22.10.14

NUTRY


As barras de cereais NUTRY têm como objetivo equilibrar três ingredientes básicos para uma rotina agitada e busca pelo bem estar: ser prática, saudável e saborosa. Por isso a primeira marca de barrinha de cereais do mercado brasileiro investe continuamente em pesquisa e tecnologia para trazer até o consumidor a riqueza de frutas, castanhas ou cereais em alimentos saudáveis e cheios de sabor. 

A história 
Para contar a história da marca NUTRY é preciso voltar um pouco no tempo. Mais precisamente para o ano de 1968 quando no dia 23 de julho Rodrigo Rocha Loures e os sócios Arthur da Silva Leme Netto e Marcos Hauer fundaram a Nutrimental em uma antiga fazenda em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A nova empresa tinha como missão produzir alimentos processados focados no combate à má nutrição infantil, como por exemplo, sopa de feijão. Com esse enfoque, a Nutrimental se tornou fornecedora de merendas para escolas públicas em todo o Brasil. Mas um navegador mudaria os rumos da empresa. Isto porque, em 1984, Amyr Klink, famoso por ter feito viagens solitárias como da Antártica ao Ártico, fez um pedido para a empresa: ele precisava de alternativas de alimentos leves, saudáveis e compactos, capazes de sustentá-lo no mar por mais de 100 dias. Foi um enorme desafio para a equipe de nutricionistas da empresa encontrar soluções que correspondessem à dieta de um atleta. Mas eles conseguiram. E isso incluía barras de cereais.


No início da década de 1990 o governo cancelou o programa de compra de merenda escolar unificado. A venda de alimentos para o governo representava 70% dos negócios da empresa. A Nutrimental quase quebrou. Mas a salvação veio da barrinha de cereal, que, naquela época, era um produto de nicho no mercado brasileiro. A primeira barra foi criada pelo filho de um dos fundadores, Rodrigo Santos da Rocha Loures, em meio a uma tentativa de lançar um alimento “sustentável”, usando castanhas da Amazônia através de uma aliança com cooperativas de seringueiros que viviam da extração, durante a realização da ECO-92 no Rio de Janeiro. A tecnologia para fazer essas barras de cereais derivou de uma evolução das pesquisas feitas para fazer a merenda seca que Amyr Klink consumiu nas suas viagens marítimas. As barras de cereais foram lançadas no mercado em 1992 com a marca Chonk. E se tornou o primeiro projeto brasileiro de desenvolvimento sustentável, utilizando produtos amazônicos em uma ação de responsabilidade social.


Inicialmente as vendas foram extremamente fracas, muito em virtude do posicionamento adotado, uma “guloseima saudável infantil” que competia com chocolates, e após dois anos, a marca foi reposicionada no mercado, a formulação melhorada e passou a se chamar oficialmente NUTRY. Neste momento as barras de cereais foram direcionadas para esportistas e praticantes de atividades físicas. Nos anos seguintes, além do lançamento de sabores inovadores e da versão Diet (com formulação adequada para diabéticos, pois continha açúcares naturalmente provenientes dos ingredientes), as barras de cereais da marca foram direcionadas para pessoas que se preocupavam com a qualidade de vida, buscavam uma alimentação saudável e possuíam estilo de vida dinâmico. E aos poucos NUTRY foi conquistando importante participação de mercado. Além disso, a marca lançou novas linhas de produtos, como por exemplo, a NUTRY RECHEADAS (barras que misturam cinco cereais - trigo, aveia, arroz, milho e cevada - linhaça e cereal integral, além de um delicioso recheio de fruta) e NUTRY SOY, barras de soja com 7g de proteína de soja.


Em 2008 a NUTRY, que já era líder de mercado na categoria de barras de cereais, ampliou seus sabores e portfólio de produtos com o lançamento de três novas linhas: a primeira barra de cereal Premium do mercado (no sabor amêndoas com chocolate), barras de frutas (cujo diferencial era a presença de pedaços de frutas naturais com uma cobertura de chocolate light, nos sabores banana light, ameixa com banana light e castanha com cupuaçu) e cereal matinal (nos sabores morango com chocolate, chocolate, banana e nuts - combinação de avelã, castanha e nozes pecã), cuja crocância era garantida por mais tempo. A linha de barras de frutas continha uma novidade: uma tecnologia exclusiva e patenteada (Nutropi) capaz de preservar as características reais da fruta, valorizando assim o sabor. Depois de lançar novos sabores na linha de barra de fruta (laranja e morango), em 2010, a marca ingressou em uma nova categoria de produto com a NUTRY AVEIA (disponível em Flocos Grossos e Flocos Finos). Em 2011, apresentou mais uma opção saudável com o lançamento do NUTRY FLOCOS DE CEREAIS, com três tipos de cereais integrais (trigo, aveia e cevada) e 30% menos sódio.


No início de 2014, ao completar 20 anos de mercado, a NUTRY apresentou uma nova identidade visual e novas embalagens. Além disso, a linha de produtos também passou a contar com novos nomes e características. A marca manteve uma linha regular, que são os sabores mais vendidos na categoria: aveia, banana e mel; avelã com chocolate; bolo de chocolate e morango com chocolate. Já a linha clássica passou a se chamar MUITO MAIS, desenvolvida com cereais selecionados e 10 vezes mais fruta em relação às barras comuns. A linha de barras de fruta virou NUTRY FRUTA. E a linha NUTRY RECHEADOS, apresentou embalagens que destacavam o sabor, crocância e saudabilidade dos produtos. Outra novidade foi o lançamento da linha de barras NUTS, feita com ingredientes em pedaços grandes, visíveis, reconhecidamente saudáveis e cujo mix é constituído de amendoim, castanha de caju, amêndoa e nozes pecan, uma mistura de grãos e de pedaços grandes das sementes envolvidos por uma saborosa calda. A nova linha está disponível nos sabores damasco, morango com gotas de chocolate e sementes – que além do mix de nuts, possui chia, flocos de quinoa, flocos de amaranto, gergelim, girassol e linhaça.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma grande reformulação recentemente. Isto aconteceu no início de 2014 quando a marca apresentou um novo design para suas embalagens e logotipo (que passou a ser oval e muito mais impactante aos olhos dos consumidores).


Os slogans 
Mais que sabor, qualidade que Nutry. (2014) 
Quem ama se Nutry. 
Quero Viver Bem. 
Viva com gosto. (2008)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1992 (como Chonk) e 1994 (como Nutry) 
● Criador: Nutrimental 
● Sede mundial: São José dos Pinhais, Paraná, Brasil 
● Proprietário da marca: Nutrimental S.A. Indústria e Comércio de Alimentos 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: João Guilherme Brenner 
● Faturamento: R$ 175 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Barras de cereais, cereais matinais e aveias 
● Concorrentes diretos: Quaker, Kellogg’s, Nestlé, Nature Valley e Trio 
● Slogan: Mais que sabor, qualidade que Nutry. 
● Website: www.nutry.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a NUTRY, uma marca da Nutrimental, que desde sua fundação mantém o compromisso de investir na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para o setor alimentício, comercializa em todo território nacional sua vasta linha de produtos, que além das deliciosas barras de cereais, conta com barras de frutas, barras recheadas, cereais matinais, aveias e flocos de cereais. NUTRY é a marca da barra de cereal mais lembrada, mais considerada na hora da compra e a preferida de 49% dos consumidores no Brasil. Hoje as barrinhas de cereais NUTRY respondem por 55% dos negócios da empresa, que faturou R$ 325 milhões em 2013. 

Você sabia? 
Somente em sua linha regular NUTRY oferece 7 deliciosos sabores. Somando as outras linhas de barras de cereais são aproximadamente 23 sabores diferentes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandAnalytics e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/10/2014

Um comentário:

will disse...

Cadê a marca Trio? Barrinhas de cereal.