2.11.13

KENDALL


A marca KENDALL é sinônimo de meia terapêutica, tendo o aval irrestrito da classe médica e a confiança de milhões de consumidores, que utilizam seus produtos para amenizar e até prevenir problemas de circulação, proporcionando assim conforto e bem-estar para as pernas. Está comprovado que o uso de KENDALL melhora clinicamente os indesejáveis sintomas de dores, inchaço e cansaço nas pernas, além de prevenir problemas futuros, se usadas periodicamente. 

A história 
Para contar a história da marca KENDALL é preciso voltar ao ano de 1903 nos Estados Unidos. Foi neste ano que um jovem visionário de 25 anos, chamado Henry P. Kendall, decidiu expandir os negócios de sua recém-comprada tecelagem, localizada na pequena cidade de Walpole, estado americano de Massachusetts, passando a produzir diversos produtos para saúde e higiene, como lenços esterilizados e curativos cirúrgicos de algodão. Com estratégias inovadoras e aplicação de técnicas científicas de administração, ele expandiu o negócio, construindo grandes marcas para The Kendall Company, como por exemplo, Curity, Curad, Kendall e Polyken.


A primeira subsidiária fora dos Estados Unidos foi inaugurada em Toronto, no Canadá, no ano de 1926. Foi nesta época que a empresa passou oferecer também suas famosas meias elásticas de compressão. Após um crescimento acelerado da empresa, beneficiado em grande parte pela demanda de produtos médicos gerados pelas duas Guerras Mundiais que assolaram o mundo, a empresa inaugurou a Kendall do Brasil em 1960, sob o comando de Andrew Laska. Nesta época a empresa americana era um gigante do setor, com 18 fábricas espalhadas por vários países. A empresa americana desembarcou no Brasil com um produto até então escasso no mercado: as meias elásticas de compressão, indicadas para o tratamento de problemas vasculares nas pernas. O trabalho de introdução da compressão elástica foi intenso e a tradição e independência da marca KENDALL foi estabelecida e mantida mesmo após a aquisição, em 1972, da empresa pela tradicional Colgate-Palmolive, que nos próximos 16 anos administrou o portfólio de marcas da antiga The Kendall Company no mundo todo.


O crescimento da marca KENDALL nesse período foi altamente expressivo. KENDALL passou a ser líder absoluta no mercado de meias de compressão, aproximando-se da classe médica através de uma forte estratégia de confiança em oferecer produtos eficientes e da mais alta qualidade, e também do consumidor, que passou a ver a marca como sinônimo de meia medicinal elástica. Em 1988, a Kendall International, Inc. foi criada e separou-se da Colgate-Palmolive, sendo vendida nos Estados Unidos em 1994 para Tyco International (conhecida atualmente como Covidien), que hoje comercializa cateteres, curativos, agulhas, seringas e suprimentos de enfermagem, entre outros produtos, alguns ainda com a marca KENDALL. Desde 2011, a educadora física Solange Frazão, personalidade nacionalmente conhecida como símbolo de saúde, boa forma e beleza, passou a estampar as campanhas de KENDALL, como representante oficial da marca.


Durante mais de 50 anos no mercado brasileiro, KENDALL focou seu trabalho em prover produtos de qualidade, eficiência (comprovada) e com um preço justo aos seus clientes: médicos, consumidores e lojistas. A KENDALL utiliza tecnologia de ponta e um rigoroso controle de qualidade na fabricação de suas meias. Os fios utilizados em sua fabricação são cuidadosamente selecionados e seus níveis de compressão são precisos, para certificar-se de que as meias estejam sempre dentro do mais alto padrão de qualidade. Indicadas para o tratamento de diferentes estágios de doenças venosas, as meias KENDALL apresentam quatro níveis de compressão: Suave Compressão (13-17 mmHg), Média Compressão (18-21 mmHg), Alta Compressão (20-30 mmHg) e Extra Alta Compressão (30-40 mmHg). As meias da marca também são bastante indicadas para longas viagens de avião para evitar trombose venosa e embolia, que podem ser provocadas pelo acúmulo de líquidos nos membros inferiores, causando inchaço nas pernas e nos pés.


Os slogans 
A meia medicinal mais prescrita do Brasil. (classe médica) 
Prevenção que acompanha seus passos. (consumidor)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1960 (Brasil) 
● Criador: The Kendall Company 
● Sede mundial: Winston-Salem, North Carolina 
● Proprietário da marca: Hanesbrands, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Richard Noll 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Produtos medicinais 
● Principais produtos: Meias e meias-calças de compressão 
● Concorrentes diretos: Venosan, Sigvaris e Medi 
● Slogan: Prevenção que acompanha seus passos. 
● Website: www.kendall.com.br 

A marca no Brasil 
Hoje em dia os produtos (meia ¾, meia ⅞, meia-calça e meia-calça para gestante) da marca são distribuídos em todo território brasileiro, nos canais farmacêuticos (casas cirúrgicas), nas lojas departamentais e nas farmácias. As meias da KENDALL foram recentemente substituídas pela marca COVIDIEN no mercado americano, onde pertence à empresa de mesmo nome. 

Você sabia? 
Hoje a Hanesbrands, multinacional têxtil com presença em mais de 25 países, é detentora da marca KENDALL no Brasil. A Hanesbrands detém algumas das principais marcas de vestuários do mercado americano, como Hanes, Champion, Playtex e Wonderbra, além das marcas KENDALL, Tensor e Zorba no Brasil. 
As meias de compressão graduada facilitam o retorno sanguíneo ao coração, pois exercem uma maior compressão no tornozelo, decrescendo gradativamente à medida que sobe para a coxa. Para a utilização correta das meias, deve ser feita uma avaliação do tamanho e compressão para cada pessoa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/11/2013

Um comentário:

Thami disse...

In love!