3.3.14

BONAFONT


Dizem que água é tudo igual. Não até experimentar a BONAFONT, a água leve da Danone. Companheira ideal para o dia a dia é um “combustível saudável” para o corpo, pois seu baixo teor em sódio ajuda a eliminar impurezas e toxinas do organismo. 

A história 
Tudo começou no mês de junho de 1992 como um projeto de investidores mexicanos, liderados pelas famílias Fontanet e Vazquez Rana, para desenvolver o mercado de água mineral engarrafada e estimular assim as pessoas a beber água para beneficiar sua saúde e bem estar. Em vista disso, foi lançada BONAFONT, primeira água mineral engarrafada do mercado mexicano. Desde o início a nova empresa se encontrou diante da necessidade de instalar no sistema de produção da cidade de Toluca máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta, uma vez que, para salvaguardar as características da água da fonte, o processo de embalagem deveria acontecer dentro de critérios muito rígidos. O enorme sucesso quase imediato no mercado mexicano logo chamou a atenção da francesa Danone, que em 1994 adquiriu 50% da empresa e da marca BONAFONT. O restante seria adquirido pouco tempo depois.


Com a experiência do grupo francês neste segmento, já que a Danone é a segunda maior produtora de água mineral do mundo, a marca expandiu ainda mais sua participação no mercado nacional, se tornando a água mineral número 1 do México. Para isso, além de seu posicionamento como “El Agua Ligera” (que em português significa “água leve”), a marca lançou novas embalagens (incluindo o ingresso no segmento de escritórios e empresas com galões de 20 litros), compatíveis com as necessidades de diversos grupos de consumidores, propiciando assim o consumo em diversas ocasiões. E com a chegada do novo milênio a marca iniciou o lançamento de produtos em novas categorias, como por exemplo, BONAFONT LEVITÉ (uma linha que une a leveza da água mineral com sabores de frutas como morango, melão e limão), introduzida em 2002; BONAFONT CON JUGO (linha de água mineral com suco natural de frutas), introduzida em 2009; BONAFONT KIDS, uma linha de águas com sabores de frutas cujas garrafas foram especialmente desenvolvidas para crianças; e mais recentemente BONAFONT BEBÉ (ideal para hidratação e preparação de alimentos para bebês) e BONAFONT MINERALIZADA (água com quantidades ideais de gás e sais minerais, incluindo a versão em lata).


Totalmente estabelecida no mercado mexicano, em setembro de 2008, a empresa francesa resolveu lançar a marca no mercado brasileiro. Proveniente de uma fonte natural localizada na cidade de mineira de Jacutinga, a marca estreou no mercado com grandes investimentos em comunicação, que destacavam uma das características mais importantes da nova água mineral: o baixo teor de sódio (1,212 mg/l) em comparação com as marcas disponíveis no mercado até então. Como o excesso do consumo de sódio provoca diversos males, como hipertensão, problemas renais, digestivos, cardiovasculares e retenção de líquidos, que causam inchaço, a BONAFONT se posicionou no mercado como a “água leve”. Em suas campanhas publicitárias a BONAFONT foi posicionada como a água que ajuda a desintoxicar, pois o consumo de uma água com baixo teor em sódio ajuda a eliminar impurezas e toxinas provenientes de outros alimentos e bebidas.


Em pouco mais de quatro anos, BONAFONT conquistou expressiva participação no Estado de São Paulo, incomodando grandes marcas já muito bem estabelecidas no mercado. Além dos diferentes tipos de embalagens (entre as quais 500 ml, 1.5, 6.25, 10 e 20 litros), que aumentaram o consumo em diversos locais e ocasiões, a marca ingressou em uma nova categoria de mercado com o lançamento, em 2013, da BONAFONT LEVISSÉ, uma deliciosa linha de água mineral sem gás com suco natural de fruta, nos sabores limão, laranja e maçã. Além disso, lançou a linha para crianças, com garrafas de 300 ml, cujo rótulo possui personagens da Turma da Mônica, além de um prático bico dosador, que garante segurança ao beber, sem sujeira nem desperdício.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma pequena alteração. Apesar de manter a estrutura, o logotipo ganhou um formato arredondado, a fonte da letra foi afinada e os símbolos ficaram mais limpos.


Dados corporativos 
● Origem: México 
● Lançamento: 1992 
● Criadores: Famílias Fontanet e Vazquez Rana 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Groupe Danone 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Frank Riboud 
● Gerente Geral: Francisco Camacho (divisão de águas minerais) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas 
● Principais produtos: Águas minerais e com sabores 
● Concorrentes diretos: Crystal, Pureza Vital, Ciel, Prata, Petrópolis, Aquafina, Minalba, Lindoya Verão e H2OH! 
● Slogan: Água Leve. 
● Website: www.bonafont.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia, BONAFONT está presente no mercado mexicano (onde é líder absoluta), no polonês e no brasileiro (distribuída em todo estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais). A marca pertence ao grupo francês Danone, que vende água mineral natural em 22 países através de marcas consagradas como Evian (presente em quase todo o mundo), Badoit e Aqua. A divisão de águas minerais representa 18% do faturamento mundial do grupo Danone. 

Você sabia? 
BONAFONT é a quarta marca mais admirada entre a população mexicana. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/3/2014

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