2.4.14

DOS EQUIS


Quem disse que o México só sabe produzir tequila. A DOS EQUIS está aí para provar que os mexicanos também sabem fazer boas cervejas. E uma cerveja que vale a pena ser desbravada. Com sabor revigorante e refrescante, DOS EQUIS é uma cerveja leve com agradável sabor de malte. Uma cerveja sofisticada e moderna que cada vez mais conquista milhões de paladares pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou com o imigrante alemão Wilhelm Hasse, um dos fundadores, em 1890, de uma cervejaria chamada CCM (Cerveceria Cuauhtémoc Moctezuma), na cidade de Monterrey no México. Para celebrar a aproximação do século 20 ele resolveu criar uma cerveja em edição limitada. Exatamente no dia 2 de abril de 1897, as primeiras garrafas de uma cerveja tipo âmbar (escura) saiam da linha de produção. Inicialmente batizada de SIGLO XX (século vinte, em espanhol), afinal ele desejava saudar o novo milênio com dois números romanos, a cerveja foi tão bem aceita pelos mexicanos que acabou se tornando permanente no portfólio da empresa.


Após a chegada do novo século, a cerveja foi renomeada para DOS EQUIS, em referência aos dois “X” do rótulo. Durante décadas essa cerveja ficou perdida dentro do enorme portfólio de marcas da cervejaria mexicana. Mas apesar disso, a DOS EQUIS foi exportada para os Estados Unidos pela primeira vez em 1973. A história da marca começaria a mudar em 1984, quando a empresa resolveu criar uma nova versão da DOS EQUIS para o mercado americano. Foi praticamente um relançamento da marca. A nova versão, uma cerveja no estilo lager, foi então introduzida no mercado americano com um posicionamento premium. Em sua distinta garrafa verde, nos anos seguintes DOS EQUIS SPECIAL LAGER conquistou uma fatia expressiva do competitivo mercado americano, especialmente em regiões com grandes concentrações latinas.


Após o sucesso em solo americano, a DOS EQUIS SPECIAL LAGER foi lançada no mercado mexicano com grande êxito, se convertendo em pouco tempo na marca de maior crescimento da indústria cervejeira daquele país. E qual o segredo para tamanho sucesso tão rápido? Simples: a versão lager da DOS EQUIS é uma cerveja bem leve e refrescante, com pouco amargor, sabor suave e frutado, e aroma de malte e cereais. Ideal para ser consumida na praia ou na beira da piscina, em dias quentes. E o agradável clima e as belas praias mexicanas ajudaram muito para esse sucesso. Rapidamente DOS EQUIS também se tornou popular em vários países caribenhos, cujo clima tropical e as belas paisagens ajudaram a aceitação da cerveja, especialmente pelo público mais jovem.


O sucesso da versão lager foi responsável também pelo relançamento da DOS EQUIS AMBER. Essa versão, baseada na original criada em 1897, tem graduação alcoólica maior que a Lager e um sabor bem mais marcante. Além é claro, da coloração escura e da garrafa marrom. Outra novidade da marca foi o lançamento da DOS EQUIS RADLER, uma bebida que mistura 50% de cerveja lager com 50% suco de limão, cuja experiência é duplamente refrescante. Mais recentemente, a marca inovou mais uma vez ao lançar a DOS-A-RITA, uma mistura de cerveja lager com o sabor inconfundível da margarita, drinques extremamente popular no México.


Após a compra em 2010 pela Heineken da cervejaria Cuauhtémoc Moctezuma, a cerveja DOS EQUIS foi lançada em muitos mercados mundiais, incluindo o Brasil. Rapidamente se tornou popular em vários países da Europa, assim como no Japão. Desde sua origem a marca trabalha muito bem a ligação entre o tradicional e o moderno, e seu espírito pode ser visto com orgulho em suas embalagens e campanhas publicitárias.


Campanhas que fizeram história 
No início de 2007, a cerveja DOS EQUIS pouco representava para os homens americanos de 20 e poucos anos. A única associação existente entre os que a conheciam era de que se tratava de uma marca mexicana. O que não era visto como algo positivo. Foi então que a marca lançou uma enorme campanha intitulada “The Most Interesting Man in the World”. Na campanha, para substituir o tradicional bebedor de cerveja, nasceu o Homem mais interessante do mundo, com um leve estilo Ernest Hemingway (interpretado pelo ator Jonathan Goldsmith), sempre em locais exóticos e intrigantes. Ao invés das abordagens tradicionais da masculinidade, a marca utilizou uma figura bem mais sofisticada que demonstrava que os consumidores da DOS EQUIS poderiam e deveriam viver uma vida muito mais interessante. E para finalizar a campanha, foi criado a tagline: “I don’t always drink beer, but when I do, I prefer Dos Equis” (“Eu geralmente não bebo cerveja mas, quando bebo, tomo Dos Equis”).

   

A campanha foi um verdadeiro sucesso, fazendo com que a marca passasse a ser considerada diferente, descolada e cujo preço mais alto da cerveja valesse a pena pagar. E as vendas de DOS EQUIS cresceram 18% em 2008, enquanto a categoria de cerveja teve desempenho negativo nos Estados Unidos. Assim como o personagem da campanha, as pessoas continuaram a beber menos cerveja, mas, quando optaram por tal, escolheram DOS EQUIS.


A evolução visual 
A identidade visual da marca, carregada de simbolismo, passou por algumas modificações ao longo dos anos. A última modificação ocorreu em 2012. As mudanças foram acentuadas: o peso e o estilo das palavras DOS EQUIS foram reforçadas para melhor legibilidade e modernidade, o duplo X ganhou cores mais fortes e definidas, e finalmente, a imagem do líder asteca Montezuma foi movida para cima e virou o rosto para a direita e para a frente, olhando para o futuro.


A nova identidade visual também foi acompanhada por um novo rótulo nas garrafas, onde os dois X ganharam ainda mais destaque.


Dados corporativos 
● Origem: México 
● Lançamento: 2 de abril de 1897 
● Criador: Cerveceria Cuauhtémoc Moctezuma 
● Sede mundial: Monterrey, México 
● Proprietário da marca: Heineken N.V. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Marc Busain 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Corona, Sol, Tecate, Miller e Budweiser 
● Ícones: O duplo X do logotipo 
● Slogan: Stay Thirsty, my friends. 
● Website: www.dosequis.com 

A marca no mundo 
Líder de venda no balneário de Cancun, extremamente popular na região do Caribe e com grande aceitação nos pubs e bares da Inglaterra e Estados Unidos, a cerveja DOS EQUIS é comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
A DOS EQUIS é extremamente popular em centros turísticos mexicanos e cruzeiros no Caribe. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), Jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/4/2014

Nenhum comentário: