1.11.12

ZURICH


Orientação ao cliente, compromisso, confiabilidade, tradição secular, segurança financeira e força inovadora. Foi assim que a ZURICH conquistou milhões de clientes em todos os continentes, sempre oferecendo serviços e produtos de acordo com a necessidade de cada indivíduo ou empresa, se transformando em uma das maiores e mais sólidas seguradoras do mundo. 

A história 
Tudo começou em 1872 na Suíça com a fundação da Versicherungs-Verein (em português “União Seguradora”), como uma subsidiária da Schweiz Marine Company, cujo principal propósito era ressegurar seguros de transportes marítimos de cargas para sua matriz. Pouco depois, em 1875, a nova empresa iniciou o trabalho com seguros contra acidentes. Além disso, filiais foram abertas na Alemanha, Dinamarca e Suécia, expandindo assim seu mercado. Em 1880 a empresa abandonou o negócio de seguros de transporte de cargas, após uma grave perda que só pôde ser coberta utilizando sua reserva de capitais. Com um novo comando, a empresa focou seus esforços no segmento de seguros de acidentes. Até 1890 a empresa cresceu fortemente no mercado internacional através da inauguração de novas filiais em inúmeros países, como por exemplo, Noruega, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Espanha, Itália, Luxemburgo, Liechtenstein e Rússia. Pouco depois, em 1892, a empresa assinou um contrato com um corretor de seguros profissional na Bélgica. Foi a primeira vez que a empresa utilizou esse canal para vender seus produtos. Em 1894, com o objetivo de refletir a expansão dos seus negócios, a seguradora mudou seu nome para ZURICH General Accidental and Liability Insurance Company (Seguros de Acidentes Gerais e Probabilidades). Somente em 1912 seria inaugurada a filial americana da empresa, ingressando assim neste enorme mercado consumidor como a primeira seguradora estrangeira a estabelecer operações no país.


Após a Primeira Guerra Mundial, enquanto seus principais concorrentes se concentraram em seus mercados de origem, a ZURICH usou sua força financeira e experiência internacional para se expandir mundialmente. Com isso, em 1922 a empresa ingressou no mercado britânico de seguros gerais como a primeira companhia estrangeira a oferecer seguros de acidentes diretos. Iniciou esta nova fase internacional com o nome de VITA - Life Insurance, posteriormente renomeada como ZURICH - LIFE. Isto foi necessário para absolver os portfólios de empresas alemãs e francesas que faliram por causa da inflação pós-guerra. Com isso, a VITA se expandiu rapidamente usando a rede da ZURICH e, em 1930, já tinha subsidiárias na Bélgica, Alemanha, Holanda, Espanha e França. Além disso, a ZURICH apresentou ao mercado o seguro de acidentes para crianças e desenvolveu seu primeiro produto para garantir as obrigações contratadas pelos construtores. Em 1935 a empresa introduziu no mercado um seguro especial de acidentes para mulheres, mostrando assim a preocupação com o público feminino.


Após os turbulentos períodos da Segunda Guerra Mundial, a empresa iniciou uma onda de aquisições, em diversos países ao redor do mundo. Além disso, em 1955, a empresa se estabeleceu com uma seguradora atacadista, oferecendo todos os produtos que seus clientes necessitavam e mudou seu nome para ZURICH INSURANCE COMPANY. Até meados dos anos de 1960, mais duas aquisições aconteceram na Austrália e na Suíça, e novas filiais foram abertas na Argentina, na Índia e na Costa do Marfim. Além disso, a marca introduziu no mercado em 1965 a apólice de seguro All Risk para a área da construção, que cobria grandes projetos de riscos patrimoniais causados por acidentes ou forças da natureza. Em 1976, com o intuito de atingir mercados internacionais foi criada a ZURICH INTERNATIONAL. Pouco depois, em 1978, a empresa desenvolveu a Zurich Hazard, uma ferramenta de análise para avaliar, priorizar e aperfeiçoar riscos. Somente em 1984 a empresa desembarcou no Brasil para atender seus clientes multinacionais com atuação no país. Começou com um escritório de representação, através da Companhia Internacional de Seguros e, após adquirir a Companhia Anglo-Americana, mudou sua razão social para Zurich Brasil Seguros S.A. O início da década de 1990 foi marcado por inúmeras novidades: estabelecimento da ZURITEL, como seguradora via telefone; aquisição do Banco privado Rud, Blass & Cie.; concessão da permissão para a criação de agência própria no México, Taiwan, República Checa e Polônia; e a compra de 80% da Kemper Corporation e 97% da Kemper Financial Services.


Em 2001, a então ZURICH FINANCIAL SERVICES e o Deutsche Bank chegaram a um acordo de cooperação e a distribuição mútua dos seus produtos e serviços. Com estas mudanças, a empresa fortaleceu sua atividade de seguros de vida e alcançou uma parceria estratégica na distribuição para a Europa Continental. No ano de 2011, a empresa firmou uma parceria com o Grupo Santander de forma a criar uma joint-venture na área de seguros. Pela primeira vez no Brasil lançou uma campanha publicitária para fortalecer o conhecimento da marca, destacando com bom-humor sua preocupação em buscar entender as necessidades dos consumidores. Em abril de 2012 a empresa mudou seu nome de Zurich Financial Services para Zurich Insurance Group. Essa mudança refletia as mudanças ocorridas nos últimos anos, quando a empresa concentrou seu portfólio no segmento de seguros.


Hoje em dia, a ZURICH oferece um amplo espectro de produtos e serviços que correspondem às necessidades mais sofisticadas dos segmentos onde atuam seus clientes. Além disso, promove o constante intercâmbio de informações entre suas unidades internacionais em busca das soluções mais efetivas para cada novo desafio. Um exemplo disso é o Centro de Atendimento a Sinistros Zurich HelpPoint, que trata-se de uma prestação de serviço ágil, diferenciada e personalizada para o atendimento de sinistros de automóvel, dando assim maior agilidade e conforto para seus segurados.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 1997 a empresa adotou um novo logotipo, muito mais moderno e impactante visualmente, com novas cores e um novo design para o tradicional Z estilizado.


Os slogans 
For those who truly love. (2013) 
Global strength. Local knowledge. 
Because change happenz. (2007) 
Para aqueles que amam a verdade.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1872 
● Fundador: Schweiz Marine Company 
● Sede mundial: Zurique, Suíça 
● Proprietário da marca: Zurich Insurance Group Ltd.  
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Michel Liés  
● CEO: Mario Greco  
● Faturamento: US$ 63.9 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 3 bilhões (2017) 
● Valor de mercado: US$ 45 bilhões (dezembro/2018) 
● Presença global: 210 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 55.000 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Seguros (vida, carro e residencial) e previdência privada 
● Concorrentes diretos: AIG, Allianz, Mapfre, Generali, AXA, Liberty Mutual, Nationwide, Aflac, ING, Allstate e Chubb 
● Slogan: For those who truly love. 
● Website: ww.zurich.com.br 

A marca no mundo 
Como um dos líderes globais no segmento de seguros e maior seguradora da Suíça, a ZURICH está presente em mais de 200 países com uma força de 55.000 funcionários. A empresa oferece uma vasta gama de soluções de seguros de vida e não vida para indivíduos, pequenas, médias e grandes empresas, assim como multinacionais. No Brasil a empresa possui 32 filiais e 30 ZACs (Zurich Atendimento ao Corretor) espalhados pelo país. 


Você sabia? 
Boa parte das empresas listadas na Fortune Global 100 (100 maiores empresas do mundo) faz parte de sua carteira de clientes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 10/12/2018

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