21.6.12

AFTER EIGHT

 

Eles formam a mais perfeita combinação quando servidos com um bom café. Unem o verdadeiro aroma do chocolate amargo com o exótico sabor da menta. AFTER EIGHT, finas lâminas de chocolate rechedas com menta, embaladas delicadamente em charmosos envelopes verde-escuro, proporcionam aos chocólatras um novo estilo de apreciar chocolate e uma agradável surpresa para quem ganha a tradicional caixinha de presente.

A história
Tudo começou quando a tradicional empresa britânica Rowntree & Company Limited, que já possuía vasta experiência na criação e produção de confeitos e chocolates de alta qualidade, incluindo o lançamento da marca Kit Kat, resolveu desenvolver um novo produto que seria único e marcante. Após um amplo período de pesquisas e testes a empresa lançou em 1962 no mercado inglês o AFTER EIGHT THIN MINTS, delicadas lâminas quadradas (4cm) de chocolate amargo com recheio cremoso de menta, embrulhadas individualmente em pequenos envelopes. Como o nome sugeria, o novo produto foi posicionado no mercado como um chocolate para ser consumido após o jantar (ou seja, após as 8 horas da noite), preferencialmente juntamente com o café. Um dos primeiros anúncios dos novos chocolates, veiculados em jornais e revistas, dizia “After Eight can turn any evening into an occasion” (em tradução livre “After Eight pode tornar qualquer noite em uma ocasião”).

 

Nos anos seguintes o delicioso chocolate se tornou extremamente popular no Reino Unido, especialmente quando acompanhado de cafés e chás, e foi exportado para outros mercados da Europa. Em 1988, após a aquisição da empresa britânica pela Nestlé, a marca AFTER EIGHT ganhou uma melhor distribuição mundial e mais investimentos, tanto em comunicação como no desenvolvimento de novos produtos para aproveitar a força da marca. Isso resultou no lançamento de novas versões de AFTER EIGHT, como a feita com chocolate branco, lançada inicialmente como edição especial de natal em 1998; com chocolate ao leite (identificada pelo envelope azul), introduzida em 2006; AFTER EIGHT MUNCHIES (pequenos quadrados altos com vasto recheio de menta); AFTER EIGHT EXTRA DARK, feito com 85% de cacau; e até o formato de chocolate em barra ou em pequenas folhas.

 

Além disso, a marca foi expandida para outras categorias de produtos com o lançamento de sorvetes (barras e cones), biscoitos e até deliciosos canudinhos de chocolate recheados com menta. Outro fator importante para o crescimento da marca foi a introdução de uma variedade de embalagens, posicionado AFTER EIGHT como um delicioso presente. A vasta presença em lojas de importantes aeroportos internacionais, especialmente no continente europeu, também contribuiu para popularizar a marca entre os turistas como uma lembrança da “Terra da Rainha”.

 

A Nestlé constantemente também tem lançado no mercado edições especiais e limitadas, como por exemplo, o tradicional chocolate recheado com laranja (2004), sorbet de limão e até irish cream (creme irlandês). Outra forma encontrada para aproveitar a força da marca AFTER EIGHT é o lançamento de produtos sazonais no Natal, Dia dos Namorados e Páscoa (onde o produto ganha a forma de um delicioso ovo recheado com pequenos envelopinhos do tradicional chocolate). Mais recentemente, em uma tentativa de vender e popularizar o chocolate entre os turistas que visitam Londres, AFTER EIGHT tem sido vendido como lembrança da cidade, oferecidos em embalagens especiais que mostram fotografias das principais atrações turísticas da capital, como por exemplo, o relógio Big Ben, o palácio de Westminster e a roda-gigante London Eye. Essas embalagens de AFTER EIGHT são geralmente maiores que as tradicionais e contém aproximadamente 100 chocolates.

 

A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, cujo símbolo central é um relógio barroco Ormolu Mantle, passou por algumas modificações no de correr dos anos. A última delas ocorreu em 2009 quando o tradicional envelope que envolve os chocolates passou a fazer parte de sua identidade visual, especialmente nas embalagens. Vale reparar que os ponteiros do relógio marcam exatamente 8:00 horas.

 

A tradicional caixinha de AFTER EIGHT acompanhou essa evolução, adquirindo uma imagem muito mais moderna e sofisticada.

 

Os slogans
Finish Tonight’s Dinner in Style. (2010)
No one leaves After Eight. (2009)
Anything goes. (2002)
Squares seen in the best circles. (1977)

 

Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1962
● Criador: Rowntree & Company Limited
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Paul Bulcke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Chocolates
● Principais produtos: Chocolates com recheio de menta
● Concorrentes diretos: Haviland e Fry’s Peppermint Cream
● Ícones: O relógio de seu logotipo e os envelopes verde-escuro
● Slogan: Finish Tonight’s Dinner in Style.
● Website: www.aftereight.co.uk

A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca AFTER EIGHT são comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença na Europa, Estados Unidos e Canadá. Anualmente são produzidas mais de 1.2 bilhões de unidades do famoso chocolate.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 21/6/2012

3 comentários:

Joyce Gomes disse...

QUE DELICIAAA.

emerson disse...

otimo muito bom mesmo

Estefani_ddos disse...

é realmente uma deliçia... qm tem o paladar mais apurado, vai amar! ;)