27.1.14

LYSOL


Higienizar e desinfetar pias, ralos, bancadas, banheiros, cozinhas, armários, guarda-roupas, latas de lixo, quintais e locais onde vivem animais domésticos, mantendo o ambiente sempre limpo e saudável. Essa é a principal missão dos produtos da marca LYSOL, cuja fórmula especialmente desenvolvida e testada para eliminar os odores desagradáveis em sua origem e matar 99.9% dos germes e bactérias, ainda deixa uma suave e agradável fragrância no ambiente. Por isso, LYSOL oferece produtos de limpeza seguros e potentes nos quais milhões de famílias podem confiar sua saúde. 

A história 
Tudo começou na Alemanha em 1889 quando o Dr. Gustave Raupenstrauch desenvolveu um poderoso desinfetante antisséptico para auxiliar na grave epidemia de cólera que afetava o país naquela época. O produto foi desenvolvido como uma alternativa mais segura ao ácido carbólico, altamente tóxico, então comumente utilizado como desinfetante em hospitais. A fórmula original do novo desinfetante continha cresol, um derivado de alcatrão de hulha, muito menos tóxico e mais eficaz que os produtos utilizados naquela época. Depois de conseguir a patente, o austríaco Raupenstrauch e seus sócios fundaram a empresa Schülke & Mayr em Hamburgo na Alemanha. O desinfetante foi introduzido no mercado com a marca LYSOL, cujo nome provavelmente é derivado da contração das palavras “Lysis” (dissolução, pois o produto era para ser dissolvido na água) e Cresol (substância contida na formulação do produto). O novo produto estreou com sucesso no mercado e ajudou a salvar milhares de vidas em Hamburgo, durante a epidemia de cólera.


Pouco depois, em 1890, a empresa Lehn & Fink, fundada em 1874 na cidade de Nova York por Louis Lehn e Frederick Fink, começou a importar o desinfetante da empresa alemã. A empresa americana introduziu o desinfetante LYSOL no mercado, que rapidamente passou a ser utilizado em hospitais, fábricas, e aos poucos, pelas donas de casa para higienizar e desinfetar os ambientes domésticos. Somente em 1912, através de um acordo de licenciamento, a empresa iniciou a produção do desinfetante LYSOL em solo americano. Nesta época a marca precisou lidar com um fato desfavorável, já que o desinfetante era utilizado por pessoas que desejavam se suicidar, especialmente na Austrália. Mas o desinfetante também foi extremamente importante em 1918, quando suas propagandas divulgavam sua eficácia para prevenir e evitar a propagação da gripe espanhola, reforçando assim a imagem de eficiência da marca.


Em 1922 a marca LYSOL finalmente seria adquirida pela empresa americana Lehn & Fink. Nesta década, LYSOL também começou a ser divulgado como um produto para higiene íntima feminina. Isso mesmo. O produto era diluído na água e utilizado nas famosas duchas íntimas para prevenir infeções e maus odores, e assim, segundo as propagandas da época, preservar a felicidade conjugal. Além disso, o produto era utilizado também como um método contraceptivo. Porém o uso de LYSOL foi depois desencorajado pela comunidade médica, pois o produto tendia a eliminar as bactérias normais de uma vagina saudável, ou até mesmo mascarar graves problemas. Em 1930, com a introdução dos desinfetantes líquidos LYSOL nas drogarias e farmácias, a marca se popularizou ainda mais entre os consumidores americanos.


Nos anos seguintes a marca tratou de melhorar a fórmula de seus desinfetantes, não somente para torná-los mais eficaz, mas também por uma questão de segurança em relação às substâncias utilizadas. A inovação começou em 1962 quando a marca lançou o LYSOL SPRAY, o desinfetante com aplicação aerossol, tornando o uso do produto ainda mais prático e rápido. Ainda nesta década, em 1968, a marca iniciou o lançamento de produtos para limpar determinados ambientes, como por exemplo, o Lysol Toilet Bowl Cleaner, especificamente desenvolvido para limpar e desinfetar banheiros, especialmente vasos sanitários. Já em 1985 foi introduzido o Lysol All Purpose Cleaner, um poderoso limpador e desinfetante multiuso. Além disso, a marca desenvolveu inúmeras novas fragrâncias para seus desinfetantes e até uma versão para remover limos.


Depois de ser adquirida pela farmacêutica Sterling Drug em 1967 e passar por outras mãos, em 1994 a Lehn & Fink Products foi comprada pela Reckitt & Colman (atual Reckitt Benckiser), que adicionou ao seu portfólio o desinfetante LYSOL, extremamente popular no mercado americano desde 1890. Nos anos seguintes a marca ingressou em novos mercados e ampliou ainda mais sua linha de produtos com o lançamento das toalhas úmidas desinfetantes para superfícies duras (introduzidas em 2000), uma linha de sabonetes antissépticos (lançada em 2009) e produtos que matam os germes e eliminam odores (causados por fungos e mofo) em superfícies macias, como por exemplo, carpetes e estofados. Além disso, a marca ingressou em uma nova categoria de produtos com a introdução do Lysol Neutra Air, que além de neutralizar odores no ar, ainda mata 99.9% das bactérias.


Em 2012 a marca anuncia uma nova era de limpeza com o lançamento do LYSOL Power & Free™, uma linha revolucionária de produtos domésticos que aproveita a versatilidade do peróxido de hidrogênio para fornecer uma limpeza mais poderosa do que alvejante. Os produtos de limpeza dessa linha liberam milhares de micro-bolhas que penetram profundamente para remover manchas difíceis, deixando para trás um perfume fresco e limpo, sem resíduos químicos. Como não possuía a dureza encontrada no alvejante, ajudava a libertar as famílias do cheiro forte do alvejante, do uso de roupas de proteção e da preocupação com intoxicação. Pouco depois, em 2016, lançou o LYSOL Max Cover Mist, que com sua tampa exclusiva proporciona uma cobertura duas vezes mais ampla em sua aplicação, distribuindo o produto de maneira uniforme e ampla em áreas grandes, tornando-se ideal para superfícies suaves como colchão, sofá, camas para animais de estimação. Além disso, sua tecnologia de neutralização de odores elimina com eficácia maus cheiros.


Em 2020, com a pandemia causada pelo Corona vírus, LYSOL foi oficialmente lançada no mercado brasileiro na versão aerossol em três diferentes fragrâncias (Brisa da Manhã, Flores de Lima Limão e Pureza do Algodão) oferecendo assim uma desinfecção prática e segura, podendo ser utilizado nos mais variados ambientes e superfícies e dispensando o uso de esponja ou pano. O produto pode ser aplicado em pias, bancadas, latas de lixo, chuveiros, maçanetas e tecidos como sofás e colchões. Para garantir a desinfecção, basta aplicar LYSOL e deixar agir de 3 a 10 minutos, permitindo que a superfície seque sozinha naturalmente.


Além disso, para combater a pandemia, a marca se associou a rede de hotéis Hilton, que lançou o programa Hilton CleanStay com proteção LYSOL, um rigoroso sistema que incorpora a experiência confiável e a abordagem científica de uma marca centenária às práticas de limpeza e desinfecção nas dependências dos hotéis. Com isso, a qualidade e confiança de LYSOL que milhões de pessoas usam em casa é utilizada pela rede de hotel em seus rigorosos padrões de limpeza para proporcionar total tranquilidade na estadia de seus hóspedes. E tem mais. A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) aprovou dois desinfetantes da marca LYSOL (spray e Max Cover) como eficazes contra o novo Corona vírus, se forem utilizados em superfícies duras e não porosas.


A marca LYSOL, através da campanha Lysol Mission for Health (algo como “Missão pela Saúde Lysol”), lançada em 2010, também investe em parcerias com famílias, comunidades, empresas, escolas e instituições para desenvolver projetos educacionais com foco nas áreas de saúde e meio ambiente. Esses projetos têm como objetivo estimular hábitos de higiene e limpeza a partir de noções de microbiologia, visando à prevenção de doenças, em um esforço dedicado para reforçar a importância de hábitos saudáveis nas escolas e nas casas. Seja educando pais ou ajudando em recuperação de desastres, a marca LYSOL está comprometida em fazer mais pela saúde.


Hoje em dia LYSOL é um desinfetante prático e eficiente. Com ele é possível deixar a casa livre de fungos, vírus e bactérias e com um agradável perfume, ajudando assim a proteger a família, de doenças e proporcionando um ambiente mais saudável, principalmente para as crianças, que possuem uma imunidade menor do que adultos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. O tradicional logotipo vermelho com o enorme traço abaixo foi substituído somente em 1972, quando adotou a cor preta e uma nova tipografia de letra. Em 1985 esse logotipo ganharia uma inclinação. Somente em 1998 a identidade visual adotou a cor azul e uma nova tipografia de letra (muito semelhante à atual).


Após passar apenas por modernizações, em 2001 e 2007, a identidade visual atual foi apresentada em 2010, e incluía novas cores, detalhes e feitos visuais, além da frase “Kills 99.9% of viruses & bacterias”.


Os Slogans 
What it takes to protect. (2017) 
Healthing. (2013)
Stop just CLEANING. Start HEALTHING. (2010) 
Desinfect to Protect. 
Desinfeta para proteger. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1889 
● Criador: Schülke & Mayr 
● Sede mundial: Slough, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group PLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Laaxmn Narasimhan 
● Faturamento: US$ 1.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza 
● Principais produtos: Desinfetantes e limpadores multiuso 
● Concorrentes diretos: Pine-Sol, Mr. Clean, CIF, Tilex, Domestos, Ajax, Clorox, Pato® e Lysoform (Brasil) 
● Slogan: What it takes to protect. 
● Website: www.lysol.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos LYSOL, que engloba desinfetantes, limpadores multiuso, sabonetes antissépticos e até purificadores de ar, é comercializada em mais de 30 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte onde o produto é número 1 em sua categoria (50% dos lares americanos usam algum produto LYSOL). A marca LYSOL tem faturamento anual estimado em US$ 1.1 bilhões. Hoje em dia a marca pertence à britânica Reckitt Benckiser, uma das maiores empresas do mundo no setor de higiene e limpeza e proprietária de marcas famosas como Air Wick, Harpic, Dettol, Vanish, Veja, Durex, K-Y e Strepsils. 

Você sabia? 
Na Índia, onde foi lançada em 1997, a marca é comercializada com o nome de LIZOL
A formulação de LYSOL mata mais de 100 tipos de fungos, bactérias e vírus que causam inúmeras doenças. 
Os produtos LYSOL são seguros para uso em escolas e áreas nas quais crianças brincam, aprendem e dormem. Pesquisa realizada entre fevereiro e março de 2020 pela consultoria global IQVIA, com pediatras brasileiros, constatou que LYSOL é o nº 1 em recomendação dos médicos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/7/2020

12 comentários:

Unknown disse...

NO BRASIL PRECISAMOS DE LYSOL ELE É MARAVILHOSO PORQUE NÃO TEM?

Krika disse...

Olá
Onde poderei encontrar o lysol multiuso aqui no Brasil?

Anônimo disse...

Onde se pode encontrar Lysol em Fortaleza-Ce.??? Ele é único indicado para matar o vírus da Cinomose...para limpeza na área dos animais.

Unknown disse...

Olá...onde encontro o lysol multiuso em São Paulo?

Unknown disse...

Onde encontro os produtos lysol no Brasil?

Unknown disse...

Ele combate o coronavirus como estão divulgando?

Unknown disse...

No Brasil tem esse produto????

Unknown disse...

Tbm é indicado para o *coronavírus*, conforme bula!

Dezirée disse...

Lysol é bom para evitar até coronavirus, onde comprar, achei no YouTube falando sobre Lysol spray.

Gercina Rocha disse...

É verdade que o lysol é o mesmo que lysoform?
Aqui em casa usamos, sempre esse produto e ele é maravilhoso 🙏

Unknown disse...

Também ando a usar lysol, tem um cheirinho muito bom 👍

Unknown disse...

Em que ano foi lançado o Lysol aerossol pureza do algodão