9.2.15

GARMIN


Auxiliar na localização ao dirigir, fazer trilhas ou pescar e mesmo pilotar um avião. Se você quer chegar a algum lugar de forma rápida e eficiente, a GARMIN te leva até lá. A desculpa “estou perdido” não vale mais. Seus produtos, que utilizam o Sistema de Posicionamento Global (mais conhecido pela sigla GPS), auxiliam as pessoas a chegar ao seu destino sem esforço, enquanto desfrutam da viagem. Quer seja em terra, no ar ou na água, a GARMIN te orienta para que o destino final seja alcançado de forma segura. 

A história 
Tudo começou em meados da década de 1980, na pequena cidade de Lenexa, estado do Kansas, quando o engenheiro elétrico Gary Burrell, juntamente com o Dr. Min Kao, e mais quatros outros engenheiros se reuniram em volta de uma mesa para discutir novas ideias. Dessa discussão sadia surgiu um objetivo inicial, criar dispositivos de navegação e comunicação que pudessem melhorar as vidas das pessoas de um modo em geral. Definido isto, em 1989, eles fundaram a empresa ProNav, cujo primeiro produto foi um GPS, voltado para o segmento marítimo e vendido na época ao preço de US$ 2.500. Pouco depois a empresa adotou um novo nome, GARMIN, composto pelas iniciais dos nomes dos fundadores (Gary e Min). Com a criação do primeiro dispositivo de GPS portátil, a empresa conquistou seu primeiro grande cliente, o exército americano, sendo fundamental a utilização desses aparelhos durante a Guerra do Golfo.


No início da década de 1990, a empresa lançou os primeiros dispositivos que utilizavam localização por satélite, voltados para o setor da aviação. Em 1993 a empresa apresentou o primeiro GPS portátil com um mapa em movimento para o segmento da aviação. Desde 1994, a GARMIN também tem liderado o mercado marítimo, criando alguns dos primeiros plotters cartográficos da indústria, um aparelho de une GPS e sonar, compatível com a rede marítima. Já no ano de 1997, com uma boa presença na indústria da aviação, a empresa inovou com a introdução do cockpit digital. No ano seguinte a GARMIN deu um passo importante para um mercado em crescimento ao lançar o primeiro dispositivo portátil de navegação por satélite para automóvel (batizado de StreetPilot®), que incluía uma tela LCD (preto e branca), com mapas de ruas armazenados em 8 ou 16 MB. Podiam ser criadas rotas detalhadas manualmente no software, mas o dispositivo ainda não incluía indicações de mudança de direção.


Um pouco antes da virada do milênio, a GARMIN expandiu mais uma vez sua linha de produtos com o lançamento do primeiro dispositivo portátil para caminhadas. Batizado de eTrex, com sua inconfundível cor amarela, se tornou o dispositivo GPS portátil mais vendido da marca. O modelo atual, mantém a cor amarela do original, mas oferece muito mais funcionalidades e tecnologia. Nessa época a empresa oferecia 50 modelos diferentes e já vendia mais de 3 milhões de aparelhos de GPS por ano. E com a chegada do novo milênio a GARMIN, cada vez mais, ampliou sua linha de produtos, como por exemplo, em 2001 com o lançamento do GPS portátil com tela colorida e voz; com a introdução em 2003 do Forerunner 101, primeiro GPS de pulso para calcular o tempo, o ritmo e a distância, voltado para esportistas; ou a popular série nüvi, primeiro dispositivo de navegação por satélite com formato moderno (retangular), que facilmente poderia ser colocado no bolso ou em uma bolsa. Outra inovação lançada pela empresa ocorreu em 2006 com o primeiro computador para ciclista, que além de marcar tempo, velocidade e distância, possuía sensores adicionais para medir cadência e ritmo cardíaco. Os modelos mais recentes têm mapas, dão indicações de mudança de direção e gravam informações de potência.


Em 2007 a empresa introduziu o GARMIN CONNECT, um website que complementava a sua linha de relógios para fitness e computadores para ciclistas, permitindo assim aos usuários carregarem e partilharem dados das atividades físicas e dos treinamentos. Ainda nesse ano, com o lançamento de um GPS com tela sensível ao toque, a GARMIN definiu um novo padrão para a conexão de tecnologia, fácil de utilizar, sofisticada, intuitiva e altamente avançada. Essa tecnologia também seria introduzida nos dispositivos portáteis, tornando a utilização muito mais rápida e fácil, especialmente para usuários que necessitam introduzir coordenadas e informações em movimento. O ano de 2009 foi repleto de novidades: a GARMIN ingressa no segmento do golfe com uma linha de dispositivos portáteis (incluindo relógios) que mostram mapas de campos, distância de tacadas, cartões de pontuação e distância até o buraco; e também lança o primeiro relógio especificamente desenvolvido para as três disciplinas do triatlo, com a capacidade de medir a distância em atividades de natação, corrida e ciclismo; além do nüvifone, primeiro smartphone da marca integrado com GPS e baseado em funções de localização.


Nos últimos anos, a empresa teve um crescimento exponencial devido à popularização do GPS, tornando-se uma das líderes mundiais na produção desses aparelhos, especialmente no segmento automotivo. Mas o declínio constante desse mercado, devido à popularização de celulares com GPS, fez com que a GARMIN expandisse suas aéreas de atuação e conquistasse novos públicos com lançamento inovadores, como por exemplo, em 2012, com dispositivos de pulso (relógios com GPS) para praticantes de alpinismo e natação; ou em 2013, com a introdução de suas primeiras câmeras de ação. Com isso, a ampla linha de produtos oferecidos pela GARMIN está presente no ar, na água, nos bosques e montanhas, atrás do volante e nas corridas.


Em contato com o mundo 
Apesar de ter passado mais de 25 anos desde sua fundação, o objetivo da GARMIN continua simples: criar dispositivos de navegação e comunicação que possam melhorar as vidas das pessoas. Além das funções de localização, os usuários podem também marcar e salvar lugares favoritos em seus aparelhos, adicionar programas para detectar radares de velocidade ou ainda comprar mapas especiais. Todos os produtos da marca possuem interfaces fáceis de utilizar, opções lógicas e funcionalidades intuitivas: 
● Os produtos para automóveis auxiliam o motorista a chegar ao seu destino sem esforço e da forma mais rápida possível. 
● As unidades marítimas completam as cartas detalhadas com dados essenciais, incluindo sonares que detectam grandes cardumes de peixes. 
● A tecnologia para a aviação fornece rapidamente tudo o que os pilotos necessitam. 
● Os dispositivos para fitness tornam cada passo do treinamento ainda mais eficiente. 
● As opções para atividades ao ar livre estão disponíveis para aventureiros, alpinistas e exploradores. 
● As aplicações sem fios trazem o poder do GPS para os smartphones.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma grande alteração em toda sua história. Isto ocorreu em 2006 quando a marca resolveu reformular seu logotipo radicalmente. O logotipo original, formado pelo nome da marca e um globo terrestre foi substituído por uma identidade visual que continha uma nova tipografia de letra e uma seta azul em cima da letra N (uma clara alusão à principal filosofia da GARMIN, apontar o caminho certo a seguir através de seus GPS).


Os slogans 
We’ll Take You There. 
You’ll be lost without it. 
Don’t get Just there. Arrive.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1989 
● Fundador: Gary Burrell e Min H. Kao 
● Sede mundial: Olathe, Kansas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Garmin Ltd. 
● Capital aberto: Sim (2000) 
● Chairman: Min H. Kao 
● CEO: Cliff Pemble 
● Faturamento: US$ 2.63 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 612.4 milhões (2013) 
● Valor de mercado: US$ 10.2 bilhões (fevereiro/2015) 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 10.800 
● Segmento: Tecnologia e comunicação 
● Principais produtos: Dispositivos de GPS, transmissores, recebedores e câmeras de ação 
● Concorrentes diretos: Tom Tom, Navico, NDrive, Polar, OnStar, Lowrance e GoPro 
● Slogan: We’ll Take You There. 
● Website: www.garmin.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a GARMIN, que desenvolve produtos de consumo baseados na tecnologia GPS para automóveis, navios, aeronaves, para o público praticante de fitness e aventureiros que gostam de fazer caminhadas e camping pelo mundo afora, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo. A empresa produz GPS para telefones, veículos e vários outros setores como aviação, naval, ferroviário e militar. A linha de produto da marca inclui navegadores, relógios e tablets equipados com tecnologia GPS, além de câmeras de ação, radares, sonares e pilotos automáticos, entre outros itens de comunicação e localização. 

Você sabia? 
Desde sua fundação a GARMIN já vendeu mais de 136 milhões de unidades de GPS. 
A única loja da GARMIN no mundo, inaugurada em 2006, está localizada na Magnificent Mile em Chicago, estado de Illinois. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 9/2/2015

Um comentário:

Zilma da Silva disse...

Parabéns seu blog é maravilhoso.
Ja estou seguindo

www.gattavaidosa.com