2.3.13

LULULEMON ATHLETICA


Ioga e senso de comunidade. Essa é a receita do enorme sucesso da rede canadense LULULEMON ATHLETICA, que vende artigos para praticantes de ioga, dança e corrida. Em tudo o que a marca faz e comunica está uma clara intenção de tornar a vida das pessoas mais longa, saudável e feliz. E parece que a marca vem agradando em cheio aos consumidores.

A história
Tudo começou no ano de 1998 quando o canadense Dennis “Chip” Wilson, um aficionado por surfe, skate e snowboard, depois de participar de uma aula de ioga, concluiu que as roupas usadas para a prática eram desconfortáveis demais. Nessa época, roupas de algodão eram utilizadas para a prática de ioga e ele, um estudioso de tecidos, viu ali uma oportunidade para oferecer algo diferente aos consumidores. Resolveu então criar a LULULEMON ATHLETICA para produzir roupas para a prática de ioga, como por exemplo, calças, bermudas e tops, para os aficionados nesta relaxante atividade. Assim, investiu dinheiro em uma pequena sala na cidade de Vancouver para confeccionar roupas de ioga. À noite, essa mesma sala era transformada em um aconchegante studio de ioga, o que ajudava a pagar o aluguel. Lá, as roupas também eram vendidas e assim a empresa foi crescendo aos poucos. Chip também fornecia peças para instrutores e professores de ioga e pedia em troca opiniões e sugestões sobre modelagem e design. Os insights geravam novas peças em perfeita coerência com o que queriam os praticantes desta modalidade.


A primeira loja da LULULEMON foi inaugurada somente no mês de novembro de 2000, localizada na exuberante área praiana de Kitsilano, em Vancouver. A ideia inicial era transformar a loja em um ponto de encontro para a comunidade que tinha o hábito de praticar ioga, onde as pessoas pudessem se encontrar, trocar experiências, aprender mais sobre a atividade, discutir aspectos da vida saudável, falar sobre nutrição, entre outros assuntos. A equipe de vendedores da loja recebeu treinamento sobre essa filosofia de vida. Essa loja, que a princípio seria a única da marca, começou a ficar pequena. Foi então que a empresa resolveu inaugurar outras unidades, mas sempre seguindo a filosofia da marca, baseada no bem-estar e uma vida saudável.


Depois de ingressar no mercado americano, a LULULEMON ATHLETICA levantou US$ 344 milhões em julho de 2007 com a abertura de capital. Isso permitiu que a empresa aumentasse seus pontos de venda, especialmente no voraz mercado americano, e ingressasse em novos mercados, como Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Reino Unido. Já em agosto de 2008, a marca possuía 40 unidades no Canadá, 38 nos Estados Unidos e sete na Austrália. Além disso, a marca canadense expandiu sua linha de produtos com o lançamento de roupas para dança e corrida. Outro fator de sucesso foi a utilização de materiais pouco convencionais como bambu, prata, carvão, coco e soja, na confecção de suas roupas. Uma das linhas, batizada de VitaSea, segundo a empresa, era confeccionada a partir de algas marinhas. O tecido, conforme descreve a etiqueta dos produtos, libera aminoácidos marinhos, minerais e vitaminas na pele com o contato com o suor.


Além da utilização de tecidos altamente tecnológicos na confecção das peças, outros fatores explicam o bom desempenho da marca canadense. Um dos motivos para o sucesso da rede varejista é uma política criada anos atrás: para entender melhor os consumidores, todos os funcionários da empresa, sem exceção, são obrigados à passar 8 horas por mês dentro dos pontos de venda. Além disso, a marca tem se destacado de forma bastante saudável. Suas estratégias englobam desde vitrines vivas (com pessoas praticando ioga) à publicação das metas dos seus vendedores (em painéis dentro das próprias lojas), chamados pela empresa de educadores. Tudo isso para envolver seus convidados (como são chamados os clientes) e suas comunidades (como são chamados os clientes que costumam visitar a mesma loja). Ou seja, cada loja é um centro de disseminação de cultura e práticas saudáveis.


