15.1.13

DELÍCIA


Ela é presença constante na mesa de milhões de brasileiros. Para outros tantos é a companhia mais que perfeita para o tradicional pãozinho. A margarina Delícia literalmente conquistou os consumidores pelo paladar e desde que foi lançada não para de criar novidades deliciosas. Durante pouco mais de meio século, essa margarina levou muito mais que sabor à mesa do brasileiro. Levou alegria e qualidade na alimentação, sendo a margarina que está nas melhores receitas do Brasil. 

A história 
A margarina Delícia foi lançada em 1959 pela empresa SANBRA - abreviação de Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (mais tarde conhecida como Santista Alimentos) - e já chegou ao mercado brasileiro inovando: sua distribuição era feita por veículos com blocos de gelo seco e isolamento térmico, demonstrando toda preocupação com a qualidade do produto desde o início. Além disso, a margarina apresentou formulações diferenciadas, como a textura, a cor, o aroma e a quantidade de sal, adaptadas às preferências de cada região do país. Pouco depois, em 1964, a marca inovou mais uma vez ao lançar a linha de embalagens plásticas reaproveitáveis, com potes coloridos que podiam ser colecionados e utilizados para guardar outros produtos. Em 1972 a marca introduziu no mercado brasileiro um conceito inovador na fabricação de produtos alimentícios, com uma nova embalagem que passou a ser produzida pelo processo de termoformagem. Sem contato manual e em um ambiente asséptico, o produto era embalado em potes com características exclusivas, como inviolabilidade, tampa facilmente removível e facilidade de manuseio, o que agradou muito aos consumidores, pois já nos primeiros dias superou a venda das outras marcas rivais.


No ano seguinte ocorreu outra mudança na embalagem, que ganhou um novo design e grafia estilizada do nome. Finalmente em 1976 foi lançada a versão cremosa da margarina (batizada de Delícia Cremosa), e teve boa aceitação pelo consumidor, que a colocou em posição de destaque no mercado. No início dos anos de 1980, depois de muita pesquisa em várias regiões do Brasil e uma grande campanha publicitária, Delícia Cremosa foi relançada nacionalmente no ano de 1984, ainda mais gostosa e em nova embalagem (que passou a conter uma casa de campo, ícone da marca durante anos). Em 1993, após vários estudos e pesquisas, a marca iniciou um reposicionamento de seus produtos com o relançamento da margarina Delícia Diet (introduzida um ano antes com 50% das calorias e 40% da gordura das margarinas tradicionais), que tinha nova formulação, embalagem e uma ampla campanha publicitária. Isto ocorreu por questões legais, pois para um produto ser considerado diet, não bastava a redução do teor de nutrientes, como açúcares, carboidratos ou gorduras, mas a sua eliminação e/ou substituição. Era então o surgimento da Delícia Light.


Pouco depois, em 1995, investindo na ampliação de sua linha de produtos, a marca lançou Delícia Forno & Fogão, uma margarina especificamente destinada ao uso culinário. E as novidades não pararam por aí. No ano seguinte estreou a Delícia Manty, um produto que tinha o sabor e o frescor da manteiga unido a cremosidade e a praticidade da margarina. Em 1999 a empresa ampliou a marca Delícia com o lançamento de uma nova categoria de produtos: requeijão nas versões convencional e light. Em 2003 ocorreu o lançamento da nova Delícia Cremosa e novidades na linha Delícia Sabores: as versões Alho e Oliva. O novo visual apresentava novas tampas, muito mais modernas e impactantes. A cor na aba ajudava a identificação na gôndola e ainda facilitava a escolha do sabor. No ano seguinte a linha Delícia Sabores ganhou duas novas versões: Cebola Tostada e Ervas Finas. Pouco depois, em 2004, a marca foi expandida para outra categoria de produto com o lançamento da Maionese Delícia em potes de 250g, 500g e bisnaga. Em 2005, além de ampliar sua linha com os novos sabores de Maçã e Canela (primeira margarina doce do mercado), uma irresistível margarina sabor queijo Provolone, a versão Mila (com inconfundível gostinho de milho) e a margarina culinária sabor Oliva, a marca renovou a sua aparência com um visual mais moderno. Além disso, em uma extensão da campanha produzida para a maionese Delícia, toda a linha de margarinas passa a adotar a mascote Monsieur Deli (imagem abaixo), que interagia com a atriz Cléo Pires. Já em 2006 foram lançados os novos sabores Delícia Peito de Peru, Delícia Brigadeiro e a Delícia Manteiga, com 50% de manteiga e 50% de margarina em sua fórmula, mais uma ousadia da marca no mercado brasileiro. E também ingressou em mais uma nova categoria de produto com o lançamento da linha de azeites.


Nos anos seguintes a marca continuou ampliando seu portfólio com lançamentos como a margarina de Tomate com Manjericão (2007). Além disso, em 2008, com o crescente interesse dos consumidores por uma margarina mais Premium, feita com mais cuidado, a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Bunge foi desafiada a produzir a “melhor margarina do mundo”, que resultou no lançamento da Delícia Supreme, uma margarina com um toque de leite. Em 2012, além das embalagens de Delícia Light e Mila passarem a contar com lacre protetor, a já tão querida Delícia Cremosa foi relançada com ainda mais sabor e cremosidade. Mas as novidades não param por aí, toda a linha ganhou um design mais moderno e bonito e ficou mais saudável com a inclusão de vitaminas A, D e E nas versões Cremosa e Light. No ano seguinte a marca lançou a primeira margarina do mercado à base de óleo de canola.


A mais recente novidade apresentada pela marca em 2016 na sua linha de consumo foi a Delícia Supreme Refoga com pedaços de alho e cebola. O lançamento tinha como proposta simplificar o dia a dia na cozinha, facilitar o processo de refogar, assar e finalizar refeições, bem como, ser um aliado na cozinha, dispensando a necessidade de picar ingredientes como o alho e a cebola durante o preparo. Em 2018, a marca renovou sua linha de produtos: a margarina apresentou novidades em seu sabor e textura, mas também teve a embalagem e a identidade visual renovadas. A nova embalagem passou a exibir um layout moderno com destaque para a cor azul, facilitando a sua identificação nas prateleiras, além de uma tampa transparente que assegura a visibilidade do lacre de segurança.


Campanhas deliciosas e divertidas 
João Grandão, Bionicão, Formiga Atômica, Lula Lelé, Elefantástico, Capitão Caverna e Tutubarão. Estes e outros divertidos personagens dos desenhos animados de Hanna-Barbera estrelaram em 1978 uma promoção de sucesso da margarina Delícia Cremosa. As tampas das embalagens plásticas exibiam uma figura estampada. Recortada e encaixada em um suporte, também feito com um pedaço da tampa, ela se transformava em um bonequinho. A iniciativa era um estímulo à coleção pela criançada e aumentou a visibilidade e vendas da marca. Pouco depois, em 1979, outra campanha de sucesso: “A Incrível Fábrica De Delícia”. Essa campanha apresentou os primeiros comerciais gravados em vídeotape da televisão brasileira. Atingiu altos índices de memorização entre o público e utilizava artistas do programa humorístico “Planeta dos Homens”, da Rede Globo, em uma “linha de produção” de diversos produtos nos quais passar a margarina Delícia Cremosa, como pães, torradas e biscoitos. Já no início da década de 1980, em outra campanha de sucesso, intitulada “Quem tem Delícia tem força”, as tampas das margarinas traziam ilustrações dos super-heróis da DC Comics (como Batman, Super-Homem, Aquaman e Mulher Maravilha). Inicialmente foram 25 tampas com ilustrações diferentes, que se tornaram na época itens colecionáveis.


Em 2012 a marca estreou sua nova campanha publicitária que tinha como alvo o público feminino (que responde por 97% dos compradores da marca) e veiculação em TV aberta e mídias impressas e online. O objetivo da marca era incentivar os consumidores a aproveitar os pequenos momentos de prazer no dia-a-dia, denominados “Momento Delícia”. Além disso, o novo comercial marcou o ingresso da Delícia nas redes sociais, onde os internautas foram convidados a compartilhar no Facebook e no Twitter da marca o seu “Momento Delícia” do dia. Ainda nos três primeiros meses da campanha, a blogueira Júlia Petit assinou conteúdo exclusivo para as mídias sociais da marca, que também disponibilizava promoções e conteúdo exclusivo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Originalmente oval e com fundo vermelho, o nome da marca não continha acento e pingo nas letras i. Em 1973 a marca apresentou um novo logotipo: ainda oval e com fundo vermelho, o nome da marca ganhou uma nova topografia de letra e ortografia (agora escrito Delícia). Uma nova mudança ocorreu em 1976: o nome da marca passou a ser Delícia Cremosa e o formato oval foi abolido. Após passar por mais uma remodelação, em 2003 a marca apresentou uma nova identidade visual: com “raios de sol” saindo do “L” minúsculo da palavra “delícia”.


Em 2007 o logotipo da marca foi simplificado, perdendo os raios de sol e ganhando um acento na letra i na cor vermelha. O atual logotipo da marca foi adotado em 2012.


Os slogans 
Nova Delícia, uma Delícia de Verdade. (2018) 
A vida é uma Delícia. (2012) 
É mais que bom. É Delícia. (2007) 
Você nunca provou tanto sabor. (2005) 
Delícia gostosa como sempre. (2002) 
Nova Delícia, muito mais que uma margarina gostosa. (2000) 
Mais que gostosa, é Delícia. (1994) 
Mais que gostosa. (1993) 
Tem que ser mais que gostosa, tem que ser Delícia. (1992) 
A vida é mais gostosa com Delícia Cremosa. (1990) 
Deliciosamente cremosa. (1984) 
Sobre Tudo, Delícia Cremosa. (1980) 
Passe, passe bem, passe sem parar... (1979) 
A novidade que a família esperava. (1976) 
Caia nesta tentação. (1973) 
É Mais Do Que Gostosa! (1967)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1959 
● Criador: SANBRA – Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro 
● Sede (Brasil): São Paulo 
● Proprietário da marca: Bunge Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Raúl Padilla 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Margarinas 
● Concorrentes diretos: Doriana, Qualy, Claybom, Primor, Deline, Amorela e Becel 
● Slogan: Nova Delícia, uma Delícia de Verdade. 
● Website: www.delicia.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente Delícia, marca que mudou o mercado brasileiro de margarinas, inovando nas embalagens e na variedade de produtos, pertence à multinacional Bunge e está fortemente presente em todo território nacional, sendo uma das líderes em sua categoria. 


Você sabia? 
Em 2010 a Delícia Supreme lançou no mercado uma enorme campanha publicitária estrelada pelos galãs Reynaldo Gianecchini, Márcio Garcia e Vladimir Brichta, e voltada para a mulher decidida, independente e moderna. 
Delícia foi o primeiro produto do país a ter controle das datas de fabricação, validade e recolhimento, nos locais de comercialização, quando a data de validade estava vencida. 
Em 1982, a atriz Fernanda Montenegro fez o primeiro comercial de sua carreira, justamente para Delícia. Até então, a atriz nunca havia aceitado participar de filmes publicitários por não ter afinidade com os produtos e marcas que a convidavam. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Embalagem Marca) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 15/10/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

Atualmente em quais cidades o produto atua?