4.1.14

ITAMBÉ


O principal compromisso da ITAMBÉ é produzir e comercializar produtos de origem láctea e garantir, para seus milhões de consumidores, a máxima qualidade e o melhor sabor. Por isso, há mais de seis décadas a ITAMBÉ leva às pessoas carinho e amizade na forma de produtos lácteos que são presença constante em todas as refeições do dia. 

A história 
A história da ITAMBÉ começou em 1944 quando o Governo do Estado de Minas Gerais, sob o comando de Benedito Valadares, inaugurou a Usina Central de Leite, uma empresa voltada para o processamento e distribuição de leite na região da Grande Belo Horizonte, e ligada à Secretaria da Agricultura do Estado. A Usina recebe 22 mil litros de leite por dia, acondicionados em tonéis e distribuídos através de carroças. Quatro anos mais tarde, em virtude do fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil sofreu escassez generalizada de alimentos. Percebeu-se então que a Usina Central de Leite, não supria a necessidade dos belo-horizontinos, sua missão inicial. Foi então que o governo mineiro resolveu, no dia 10 de novembro de 1948, transferir seu controle, em regime de arrendamento, para representantes de seis cooperativas próximas de Belo Horizonte e cinco produtores rurais, surgindo assim a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite (CCPL), presidida por Alcides Teixeira França. Em 1950, na mesma época em que saía os primeiros carregamentos de garrafas de leite pasteurizado para serem distribuídos na cidade de Belo Horizonte, foi criada a marca ITAMBÉ (que em Tupi significa pedra afiada), uma alusão à rua onde sua sede está instalada até os dias de hoje, além de ser uma homenagem ao Pico do Itambé, ponto turístico das cidades de Serro e Santo Antônio do Itambé, região mineira conhecida pela produção de queijos artesanais.


Logo no início da década de 1950, a produção de leite já era superior à demanda, fator que possibilitou a fabricação de derivados, como por exemplo, o iogurte. Nesta época o leite e a produção de iogurte começam a ser entregues em garrafas de vidro. Ainda nesta década, após inaugurar uma nova fábrica na cidade mineira de Sete Lagoas, destinada à produção de leite em pó, manteiga, queijos e doce de leite, a empresa adotou em 1957 o nome de Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR). Além disso, a ITAMBÉ iniciou a fabricação de queijo prato, aumentando assim ainda mais sua linha de produtos. A década de 1960 começou com a construção da Usina de Belo Horizonte, além da aquisição da Usina da Vaquinha – produtora de leite tipo C – localizada na cidade de Contagem. O crescimento da empresa nesta década foi tão grande que filiais de venda de produtos acabados foram abertas no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, o que possibilitou a ITAMBÉ comercializar produtos também para outros estados. Além disso, a ITAMBÉ lançou o leite em pó integral, em embalagem plástica de 250g.


Nos anos de 1970 a linha de produto ganhou novos itens, como por exemplo, o iogurte com sabor de frutas, o Flan Itambé, o iogurte com pedaços de frutas, o leite pasteurizado tipo B em saquinho e o creme de leite acidificado. A ITAMBÉ começou sua história de exportação ainda nesta década, quando a empresa buscava uma opção para escoar o grande estoque de alguns produtos, como a manteiga (exportada pela primeira vez para a Itália) e o leite em pó. Neste começo as exportações eram realizadas principalmente para África e os produtos eram enviados em embalagens industriais. A década seguinte foi marcada por um grande crescimento. Primeiro, foi adquirida uma unidade em Conselheiro Lafaiete, para produção de leite pasteurizado e manteiga. Depois, em Goiânia, entrou em operação uma nova fábrica voltada para a produção de leite em pó e manteiga. A produção de queijo e requeijão passou a ser feita pela fábrica de Piracanjuba, no interior de Goiás. Neste período a empresa também lançou produtos de enorme sucesso: o iogurte Frutambé com geleia e o iogurte natural com cenoura, laranja e mel.


Na década de 1990, com o enorme crescimento da demanda, a empresa investiu na ampliação da fábrica de iogurte de Belo Horizonte e da unidade de Sete Lagoas. Neste período a empresa também lançou novos produtos no mercado, como o doce de leite com sabores, o Itambaby (iogurte de polpa direcionado para crianças), Vitambé (iogurte líquido com frutas pronto para beber) e o leite em pó integral em saco aluminizado. Esta década também foi marcada pela exportação de forma ampla. Essa caminhada rumo ao ápice da exportação se deu quando a ITAMBÉ exportou para a Argélia aproximadamente 4 mil toneladas de leite em pó. Com a chegada do novo milênio a ITAMBÉ definitivamente se consolidou como um das principais marcas de produtos lácteos do mercado brasileiro. A empresa também alçou novos caminhos ao observar as boas chances no mercado internacional e buscou um parceiro para caminharem juntos. Assim, em 2002, foi criada uma Trading que ficaria responsável por fomentar as exportações dos produtos lácteos brasileiros. Como resultado, as exportações da empresa passaram de 13 países, para um total de 63. Nos anos seguintes a empresa continuou aumentando seu portfólio de produtos com lançamentos como o Petit Cereais (2003), a linha de iogurtes Fit Zero (composta por deliciosos iogurtes com pedaços de frutas, com 0% de gordura e 54% menos calorias que um iogurte regular), a linha de leite UHT Premium (primeiro a cumprir as novas regulamentações do Ministério da Agricultura), Leite UHT NoLac (produto destinado a pessoas com intolerância a lactose), a linha Fit Light (2005), Iogurte Plenus (lançado em 2006 e que marcou o ingresso da empresa no segmento de iogurtes funcionais), Itambito (leite fermentado com lactobacilos vivo, lançado em 2007), iogurte sabor granola e frutas secas e Itambynho (achocolatado em pó).


Em 2012, a empresa iniciou uma nova etapa em sua história criando a Itambé Alimentos S.A. No ano seguinte a Vigor, uma empresa com mais de 90 anos de tradição no mercado nacional, pertencente ao grupo JBS, maior frigorífico do mundo, adquiriu 50% do capital da empresa por R$ 410 milhões. Trata-se de duas empresas bem complementares em termos de mix de produtos e área de atuação, permanecendo, entretanto com atuação e gestão totalmente independente entre si. O objetivo da parceria era fortalecer a estrutura de capital da companhia para cumprir um ambicioso plano de negócios de crescimento para os próximos anos, visando expandir a distribuição de produtos. E as novidades não pararam por aí: a ITAMBÉ implantou o canal de vendas “Porta a Porta” em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, para atender consumidores localizados em regiões com menor acesso logístico. Em agosto, a marca apresentou ao mercado o iogurte Grego Itambé.


No início, garrafas de vidros retornáveis garantiam a distribuição do leite ITAMBÉ, que chegava às mesas das famílias mineiras. O tempo passou e com ele surgiu o leite em saquinho plástico, em lata, em caixinha e mais uma gama enorme de produtos que agora fazem parte da mesa de milhões de brasileiros espalhados pelo país.


A vaquinha 
Hoje, a mascote ITAMBÉ, uma simpática vaquinha, está presente na vida do consumidor e de sua família, além da comunicação e produtos da empresa. A mascote foi de vital importância para aproximar o consumidor, trazendo confiança e identificação com a marca. A mascote da marca surgiu de uma forma peculiar. Em 1968, o então presidente da empresa, Dr. José Pereira Campos Filho, recebeu como presente de Ídio F. Leal, consultor e assessor de equipamentos de laticínios na época, uma vaquinha de feltro marrom, que passou a inspirar as ações institucionais, de mídia, embalagens, de merchandising nos pontos de vendas e em qualquer momento de contato com os consumidores. O sucesso alcançado pela simpática mascote foi tão grande que os caminhões de leite da CCPR/Itambé que circulavam por Belo Horizonte com sua imagem estampada passaram a ser carinhosamente chamados de “Vaquinhas da Itambé”.


Algumas campanhas publicitárias, onde a vaquinha era personagem central, marcaram a ITAMBÉ ao longo de sua história. A participação em eventos esportivos foi um marco: como a Vaquinha da Copa do Mundo de Futebol nos anos de 1982, 1986 e 1990, na Copa América de Futebol de 1987 e nos Jogos Olímpicos de 1988. Vale ressaltar também a participação em eventos culturais. Em 2006, Belo Horizonte foi literalmente invadida por simpáticas vaquinhas que aguçaram a curiosidade de adultos e crianças da cidade. Foi a Cow Parade, fenômeno artístico-cultural ocorrido em todo o mundo que chegou a Minas Gerais graças ao patrocínio cultural da ITAMBÉ. Mesmo depois de 45 anos, a Vaquinha Itambé é a alma da marca e da empresa.


A Vaquinha Itambé passou por quatro grandes modificações em seu visual até adquirir a imagem atual, que adotou as cores branca e azul, deixando a mascote ainda mais simpática.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. A Vaquinha Itambé foi retirada do logotipo que ganhou uma coloração de azul mais escura.


Os slogans 
O melhor do leite. 
O melhor do leite para sua família.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1950 
● Criador: Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite 
● Sede mundial: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil 
● Proprietário da marca: Itambé Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Alexandre Almeida 
● Faturamento: R$ 2.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 5 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.300 
● Segmento: Lácteos 
● Principais produtos: Leites, iogurtes, bebidas lácteas, requeijão, creme de leite, manteiga e leite condensado 
● Concorrentes diretos: Parmalat, Nestlé, Danone, Batavo, Elegê e Mococa 
● Ícones: Vaquinha Itambé 
● Slogan: O melhor do leite. 
● Website: www.itambe.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente, com mais de 65 anos de atuação no mercado lácteo nacional e internacional, a ITAMBÉ se tornou referência no segmento, sendo a terceira maior empresa do Brasil em captação de leite com aproximadamente oito mil fornecedores de leite localizados no interior de Minas Gerais e Goiás, dez centros de distribuição e três mil empregados. A empresa exporta para mais de 63 países, fazendo com que a ITAMBÉ seja a maior empresa exportadora de lácteos do Brasil. Juntas, as linhas de produtos da ITAMBÉ somam mais de 400 mil toneladas comercializadas no país. O faturamento da empresa superou os R$ 2.2 bilhões em 2013. 

Você sabia? 
A marca ITAMBÉ tem grande e forte presença em Minas Gerais e no Nordeste. 
O cuidado com a qualidade dos produtos ITAMBÉ começa no produtor de leite. Assim, aproximadamente todos os dias 3 milhões de litros de leite são transformados em mais de 100 produtos distintos, que abrangem praticamente todas as linhas de derivados lácteos nas cinco unidades industriais da empresa (4 em Minas Gerais: Pará de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia e 1 em Goiás: Goiânia), estrategicamente posicionadas em grandes bacias leiteiras. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/1/2014

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