E não para por aí: estão sempre estimulando seus “convidados” a definirem metas para a vida. A empresa chama isso de BHAG - Big, Hairy, Audacious Goal! Metas que provoquem melhorias e tragam felicidade a cada um quando alcançadas. Além disso, imprime seu “manifesto” nas sacolas vermelhas de compras. O manifesto inclui mensagens como: “O stress está relacionado a 99% de todas as doenças”, “Amigos são mais importantes do que dinheiro” ou “Coca-Cola, Pepsi e todos os outros refrigerantes serão os cigarros do futuro”.


O sucesso
A LULEMON ATHLETICA se tornou um enorme sucesso. Além de superar US$ 1 bilhão em faturamento em 2012, a empresa foi eleita recentemente a melhor varejista internacional pelo NRF (National Retail Federation, a Federação Nacional de Varejistas dos Estados Unidos). O sucesso da marca também se reflete nas mídias sociais, como por exemplo, sua Fan Page no Facebook, que já conta com aproximadamente 800 mil fãs. Lá é possível encontrar dicas para uma vida saudável, calendário dos eventos comunitários e muita mensagem positiva para traçar objetivos de vida. Um reflexo claro do pensamento e da filosofia da marca. Mas afinal, porque tanto sucesso? Simples: às terças-feiras à noite tem aula de ioga, nem precisa levar tapetinho – eles estão disponíveis. Quarta-feira é dia do clube de corrida, e quinta-feira dia de ginástica ao ar livre em uma praça em frente. Não, não se trata da programação de um centro de fitness, essa é apenas a filosofia de uma loja qualquer da rede canadense. Ou seja, as lojas são a conexão real entre a marca e sua comunidade. Seja esta comunidade composta de vizinhos da loja que compartilham da mesma filosofia de bem-estar pregada pela marca, seja a comunidade composta por suas consumidoras que se identificam com a proposta e participam das atividades. Isso explica o fascínio das consumidoras em pagar até US$ 100 por uma calça de ioga ou US$ 160 por uma jaqueta de moletom com zíper.


Dados corporativos
● Origem: Canadá
● Fundação: 1998
● Fundador: Chip Wilson
● Sede mundial: Vancouver, Canadá
● Proprietário da marca: Lululemon Athletica Inc.
● Capital aberto: Sim (2007)
● Chairman: Dennis Wilson
● CEO: Christine Day
● Faturamento: US$ 1 bilhão (2012)
● Lucro: US$ 184.1 milhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 9.9 bilhões (março/2013)
● Lojas: + 200
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 5.800
● Segmento: Materiais esportivos
● Principais produtos: Roupas e acessórios para ioga, dança e corrida
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Reebok e Athleta
● Ícones: O ambiente de suas lojas
● Slogan: Yoga. Love. Run. Peace.
● Website: www.lululemon.com

A marca no mundo
A LULULEMON ATHLETICA, uma das marcas esportivas que mais cresce no mundo e cujo foco é fornecer roupas e acessórios para ioga, dança e corrida, possui atualmente mais de 200 lojas espalhadas pelo Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, além de showroons no Reino Unido e Hong Kong.

Você sabia?
A LULULEMON oferece descontos de 15% em suas lojas para instrutores de academias certificados em troca de comentários sobre os produtos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/3/2013

5 comentários:

Thiago disse...

Olá
parabens pela materia, gostaria de pedir se possivel vc fala-se sobre a empresa owens illinois fabrica de garrafas de vidro seria interesante
obrigado

Ana Isabel Pimentel disse...

Olá,
Excelente matéria sobre a marca Lululemon. Gostaria de conversar sobre as estratégias de marketing utilizadas.
Att,
Ana

Mundo das Marcas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mundo das Marcas disse...

Olá Ana, você tem um email para que possamos conversar melhor?

att

Kadu Dias
Publisher & Founder of Mundo das Marcas

Ana Isabel Pimentel disse...

Oi Kadu,
Tenho sim
camargoissa@gmail.com
abçs