7.9.12

FINI


Não é nenhum exagero afirmar que a marca FINI deixa o mundo mais divertido, feliz, colorido, e acima de tudo, muito mais doce. Afinal, do avô ao neto, dos nerds aos engravatados, dos comportados aos descolados, as guloseimas da marca espanhola adoçam a boca de milhões de pessoas de todas as idades e gerações.

A história
As origens da marca datam do ano de 1953 quando D. Manuel Sánchez Cano fundou na pequena e pacata cidade de Molina de Segura, localizada na região de Murcia na Espanha, uma modesta fábrica para a produção de gomas de mascar. Nos anos seguintes a empresa cresceu rapidamente e começou a estender sua linha de produtos ao fabricar outras guloseimas. Isto ganhou força em 1971 quando D. Manuel, então com mais de 40 anos, realizou seu antigo sonho de iniciar a produção de balas de gelatinas e marshmallows artesanais. Nascia assim a deliciosa e despretensiosa marca FINI. Utilizando ingredientes de alta qualidade, uma dose de criatividade, traduzida através de cores e formatos diferenciados dos doces, e sabores únicos, as guloseimas rapidamente conquistaram os consumidores espanhóis, especialmente as crianças, e nove anos mais tarde, em 1980, a empresa já possuía cinco centros de distribuição, espalhados por Espanha e Portugal, para levar suas delícias à outros consumidores do continente.


A partir dos anos 80, balas de gelatinas em formatos de dentaduras e minhocas, que se tornariam ícones da FINI, começaram a serem vendidos em muitos países do continente europeu e da América do Norte. Além disso, a FINI seguiu investindo em inovação ao ampliar sua linha de produtos com itens como balas com licores e balas duras, os tradicionais regaliz (uma espécie de bala de goma mastigável recoberta com açúcar em formatos de pequenos tubos e tijolinhos), novos chicletes (em formatos de melancias e ovos de dinossauro), além dos formatos divertidos de suas balas de gelatinas, como por exemplo, ursinho, bananinha, amora, estrela, letras do alfabeto, hambúrgueres, tubarão, bocas açucaradas, beijo e aros de morango. A marca também inovou ao criar embalagens diferenciadas, muitas das quais traziam um mix de seus maiores e mais deliciosos sucessos.


Somente em 1998 a deliciosas guloseimas da marca desembarcaram no Brasil, que pouco depois, em 2001, fixaria raízes definitivas ao inaugurar uma moderna fábrica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Em 2005 os chicletes da FINI entraram na linha de produção desta fábrica para abastecer o mercado brasileiro, e cuja mais recente novidade atende pelo nome de KLÉT’S, uma linha de gomas de mascar sem açúcar. Em 2010, o Regaliz entrou na produção da fábrica brasileira, como um produto exclusivo. Nos últimos anos uma poderosa ferramenta de marketing da FINI são as guloseimas licenciadas com personagens famosos, especialmente de filmes e da Disney.


Recentemente a FINI anunciou um ousado plano para o mercado brasileiro: o lançamento de franquias. Presente nos pontos de venda há mais de 10 anos, a marca ganhará lojas sob o conceito “Fábrica de Cor e Sabor”. Os pontos de venda, além da exposição e comercialização da linha de produtos da marca, convidam o consumidor a ter uma experiência única e fazer parte da linha de produção da fábrica, permitindo que eles escolham os produtos no formato self-service. Para ilustrar a experiência da marca, as lojas franqueadas seguem um padrão de projeto cenográfico totalmente lúdico, com um ponto de venda convidativo, interativo e contemporâneo, com opções reduzidas como um quiosque de 9 m² ou módulos para espaços de 6 a 12 m², até uma unidade ampla de 40 m². A projeção da marca é chegar a 300 pontos de venda nos próximos três anos, fechando 2012 com 40 franquias em operação.


A loja mais deliciosa do mundo
São poucas as marcas no mundo que possuem uma variedade de produtos capazes de rechear e dar vida a uma loja inteira. Seguindo essa afirmação e unidos pela diversão, a marca espanhola e o Hopi Hari apresentaram no dia 1 de setembro de 2012 uma grande novidade: a primeira loja temática de guloseimas dentro do parque, localizado em Vinhedo, no interior de São Paulo. Esta ação é a definição de Brand Entertainment, onde a marca de maneira irreverente e divertida se apresenta para o público em um ambiente absolutamente positivo de consumo. A proposta é levar o consumidor para uma verdadeira atração dentro do parque, o MUNDO FINI, onde é possível vivenciar e experimentar toda a alegria, sabor e cores da marca.


A loja conta com cenários interativos que brincam com os visitantes e permitem fotos divertidas, num ambiente encantador para toda a família. A marca oferece um portfólio com 70% dos produtos inéditos, vindos diretamente da matriz espanhola. Os 30% restantes são compostos por doces consagrados no mercado brasileiro. Os produtos serão comercializados tanto em embalagens individuais, quanto a granel.


O porta-voz
Um confeiteiro inteligente, bem-humorado, culto e criativo que nasceu para aproximar o consumidor de uma forma leve e divertida, que não fosse um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), mas que funcionasse como tal. Esse é Mr. Fini, o porta-voz oficial da marca espanhola que tem a cara de seu público: um jovem que estudou gastronomia e se especializou em patisserie e confeitaria nas melhores escolas da França. Como o host da FINI, ele também é o porta-voz do blog, onde sempre divide dicas de decoração para festas, receitas, novidades do MUNDO FINI e de todo o universo que interessa aos seus seguidores.


Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Lançamento: 1971
● Criador: D. Manuel Sánchez Cano
● Sede mundial: Molina de Segura, Murcia, Espanha
● Proprietário da marca: Sánchez Cano S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: D. Manuel Sánchez Cano
● Presidente: Bernal Josefa Sánchez
● Faturamento: €100 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 750
● Segmento: Guloseimas
● Principais produtos: Balas, chicletes e doces
● Concorrentes diretos: Haribo e Jelly Belly
● Ícones: O confeiteiro Mr. Fini
● Slogan: Combina com você.
● Website: www.mundofini.com.br

A marca no mundo
Com sede na Espanha e presente em mais de 80 países a FINI é produtora de mais de 400 toneladas diárias de delícias açucaradas. Consolidada como uma das principais produtoras de guloseimas da Europa, sua origem artesanal de mais de quatro décadas transformou-se num império adocicado. No mercado brasileiro a FINI é líder deste segmento. As balas de gelatina respondem por 60% de seu faturamento, seguido pelas linhas de marshmallows (20%), Chicletes (5%) e o Regaliz (15%), uma guloseima exclusiva da marca. A marca tem penetração de 90% no mercado espanhol, que representa metade de seu faturamento anual.

Você sabia?
As balas de gelatina e marshmallows da marca espanhola são feitas com gelatina natural, um complemento alimentar gostoso, nutritivo e saudável, que ajuda no crescimento, fortalece os ossos e não tem gordura.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/9/2012

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Estou utilizando seu Post como base para uma pesquisa escolar, e gostaria de saber sobre o Faturamento da Fini, €100 milhões mensal ou anualmente? E também sobre planos futuros, algum arquivo ou informação disponível?
Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Eu Queria Saber Muito Em Quais Paises Estao Localizadas As Lojas Fini