13.8.12

PBKIDS


Suas lojas estão sempre abastecida com as últimas novidades em brinquedos, desde bonecas e carrinhos à produtos eletrônicos, games, jogos educativos, bicicletas, triciclos, veículos motorizados, playground e vários outros itens que incentivam a criatividade, imaginação e o entretenimento das crianças. Todas essas características fazem da PBKIDS o lugar certo para pais e crianças de todas as idades que buscam diversão. Afinal, quem visita as lojas, vivencia uma experiência incrível de fazer parte do mundo do “faz-de-conta”. Mais do que brinquedos, a PBKIDS vende agradáveis experiências de compra. 

A história 
A PBKIDS não foi a primeira experiência empresarial da família Pilnik. O clã, comandado por Oscar, tinha investimentos no ramo imobiliário, entre eles a construtora PBK. Foi justamente em um dos imóveis da construtora, cuja sigla foi aproveitada para nomear a PBKIDS, na movimentada Avenida Rebouças, região nobre de São Paulo, que surgiu a primeira loja da rede, inaugurada exatamente no dia 18 de junho de 1994. A nova loja que chegava ao mercado era voltada para uma clientela com renda mais elevada. Oscar foi buscar inspiração para seu novo empreendimento nas redes americanas de brinquedos, em especial em lojas icônicas como a FAO Schwarz, na Quinta Avenida, em Nova York. Oscar, que tinha como sócios o genro Carlos Eduardo Cimermam e o filho Milton Pilnik, caprichou na fachada colorida e no letreiro em tamanho gigante. Tudo para chamar a atenção, já que o endereço, há 15 anos, não era o mais indicado para um comércio.


Com o sucesso, nos anos seguintes a rede inaugurou outras unidades pela cidade. Até o ano 2000, as lojas da rede tinham no máximo 250 m². Em 2001, a empresa inaugurou sua primeira megastore, com 700 m², no Shopping Eldorado, em São Paulo. O modelo, que apostava na tematização das áreas de exposição e reservava um espaço para a criançada testar os produtos, abriu as portas para a rede crescer acompanhando a abertura de novos shoppings centers pelo Brasil. Nos anos seguintes, após se estabelecer firmemente no mercado paulista, a rede iniciou uma forte expansão ao inaugurar inúmeras unidades em várias cidades brasileiras. Neste período de expansão, a rede montou suas lojas com um layout desenvolvido com mobiliário diferenciado, que facilitava a localização de produtos entre corredores e prateleiras. Quem visitava a PBKIDS podia contar com o auxílio solícito de um vendedor, profissional treinado para tornar a experiência de compra mais agradável para pais e filhos. 
  

Em 2006, pensando em atender um público ainda mais especial e ampliar seu portfólio a rede desenvolveu ambientes diferenciados dentro de suas lojas e assim criou o conceito in-store (loja dentro da loja) com a PBKIDS BABY, um espaço dedicado aos bebês e suas mamães, com tudo o que é necessário para cuidar dos primeiros anos de vida. São carrinhos, brinquedos e acessórios que acompanham cada fase do desenvolvimento do bebê, desde a gestação até os 3 aninhos. Na PBKIDS BABY as mamães podem encontrar os produtos que ajudam os pequenos a explorar o mundo novo que está à sua volta. A rede desenvolveu um logotipo especial (para a PBKIDS), treinou funcionários que vivenciaram a rotina de grávidas e mães e também pesquisou produtos específicos para os primeiros meses de vida dos bebês. Nesta nova fase, a empresa desenvolveu sua comunicação diretamente para seu público alvo, as crianças. Assim surgiu a Turminha PBKIDS, um grupo com 11 personagens infantis que ganharam espaço nos anúncios da rede, layout das lojas, embalagens e até uma revista-gibi.


Em 2009 a rede iniciou uma nova fase de expansão com a inauguração de lojas em cidades como Salvador, Manaus, Caxias do Sul e Belém. Em setembro de 2010 a PBKIDS realizou uma grande eleição para que as crianças escolhessem a mascote da marca. Uma vitória expressiva fez nascer o PEBÊ (foto abaixo), um personagem divertido, engraçado e que desperta a magia do brincar nas crianças de todas as idades. O simpático boneco laranja está presente em todo o material de comunicação e nas fachadas das lojas, além de comparecer pessoalmente em todos os eventos e inaugurações de novas unidades. Em junho de 2012, a PBKIDS foi adquirida pela rival Ri Happy, que agora pertence ao fundo de investimento americano Carlyle, em um negócio avaliado em R$ 150 milhões, de acordo com fontes do mercado. As duas marcas continuaram operando de forma distinta. A PBKIDS conquistou milhões de consumidores através da inovação e pioneirismo, sendo a primeira rede do setor a praticar a troca de produtos, a treinar a equipe para vender o brinquedo ideal para cada faixa etária, a instalar leitor de código de barras no caixa e a lançar o serviço de lista de presentes para os pequenos. Além disso, as lojas de padronização arquitetônica impactante transmitem sensação de bem estar e organização.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. O atual logotipo adotou cores mais claras e uma mudança radical na tipografia de letra e cor da palavra “brinquedos”. A identidade visual da PBKIDS BABY também acompanhou a mudança.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 18 de junho de 1994 
● Fundador: Oscar Pilnik 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Ri Happy S/A 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Hector Núñez 
● Faturamento: R$ 320 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 64 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Varejo (brinquedos) 
● Principais produtos: Bonecas, jogos e brinquedos 
● Concorrentes diretos: Bmart, Zastras Brinquedos, Alô Bebê, Superlegal Brinquedos e Lojas Americanas 
● Mascote: Pebê 
● Slogan: Brincar é Mágico. 
● Website: www.pbkids.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a PBKIDS possui mais de 60 lojas, localizadas, em sua grande maioria, em shopping centers, espalhadas por 15 estados brasileiros, com forte presença na região sudeste, emprega 1.200 funcionários e fatura R$ 320 milhões por ano. Todos os anos as lojas da rede atendem mais de 10 milhões de consumidores. 

Você sabia? 
A rede possui em suas lojas um mix de mais de 8.000 produtos (entre eles 60% importados e 40% nacionais) e conta com uma linha de importação exclusiva e renovada todos os anos. 
A vocação da PBKIDS para a importação direta teve sua origem antes da abertura da primeira loja. A PBKIDS foi pioneira na importação e distribuição da linha Fisher-Price no Brasil antes que a marca fosse adquirida pela Mattel


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Veja e PEGN), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/3/2017

2 comentários:

Elivelton Brazilino disse...

Ótimo artigo.

Unknown disse...

OK