15.1.13

DELÍCIA


Ela é presença constante na mesa de milhões de brasileiros. Para outros tantos é a companhia mais que perfeita para o tradicional pãozinho. A margarina Delícia literalmente conquistou os consumidores pelo paladar e desde que foi lançada não para de criar novidades deliciosas. Durante pouco mais de meio século, essa margarina levou muito mais que sabor à mesa do brasileiro. Levou alegria e qualidade na alimentação, sendo a margarina que está nas melhores receitas do Brasil.

A história
A margarina Delícia foi lançada em 1959 pela empresa SANBRA – Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (mais trade Santista Alimentos) - e já chegou ao mercado brasileiro inovando: sua distribuição era feita por veículos com blocos de gelo seco e isolamento térmico, demonstrando toda preocupação com a qualidade do produto desde o início. Além disso, a margarina apresentou formulações diferenciadas, como a textura, a cor, o aroma e a quantidade de sal, adaptadas às preferências de cada região do país. Pouco depois, em 1964, a marca inovou mais uma vez ao lançar a linha de embalagens plásticas reaproveitáveis, com potes coloridos que podiam ser colecionados e utilizados para guardar outros produtos. Em 1972 a marca introduziu no mercado brasileiro um conceito inovador na fabricação de produtos alimentícios, com uma nova embalagem que passou a ser produzida pelo processo de termoformagem. Sem contato manual e em um ambiente asséptico, o produto era embalado em potes com características exclusivas, como inviolabilidade, tampa facilmente removível e facilidade de manuseio, o que agradou muito aos consumidores, pois já nos primeiros dias superou a venda das outras marcas rivais.


No ano seguinte ocorreu outra mudança na embalagem, que ganhou um novo design e grafia estilizada do nome. No início dos anos 80, depois de muita pesquisa em várias regiões do Brasil e uma grande campanha publicitária, Delícia foi relançada nacionalmente no ano de 1984, ainda mais gostosa e em nova embalagem. Em 1993, após vários estudos e pesquisas, a marca iniciou um reposicionamento de seus produtos com o relançamento da margarina Delícia Diet (introduzida um ano antes), que tinha nova formulação, embalagem e uma ampla campanha publicitária. Era a nova Delícia Light. Pouco depois, em 1995, investindo na ampliação de sua linha de produtos, a marca lançou Delícia Forno & Fogão, destinada ao uso culinário. E as novidades não pararam por aí. No ano seguinte estreou a Delícia Manty, um produto que tinha o sabor e o frescor da manteiga mais a cremosidade e a praticidade da margarina.


Em 1999 a Santista Alimentos ampliou a marca Delícia com o lançamento de uma nova categoria de produtos: requeijão tipos convencional e light. Em 2003 ocorreu o lançamento da nova Delícia Cremosa e novidades na linha Delícia Sabores: as versões Alho e Oliva. O novo visual apresentava novas tampas, muito mais modernas e impactantes. A cor na aba ajudava a identificação na gôndola e ainda facilitava a escolha do sabor. No ano seguinte a linha Delícia Sabores ganhou duas novas versões: Cebola Tostada e Ervas Finas. Ainda neste ano a marca foi expandida para outra categoria de produto com o lançamento da maionese Delícia em potes de 250g, 500g e bisnaga.


Em 2005, além de ampliar sua linha com os novos sabores de Maçã e Canela (primeira margarina doce do mercado), uma irresistível margarina sabor queijo Provolone, a versão Mila (com inconfundível gostinho de milho) e a margarina culinária sabor Oliva, a marca renovou a sua aparência com um visual mais moderno. Já em 2006 são lançados os novos sabores Delícia Peito de Peru, Delícia Brigadeiro e a Delícia Manteiga, com 50% de manteiga e 50% de margarina em sua fórmula, mais uma ousadia da marca no mercado brasileiro. Nos anos seguintes a marca continuou ampliando seu portfólio com lançamentos como a margarina de Tomate com Manjericão (2007). Além disso, em 2008, com o crescente interesse dos consumidores por uma margarina mais Premium, feita com mais cuidado, a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Bunge foi desafiada a produzir a “melhor margarina do mundo”, que resultou no lançamento da Delícia Supreme. Mais recentemente, em 2012, além das embalagens de Delícia Light e Mila passarem a contar com lacre protetor, a já tão querida Delícia Cremosa foi relançada com ainda mais sabor e cremosidade. Mas as novidades não param por aí, toda a linha ganhou um design mais moderno e bonito e ficou mais saudável com a inclusão de vitaminas A, D e E nas versões Cremosa e Light.


Campanhas deliciosas e divertidas
João Grandão, Bionicão, Formiga Atômica, Lula Lelé, Capitão Caverna, Tutubarão. Estes e outros divertidos personagens dos desenhos animados da Hanna Barbera estrelaram em 1978 uma promoção de sucesso da margarina Delícia Cremosa. As tampas das embalagens plásticas exibiam uma figura estampada. Recortada e encaixada em um suporte, também feito com um pedaço da tampa, ela se transformava em um bonequinho. A iniciativa era um estímulo à coleção pela criançada e aumentou a visibilidade e vendas da marca. Já na década de 80, em outra campanha, intitulada “Quem tem Delícia tem força”, as tampas das margarinas traziam ilustrações dos super-heróis da DC (como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha). Inicialmente foram 25 tampas com ilustrações diferentes, que se tornaram na época itens colecionáveis.


Em 2012 a marca estreou sua nova campanha publicitária que tinha como alvo o público feminino (que respondem por 97% dos compradores da marca) e veiculação em TV aberta e mídias impressas e online. O objetivo da marca era incentivar os consumidores a aproveitar os pequenos momentos de prazer no dia-a-dia, denominados “Momento Delícia”. Além disso, o novo comercial marcou o ingresso da Delícia nas redes sociais, onde os internautas foram convidados a compartilhar no Facebook e no Twitter da marca o seu “Momento Delícia” do dia. Ainda nos três primeiros meses da campanha, a blogueira Júlia Petit assinou conteúdo exclusivo para as mídias sociais da marca, que também disponibilizava promoções e conteúdo exclusivo.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1959
● Criador: SANBRA – Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro
● Sede (Brasil): São Paulo
● Proprietário da marca: Bunge Alimentos S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Pedro Parente
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Margarinas
● Concorrentes diretos: Doriana, Qualy, Claybom e Becel  
● Slogan: A vida é uma Delícia.
● Website: www.delicia.com.br

A marca no Brasil
Atualmente Delícia, marca que mudou o mercado de margarinas, inovando nas embalagens e na variedade de produtos, pertence a multinacional Bunge e está fortemente presente em todo mercado nacional, sendo uma das líderes em sua categoria.

Você sabia?
Em 2010 a Delícia Supreme lançou no mercado uma enorme campanha publicitária estrelada pelos galãs Reynaldo Gianecchini, Marcio Garcia e Vladimir Brichta, e voltada para a mulher decidida, independente e moderna.
Delícia foi o primeiro produto do país a ter controle das datas de fabricação, validade e recolhimento, nos locais de comercialização, quando a data de validade estava vencida.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Embalagem Marca) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 15/1/2013

Nenhum comentário: