1.11.12

ZURICH


Orientação ao cliente, compromisso, confiabilidade, tradição secular, segurança financeira e força inovadora. Foi assim que a ZURICH conquistou milhões de clientes em todos os continentes, sempre oferecendo serviços e produtos de acordo com a necessidade de cada indivíduo ou empresa, se transformando em uma das maiores e mais sólidas seguradoras em todo o mundo.

A história
Tudo começou em 1872 com a fundação da Versicherungs-Verein (ou União Seguradora), subsidiária da Schweiz Marine Company, que oferecia seguros para acidentes marítimos. Pouco depois, em 1875, a nova empresa iniciou o trabalho com seguros contra acidentes. Além disso, filiais foram inauguradas na Alemanha, Dinamarca e Suécia, expandindo assim seu mercado. Até 1890 a empresa cresceu fortemente no mercado internacional através da inauguração de novas filiais em inúmeros países, como por exemplo, Noruega, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Espanha, Itália, Luxemburgo, Liechtenstein e Rússia. Em 1894, com o objetivo de refletir a expansão dos seus negócios, a seguradora mudou seu nome para ZURICH - Seguros de Acidentes Gerais e Probabilidades. Somente em 1912 seria inaugurada a filial americana da empresa, ingressando assim neste enorme mercado consumidor como a primeira seguradora estrangeira a estabelecer operações no país.


Após a Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1921 e 1923, a seguradora experimentou uma nova fase de expansão com a inauguração de filiais no Reino Unido e Canadá, previamente chamadas de VITA - Life Insurance e posteriormente renomeadas como ZURICH – LIFE. Após os turbulentos períodos da Segunda Guerra Mundial, a empresa iniciou uma onda de aquisições, em diversos países. O nome da empresa foi mudado novamente em 1955: ZURICH COMPANHIA DE SEGUROS. Até meados dos anos 60, mais duas aquisições aconteceram na Austrália e na Suíça, e novas filiais foram abertas na Argentina, na Índia e na Costa do Marfim. Em 1976, com o intuito de atingir mercados internacionais foi criada a ZURICH INTERNATIONAL. Somente em 1984 foi aberto um escritório de representação no Brasil através da Cia. Internacional de Seguros.


O início da década de 90 foi marcado por inúmeras novidades: estabelecimento da ZURITEL, como seguradora via telefone; aquisição do Banco privado Rud, Blass & Cie.; concessão da permissão para a criação de agência própria no México, Taiwan, República Tcheca e Polônia; e a compra de 80% da Kemper Corporation e 97% da Kemper Financial Services. Em 2001, a ZURICH FINANCIAL SERVICES e o Deutsche Bank chegaram a um acordo de cooperação e a distribuição mútua dos seus produtos e serviços. Com estas mudanças, a empresa fortaleceu sua atividade de seguros de vida e alcançou uma parceria estratégica na distribuição para a Europa Continental.


Mais recentemente, em 2011, a empresa firmou uma parceria com o Grupo Santander de forma a criar uma joint venture na área de seguros. Pela primeira vez no Brasil lançou uma campanha publicitária para fortalecer o conhecimento da marca, destacando com bom humor sua preocupação em buscar entender as necessidades dos consumidores. Em abril de 2012 a empresa mudou seu: de Zurich Financial Services para Zurich Insurance Group. Essa mudança reflete as mudanças ocorridas nos últimos anos, quando a empresa concentrou seu portfólio no segmento de seguros. Hoje em dia, a ZURICH oferece um amplo espectro de produtos e serviços que correspondem às necessidades mais sofisticadas dos segmentos onde atuam seus clientes. Além disso, promove o constante intercâmbio de informações entre suas unidades internacionais em busca das soluções mais efetivas para cada novo desafio. Um exemplo disso é o Centro de Atendimento a Sinistros Zurich HelpPoint, trata-se de uma prestação de serviço ágil, diferenciada e personalizada para o atendimento de sinistros de automóvel, dando assim maior agilidade e conforto para seus segurados.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. Há alguns anos atrás a empresa adotou um novo logotipo, muito mais moderno e impactante.


Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1872
● Fundador: Schweiz Marine Company
● Sede mundial: Zurique, Suíça
● Proprietário da marca: Zurich Insurance Group Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Josef Ackermann
● CEO: Martin Senn
● Faturamento: US$ 52.9 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 3.79 bilhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 34 bilhões (novembro/2012)
● Presença global: 170 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 60.000
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Seguros (vida, carro e residencial) e previdência privada
● Concorrentes diretos: AIG, Allianz, Mapfre, Generali e AXA
● Slogan: Because change happenz.
● Website: www.zurich.com.br

A marca no mundo
Como um dos líderes globais no segmento de seguros, a ZURICH está presente em mais de 170 países com uma força de 60.000 funcionários. A empresa oferece uma vasta gama de soluções de seguros vida e não vida para indivíduos, pequenas, médias e grandes empresas, assim como multinacionais. No Brasil a empresa possui 32 filiais e 30 ZACs (Zurich Atendimento ao Corretor) espalhados pelo país.

Você sabia?
Boa parte das empresas listadas na Fortune Global 100 (100 maiores empresas do mundo) fazem parte de sua carteira de clientes.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/11/2012

Nenhum comentário: