16.6.14

CATHO


Através de uma ferramenta moderna, a CATHO tem a principal missão de ajudar centenas de milhares de profissionais na conquista das melhores oportunidades de carreira no mercado brasileiro. E para isso, trata como clientes tantos as empresa que anunciam vagas como os profissionais que procuram realização ou melhor colocação no mercado. Mais do que um classificado online de empregos, a CATHO é uma empresa pioneira no segmento. São pessoas trabalhando para pessoas. 

A história 
Tudo começou em meados da década de 1970 com o americano Thomas Amos Case, formado em engenharia mecânica e com Ph.D em negócios internacionais pela Universidade de Michigan. Após ser demitido do cargo de presidente da multinacional Rejotec (fabricante de silos para armazenar cereais agrícolas), ele partiu em busca de soluções para superar o desemprego, e como havia decidido ficar no Brasil, começou a ler um livro sobre como procurar emprego (Executive Jobs Unlimited de Carl R. Boll), que aconselhava enviar muitas correspondências e currículos para as empresa. O executivo então seguiu todas as orientações do livro. Todos os dias, escrevia cartas e as assinava individualmente. Chegou a enviar 40 correspondências às empresas. Em menos de três meses, Case acabou como presidente da Motores Búfalo, em São Paulo.


Case aproveitou essa experiência para, nas horas vagas, pensar em um novo negócio. Em maio de 1977, juntamente com sua ex-exposa Carlinda, ele resolveu fundar a Catho Recolocação de Executivos, a primeira empresa a atuar nesse segmento no mercado brasileiro. O nome CATHO era composto pelas sílabas iniciais invertidas de seu nome e sobrenome. Logo após, foi criada a Case Consultores, que oferecia serviços de recrutamento e seleção. A história da empresa iria ganhar novos rumos em 1996, quando Thomas decidiu expandir suas atividades para a internet com o lançamento da CATHO ONLINE. A primeira versão do site continha currículos dos clientes da Catho Recolocação, além de oferecer testes online e programação de cursos presenciais. Logo depois, a CATHO passou a oferecer o serviço de anúncio de currículos e de vagas de emprego, iniciando um modelo de negócios adotado até hoje. A CATHO ONLINE apostou que o trabalhador estaria disposto a pagar para arranjar uma ocupação. Ao cobrar do profissional e não da empresa, o site subverteu o modelo de negócio perpetuado pelos classificados de jornais. E deu certo, pois o site se tornou extremamente popular nos anos seguintes.


Em março de 2006 Thomas Case vendeu a CATHO ONLINE por US$ 50 milhões para a empresa americana de gestão de investimentos Tiger Global Management. Dois anos depois, em novembro de 2008, a australiana SEEK, grupo líder mundial em recrutamento online por valorização de mercado, entrou no negócio buscando ampliar sua participação em regiões estratégicas e comprou 30% da CATHO. Em 2012, a empresa australiana aumentou sua participação para 51% das ações, se tornando a principal acionária da CATHO. No mesmo ano foram registrados mais de 1 milhão de assinantes no site, comprovando assim a total eficiência e sucesso da marca CATHO.


E as mudanças não pararam por aí. Após anunciar a chegada de um novo CEO, a empresa promoveu uma renovação no site, que incluía o sistema em que as vagas de emprego ficavam no ar por 52 dias e caso a vaga fosse fechada, seria removida da plataforma. Pouco depois contratou o ator Reynaldo Gianecchini para ser o novo garoto-propaganda da marca e lançou uma campanha publicitária com o mote “A Catho funciona”, cujo objetivo era humanizar a marca para seu público alvo.


Além disso, no início de 2013, anunciou o lançamento de novas ferramentas como a Dica de Anúncio (envia dicas para o recrutador sobre como realizar melhores buscas para encontrar o candidato ideal, através de formatação de melhores anúncios). Também ocorreram novas mudanças no site para facilitar o processo de atração e seleção de talentos, além do aperfeiçoamento do serviço Busca de Currículos. No final deste ano a empresa lançou a CATHO EMPRESAS, especificamente para o segmento B2B através de dois produtos: Atrações dos Melhores (inclui produtos gratuitos, como o anúncio de vagas) e o Recrutamento Perfeito (com ferramentas que são pagas, mas que facilitam o processo de busca de profissionais).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Primeiro perdeu a palavra “online” e ganhou uma nova tipografia de letra, mais arredondada. Depois de mais alteração, mais recentemente apresentou uma identidade visual mais moderna e com mais detalhes.


Os slogans 
Pra quem busca mais. (2013) 
A Catho funciona. (2012) 
Seu sucesso é o nosso negócio. 
Recrutar é um talento. (Catho Empresas)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1996 
● Criador: Thomas Amos Case 
● Sede mundial: Barueri, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Seek Corporation 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Claus Vieira 
● Faturamento: US$ 220 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Recursos humanos 
● Principais produtos: Classificados online de currículos e empregos 
● Concorrentes diretos: Gelre, Curriculum, 99jobs e LinkedIn 
● Slogan: Pra quem busca mais. 
● Website: www.catho.com.br 

A marca no Brasil 
A CATHO, que faz parte do grupo SEEK, líder mundial em recrutamento online por valorização de mercado, é o maior site de classificados de currículos e empregos da América do Sul e somente em 2013 contribuiu para mais de 184 mil contratações (das quais, 6.977 foram efetuadas durante a Promoção 7 Dias Grátis). A CATHO possui uma base com mais de 6.7 milhões de currículos, capacidade de captação diária de mais de 4 mil novos currículos e mais de 270 mil anúncios de vagas de emprego de 35.245 empresas. Além disso, mais de 74% dos assinantes avaliaram positivamente os serviços prestados e recomendam o site. A CATHO também oferece outros produtos direcionados aos profissionais e às empresas, como serviços de apoio à carreira (Análise e Elaboração de Currículo, Treinamento de Entrevista, Consultor Virtual, etc.), cursos online, testes online, pesquisa salarial, entre outros. 

Você sabia? 
A CATHO mantém uma equipe de Qualidade que monitora o atendimento das áreas responsáveis pela inserção de currículos e vagas de emprego no site. Também são verificadas todas as novas empresas, para garantir o padrão de qualidade das vagas anunciadas. 
A empresa também disponibiliza a CATHO EDUCAÇÃO, unidade de negócio voltada à capacitação profissional e que oferece serviço gratuito de orientação educacional à carreira. 
Hoje Thomas Case é proprietário da Thomas Case & Associados, uma empresa de Coaching e recolocação. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem) sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/6/2014

Nenhum comentário: