews e Velvet Revolver.


Recentemente, em 2012, o estilista nova-iorquino convidou o trio da banda Green Day para o lançamento da sua nova coleção, inspirada na cidade de Nova York e no mais puro espírito do rock’n’roll.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1999
● Fundador:
John Varvatos
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca:
John Varvatos Enterprises, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente:
Robert Wichser
● Estilista:
John Varvatos
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: 10
● Presença global: + 30 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 200
● Segmento:
Moda masculina
● Principais produtos:
Roupas, calçados, acessórios e perfumes
● Concorrentes diretos: Hugo Boss, Ralph Lauren e Tom Ford
● Website: www.johnvarvatos.com

A marca no mundo
Atualmente, a marca JOHN VARVATOS, uma das maiores referências da moda masculina nova-iorquina e que vende além de roupas, sapatos e linhas de acessórios que incluem cintos, óculos, perfumes, bolsas e cosméticos de luxo para um homem moderno e exigente que gosta de se vestir bem, está presente em mais de 30 países através de renomadas lojas de departamento, lojas multimarcas e comércio online. Além disso, a marca possui 10 lojas próprias localizadas em cidades como Nova York, Las Vegas, Costa Mesa, San Francisco, Los Angeles e Malibu.

Você sabia?
Sempre dedicado à filantropia, o estilista contribui com projetos como o Save the Music Foundation, que restaura programas de música instrumental nas escolas e com a Stuart House que arrecada fundos para o tratamento de crianças abusadas sexualmente. Isso prova que estar na moda também é ser solidário.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/3/2012

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