7.12.12

UNIDAS


Se você estiver viajando por grandes cidades brasileiras, quer seja de férias ou a negócios, e precisar alugar um veículo, a UNIDAS oferece uma moderna frota capaz de atender todas as necessidades durante a estadia, se adequando a cada cliente e finalidade. Afinal, a UNIDAS entrega muito mais que um simples carro. É especialista em soluções de locação e gestão de veículos e frotas. E ajuda a relembrar e redescobrir os prazeres de uma viagem de carro. Mas, além disso, a principal meta é sempre entregar as melhores experiências, viagens, histórias e sorrisos. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 27 de fevereiro de 1985, quando cinco empresas de locação de carros e dois investidores se uniram na cidade de São Paulo criando a Empresas Unidas Veículos e Serviços Ltda., uma locadora que iniciou suas atividades com sete filiais e aproximadamente 500 veículos. A empresa, em complementação às suas atividades de locação de carros, e como forma a aumentar a capilaridade e ritmo de expansão de sua rede em todo o Brasil, adotou, desde o início de suas operações, um modelo de franquias como estratégia de crescimento nesse mercado. O licenciamento da primeira franquia aconteceu na cidade de Manaus, no Amazonas. Nos anos seguintes, a UNIDAS cresceu e estabeleceu-se no mercado, não somente por sua expansão física, mas também por prestar serviços de alta qualidade e oferecer opções de aluguel que atendessem as necessidades dos clientes, quer fossem eles turistas ou viajantes a negócios.


Em 1995, a empresa ampliou seus serviços ao iniciar as atividades no segmento de terceirização de frotas, que compreende a locação de longo prazo (mínimo de 12 meses) de veículos para clientes corporativos e atividades associadas à utilização dos mesmos, tais como, consultoria na escolha da frota, manutenção, contratação de seguros junto às companhias seguradoras, assistência emergencial 24 horas em todo o Brasil e veículo de substituição. Nos anos seguintes, como indicador do desempenho e qualidade de seus serviços neste competitivo setor, a UNIDAS conseguiu atingir um índice de renovação de contratos de aproximadamente 80%. Em 2001, após passar por vários proprietários, a UNIDAS foi adquirida pelo grupo português SAG.


No ano de 2005, a UNIDAS lançou o modelo Franquia Chave na Mão, em que o franqueado recebia uma loja pronta para operar, com no mínimo 25 carros disponíveis para locação, o que permitiu uma aceleração do ritmo de expansão de seus pontos de locação pelas principais cidades do país. Além disso, como atividade complementar às suas operações, a UNIDAS, de forma a permitir a constante renovação da sua frota em todos os segmentos, iniciou a realização da venda de seus veículos previamente utilizados nos negócios de terceirização de frotas e locação de carros. Adicionalmente, a UNIDAS se tornou fornecedora de companhias de seguros e montadoras para veículos reservas no caso de sinistro ou uso da garantia, respectivamente.


Em 2012, a UNIDAS concluiu os procedimentos para tornar-se a Franqueada Master exclusiva da empresa americana Enterprise Holdings, com o intuito de operar as marcas Alamo Rent a Car e National Car Rental no Brasil, pelo período de 15 anos. Com esta parceria operacional, os clientes da empresa americana que viajarem ao Brasil são atendidos pela rede de lojas da UNIDAS, por meio das bandeiras Alamo e National, e da mesma forma, os clientes da empresa brasileira que viajam ao exterior são atendidos pelas redes americanas. Esta parceria permitiu a expansão de suas atividades na América Latina, e representou a possibilidade de reconhecimento internacional, ampliando a capacidade de atração do turista estrangeiro em suas viagens a lazer ou negócios, bem como de empresas que se relacionam com tais marcas. Pouco depois, em 2013, a empresa adquiriu a Best Fleet, empresa de terceirização de frota, especializada no segmento de veículos executivos. Ao final de 2017, a empresa e a Companhia de Locação das Américas (conhecida como “Locamerica”), assinaram um acordo de fusão (combinação de negócios). Além disso, lançou a UNIDAS SEMPRE ZERO, que funciona como um aluguel de um carro zero quilômetro à longo prazo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, em 2005 ganhou uma imagem mais dinâmica e moderna.


Os slogans 
A gente entrega muito mais que um carro. (2017) 
É como tem que ser. (2013) 
Os Melhores Quilômetros da Sua Vida. (2005)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 27 de fevereiro de 1985 
● Fundador: Cinco empresas de locação de carros e dois investidores 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Unidas Locadora de Veículos Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente do conselho: Pedro Roque de Pinho de Almeida 
● CEO: Carlos Horácio Sarquis 
● Faturamento: R$ 1.61 bilhões (2017) 
● Lucro: R$ 65.8 milhões (2017) 
● Pontos de locação: 268 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.476 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Locação de veículos, terceirização de frota e vendas de automóveis seminovos 
● Concorrentes diretos: Localiza, Yes, Movida, Avis, Hertz, Uber e Easy 
● Slogan: A gente entrega muito mais que um carro. 
● Website: www.unidas.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a UNIDAS, especializada em soluções de locações de veículos, é líder no mercado brasileiro de terceirização de frotas atendendo mais de 1.300 clientes corporativos. No segmento de locação de veículos a curto e médio prazo, a empresa oferece aos seus clientes automóveis, de diversas marcas e modelos, em mais de 265 pontos de atendimento (incluindo os principais aeroportos do país). Considerando todas as atividades, a UNIDAS possui uma frota de aproximadamente 65.000 veículos. Ainda, como atividade complementar, a empresa atua no segmento de venda dos carros anteriormente utilizados em sua frota, que em 2017 atingiram 26.611 veículos seminovos. 

Você sabia? 
Todos os anos a UNIDAS chega a atender mais de 360 mil clientes em todo o país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/6/2018

Nenhum comentário: