24.5.12

AOC


A AOC utiliza a mais avançada tecnologia de imagem para oferecer uma linha completa de televisões e monitores que atendam às diferentes necessidades de cada cliente, sempre privilegiando proporcionar a melhor experiência, quer seja ao assistir um filme ou navegar na Internet.

A história
Tudo começou no ano de 1934 na cidade de Chicago, estado americano de Illinois, quando Ross Siragusa fundou a Continental Radio and Television Corporation para produzir rádios e fonógrafos. Pouco depois, a empresa ficaria conhecida como Admiral Corporation. A jovem empresa supriu o exército americano com produtos e artefatos eletrônicos durante a Segunda Guerra Mundial. Logo após o término do conflito, em 1947, a empresa iniciou produção de televisores nos Estados Unidos, sendo uma das pioneiras a produzir aparelhos coloridos. O sucesso foi tanto, que em 1951 a empresa já atingia a produção de 5 milhões de televisores. No restante da década a empresa oferecia uma completa linha de televisores, e o enorme sucesso nas vendas possibilitou ingressar em outras áreas de produção, como por exemplo, refrigeradores.


O ano de 1967 foi marcado por uma grande decisão: a constituição da Admiral Overseas Corporation (que ficaria conhecida pela sigla AOC), uma subsidiária internacional da empresa estabelecida em Taiwan, que rapidamente se tornou a maior exportadora de TVs da região. Em 1978 a empresa trocou o nome para AOC INTERNATIONAL. No ano seguinte iniciou a comercialização de produtos, televisores e monitores, com a marca AOC, que seria registrada oficialmente em 1982. Após se desligar completamente da empresa americana, a AOC se tornou um gigante, foi comprada pela TPV (Top Victory Electronics) e no ano de 1990 abriu seu capital na Bolsa de Valores. A partir deste momento a AOC deixou de ser uma empresa e passou a ser uma marca.


Até 1997 a AOC instalou escritórios de vendas e iniciou a comercialização de monitores, que atendiam aos mais rigorosos requisitos de qualidade internacional, nos Estados Unidos, China, Europa e Brasil. Nos anos seguintes a AOC cresceu assustadoramente, ingressando em importantes mercados mundiais, como por exemplo, Austrália, Índia e México. Além disso, em 2004, a empresa inaugurou fábrica própria no Brasil, localizada na Zona Franca de Manaus. Desde então a marca AOC cresceu em um ritmo impressionante, inaugurando em 2008 mais uma fábrica em Jundiaí, interior de São Paulo, se tornando uma das principais fabricantes de monitores do país.


Nos últimos anos a marca AOC se preocupou em lançar no mercado produtos de alta tecnologia, que aliam design e eficiência, como por exemplo, monitores e televisores LED (muito mais finos, leves e econômicos), a linha de monitores ECO 7 (design exclusivo, acabamento texturizado, ecológicos, que são inspirados na natureza), a linha computadores EVO (utiliza o conceito All In One, que integra monitor, CPU e acessórios em um único equipamento, com design moderno e atraente), a linha de TV SMART 3D (LED com tecnologia 3D, que utiliza óculos sem bateria, possui teclas de controle sensíveis ao toque, além de permitir acesso a conteúdos exclusivos na Internet), monitores com tela sensível ao toque, e mais recentemente o Tablet BREEZE (traz como grande diferencial a tela de 8 polegadas wide LCD, com tecnologia capacitiva multitoque, que possibilita a leitura de um ou mais toques simultaneamente, de forma precisa e suave).


O pesado investimento em pesquisa e desenvolvimento (mais de 1.600 engenheiros trabalham nesta área para criar novos produtos) se traduz em qualidade, inovação e know-how, fazendo com que a marca AOC seja reconhecida por grandes empresas mundiais de TI.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por alterações acentuadas ao longo dos anos, mas nunca deixou de lado sua forte e marcante personalidade. Atualmente a marca utiliza, em boa parte de sua comunicação, o logotipo na cor preta.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1934
● Fundador: Ross Siragusa
● Sede mundial: Taipei, Taiwan
● Proprietário da marca: TPV Technology Limite
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Dr. Jason Hsuan
● Faturamento: US$ 9.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 14
● Presença global: 115 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 50.000
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Monitores, computadores, televisões LCD e tablets
● Concorrentes diretos: HP, Samsung, LG, HP e Philips
● Slogan: Eyes Value.
● Website: www.aoc.com.br

A marca no mundo
Hoje em dia, a AOC, que pertence ao Grupo TPV (Top Victory Electronics), maior fabricante mundial de monitores para computadores, comercializa uma completa linha de monitores, televisores LCD e LED, computadores e tablets, vendidos em mais de 115 países ao redor do mundo. Somente em 2011 a empresa vendeu mais de 50 milhões de monitores e 10 milhões de televisores com a marca AOC.

Você sabia?
A TPV é a maior fabricante mundial de TVs e monitores LCD, com marca própria AOC e em regime OEM (para grandes marcas globais).
Hoje em dia a marca ADMIRAL pertence à Whirlpool Corporation, sendo comercializada com exclusividade na varejista The Home Depot.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 24/5/2012


2 comentários:

Marina Carmona disse...

Boa tarde, Kadu!

Você poderia me passar seu e-mail?

Te escrevo como assessora da Editora Boccato e gostaria de conversar com você.

Desde já obrigada!

Att,

Marina Carmona

Marina Carmona disse...

Meu e-mail é marina@boccato.com.br