7.12.12

UNIDAS


Se você estiver viajando por grandes cidades brasileiras, quer seja de férias ou a negócios, e precisar alugar um veículo, a UNIDAS oferece uma moderna frota capaz de atender todas as necessidades durante a estadia, se adequando a cada cliente e finalidade.

A história
Tudo começou exatamente no dia 27 de fevereiro de 1985, quando cinco empresas de locação de carros e dois investidores se uniram na cidade de São Paulo criando a Empresas Unidas Veículos e Serviços Ltda., uma locadora que iniciou suas atividades com sete filiais e aproximadamente 500 veículos. A empresa, em complementação às suas atividades de locação de carros, e como forma a aumentar a capilaridade e ritmo de expansão de sua rede em todo o Brasil, adotou, desde o início de suas operações, um modelo de franquias como estratégia de crescimento nesse mercado. O licenciamento da primeira franquia aconteceu na cidade de Manaus. Nos anos seguintes, a UNIDAS cresceu e se estabeleceu no mercado, não somente por sua expansão física, mas também por prestar serviços de alta qualidade e oferecer opções de aluguel que atendessem as necessidades dos clientes, quer fossem eles turistas ou viajantes a negócios.


Em 1995, a empresa expandiu seus serviços ao iniciar as atividades no segmento de terceirização de frotas, que compreende a locação de longo prazo (mínimo de 12 meses) de veículos para clientes corporativos e atividades associadas à utilização dos mesmos, tais como, consultoria na escolha da frota, manutenção, contratação de seguros junto às companhias seguradoras, assistência emergencial 24 horas em todo o Brasil e veículo de substituição. Nos anos seguintes, como indicador do desempenho e qualidade de seus serviços neste setor, a UNIDAS conseguiu atingir um índice de renovação de contratos de aproximadamente 80%. Em 2001, após passar por vários proprietários, a UNIDAS foi adquirida pelo grupo português SAG.


No ano de 2005, a UNIDAS lançou o modelo Franquia Chave na Mão, em que o franqueado recebia uma loja pronta para operar, com no mínimo 25 carros disponíveis para locação, o que permitiu uma aceleração do ritmo de expansão de seus pontos de locação pelas principais cidades do país. Além disso, como atividade complementar às suas operações, a UNIDAS, de forma a permitir a constante renovação da sua frota em todos os segmentos, iniciou a realização da venda de seus veículos previamente utilizados nos negócios de terceirização de frotas e locação de carros. Adicionalmente, a UNIDAS é fornecedora de companhias de seguros e montadoras para fornecimento de veículo reserva no caso de sinistro ou uso da garantia, respectivamente.


Mais recentemente, em 2012, a UNIDAS concluiu os procedimentos para tornar-se a Franqueada Master exclusiva da empresa americana Enterprise Holdings, com o intuito de operar as marcas Alamo Rent a Car e National Car Rental no Brasil, pelo período de 15 anos. Com esta parceria operacional, os clientes da empresa americana que viajarem ao Brasil serão atendidos pela rede de lojas da UNIDAS, por meio das bandeiras Alamo e National, e da mesma forma, os clientes da empresa brasileira que viajarem ao exterior serão atendidos pelas redes da Alamo e da National. Esta parceria permite a expansão de suas atividades na América Latina, e representa a possibilidade de reconhecimento internacional, ampliando a capacidade de atração do turista estrangeiro em suas viagens a lazer ou negócios, bem como de empresas que se relacionam com tais marcas.


A evolução visual
A identidade visual da marca UNIDAS passou por algumas alterações ao longo dos anos, ganhando uma imagem mais dinâmica e modernas.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 27 de fevereiro de 1985
● Fundador: Cinco empresas de locação de carros e dois investidores
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Unidas S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho: João Manuel Marcos Rodrigues Reino
● CEO: Pedro Roque de Pinho de Almeida
● Faturamento: R$ 670.9 milhões (2011)
● Lucro: - R$ 64.6 milhões (2011)
● Pontos de locação: + 137
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 900 (excluindo franqueados)
● Segmento: Locação de veículos
● Principais produtos: Locação de veículos e terceirização de frota
● Concorrentes diretos: Localiza, Yes, Locamerica, Avis e Hertz
● Slogan: Os Melhores Quilômetros da Sua Vida.
● Website: www.unidas.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a UNIDAS, especializada em soluções de locações de veículos, é líder no mercado brasileiro de terceirização de frotas com aproximadamente 21 mil veículos, atendendo mais de 700 clientes corporativos. No segmento de locação de veículos à curto prazo, a empresa oferece aos seus clientes mais de 11.700 automóveis, de diversas marcas e modelos, em mais de 137 pontos de atendimento. Ainda, como atividade complementar, a empresa atua no segmento de venda dos carros anteriormente utilizados em sua frota.

Você sabia?
Considerando todas as atividades, a UNIDAS possui uma frota superior a 32.000 veículos.
Todos os anos a UNIDAS chega a atender mais de 300 mil clientes em todo o país.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 8/12/2012

Nenhum comentário: