13.8.12

PBKIDS


Suas lojas estão sempre abastecida com as últimas novidades em brinquedos, desde bonecas e carrinhos à produtos eletrônicos, games, jogos educativos, bicicletas, triciclos, veículos motorizados, playground e vários outros itens que incentivam a criatividade, imaginação e o entretenimento das crianças. Todas essas características fazem da PBKIDS o lugar certo para pais e crianças de todas as idades.

A história
A PBKids não foi a primeira experiência empresarial da família Pilnik. O clã, comandado por Oscar, tinha investimentos no ramo imobiliário, entre eles a construtora PBK. Foi justamente em um dos imóveis da construtora, cuja sigla foi aproveitada para nomear a PBKids, na avenida Rebouças, na zona oeste de São Paulo, que surgiu a primeira loja da rede, inaugurada no dia 18 de junho de 1994. A nova loja que chegava ao mercado era voltada para uma clientela com renda mais elevada. Oscar foi buscar inspiração para seu novo empreendimento nas redes americanas de brinquedos, em especial em lojas icônicas como a FAO Schwarz, na Quinta Avenida, em Nova York. Oscar caprichou na fachada colorida e no letreiro em tamanho gigante. Tudo para chamar a atenção, já que o endereço, há 15 anos, não era o mais indicado para um comércio.


Nos anos seguintes a rede inaugurou outras unidades pela cidade. Até o ano 2000, as lojas da rede tinham no máximo 250 m2. Em 2001, a empresa inaugurou sua primeira megastore, com 700 m2, no Shopping Eldorado, em São Paulo. O modelo, que apostava na tematização das áreas de exposição e reservava um espaço para a criançada testar os produtos, abriu portas para a rede crescer acompanhando a abertura de novos shoppings pelo Brasil. Nos anos seguintes, após se fixar no mercado paulista, a rede iniciou uma forte expansão ao inaugurar inúmeras unidades em várias cidades brasileiras. Neste período de expansão, a rede montou suas lojas com um layout desenvolvido com mobiliário diferenciado, que facilitava a localização de produtos entre corredores e prateleiras. Quem visitava a PBKIDS podia contar com o auxílio solícito de um vendedor, profissional treinado para tornar a experiência de compra mais agradável para pais e filhos.


Em 2006, pensando em atender um público ainda mais especial e ampliar seu portfólio a rede desenvolveu ambientes diferenciados dentro de suas lojas e assim criou a PBKIDS BABY, um espaço dedicado aos bebês e suas mamães, com tudo o que é necessário para cuidar dos primeiros anos de vida. Eram carrinhos, brinquedos e acessórios que acompanham cada fase do desenvolvimento do bebê, desde a gestação até os 2 aninhos. Na PBKIDS BABY as mamães podiam encontrar os produtos que iriam ajudar os pequenos a explorar o mundo novo que estava à sua volta. Nesta nova fase, a empresa desenvolveu sua comunicação diretamente para seu público alvo, as crianças. Assim surgiu a Turminha PBKIDS, um grupo com 11 personagens infantis que ganharam espaço nos anúncios da rede, layout das lojas, embalagens e até uma revista-gibi.


Em 2009 a rede iniciou uma nova fase de expansão com a inauguração de lojas em cidades como Salvador, Manaus, Caxias do Sul e Belém. Em setembro de 2010 a PBKIDS realizou uma grande eleição para que as crianças escolhessem a mascote da marca. Uma vitória expressiva fez nascer o Pebê, um personagem divertido, engraçado e que desperta a magia do brincar nas crianças de todas as idades. Mais recentemente, em junho de 2012, a PBKIDS foi comprada pela rival Ri Happy, que agora pertence ao fundo de investimento americano Carlyle, em um negócio avaliado em R$ 150 milhões, de acordo com fontes do mercado. As duas marcas continuarão operando de forma distinta. A PBKIDS conquistou milhões de consumidores através da inovação e pioneirismo, sendo a primeira rede do setor a praticar a troca de produtos, a treinar a equipe para vender o brinquedo ideal para cada faixa etária, a instalar leitor de código de barras no caixa e a lançar o serviço de lista de presentes para os pequenos.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 18 de junho de 1994
● Fundador: Oscar Pilnik
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: The Carlyle Group
● Capital aberto: Não
● CEO: Hector Núñez
● Faturamento: R$ 290 milhões (2011)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 61
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Varejo (brinquedos)
● Principais produtos: Bonecas, jogos e brinquedos
● Concorrentes diretos: Bmart, Alô Bebê e Preçolândia
● Mascote: Pebê
● Slogan: Brincar é Mágico.
● Website: www.pbkids.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a PBKids possui mais de 60 lojas, localizadas, em sua grande maioria, em shopping centers, espalhadas por 18 estados brasileiros, com forte presença na região sudeste, emprega 1.200 funcionários e faturou R$ 290 milhões em 2011. Todos os anos as lojas da rede atendem mais de 10 milhões de consumidores.

Você sabia?
A rede possui em suas lojas um mix de mais de 8.000 produtos (entre eles 60% importados e 40% nacionais) e conta com uma linha de importação exclusiva e renovada todos os anos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 13/8/2012

Nenhum comentário: