10.7.12

DESTAK


Textos enxutos, cujos temas enfocam o impacto no dia a dia dos leitores, fazem parte da receita de sucesso do jornal gratuito DESTAK, tornando-o disputado entre os leitores, não somente em Portugal como também no Brasil, que buscam informação de qualidade e objetiva, e não têm tempo a perder.

A história
Tudo começou em 2001 quando um grupo de jovens empreendedores, formado por António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa e Gonçalo Sousa Uva, teve a ideia de criar o primeiro jornal gratuito a ser editado em Portugal. O novo jornal, batizado de DESTAK, foi oficialmente lançado no mês de setembro, inicialmente como um jornal semanal distribuído na cidade de Lisboa. Somente a partir do mês de novembro de 2004 o DESTAK se tornou um jornal diário e passou a ser distribuído maciçamente nas principais estações de trens e metros, e também em movimentados centro comerciais e hospitais da principal cidade portuguesa. Nos anos seguintes o jornal ganhou novas edições em cidades como Braga, Coimbra e Guimarães, Leiria, Aveiro e Setúbal. O ano de 2006 foi marcado por um grande acontecimento: o DESTAK foi adquirido pelo grupo Cofina, líder no segmento de jornais e revistas, com 24 títulos publicados no país. Com grande injeção de capital chegara a hora de uma expansão ousada.


Primeiro jornal de distribuição gratuita e grande circulação do país, o DESTAK foi lançado no dia 6 de julho de 2006, em São Paulo, com a missão de atender a um público exigente e sem tempo a perder, que busca informação concisa, mas completa. Feito para ser lido em meia hora, nas páginas do DESTAK estavam as principais notícias do dia, apresentadas de modo claro e objetivo, com alta qualidade gráfica e editorial. A qualidade do DESTAK rapidamente atraiu um público leitor fiel, formado principalmente por jovens, economicamente ativos e essencialmente urbanos.


O jornal então passou a ser presença constante nos cruzamentos e faróis mais movimentados da capital paulista. Após dois anos, o DESTAK partiu para uma nova fase: a segmentação, com foco em temas como esportes, imóveis, arquitetura e decoração, público universitário, turismo, cultura e entretenimento. Ancorado nos resultados positivos e na crescente aceitação pelo mercado publicitário, o DESTAK ganhou maturidade e circulação ainda mais ampla.


O enorme sucesso na capital paulista levou ao lançamento de edições no Rio de Janeiro em 7 de julho de 2008, Brasília em 21 de maio de 2010, Campinas, lançada em 6 de outubro de 2011 e região do Grande ABC. Mais recentemente, em meados de 2012, o jornal lançou sua mais nova edição no Recife. Além disso, o jornal apresentou versões dirigidas a públicos e temas específicos, com o lançamento do Radar Universitário, versão gratuita distribuída quinzenalmente dirigida aos alunos do ensino superior. Detalhe: as primeiras edições do Radar Universitário já nasceram patrocinadas pela Telefônica.


Dados corporativos
● Origem: Portugal
● Lançamento: 2001
● Criador: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa e Gonçalo S. Uva
● Sede mundial: Lisboa, Portugal
● Proprietário da marca: Grupo Cofina
● Capital aberto: Não
● Chairman: António Stilwell Zilhão
● CEO: Paulo Jorge Fernandes (Cofina)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Circulação diária: 600.000 unidades
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Jornal diário gratuito
● Concorrentes diretos: Metro e Metrô News (Brasil)
● Slogan: Todo mundo tem motivo para ler o Destak.

A marca no mundo
Atualmente o DESTAK, que pertence a Cofina, maior grupo português de mídia impressa, está presente em Portugal e no Brasil, onde está entre os cinco jornais de maior circulação. No Brasil, os 100 mil exemplares que circulam no Rio de Janeiro somado aos 200 mil publicados em São Paulo os 40.000 de Brasília e os 30.000 em Campinas e Recife, além da edição do Grande ABC, totalizam uma tiragem superior 383 mil exemplares de segunda a sexta-feira, o que segundo estimativas atinge mais de 1.5 milhões de leitores. Somente na capital paulista, o DESTAK é distribuído em mais de 100 cruzamentos e outros 300 pontos fixos, como prédios comerciais e faculdades. Já em Portugal o jornal atinge mais de 600 mil leitores nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Leiria e Coimbra. O jornal também disponibiliza sua versão digital que pode ser entregue diretamente no e-mail.

Você sabia?
Com uma equipe editorial experiente, o DESTAK obedece aos melhores padrões éticos e técnicos do jornalismo e, portanto, tem um compromisso absoluto com a veracidade do que publica, sem sujeitar-se a qualquer influência que não seja a busca do bem público e o interesse dos seus leitores.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 10/7/2012

Um comentário:

Marcella disse...

Oie, gostei do seu blog e estou te seguindo. espero que tb me siga

http://catinhodacella.blogspot.com.br/


Bju Bju