1.3.15

CARLO'S BAKE SHOP


Afinal porque a pequena rede de confeitaria CARLO’S BAKE SHOP faz tanto sucesso, capaz de formar filas enormes de consumidores ávidos por experimentar suas delícias açucaradas? Simples, uma receita única onde se mistura ingredientes de qualidade, uma alta dose de talento e uma pitada de marketing. Traduzindo, doces e bolos com visual fantástico, mas com um sabor delicioso, e Buddy Valastro, conhecido como “Cake Boss”, carismático e famoso apresentador de um reality show que é sucesso absoluto em muitos países ao redor do mundo. 

A história 
Tudo começou em 1910 na pacata cidade de Hoboken, estado americano de Nova Jersey, quando o italiano Carlo Guastaferro inaugurou uma pequena confeitaria. Durante mais de cinco décadas ele e sua família produziram deliciosos pães e doces, atraindo assim uma clientela fiel. Até que em 1964 o confeiteiro de origem italiana Bartolo Valastro, que seguiu os passos do avô e do pai, comprou o estabelecimento onde trabalhou. Inicialmente batizado de CARLO’S BAKERY, ele decidiu manter o nome em homenagem ao antigo proprietário e amigo. Vinte e cinco anos depois ele mudou a confeitaria para seu endereço atual, na Rua Washington. A mudança permitiu a confeitaria crescer sua base de clientes devido à melhor localização. Durante essas três décadas, com o auxílio de sua mulher, Mary Valastro, e posteriormente de seus filhos, ele produziu verdadeiras delícias como bolos, tortas e doces italianos, que além da apresentação e alta qualidade, conquistaram muitos consumidores pelo inigualável sabor. A história da família, e também dos negócios, começou a mudar exatamente no dia 21 de março de 1994 quando Valastro faleceu.


Nascido em uma família de mestres confeiteiros, Bartolo Valastro Jr., cujo apelido é Buddy, assumiu os negócios com apenas 17 anos e demonstrou talento especial desde cedo. Todo o seu conhecimento profissional tem origem nos ensinamentos de seu pai, que deixou como legado os segredos culinários e o sonho de ter reconhecida a dedicação à arte da confeitaria. Buddy não perdeu somente seu melhor amigo e incentivador, como também algumas das receitas e segredos de alguns doces. Mas não por muito tempo. E aí entra uma boa dose de marketing. Buddy conta que com a morte de seu pai, a confeitaria se esforçou para criar a massa folhada utilizada para fazer um de seus itens mais populares, Lobster Tail (que tem o formato de cauda de lagosta), feito com massa folhada e recheio cremoso de baunilha. Ele não conseguia chegar à receita ideal até que seu pai apareceu em um sonho e mostrou-lhe como dominar a técnica. Buddy foi trabalhar no dia seguinte e, pela primeira vez foi capaz de criar a massa folhada para o tradicional doce. Daquele momento em diante, Buddy sabia que poderia fazer qualquer coisa.


Mesmo diante da pressão, o mais novo dos irmãos e jovem confeiteiro foi ousado e começou a inovar na arte da confeitaria. Usando os ensinamentos do pai, aprimorando suas próprias habilidades e inovando através de sua criatividade, Buddy passou a produzir bolos monumentais, que impressionavam não somente pelo tamanho – alguns chegavam a ser gigantescos – mas principalmente pela originalidade, cores e uma atenção aos detalhes que beiravam o perfeccionismo. Com projetos cada vez mais complexos e ousados, bolos de grandes dimensões e decorações complicadas, muitas vezes com mecanismos especiais, suas delícias alegóricas foram se tornando conhecidas aos poucos. E não somente pelo visual, mas também pelo delicioso sabor. Tudo com a ajuda de sua mãe, de suas quatro irmãs e dos cunhados. Apesar da fama gerada por seus bolos decorados, Buddy também fazia doces, especialmente cannolis, um doce típico italiano feito de um pequeno bolo enrolado recheado com um delicioso creme.


Com suas deliciosas criações, especialmente bolos saborosos e originais para casamentos, festas e eventos, Buddy não somente conquistou o paladar de famosos, como por exemplo, a apresentadora Oprah Winfrey, e também de milhares de consumidores comuns, como chamou a atenção da mídia. Participou de alguns programas culinários, saiu constantemente com suas criações em inúmeras revistas para noivas, escreveu livros e finalmente, no dia 19 de abril de 2009, Buddy estreou um reality show, intitulado “Cake Boss”, no famoso canal americano TLC, do grupo Discovery Networks. O programa mostrava Buddy Valastro, junto com sua mãe, suas quatro irmãs e três cunhados, administrando a confeitaria CARLO’S BAKERY. Em cada episódio, ele e sua equipe criavam bolos deslumbrantes para casamentos e bolos temáticos para ocasiões especiais, além de lidar com noivas à beira de um ataque de nervos, fornecedores não confiáveis, entregas atrasadas e reclamações de clientes. Após a estreia do programa os pedidos na CARLO’S BAKE SHOP cresceram mais de 1.000%. E também conquistou mais clientes famosos como as cantoras Rihanna e Britney Spears e os atores Chris Rock e David Duchovny, gerando ainda mais repercussão para a pequena confeitaria.


Buddy Valastro soube como ninguém capitalizar o enorme sucesso do programa nos anos seguintes, que atualmente está em sua sexta temporada, sendo transmitido para 208 países com mais de 2 bilhões de telespectadores. A confeitaria em Hoboken tornou-se uma verdadeira atração turística da região. Os pedidos, cada vez mais complexos, dispararam. Ele se tornou o confeiteiro queridinho de muitas celebridades. E com isso, resolveu expandir a confeitaria inaugurando outras lojas em Nova Jersey, uma em Nova York e outra em Las Vegas, que devido ao enorme sucesso do carismático confeiteiro contou com a presença na cerimônia de abertura até da prefeita da cidade, Carolyn Goodman. Além disso, a rede de confeitaria passou a oferecer seus deliciosos bolos, doces e sobremesas dentro dos navios da Norwegian Cruise Line. E a expansão da rede continua com o anúncio de novas unidades na cidade de Filadélfia, Westbury e no estado de Connecticut. Mais recentemente Buddy anunciou a inauguração de uma filial na cidade de São Paulo, e procura um sócio para a empreitada. O meio para fazer isso será um programa na Rede Record. A atração se chamará The Cake Show, e promoverá uma disputa entre confeiteiros talentosos de todo o Brasil. Já a loja deverá ser inaugurada no final de 2015 na cidade de São Paulo.


A rede de confeitaria, de onde saem milhares de bolos, tortas e doces feitos à mão por Buddy e sua talentosa equipe de centenas de profissionais, está sempre comprometida com a história e a tradição da família. Ao invés de pinceis e tinta, espátulas e creme de manteiga. A argila é substituída por massa doce e pasta americana. E como em um passe de mágica temos uma belíssima – e deliciosa – escultura em bolo. Decorados, personalizados e estilizados, os bolos esculturais da CARLO’S BAKE SHOP são destaque em eventos, dando um toque especial e exclusivo a qualquer comemoração. Com mais de 100 anos de história, a badalada confeitaria é conhecida por seus bolos incríveis, que vão do tradicional bolo de casamento – um verdadeiro sucesso entre as noivas – às mais inusitadas esculturas doces, como por exemplo, uma torre de Pisa, uma maquete da cidade de Nova York e pasmem, o personagem BumbleBee, do filme Transformers. O bolo mais caro de sua história foi preparado em 2001 para uma socialite nova-iorquina. Com baunilha taitiana e incrustada de safiras, rubis, diamantes e esmeraldas, a obra, segundo estimativas, chegou a custar US$ 30 milhões.


O gênio por trás da marca 
Para Buddy Valastro a simples mistura de ovos, açúcar, manteiga e farinha significa muito mais do que apenas “fazer um bolo”. Como quarta geração de confeiteiro, criando bolos incríveis ele conecta amigos e consumidores com a memória de seu pai e a tradição de sua família em fazer verdadeiras delícias açucaradas. Bartolo Valastro Jr. nasceu no dia 3 de março de 1977 na cidade de Hoboken, em Nova Jersey, e aos 11 anos de idade começou a trabalhar na confeitaria de seu pai. Naqueles preciosos anos, seu pai lhe ensinou os segredos da confeitaria e da arte de preparar doces deliciosos. Com a morte prematura de seu pai em 1994, o jovem de 17 anos assumiu a pequena confeitaria, juntamente com sua mãe e suas irmãs, Mary, Lisa, Grace e Maddalena. Sua história começou a mudar em 2009 quando Buddy estrelou o reality show Cake Boss. Deste momento em diante sua popularidade aumentou, os negócios literalmente explodiram e sua vida mudou para sempre.


Casado com Lisa e pai de quatro filhos, Buddy Valastro se tornou uma das principais celebridades da televisão americana, apresentando hoje em dia três programas: Cake Boss, um grande sucesso desde 2009, em que os espectadores acompanham Buddy e sua equipe na produção de suas obras de arte feitas de açúcar, chocolate e massa; Batalha dos Confeiteiros, programa onde os competidores lutam por uma vaga como assistente de Buddy Valastro; e Buddy’s Bakery Rescue, em que Buddy ajuda confeitarias a conseguirem sucesso em seus negócios. Buddy chegou a estrelara Kitchen Boss, um programa onde o confeiteiro torna-se chef de cozinha, ensinando e preparando pratos, principalmente italianos. No entanto, a série foi cancelada após duas temporadas, pois Buddy preferiu manter o foco na produção de bolos, sua especialidade.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1910 
● Fundador: Carlo Guastaferro 
● Sede mundial: Hoboken, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Carlo’s Bakery 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Buddy Valastro 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 11 
● Presença global: 1 país 
● Presença no Brasil: Em breve 
● Funcionários: 175 
● Segmento: Confeitarias 
● Principais produtos: Bolos, tortas, biscoitos e doces 
● Concorrentes diretos: Panera Bread, Einstein Bros. Bagels, Bon Pain, Corner Bakery Cafe e Bruegger’s Bagels 
● Ícones: Os bolos e Buddy Valastro 
● Website: www.carlosbakery.com 

A marca no mundo 
A rede de confeitaria CARLO’S BAKE SHOP tem 8 unidades, seis localizadas em Nova Jersey, uma em Nova York e outra em Las Vegas, além de mais três lojas prestes a serem inauguradas. Juntas as lojas atendem entre 15.000 e 25.000 pessoas diariamente. Um dos produtos ícones da rede são os cannolis, que somente na unidade de Hoboken vendem mais de 6.000 unidades por semana. Os produtos da rede ainda são vendidos em outras grandes lojas de varejo e dentro dos navios de cruzeiro da Norwegian Cruise Line. 

Você sabia? 
Para cada bolo preparado para um cliente famoso, Buddy Valastro diz que outros 10 mil são feitos para os compradores comuns, que vêm de vários lugares dos Estados Unidos para provar seus doces, preparados “à moda antiga, sem química”. 
Em 2010, a cidade de Hoboken renomeou a intersecção da Washington Street e Newark Street, onde está localizada a confeitaria, para Carlo’s Bakery Way em honra ao centenário do estabelecimento. 
Criado em uma família italiana de cozinheiros incríveis, Buddy aproveitou receitas italianas clássicas para abrir seu primeiro restaurante, o Buddy V’s, em Las Vegas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/3/2015

Nenhum comentário: