23.6.14

MULTICOISAS


O que você procura. O que você precisa. E o que você nem imagina. Na MULTICOISAS tem. A rede é reconhecida por oferecer, de forma criativa, soluções para o dia a dia. A variedade de itens surpreende, afinal em pequenas lojas estão disponíveis desde acessórios hidráulicos e elétricos, utilidades para o lar, ferramentas, organização até produtos eletrônicos e de informática. Por isso, a rede se transformou em uma espécie de fast-food das utilidades domésticas. 

A história 
A história começou com uma ideia inusitada do empresário gaúcho Lindolfo Leopoldo Martin (imagem abaixo), que antes mesmo de inaugurar seu novo empreendimento já sabia o nome da empresa. Ele bolou o nome após assistir a um episódio do desenho animado “Os Impossíveis”, do estúdio Hanna-Barbera. Entre os personagens estava o Multi-Homem, um super-herói capaz de criar cópias de si mesmo. Com essa ideia de multiplicação na cabeça, ele se mudou com sua mulher, Elza, de Maringá, no Paraná, onde trabalhava na fábrica de calçados da família, para Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, local escolhido para a inauguração em 1978 da Multicasa, uma pequena e modesta loja de materiais de construção.
   

Com o passar dos anos e a experiência adquirida no mercado de materiais elétricos, hidráulicos e ferragens para a construção civil em geral, o casal percebeu que muitos clientes procuravam ferramentas e produtos que os auxiliassem na manutenção e pequenos reparos domésticos, ideais para serviços que eles próprios pudessem realizar em suas casas. Visionário, ele percebeu a oportunidade de um novo negócio e, em 1984, inaugurou a primeira loja da MULTICOISAS, que oferecia uma grande variedade de produtos e soluções integradas ao atendimento especializados dos vendedores. A nova loja nasceu com o conceito de autosserviço e a filosofia “faça você mesmo”, que permitia ao próprio cliente procurar os produtos expostos nas prateleiras, como nos supermercados. Outro diferencial da loja era uma bancada na qual os vendedores podiam ensinar os clientes a fazer os reparos, como trocar a resistência de um chuveiro.
  

Com o novo conceito testado e a boa receptividade por parte dos consumidores, o casal decidiu expandir a marca por todo Brasil. Para não perder o foco, já que as lojas seriam instaladas em várias localidades do país, em 1990, eles optaram pelo sistema de franquias e a empresa tornou-se uma das pioneiras no mercado brasileiro a adotar a expansão profissional e planejada, nos moldes das grandes redes americanas de franquias. As primeiras lojas franqueadas foram inauguradas no Paraná. E o crescimento foi coeso. Em 1998, na cidade de São Paulo, foi instalado o primeiro Centro de Distribuição da empresa. A ideia era ter mais agilidade e segurança no fornecimento às unidades da rede. Nos anos seguintes a MULTICOISAS cresceu vertiginosamente por várias regiões do país. Com isso, em 2006 a rede já contava com 52 unidades espalhadas por 26 cidades de 12 estados, algumas delas instaladas em endereços badalados como o Shopping Villa Lobos, localizado na zona oeste de São Paulo.
  

Em 2010 a MULTICOISAS alcançou a marca de 100 lojas em funcionamento. Depois, o empresário decidiu profissionalizar a gestão. Após 30 anos à frente das operações, ele e sua mulher, Elza, resolveram contratar um CEO profissional. O escolhido foi o executivo paulista Sandro Benelli, recrutado na França, onde trabalhava para o grupo Casino, controlador do grupo Pão de Açúcar (conheça essa história aqui). E o caminho da varejista sul-mato-grossense ficou mais livre com o fechamento, no começo de 2014, de sua principal concorrente, a Peg&Faça, pioneira no setor de bricolagem no país. O plano de expansão da rede foi ousado e, em 2016, a rede inaugurou sua loja de número 200 na cidade de Goiânia.
   

Em 2018 a marca resolveu investir pesado em comunicação e contratou a apresentadora Ana Maria Braga para atuar como estrela de suas campanhas publicitárias. Em 2020, a rede lançou um novo conceito de loja batizado de MULTICOISAS ORGANIZER, focada em soluções para organização e nas necessidades das “Personal Organizers”. A empresa encarou a crise causada pela pandemia de COVID-19 como uma oportunidade para acelerar seu processo de digitalização. Isto porque a rede se viu em apuros em meados de março de 2020, quando todas as suas unidades estavam fechadas por causa da pandemia. Para manter o negócio operando, a MULTICOISAS se apoiou em uma parceria vigente com o aplicativo de delivery Rappi (conheça a história aqui) e precisou pensar em soluções digitais. Com isso, no mês de junho, lançou sua plataforma própria de e-commerce, ampliando assim seus canais de venda.
   

A filosofia de trabalho com a valorização do ser humano ainda é preservada e aperfeiçoada na empresa, que trabalha sobre o conceito: Conveniência (estar perto das necessidades); Bom atendimento (sorriso/clima de trabalho); Acessibilidade aos produtos (autosserviço); Orientação técnica (ensina-se a fazer/usar); Dinâmico clima promocional (vitalidade comercial) e Garantida satisfação dos clientes (mesmo depois do produto estar pago e entregue). Além disso, a marca oferece um programa de fidelidade chamado Multilovers.
  

Nos dias de hoje, em uma loja de aproximadamente 100 m², são disponibilizados ao consumidor aproximadamente 4.000 itens, distribuídos em 15 departamentos: Banheiro (chuveiros, ralos e cortinas para box); Cozinha (utensílios e eletroportáteis); Elétrica (tomadas, fusíveis e fios), Eletroeletrônico (conectores, cabos, adaptadores, telefones, microfones e relógios); Ferramentas (alicates, chaves de fenda, furadeiras, escadas, espátulas, trenas e tesouras); Ferragens (arames, parafusos e pregos); Hidráulica & Jardim (tubos, conexões e torneiras); Iluminação (lâmpadas e luminárias); Informática (teclados, mouse, cabos conversores e joystick); Lavanderia (produtos para limpeza e utensílios); Organização (caixas, divisórias, prateleiras, lixeiras e cabides); Pilhas & Cia (pilhas, baterias e carregadores); Químicos & Cia (colas, tintas, inseticidas, graxa, impermeabilizantes e silicones); Lazer (colchão inflável, baralhos, lanternas e caixas térmicas) e Segurança (chaveiros, cadeados, correntes, placas de identificação e travas). Enfim, tudo para proporcionar mais facilidade e praticidade à rotina das pessoas. Além da qualidade dos produtos e da comodidade de encontrar tudo em um só lugar, os clientes contam ainda com uma equipe treinada para oferecer soluções adequadas para cada caso.
  

A rede também incentiva e apoia constantemente a responsabilidade social e ambiental de seus clientes e parceiros. Desde 2006, todas as lojas da rede servem de postos para coleta de pilhas e baterias usadas. Com a implantação dessa ação, mais de sete toneladas desse material deixaram de ser descartados no meio ambiente. Desde 2008 a empresa também utiliza sacola plástica oxibiodegradável. Diferente das sacolas plásticas convencionais que demoram 100 anos para se decompor na natureza, o plástico oxibiodegradável se degrada em 18 meses, poluindo menos o meio ambiente.
  

A mascote 
A simpática mascote da marca, representada por um personagem vestido com macacão e boné amarelos, ganhou o nome de Multico através de uma campanha de inauguração da loja MULTICOISAS no bairro de Ipanema no ano de 1997. O boneco em tamanho natural (à esquerda na foto abaixo) esteve na porta da loja durante anos e foi adotado como mascote da rede. Desde então o personagem, que ganhou um ar mais jovial, passou a ser presença constante nas inaugurações de cada loja da rede. Além disso, Multico foi incorporado na comunicação da MULTICOISAS, aparecendo em promoções, campanhas e redes sociais, sempre dando dicas interessantes sobre produtos e outros assuntos relacionados ao ambiente doméstico.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas importantes alterações ao longo dos anos. Sempre mantendo as cores características da marca, preta e amarela, primeiro o logotipo ganhou um símbolo (uma mão estendida com pequenas casas) e nova tipografia de letra. Em 2009, a identidade visual da marca passou por uma grande reformulação: além do nome da marca passar a ser escrito em letras minúsculas, adotou uma nova tipografia de letra e o telhado de uma casa acima da última sílaba. O atual logotipo pode ser aplicado em fundo branco ou amarelo (neste caso a palavra “coisas” adota a cor branca, assim como as janelas do telhado).
  

Os slogans 
Soluções para o seu dia a dia. (2009) 
Sua casa em boas mãos.
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1984 
● Fundador: Lindolfo e Elza Martin 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Multicoisas Franquias Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Fabian Magalhães 
● Faturamento: R$ 600 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 210 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Varejo (utilidades) 
● Principais produtos: Utensílios domésticos, produtos para casa, eletrônicos e ferramentas 
● Concorrentes diretos: Camicado, Preçolândia, Le Biscuit, Leroy Merlin, C&C, Telhanorte e Sodimac 
● Mascote: Multico 
● Slogan: Soluções para o seu dia a dia. 
● Website: www.multicoisas.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a MULTICOISAS, maior rede de varejo atuando na área de utilidades no mercado brasileiro, possui mais de 210 lojas localizadas em 21 estados do país (como por exemplo, Alagoas, Ceará, Goiânia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), mais o Distrito Federal. Anualmente passam pelas lojas da rede mais de 1 milhão de pessoas, que tem faturamento anual estimado em R$ 600 milhões. A praticidade é outro trunfo da rede. Ao contrário dos chamados home centers, geralmente localizados em vias de grande fluxo, a MULTICOISAS aposta em lojas de ruas e shopping centers, facilitando o acesso e a conveniência. 

Você sabia? 
Em 2010 a empresa criou a Universidade Multicoisas, onde todos os franqueados têm à disposição diversos cursos e treinamentos para capacitá-los com conhecimento e vivência prática da rede. 
A estratégia da rede para se diferenciar da concorrência é fazer uma venda mais consultiva. Cada loja da rede, que em média possui 100 m², conta com pelo menos dez vendedores. Em um grande varejista, a média é de dois funcionários para cada 500 m². 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios, Veja e Pequenas Empresas Grandes Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/4/2021

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