28.6.12

JAC MOTORS


Até alguns anos atrás os automóveis chineses tinham péssima imagem e reputação em quase todos os cantos do mundo. Mas coube a JAC MOTORS mudar esta imagem ao passar a oferecer veículos com design atrativo que seguem as principais tendências mundiais, equipados com acessórios que utilizam tecnologia de ponta e seis anos de garantia. Por isso hoje em dia a JAC MOTORS é vista pelos consumidores como uma marca que oferece “sempre muito mais do que você esperava” de um automóvel chinês.

A história
Tudo começou exatamente no dia 20 de maio de 1964 quando o governo chinês autorizou a fundação da Hefei Jianghuai Automobile Factory na pequena localidade de Hefei, capital da província de Anhui, que inicialmente se dedicaria a produção de veículos comerciais leves. Somente no mês de abril de 1968 o primeiro caminhão de carga (comercializado sob a marca Jianghui) deixou a linha de produção da empresa. Nas próximas duas décadas a empresa, em virtude do regime comunista adotado na China, ficaria restrita ao mercado nacional, mas com relevante participação na produção de caminhões. O ano de 1990 trouxe mudanças para a montadora: primeiro pelo início da produção dos primeiros chassis de ônibus chineses; e segundo pelo início das exportações de suas primeiras unidades para a Bolívia. A entrada no segmento de chassis de ônibus se mostrou acertada, tanto que, cinco anos depois, em 1995, a empresa assumiria a liderança do setor no mercado chinês.


No ano seguinte a empresa expandiu sua linha de produto com o lançamento do primeiro caminhão de pequeno porte chinês. Em 1997 a montadora adotou oficialmente o nome de Jianghuai Automobile Company Ltd., o que explica o surgimento da marca JAC MOTORS. Mas a história da empresa ganharia novos capítulos a partir de 2002, um ano após abrir seu capital na Bolsa de Valores, quando a montadora apresentou no dia 18 de março seu primeiro veículo de passeio: Refine (também conhecida como M2), uma van de tamanho grande com acabamento refinado e capacidade para até 8 passageiros, que já vendeu mais de 500 mil unidades até os dias de hoje. O ano de 2003 foi marcado pelo lançamento do primeiro caminhão de grande porte da marca. Pouco depois, em fevereiro de 2004 iniciou a produção própria de motores de carros de passeio. Os pesados investimentos feitos pela JAC MOTORS para ingressar no segmento de automóveis de passeio foram demonstrados em 2005 quando a montadora inaugurou um moderno Centro de pesquisa e desenvolvimento de Design na cidade italiana de Turim, responsável pelo visual moderno e global dos veículos da marca; e em 2006 com a abertura de um Centro de pesquisa e desenvolvimento interior na cidade de Tóquio. O crescimento da empresa foi acelerado em 2007, quando a JAC MOTORS recebeu uma autorização do governo chinês para produzir automóveis de passageiros (até então fabricava apenas vans e veículos utilitários esportivos).


O resultado dessa medida somada aos pesados investimentos realizados culminou com o lançamento oficial em março desse mesmo ano de novos veículos de passeio. Pouco depois, em 2009, a JAC MOTORS iniciou um forte crescimento em suas exportações, muito em virtude ao Passaporte VIP (isenção de inspeções do governo), que facilitou enormemente o processo. Neste ano os resultados foram visíveis: produção de 458.000 veículos e 12.100 unidades exportadas.


Nos anos seguintes a JAC MOTORS ampliou sua linha de veículos de passeio com o lançamento de sedãs, hatch, compactos e vans, cujo design externo e interno atendiam plenamente os desejos dos consumidores mais exigentes em vários mercado mundiais. Esses novos veículos eram oferecidos de série com freios ABS, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado digital e sensor de estacionamento. Além disso, tinham como ponto forte o design, desenvolvido em conjunto com o renomado estúdio italiano Pininfarina, cujos faróis seguem os padrões da marca e foram inspirados nas históricas máscaras chinesas, imprimindo aos automóveis uma forte personalidade estética.


