Orientação ao cliente, compromisso, confiabilidade, tradição secular, segurança financeira e força inovadora. Foi assim que a ZURICH conquistou milhões de clientes em todos os continentes, sempre oferecendo serviços e produtos de acordo com a necessidade de cada indivíduo ou empresa, se transformando em uma das maiores e mais sólidas seguradoras do mundo.
A história
Tudo começou em 1872 na Suíça com a fundação da Versicherungs-Verein (em português “União Seguradora”), como uma subsidiária da Schweiz Marine Company, cujo principal propósito era ressegurar seguros de transportes marítimos de cargas para sua matriz. Pouco depois, em 1875, a nova empresa iniciou o trabalho com seguros contra acidentes. Além disso, filiais foram abertas na Alemanha, Dinamarca e Suécia, expandindo assim seu mercado. Em 1880 a empresa abandonou o negócio de seguros de transporte de cargas, após uma grave perda que só pôde ser coberta utilizando sua reserva de capitais. Com um novo comando, a empresa focou seus esforços no segmento de seguros de acidentes. Até 1890 a empresa cresceu fortemente no mercado internacional através da inauguração de novas filiais em inúmeros países, como por exemplo, Noruega, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Espanha, Itália, Luxemburgo, Liechtenstein e Rússia. Pouco depois, em 1892, a empresa assinou um contrato com um corretor de seguros profissional na Bélgica. Foi a primeira vez que a empresa utilizou esse canal para vender seus produtos. Em 1894, com o objetivo de refletir a expansão dos seus negócios, a seguradora mudou seu nome para ZURICH General Accidental and Liability Insurance Company (Seguros de Acidentes Gerais e Probabilidades). Somente em 1912 seria inaugurada a filial americana da empresa, ingressando assim neste enorme mercado consumidor como a primeira seguradora estrangeira a estabelecer operações no país.
Após a Primeira Guerra Mundial, enquanto seus principais concorrentes se concentraram em seus mercados de origem, a ZURICH usou sua força financeira e experiência internacional para se expandir mundialmente. Com isso, em 1922 a empresa ingressou no mercado britânico de seguros gerais como a primeira companhia estrangeira a oferecer seguros de acidentes diretos. Iniciou esta nova fase internacional com o nome de VITA - Life Insurance, posteriormente renomeada como ZURICH - LIFE. Isto foi necessário para absolver os portfólios de empresas alemãs e francesas que faliram por causa da inflação pós-guerra. Com isso, a VITA se expandiu rapidamente usando a rede da ZURICH e, em 1930, já tinha subsidiárias na Bélgica, Alemanha, Holanda, Espanha e França. Além disso, a ZURICH apresentou ao mercado o seguro de acidentes para crianças e desenvolveu seu primeiro produto para garantir as obrigações contratadas pelos construtores. Em 1935 a empresa introduziu no mercado um seguro especial de acidentes para mulheres, mostrando assim a preocupação com o público feminino.
Após os turbulentos períodos da Segunda Guerra Mundial, a empresa iniciou uma onda de aquisições, em diversos países ao redor do mundo. Além disso, em 1955, a empresa se estabeleceu com uma seguradora atacadista, oferecendo todos os produtos que seus clientes necessitavam e mudou seu nome para ZURICH INSURANCE COMPANY. Até meados dos anos de 1960, mais duas aquisições aconteceram na Austrália e na Suíça, e novas filiais foram abertas na Argentina, na Índia e na Costa do Marfim. Além disso, a marca introduziu no mercado em 1965 a apólice de seguro All Risk para a área da construção, que cobria grandes projetos de riscos patrimoniais causados por acidentes ou forças da natureza. Em 1976, com o intuito de atingir mercados internacionais foi criada a ZURICH INTERNATIONAL. Pouco depois, em 1978, a empresa desenvolveu a Zurich Hazard, uma ferramenta de análise para avaliar, priorizar e aperfeiçoar riscos. Somente em 1984 a empresa desembarcou no Brasil para atender seus clientes multinacionais com atuação no país. Começou com um escritório de representação, através da Companhia Internacional de Seguros e, após adquirir a Companhia Anglo-Americana, mudou sua razão social para Zurich Brasil Seguros S.A. O início da década de 1990 foi marcado por inúmeras novidades: estabelecimento da ZURITEL, como seguradora via telefone; aquisição do Banco privado Rud, Blass & Cie.; concessão da permissão para a criação de agência própria no México, Taiwan, República Checa e Polônia; e a compra de 80% da Kemper Corporation e 97% da Kemper Financial Services.
Em 2001, a então ZURICH FINANCIAL SERVICES e o Deutsche Bank chegaram a um acordo de cooperação e a distribuição mútua dos seus produtos e serviços. Com estas mudanças, a empresa fortaleceu sua atividade de seguros de vida e alcançou uma parceria estratégica na distribuição para a Europa Continental. No ano de 2011, a empresa firmou uma parceria com o Grupo Santander de forma a criar uma joint-venture na área de seguros. Pela primeira vez no Brasil lançou uma campanha publicitária para fortalecer o conhecimento da marca, destacando com bom-humor sua preocupação em buscar entender as necessidades dos consumidores. Em abril de 2012 a empresa mudou seu nome de Zurich Financial Services para Zurich Insurance Group. Essa mudança refletia as mudanças ocorridas nos últimos anos, quando a empresa concentrou seu portfólio no segmento de seguros.
Hoje em dia, a ZURICH oferece um amplo espectro de produtos e serviços que correspondem às necessidades mais sofisticadas dos segmentos onde atuam seus clientes. Além disso, promove o constante intercâmbio de informações entre suas unidades internacionais em busca das soluções mais efetivas para cada novo desafio. Um exemplo disso é o Centro de Atendimento a Sinistros Zurich HelpPoint, que trata-se de uma prestação de serviço ágil, diferenciada e personalizada para o atendimento de sinistros de automóvel, dando assim maior agilidade e conforto para seus segurados.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 1997 a empresa adotou um novo logotipo, muito mais moderno e impactante visualmente, com novas cores e um novo design para o tradicional Z estilizado.
Os slogans
For those who truly love. (2013)
Global strength. Local knowledge.
Because change happenz. (2007)
Para aqueles que amam a verdade.
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1872
● Fundador: Schweiz Marine Company
● Sede mundial: Zurique, Suíça
● Proprietário da marca: Zurich Insurance Group Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Michel Liés
● CEO: Mario Greco
● Faturamento: US$ 63.9 bilhões (2017)
● Lucro: US$ 3 bilhões (2017)
● Valor de mercado: US$ 45 bilhões (dezembro/2018)
● Presença global: 210 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 55.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Seguros (vida, carro e residencial) e previdência privada
● Concorrentes diretos: AIG, Allianz, Mapfre, Generali, AXA, Liberty Mutual, Nationwide, Aflac, ING, Allstate e Chubb
● Slogan: For those who truly love.
● Website: ww.zurich.com.br
A marca no mundo
Como um dos líderes globais no segmento de seguros e maior seguradora da Suíça, a ZURICH está presente em mais de 200 países com uma força de 55.000 funcionários. A empresa oferece uma vasta gama de soluções de seguros de vida e não vida para indivíduos, pequenas, médias e grandes empresas, assim como multinacionais. No Brasil a empresa possui 32 filiais e 30 ZACs (Zurich Atendimento ao Corretor) espalhados pelo país.
Você sabia?
● Boa parte das empresas listadas na Fortune Global 100 (100 maiores empresas do mundo) faz parte de sua carteira de clientes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 10/12/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário