21.6.12

AFTER EIGHT


Eles formam a mais perfeita combinação quando servidos com um bom café. Unem o verdadeiro sabor do chocolate amargo com o delicioso e refrescante recheio de menta, tornando os jantares ainda mais especiais, proporcionando um toque final requintado. AFTER EIGHT, finas lâminas de chocolate recheadas com menta, embaladas delicadamente em charmosos envelopes verde-escuro, proporcionam aos chocólatras um novo estilo de apreciar essa guloseima e uma agradável surpresa para quem ganha a tradicional caixinha de presente. 

A história 
Tudo começou quando a tradicional empresa britânica Rowntree and Company Limited, fundada em 1862 e que já possuía vasta experiência na criação e produção de confeitos e chocolates de alta qualidade, incluindo o lançamento da marca Kit Kat, resolveu desenvolver um novo produto que seria único e marcante, especialmente para se consumir após o jantar. Depois de um amplo período de pesquisas e testes, liderados pelo confeiteiro Brian Lawrence Sollitt, a empresa lançou no final de 1962 no mercado do Reino Unido o AFTER EIGHT THIN MINTS, delicadas lâminas quadradas (4 cm) de chocolate amargo com recheio cremoso de menta, embrulhadas individualmente em pequenos envelopes. Como o nome sugeria, o novo produto foi posicionado no mercado como um chocolate para ser consumido após o jantar (ou seja, após as 8 horas da noite), preferencialmente juntamente com o café ou licor. O novo chocolate foi desenvolvido para ser sofisticado e elegante, refletindo-se tais características no seu delicado produto, embalagem e personalidade da marca.


Um dos primeiros anúncios dos novos chocolates, veiculados em jornais e revistas, dizia “After Eight can turn any evening into an occasion” (em tradução livre “After Eight pode tornar qualquer noite em uma ocasião”). AFTER EIGHT se tornou um sucesso instantâneo como uma companhia obrigatória e sofisticada após as refeições do jantar. Nos anos seguintes o delicioso chocolate se tornou extremamente popular no Reino Unido, especialmente quando acompanhado de cafés e chás, e foi exportado para outros mercados da Europa. Em 1988, após a aquisição da empresa britânica pela Nestlé, a marca AFTER EIGHT ganhou uma melhor distribuição mundial e mais investimentos, tanto em comunicação como no desenvolvimento de novos produtos para aproveitar a força da marca. Isso resultou no lançamento de novas versões de AFTER EIGHT, como a feita com chocolate branco, lançada inicialmente como edição especial de Natal em 1998; com chocolate ao leite (identificada pelo envelope azul), introduzida em 2006; AFTER EIGHT BITES (pequenos quadrados altos recheados com muito mais creme de menta que a versão original); AFTER EIGHT EXTRA DARK, feito com 85% de cacau; e até o formato de chocolate em barra ou em pequenas folhas.


Além disso, a marca foi expandida para outras categorias de produtos com o lançamento de sorvetes (barras e cones), biscoitos e até deliciosos canudinhos de chocolate recheados com menta (AFTER EIGHT FINE STICKS). Outro fator importante para o crescimento da marca foi a introdução de uma variedade de embalagens, posicionado AFTER EIGHT como um surpreendente e delicioso presente. A vasta presença em lojas de importantes aeroportos internacionais (Freeshop), especialmente no continente europeu, também contribuiu para popularizar a marca entre os turistas como uma lembrança da “Terra da Rainha”.


A Nestlé constantemente também tem lançado no mercado edições especiais e limitadas, como por exemplo, o tradicional chocolate recheado com laranja (2004), sorbet de limão e até irish cream (creme irlandês). Em 2013 a marca também lançou uma linha de sobremesas lácteas geladas com o sabor de chocolate e menta. Poucos anos depois, a marca lançou as edições limitadas com recheio de morango e limão. Outra forma encontrada para aproveitar a força da marca AFTER EIGHT foi o lançamento de produtos sazonais no Natal (uma versão do Papai Noel de chocolate com recheio de menta é vendida na Alemanha), Dia dos Namorados e Páscoa (onde o produto ganha a forma de um delicioso ovo recheado com pequenos envelopes do tradicional chocolate). Mais recentemente, em 2019, a marca lançou duas novas versões em edição limitada: com recheio de marzipã (pasta de amêndoas) e manga e abacaxi.