Em 2012 no Salão do Automóvel de Pequim a marca chinesa mostrou todo sua ambição em se tornar verdadeiramente global ao apresentar uma dezena de novidades, entre novos produtos, carros conceitos e novas tecnologias. A principal novidade foi o utilitário esportivo SII. Um de seus principais destaques surge no design agressivo e no amplo espaço interno. Além disso, apresentou uma nova versão do J3, batizada de Cross; o cupê esportivo S1; a van Refine M2 e um novo carro conceito, o cupê S11. E mais: anunciou planos para criar versões elétricas ou híbridas de seus veículos.


A linha do tempo
2005
Lançamento do caminhão pesado GALLUP, que se tornou um dos principais produtos da montadora nesse segmento.
2007
Lançamento do M1, uma van de tamanho grande, muito espaço interno e que acomoda sete ou oito passageiros com conforto.
2008
Início da produção do J7, um sedã de estilo europeu com 2.79 metros de entre-eixos.
Lançamento mundial do J3, um automóvel compacto comercializado nas versões hatch e sedã (comercializado no Brasil como J3 Turin).
2009
Lançamento mundial do modelo J5, que apesar de ser classificado como um sedã médio, suas dimensões são dignas de um sedã grande: 4.59 metros de comprimento, 1.77 metro de largura e 2.71 de entre-eixos, números que destacam o modelo como um dos mais espaçosos da categoria.
Lançamento mundial do modelo J5 RS (uma minivan com capacidade para 5 ou 7 passageiros, comercializada no Brasil como J6). O modelo utiliza interessantes soluções internas para um melhor conforto dos passageiros.
2010
Lançamento do J2, um automóvel compacto com certa esportividade e visual bem atrativo ideal para o deslocamento nas grandes cidades mundiais.
Lançamento da JAC MULTI VAN, uma van de grande porte para uso comercial, especialmente transporte de passageiros, carga e ambulância.


Dados corporativos
● Origem: China
● Fundação: 1964
● Fundador: Governo chinês
● Sede mundial: Hefei, Anhui, China
● Proprietário da marca: Jianghuai Automobile Co. Ltd.
● Capital aberto: Sim (2001)
● Presidente: Jun An
● Faturamento: US$ 4.55 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 97.1 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 7.2 bilhões (junho/2012)
● Vendas globais: 466.800 unidades (2011)
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 10.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis, caminhões, motores e chassis de ônibus
● Concorrentes diretos: Chery, Tata Motors, Toyota, Honda, Nissan e Mazda
● Slogan: Inesperado.
● Website: www.jacmotorsbrasil.com.br

A marca no Brasil
A JAC MOTORS chegou ao Brasil após um acordo firmado em 2010 pelo Grupo SHC para representar a marca chinesa de automóveis no país. Já no ano seguinte passou a comercializar seus veículos no mercado brasileiro através de 50 concessionárias, e, posteriormente, anunciou a construção de uma moderna fábrica no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, que contará com um investimento de R$ 900 milhões, terá capacidade para produzir 100.000 veículos por ano, além de gerar aproximadamente 3.500 empregos diretos. O início da produção está previsto para meados de 2014. A marca chinesa ficou conhecida no país após um grande investimento em propaganda com peças publicitárias estreladas pelo apresentador da Rede Globo Fausto Silva e pela utilização do slogan “Inesperado”. Além disso, o sucesso inicial se deveu também em grande parte porque a JAC MOTORS ofereceu carros completos com tudo de série e 6 anos de garantia.


A marca no mundo
Atualmente a JAC MOTORS comercializa seus automóveis, motores, caminhões (de 500 kg a 50 toneladas) e chassis de ônibus (6-12 metros) em mais de 100 países da África, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Em 2011 a montadora chinesa atingiu um recorde: comercializou globalmente mais de 466.000 unidades de automóveis e 500.000 motores, tornando-se a nona maior fabricante chinesa de automóveis em unidades produzidas e líder em vendas para exportação.

Você sabia?
A JAC MOTORS é uma estatal chinesa de capital misto, que desde 2011 tem 25% das ações negociadas na Bolsa de Valores de Xangai.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/6/2012

2 comentários:

Anônimo disse...

E eu aqui pensando que só vendia esses carros que tem por aqui. Vai ver a Jac é uma marca gigante no oriente, e agora está invadindo o ocidente

Anônimo disse...

Desse tempo pra cá a JAC cresceu demais, meu. To começando a acha que daqui uns anos essa marca vai dominar o mundo! gostei de ver!