21.5.15

COLUMBIA SPORTSWEAR


Tem um ditado que diz: experiência traz sabedoria. E as mais de sete décadas da COLUMBIA SPORTSWEAR COMPANY provam que a marca americana entende muito sobre esportes de aventura. Por gostar da natureza tanto quanto muitos, a marca sabe exatamente do que seus consumidores precisam. Sabe que sentir frio ou ficar encharcado não é nenhum divertimento. Um dia de sol pode ser maravilhoso, mas ficar queimado não tem graça nenhuma. Por isso a COLUMBIA desenvolve produtos de alta performance que fazem milhões de pessoas se sentirem protegidas e confortáveis em qualquer clima, não importa em que região do planeta. 

A história 
Tudo começou no ano de 1937 quando o casal Paul e Marie Lamfrom fugiu do cruel regime nazista da Alemanha e se estabeleceu na cidade de Portland, estado de Oregon, onde eles compraram uma pequena distribuidora de chapéus, Rosenfeld Hat Company, para a qual deram um novo nome: COLUMBIA HAT COMPANY. O nome foi inspirado no rio Columbia, o mais importante do estado. Esse início humilde teve um grande significado para a família, marcando um novo começo em um país onde podiam viver em total liberdade. Nos anos seguintes, em função dos enormes problemas com fornecedores a família iniciou a fabricação de seus próprios produtos. Em 1948, a filha do casal, Gertrude, cujo apelido era Gert, se casou com seu namorado da época de faculdade, Neal Boyle, que entraria para os negócios da família mais tarde, em 1963, assumindo o comando da empresa. A história da empresa começaria a mudar em 1960 com a introdução da primeira jaqueta para pesca e caça (projetada pessoalmente por Gert em uma máquina de costura) que possuía inúmeros bolsos, seguida pouco depois por uma linha de vestuários para a prática destes esportes, extremamente populares no estado de Oregon devido às riquezas naturais. Com isso, a marca protegia aventureiros contra os rígidos elementos climáticos da região com jaquetas, calças e chapéus de pescaria e caça. Nesta época a empresa mudou seu nome para COLUMBIA SPORTSWEAR COMPANY.


Em 1970, Neal faleceu aos 47 anos vítima de um ataque cardíaco, deixando três filhos (entre os quais Timothy, que pouco depois ajudaria sua mãe nos negócios), uma empresa em franca expansão apoiada em empréstimos bancários e uma esposa que não possuía nenhuma experiência em negócios. No dia seguinte ao funeral de Neal os telefones da empresa receberam inúmeras ligações, principalmente de vendedores que presumiram que a COLUMBIA fosse fechar. Em seguida ligaram os bancos, preocupados ao descobrir que uma dona de casa assumiria os negócios. Gert, no entanto, conseguiu ganhar tempo hipotecando o prédio da empresa como garantia para os empréstimos, acalmando assim os banqueiros e colocando a COLUMBIA em ordem. Assim, após alguns anos de trabalho duro os lucros começaram a surgir e a empresa concentrou suas forças em divulgar a marca COLUMBIA. Com isso, após iniciar suas vendas internacionais em 1975 e lançar a jaqueta com tecnologia Gore-Tex®, uma membrana que permitia ao corpo respirar mesmo sob uma superfície impermeável, o faturamento ultrapassou US$ 1 milhão em 1978. Outro fator que tornou a empresa ainda mais rentável foi a transferência da produção de seus vestuários para pesca e caça, no início dos anos de 1980, para a Ásia, mais precisamente para a Coréia do Sul. Com custos mais baixos, a COLUMBIA ganhou enorme competitividade no mercado americano.


Foi neste momento que a COLUMBIA iria se tornar conhecida por seus produtos inovadores e conquistar uma reputação inigualável por sua qualidade e valor. E isto começou com o famoso Interchange System™. Esse conceito revolucionário foi desenvolvido em 1982 e desde então impulsionou a COLUMBIA na indústria de vestuário esportivo. As primeiras jaquetas que utilizaram esse conceito, batizadas de Quad Parka, foram desenvolvidas para pessoas que praticavam caça e pesca. Essas jaquetas apresentavam uma cobertura externa a prova de água e outra jaqueta interna isolante que poderiam ser utilizadas de forma completa ou separadas, compondo uma única roupa a partir de três ou quatro peças. Esse produto tornou-se tão popular que o mesmo conceito foi aplicado em uma jaqueta para esqui alpino, a Bugaboo™, lançada em 1986 e que se tornou um ícone na história da marca. Esta jaqueta, capaz de proteger contra o vento, ser impermeável e garantir o isolamento térmico, marcou o ingresso da empresa no mercado de esqui e ajudaria a marca a se tornar líder neste segmento nos Estados Unidos alguns anos mais tarde.


Em 1991, foi desenvolvida a linha de produtos com tecnologia Omni-Tech® cuja proteção impermeável e respirável protege da chuva, vento e frio, liberando o calor gerado pelo corpo, mantendo a temperatura sempre confortável. Dois anos mais tarde a empresa ingressou no setor de calçados com o lançamento da Bugaboot™, uma bota resistente para esportes ao ar livre, utilizada pela própria Gertrude Boyle em famosos anúncios publicitários com o slogan: “My Mother Wears Combat Boots” (“Minha mãe veste botas de combate”, em português), dito por seu filho Tim Boyle. Ainda neste ano a marca introduziu a linha de roupas em jeans Tough Mother. Pouco depois, em 1994, mesmo ano que ingressou no mercado de snowboard com a produção de vestuários e equipamentos, a marca foi apontada pela emissora CBS Sports como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Lillehammer na Noruega, fato que aumentou em muito suas vendas e reconhecimento internacional.


No ano seguinte lançou a linha de roupas GRT (abreviação de “Gear for Rugged Trekking and Travel”), cuja principal característica é ser extremamente resistente. Em 1996 a marca introduziu no mercado a linha de roupas PFG (Performance Fishing Gear), inspirada pelas necessidades de desempenho, estilo e conforto dos pescadores profissionais e amadores. Foi neste mesmo ano que a COLUMBIA inaugurou sua primeira loja própria, na cidade de Portland, que pela primeira vez vendia toda a linha de vestuários, calçados e acessórios da marca em um mesmo lugar. Além disso, várias unidades dessas lojas foram abertas na Coréia do Sul para reforçar a imagem da marca no continente asiático.


A partir do final da década de 1990, a COLUMBIA iniciou um processo de licenciamento de marca para expandir sua linha de produtos, como por exemplo, para meias e óculos para esqui. Em 2002 ganhou ainda mais reconhecimento ao se tornar fornecedora oficial dos populares X Games. Dois anos mais tarde, após inaugurar um Centro de distribuição em Cambrai, França, para atender a alta demanda do mercado europeu, a marca ultrapassou a barreira de US$ 1 bilhão em faturamento. Em 2009, além de lançar seu comércio eletrônico, a marca apresentou a linha Titanium para a prática do golfe. Em 2014, a marca inaugurou sua primeira loja no Brasil, localizada na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.


Partindo do conceito de que é importante saber desfrutar ao ar livre, estando corretamente preparado para isso, nos últimos anos a COLUMBIA, reconhecida por ser inovadora na produção de vestuário outdoor e calçados, especialmente para enfrentar temperaturas frias e climas úmidos, introduziu inúmeras tecnologias revolucionárias através de tecidos repelentes de insetos ou vestimentas que bloqueiam vento, água e frio. Entre as principais tecnologias, vale destacar: Omni-Shade® (proporciona maior proteção contra a radiação dos raios UVA e UVB), Omni-Dry® (deixa o tecido impermeável e ultra-respirável, transferindo para fora, rapidamente, o calor e o vapor gerados pelo corpo nas atividades físicas, mantendo o usuário seco mesmo nas piores condições climáticas), Techlite (material ultra leve aplicado em calçados especialmente formulado para melhor absorção de impactos e estabilidade, desenvolvido para percorrer grandes distâncias com conforto), Omni-Wick® (transferência de umidade que facilita a rápida evaporação do suor mantendo o usuário confortável durante a prática de atividades), Omni-Shield® (tecido resistente a chuvas e manchas mantendo o usuário limpo e protegido), Omni-Heat® (proporciona a maior retenção de calor por grama da indústria através de uma tecnologia exclusiva que emprega 50% de materiais reciclados), Omni-Grip® (sistema de tração multiterreno formulado a partir de compostos especiais, e desenhado para agarrar com firmeza em qualquer tipo de terreno) e Omni-Freeze Zero® (resfriamento ativado pelo suor para diminuir a temperatura corporal).


Qualquer um pode aproveitar a natureza e os esportes de aventura. Desde expedições para lugares remotos até exigentes escaladas das montanhas mais altas do mundo. É fácil. Abra a porta e vá para fora. De uma montanha até um parque, de um glacial até um jardim, do Tour de France até um simples passeio de bicicleta, a COLUMBIA pode ajuda qualquer pessoa a aproveitar todas as suas atividades com o maior conforto possível. Por isso a COLUMBIA é atualmente uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos a prova d’água e respiráveis, vestuários autênticos desenhados para aventuras e atividades ao ar livre que resistem às mais duras condições climáticas. Entre as inúmeras inovações da marca é possível citar os tratamentos de tecidos que protegem contra água, raios UV e lama, bem como tecidos destinados a manter os usuários frescos no clima muito quente, promovendo a evaporação do suor.


Conforme a COLUMBIA cresce, aumenta seu compromisso também com a sociedade. Localmente e em todo o mundo a empresa apóia inúmeras organizações de assistência social, arte, educação e conservação ambiental. Por exemplo, o programa de doações fornece roupas devolvidas e com pequenos defeitos, mas em condições de uso, para pessoas carentes nos Estados Unidos. A COLUMBIA é também membro da Conservation Alliance, grupo que apóia ações de conservação ambiental. Todos os funcionários da empresa participam do programa voluntário que organiza grupos de apoio a ações de entidades como SMART (Start Making A Reader Today - Comece a Incentivar Alguém a Ler Hoje), American Hiking Society (Sociedade de Caminhada Americana) e American Heart Association (Associação Americana do Coração).


Sucesso na comunicação 
Antes de 1983, a comunicação da marca se preocupava em apresentar a inigualável “engenharia” de seus produtos, até que a agência de publicidade Borders, Perrin & Norrander argumentou que com tamanha concorrência a COLUMBIA teria que se diferenciar de alguma forma. E indagou: quantas outras companhias são administradas por uma mãe e seu filho? A agência então propôs que Gert deveria estrelar os anúncios da marca. “Minha mãe, uma Super Modelo?” Essa foi uma versão educada da resposta de Tim na época. Mas a marca literalmente comprou a ideia e suas campanhas ganharam enorme reconhecimento popular. Nas campanhas, a mãe Boyle é exibida como a tirana que se certifica de que cada um dos produtos possa atender aos seus padrões (extremamente rígidos) e ao lendário mau tempo do estado de Oregon. A personagem de “Mãe Durona” de Gert a transformou em uma celebridade internacional. Enquanto o distinto humor americano deve ser ajustado para se encaixar no mercado estrangeiro, a imagem de uma mãe cuidadosa é compreendida por todos. Gert se tornou uma verdadeira celebridade e, em 2005, lançou sua autobiografia (One Tough Mother).


Para assistir a um dos inúmeros comerciais estrelados por Gert, clique no ícone abaixo.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Mais recentemente a marca adotou um novo logotipo, que apresentou uma nova tipografia de letra, além da eliminação da expressão “Sportswear Company”.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1938 
● Fundador: Paul e Marie Lamfrom 
● Sede mundial: Portland, Oregon, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Columbia Sportswear Company 
● Capital aberto: Sim (1998) 
● Chairman: Gert Boyle 
● CEO: Timothy Boyle 
● Presidente: Bryan Timm 
● Faturamento: US$ 2.1 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 137.2 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 4 bilhões (maio/2015) 
● Lojas: 100 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.325 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios para atividades e esportes ao ar livre 
● Concorrentes diretos: The North Face, Patagonia, Timberland, Millet e Eddie Bauer 
● Ícones: As jaquetas 
● Slogan: Trying stuff since 1938. 

A marca no mundo 
Hoje em dia a COLUMBIA, renomada por inovar e desenvolver produtos confortáveis, de proteção e funcionais com estilo, está presente em mais de 100 países oferecendo uma vasta linha de produtos (que engloba desde jaquetas, casacos, camisas, calças e calçados resistentes até mochilas, chapéus, luvas e cachecóis) desenvolvidos para esportes e atividades ao ar livre como esqui, caça, pesca, caminhada, ciclismo e escalada. Com faturamento superior a US$ 2 bilhões em 2014, a marca vende seus produtos através de 100 lojas próprias (a maioria no formato de outlet), varejistas esportivos e grandes lojas de departamento. A marca é líder em vendas de roupas para esqui no mercado americano. 

Você sabia? 
A sede da empresa está localizada no noroeste americano, próximo ao oceano Pacífico, onde florestas majestosas cercam montanhas vulcânicas e há uma costa desafiadora. Um local propício para escaladas, corridas, caminhadas, andar de bicicleta, acampar, pescar, caçar, remar ou aproveitar a natureza. Um verdadeiro laboratório ao ar livre para a COLUMBIA. 
A empresa ainda é proprietária das marcas Montrail (calçados para corrida, caminhada ou trilha), Mountain Hardwear (roupas e equipamentos para esportes nas montanhas), OutDry (calçados para esportes ao ar livre), Sorel (botas e sapatos para o inverno) e Prana (roupas para a prática de ioga e escalada). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 21/5/2015

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Conteúdos interessantíssimos! :)

Bruna disse...

Muito interessante. Adorei!