25.3.15

PERFETTI VAN MELLE


Você pode até não conhecer a PERFETTI VAN MELLE, mas saiba que essa empresa tem uma doce história para contar. Afinal, suas deliciosas e irresistíveis guloseimas adoçam e alegram a vida de milhões de pessoas pelo mundo afora. Quem nunca experimentou a refrescância de MENTOS, o doce sabor dos pirulitos CHUPA CHUPS ou a deliciosa maciez de FRUITTELLA? 

A história 
Para entender a história da PERFETTI VAN MELLE é preciso voltar no tempo e contar a trajetória de outras duas empresas. 
VAN MELLE 
Tudo tem início na cidade holandesa de Breskens no ano de 1900 quando Izaak Van Melle começou um pequeno negócio para a produção de doces ao converter a padaria fundada por seu avô 60 anos antes. Devido ao sucesso de suas guloseimas, levou apenas alguns anos para transformar o pequeno negócio familiar em uma próspera empresa com a adição de novos produtos, como por exemplo, em 1926 com o lançamento das balas toffee (caramelos). Mas a história da empresa começaria a mudar no início dos anos de 1930 quando os irmãos Machiel e Pieter Van Melle durante uma viagem para a Polônia conheceram um método para produzir balas de frutas macias e mastigáveis. Foi então que, em 1931, eles lançaram no mercado holandês seu primeiro produto de sucesso: FRUITTELLA, uma deliciosa bala macia no sabor de frutas, especialmente morango, que em 1950 ganhou seu tradicional formato de cubinho. E com base na receita de FRUITTELLA eles foram inspirados a criar uma pastilha mentolada, lançada no mercado em 1932 com o nome de DROPS MENTOS. O produto, em formato oval com uma dura cobertura e recheio líquido, era inicialmente vendido somente na Holanda. Mas em breve conquistaria o mundo.


Ao final da Segunda Guerra Mundial a fábrica de Breskens estava totalmente destruída, forçando a empresa a se mudar para a cidade de Roterdã e aos pouco retomar suas atividades normais. Nos anos seguintes MENTOS e FRUITTELLA começaram a crescer em volumes de venda e distribuição em vários países do mundo. Isto se acelerou a partir de 1960 quando essas delícias passaram a serem comercializadas nas tradicionais embalagens de rolinho. A marca Mentos passou a ser comercializada no Brasil em 1964. Duas décadas mais tarde, em 1984, a empresa decidiu realocar sua fábrica para a cidade de Breda, onde havia mais espaço, permitindo assim um aumento na capacidade produtiva para atender a alta demanda. Pouco depois a empresa expandiu seu portfólio, especialmente com produtos direcionados ao público infantil, através da compra de marcas e empresas como GEBR, LOOK-O-LOOK e PECO. Foi também neste período que a VAN MELLE iniciou uma forte expansão internacional com inauguração de unidades comerciais no Brasil, Estados Unidos, Tailândia e Indonésia. No final dos anos de 1990, a empresa focou seus esforços nos mercados emergentes da Ásia, instalando unidades produtivas, além de adquirir a holandesa KLENE, famosa por seus produtos de alcaçuz.


PERFETTI 
A história começou em 1946 na pequena cidade de Lainate, perto de Milão, quando os irmãos Ambrogio e Egidio Perfetti resolveram fundar o Dolcificio Lombardo para a produção de doces, bombons e guloseimas. Em meados dos anos de 1950, os irmãos iniciaram a produção e o lançamento das gomas de mascar, um produto tipicamente americano e apresentado aos italianos pelos soldados aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Essa decisão culminou com o lançamento da primeira goma de mascar inteiramente produzida em solo italiano: Brooklyn, que ficaria conhecida como “La goma del ponte”, uma clara referência ao nome do produto, inspirado na tradicional Ponte do Brooklyn em Nova York. Em 1968, a empresa inovou ao criar a Gum Base, uma paste base e matéria prima importante da goma de mascar. Hoje em dia esta pasta base é fornecida para todas as subsidiárias da empresa e até para outros fabricantes de doces.


Pouco depois, em 1970, a empresa italiana, já com o nome de PERFETTI, iniciou o lançamento de produtos que se tornaram um enorme sucesso entre pessoas de vários países: o chiclete de bola BIG BABOL, as balas MOROSITAS, as gomas de mascar sem açúcar HAPPYDENT e os caramelos ALPENLIEBE. Nos anos seguintes a empresa continuou inovando ao lançar produtos que seguiam as tendências e os desejos de seus consumidores. Nas décadas de 1980 e 1990, a PERFETTI iniciou uma agressiva política de expansão através das aquisições de outras empresas, como por exemplo, a Caremoli (proprietária da marca GOLIA), Gelco e La Giulia, que permitiram ampliar o alcance em diversos segmentos de mercado. Outra aquisição importante foi a da belga FRISK em 1995, que permitiu a empresa ingressar no segmento de mini pastilhas, assegurando assim forte presença no enorme mercado japonês, onde o produto era muito popular. Encorajada pela sólida posição constituída no mercado doméstico, a PERFETTI iniciou assim um consistente processo de internacionalização, inaugurando novas unidades de produção e de distribuição no mediterrâneo (Turquia e Grécia) e em países emergentes como China, Índia e Indonésia, culminando com a construção de uma moderna fábrica no Brasil em 1999.


Mas afinal, como a história destas duas empresas foram se cruzar? Isto começou em 1979 quando as duas empresas firmaram acordos de parcerias em alguns mercados mundiais. Já em 1991, a empresa italiana comprou 37% do controle da VAN MELLE. E finalmente, a empresa como conhecemos hoje, foi formada no mês de março de 2001 quando a italiana PERFETTI comprou o restante das ações da holandesa VAN MELLE, criando assim um gigante global que fabrica doces delícias. Como as duas empresas eram de tamanhos similares foi decidido apenas unir os nomes de ambas para formar a PERFETTI VAN MELLE. Em julho de 2006 a empresa adquiriu a espanhola CHUPA CHUPS, fundada em 1958 e popularmente conhecida por seus pirulitos, além de ser proprietária da marca de mini pastilhas SMINT, reconhecível por seu formato triangular. Essa aquisição consolidou a empresa como terceira maior produtora mundial de balas e gomas de mascar.


Nos anos seguintes a empresa continuou introduzindo novidades no mercado, como por exemplo, MENTOS PURE, que estendeu a marca para o segmento de gomas de mascar; MENTOS PURE FRESH, primeira goma de mascar sem açúcar no formato stripe (em tiras de duas camadas) do mercado brasileiro; MENTOS 3, uma goma de mascar com três camadas e em três deliciosos sabores; e a FRUITTELLA CRUNCHIES, uma deliciosa bala com uma casquinha dura e recheio mastigável. E mais recentemente com a extensão da marca CHUPA CHUPS, conhecida por seus pirulitos, para a categoria de confeitos de chocolate (chocolate ao leite e amendoim coberto com chocolate). A inovação é uma característica da PERFETTI VAN MELLE, que tem como visão de mercado o desenvolvimento de produtos encantadores, criativos e de alta qualidade para aprimorar sua liderança no mercado mundial de confeitos, como por exemplo, essas novas delícias.


As deliciosas marcas 
Atualmente a PERFETTI VAN MELLE leva refrescância e irresistíveis sabores aos lugares mais remotos do planeta através de marcas doces e consagradas. A empresa tem três marcas globais: MENTOS (pastilhas e gomas de mascar em inúmeros sabores e formatos, comercializadas em mais de 100 países), CHUPA CHUPS (pirulitos oferecidos em mais de 100 sabores e disponíveis em 150 países) e ALPENLIEBE (lançada em 1985 é uma linha de balas de caramelo, em vários sabores, comercializadas em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença na China, Índia e nos países europeus).


Além disso, a empresa oferece um portfólio com dezenas de marcas focadas no mercado regional de cada país. Essas marcas desenvolvem produtos, versões e sabores que se adéquam a hábitos locais. 
KLENE (1876): marca mais antiga da empresa, oferece tradicionais balas recheadas e de alcaçuz. É comercializada na Holanda e Reino Unido. 
FRUITTELLA (1931): uma marca de balas mastigáveis feitas com suco de fruta, cores e sabores naturais, gelatina e goma laca. As deliciosas balas foram lançadas no Brasil em 1970. Os produtos da marca são comercializados em mais de 10 países ao redor do mundo. 
GOLIA (1945): tradicional marca italiana, mais conhecida por suas balas de alcaçuz, disponíveis em uma ampla gama de sabores e formatos. 
LOOK-O-LOOK (1969): uma deliciosa linha de guloseimas extremamente macias e com sabores surpreendentes, que também podem ser utilizadas nas decorações de bolos e doces. 
HAPPYDENT (1970): uma completa linha de gomas de mascar sem açúcar com diversas funções, como clarear os dentes, evitar o mau hálito ou até mesmo para uma higiene oral. A marca está presente em 8 países, como por exemplo, Brasil, Itália, Espanha, Portugal e Índia. 
BIGBABOL (anos de 1980): uma linha de chicletes de bola em sabores de frutas comercializada em países como Índia, Itália, China, Turquia, entre outros. 
AIRHEADS (1986): uma linha de gomas de mascar conhecida pela maciez e formatos diferenciados de seus produtos, disponível em sabores de fruta, doces e azedos. Comercializada na China, México e Estados Unidos. 
FRISK (1986): mini pastilhas sem açúcar com sabor altamente refrescante, com forte presença em países como Japão, Bélgica, França, Holanda, Itália, Dinamarca, Noruega e Canadá. 
SMINT (1994): mini pastilhas sem açúcar com sabor refrescante, inconfundíveis por seu formato triangular com um S gravado. A marca tem forte presença em países como Espanha, Reino Unido, México, Alemanha, Holanda e Rússia. 
FRUIT CENTER (2005): linha de chicletes com recheio líquido nos sabores de frutas. A marca está presente em países da Ásia como China, Índia, Indonésia, Sri Lanka, Vietnã e Bangladesh. 
MELLER: deliciosas balas de caramelo com recheio cremoso de chocolate, comercializadas em países como Holanda, Rússia, Alemanha, Dinamarca, Bélgica e Suécia. 
DAYGUM PROTEX: linha de gomas de mascar sem açúcar, excelente para a saúde oral, protegendo os dentes ao ajudar a neutralizar a formação de placas bacterianas, um dos fatores de risco para o aparecimento de cáries. A marca está presente somente no mercado italiano. 
MOROSITAS: uma linha de balas conhecida por sua maciez e sabores irresistíveis de frutas, disponível em uma variedade de formatos. Comercializada somente na Itália. 
SULA: uma linha de balas com sabores de ervas e frutas que utiliza ingredientes naturais. É comercializada na Rússia e na Itália.


Dados corporativos 
● Origem: Itália e Holanda 
● Fundação: 2001 
● Fundador: Fusão entre a Perfetti e a Van Melle 
● Sede mundial: Lainate, Itália 
● Proprietário da marca: Perfetti Van Melle S.P.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sameer Suneja 
● Presidente: Ubaldo Traldi 
● Faturamento: €2.48 bilhões (2013/2014) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 31 
● Presença global: 159 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 19.500 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Gomas de mascar, balas, pastilhas, pirulitos e confeitos 
● Ícones: A marca Mentos (para conhecer sua história clique aqui
● Slogan: Caring for excellence. 

A marca no mundo 
A PERFETTI VAN MELLE, terceira maior produtora de balas e gomas de mascar do mundo, comercializa seus deliciosos produtos em mais de 150 países, fatura anualmente mais de €2.4 bilhões, emprega 19.500 pessoas e possui 31 fábricas espalhadas por todos os continentes. Em termos de faturamento a região da Ásia e Oceania (39%), seguida da Europa (38%), são seus maiores mercados. 64% de seu faturamento são originados por balas e pirulitos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/3/2015

Um comentário:

Anônimo disse...

Prodotti meravigliosi Io non soo goloso ma adoro Fruitella