Uma das embalagens mais populares do produto é o AFTER EIGHT SELECTION, que contém pequenos bombons recheados de creme de menta nas versões em chocolate amargo, branco e ao leite. Nos últimos anos, em uma tentativa de vender e popularizar o chocolate entre os turistas que visitam Londres, AFTER EIGHT tem sido vendido como lembrança da cidade, oferecidos em embalagens especiais que mostram fotografias das principais atrações turísticas da capital, como por exemplo, o relógio Big Ben, o palácio de Westminster e a roda-gigante London Eye. Essas embalagens de AFTER EIGHT são geralmente maiores que as tradicionais e contém aproximadamente 100 chocolates. Há quase 60 anos, AFTER EIGHT empresta um toque sofisticado a qualquer momento especial para aquelas pessoas que sabem que os pequenos prazeres fazem toda a diferença na vida.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca, cujo símbolo central é um relógio barroco Ormolu Mantle, passou por algumas modificações no decorrer dos anos. A primeira remodelação ocorreu no final da década de 1970, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra. Em 2002, a nova identidade visual apresentou, além do logotipo da Nestlé, uma nova tipografia de letra e um design mais moderno para o tradicional relógio. A última modernização ocorreu em 2009 quando o tradicional envelope que envolve os chocolates passou a fazer parte de sua identidade visual, especialmente nas embalagens. Além disso, o relógio ganhou um design mais limpo. Vale reparar que os ponteiros do relógio sempre marcaram um horário pouco depois das 8:00 horas da noite (como diz o nome da marca).


A tradicional caixinha verde-escura de AFTER EIGHT acompanhou essa evolução, adquirindo uma imagem muito mais moderna e sofisticada.


Os slogans 
Finish Tonight’s Dinner in Style. (2010) 
No one leaves After Eight. (2009) 
Anything goes. (2002) 
Squares seen in the best circles. (1977) 
Of course nobody buys you After Eight, you’re liberated. (década de 1970) 
See you After Eight. 
The After Eight you can enjoy before eight.


Dados corporativos 
● Origem: Reino Unido 
● Lançamento: 1962 
● Criador: Brian Lawrence Sollitt 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ulf Mark Schneider 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates com recheio de menta 
● Concorrentes diretos: Haviland, Beech’s, Bendick’s, Ghirardelli e Fry’s Peppermint Cream 
● Ícones: O relógio de seu logotipo e os envelopes verde-escuro 
● Slogan: Finish Tonight’s Dinner in Style. 
● Website: www.aftereight.co.uk 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos da marca AFTER EIGHT são comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença na Europa, Estados Unidos e Canadá. No Reino Unido, de cada dois chocolates de menta consumidos, um é da marca AFTER EIGHT. Anualmente são produzidas mais de 1.2 bilhões de unidades do famoso chocolate. 

Você sabia? 
Os delicados chocolates AFTER EIGHT têm fãs e devotos famosos no mundo inteiro, incluindo a Rainha da Inglaterra. 
Ao longo dos anos, a marca lançou campanhas publicitárias memoráveis, incluindo, talvez a mais icônica, “Dinner Party” em 1999, com Stephen Fry, Naomi Campbell e Marilyn Monroe (in memoriam). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/12/2019

3 comentários:

Joyce Gomes disse...

QUE DELICIAAA.

emerson disse...

otimo muito bom mesmo

Estefani_ddos disse...

é realmente uma deliçia... qm tem o paladar mais apurado, vai amar! ;)